Agência Brasil
Brasília – A projeção de analistas de instituições financeiras para a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), em 2012, subiu pela 16ª semana seguida, ao passar de 5,44% para 5,45%. A informação consta do boletim Focus, publicação semanal elaborada pelo Banco Central (BC), com base nas estimativas do mercado financeiro. Para o próximo ano, a projeção para o IPCA passou de 5,42% para 5,4%.
As estimativas estão acima do centro da meta de 4,5%, mas abaixo do limite superior de 6,5%. Cabe ao Banco Central manter a inflação sob controle. Um dos instrumentos usados pelo BC para controlar a inflação e o nível de atividade é a taxa básica de juros, a Selic.
Os analistas esperam que o Comitê de Política Monetária (Copom) interrompa o processo de corte da taxa básica, iniciada em agosto do ano passado. Para a última reunião do ano do Copom, em novembro, a expectativa é a manutenção da Selic no atual patamar (7,25% ao ano). Para o final de 2013, a projeção caiu de 8% para 7,75% ao ano.
A pesquisa do BC também traz estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), que passou de 4,56% para 4,62%, em 2012, e permanece em 4,83%, em 2013.
A estimativa para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) foi ajustada de 8,45% para 8,42%, este ano, e mantida em 5,16%, em 2013. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a projeção passou de 8,37% para 8,3%, este ano, e de 5,13% para 5,16%, em 2013.
A estimativa dos analistas para os preços administrados foi mantida em 3,5%, neste ano, e ajustada de 3,25% para 3%, em 2013.
Agência Brasil
rasília – O presidente da África do Sul, Jacob Zuma, negou hoje (29) que o país passe por um momento de instabilidade política e social. Segundo ele, não há uma “situação crítica”. Nos últimos meses, mineiros entraram em confrontos com policiais armados gerando tensão, feridos e mortos. Em agosto, um embate entre policiais e mineiros provocou 34 mortos.
“A África do Sul é um país de trabalho. Não estamos a um ponto de oscilação. Há uma incompreensão total da nossa situação”, disse Zuma. De acordo com ele, a África do Sul é uma “jovem democracia, com uma nação também jovem” e o momento é de construção para um “longo caminho”.
Ao ser perguntado sobre as mortes dos 34 trabalhadores em agosto, Zuma respondeu: “Esses desagradáveis incidentes é que não queremos ver em uma África do Sul livre e democrática”.
A instabilidade no país, a maior economia do continente, provoca apreensão nos demais países da região. Representantes de Moçambique levaram a preocupação ao secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon.
A preocupação entre as nações africanas aumenta porque os confrontos na África do Sul se somam aos que ocorrem na Guiné-Bissau, Costa do Marfim e no Mali, países do continente.
O Clube do Remo conquistou três medalhas de bronze no ‘Campeonato Brasileiro de Jiu jitsu Sem Kimono’, realizado no Tijuca Tênis Clube, Rio de Janeiro, no dia 27 de outubro. “Estou satisfeito com o resultado, isso mostra que a qualidade do trabalho desenvolvido está indo ao encontro do que se é trabalhado no jiu jitsu no Brasil”, comemorou o Mestre Gustavo de Souza Ferreira, o Gulão, que competiu na categoria faixa preta/master/meio pesado, e conquistou uma das medalhas.
Os demais atletas que subiram ao pódio são Octávio Carlos da Silva, bronze na categoria azul/adulto/pesadíssimo, e Wesley Lobo Arquete, também bronze na categoria marrom/adulto/meio pesado. “Lutei para consegui trazer essa medalha para minha equipe. A experiência foi ótima e, a partir de agora, vou treinar mais, me dedicar ao máximo e entrar forte no próximo campeonato”, afirmou Octávio, de apenas 18 anos e atleta do jiu jitsu há apenas sete meses. Também participaram do campeonato pelo Clube do Remo os atletas Matheus Ferreira do Amaral e Júlio Martins.
O Centro de Treinamento do Clube do Remo é associado ao Centro de Treinamento Caetano (CTC) e segue a filosofia Gracie Barra Brasil. Os treinos acontecem às terças e quintas-feiras, às 20 horas, no Clube do Remo.
Agência Brasil
Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, decretou estado de emergência em Washington, na Columbia, em Nova York e Massachusetts, além de Maryland, como medida de precaução à chegada do Furacão Sandy, prevista para hoje (29). A previsão é que a tempestade provoque ventos até 250 quilômetros por hora.
O Centro Nacional de Furacões (NHC) estima que o Sandy atinja as regiões da Virgínia, Pensilvânia e de Nova York até amanhã (30). Na madrugada de hoje, o furacão estava localizado a cerca de 320 quilômetros da Carolina do Norte.
Obama determinou ao administrador de Emergência Federal (Fema) que se prepare para salvar vidas, proteger a propriedade e a saúde pública, assim como buscar a redução de desastres em Maryland, especialmente na cidade de Baltimore.
Pelas análises dos especialistas, a maioria dos danos deve gerar árvores caídas, desabamentos e interrupção do fornecimento de energia elétrica.
Agência Brasil
Brasília – Portaria do Ministério da Saúde publicada hoje (29) no Diário Oficial da União autoriza a liberação de R$ 54,8 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais.
De acordo com o texto, a liberação de recursos foi decidida com base na “necessidade premente de promover a reestruturação física dos hospitais universitários federais”. A portaria entra em vigor na data da publicação.
"A liberação dos recursos financeiros fica condicionada à comprovação, pelos hospitais, da sua necessidade para pagamento imediato, de forma a não comprometer o fluxo de caixa do Fundo Nacional de Saúde”, informou a pasta.
Na semana passada, o Ministério da Educação já havia publicado uma portaria que liberava R$ 82 milhões para a reestruturação de hospitais universitários federais.