Agência Brasil
Brasília - O PMDB, partido do vice-presidente da República, Michel Temer, foi a sigla que conquistou o maior número de prefeituras – 1.041 – entre os 5.568 municípios onde houve disputa eleitoral. O PSDB ficou em segundo lugar, com 718 municípios, seguido pelo PT, que venceu em 566, de acordo com levantamento feito pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), com base em dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Em quatro cidades o resultado das eleições poderá ser mudado devido a decisões judiciais.
Criado no ano passado e disputando sua primeira eleição, o PSD saiu vitorioso da disputa pelo Executivo municipal em 502 cidades, ficando em quarto lugar, seguido pelo PP (472), PSB (428), PDT (319), PTB (297), DEM (278), PR (277) e PPS (126).
Entre as 26 capitais, o PSB, do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, foi a legenda mais vitoriosa, com cinco conquistas - Recife, Fortaleza, Cuiabá, Porto Velho e Belo Horizonte-, seguido pelo PT, partido da presidenta Dilma Rousseff, e do PSDB, do senador Aécio Neves (MG), que venceram em quatro cada. O PT ganhou em São Paulo, Rio Branco, João Pessoa e Goiânia. Já o PSDB saiu vitorioso em Teresina, Manaus, Belém e Maceió.
O PDT, do ex-ministro Carlos Lupi, ficou em quarto lugar em número de capitais conquistadas – Porto Alegre, Curitiba e Natal –, seguido pelo PP, PMDB e DEM, com duas cada. O PP, do deputado federal Paulo Maluf, ganhou em Palmas e Campo Grande, o PMDB, no Rio de Janeiro e em Boa Vista, e o DEM em Aracaju e Salvador.
Pela primeira vez em sua história, o PSOL ganhou uma disputa pelo Executivo municipal ao conquistar a prefeitura de Macapá. O PTC, PSD e o PPS também venceram a disputa em uma capital cada: São Luís, Florianópolis e Vitória, respectivamente.
Levando em conta a votação do primeiro turno, o PT foi o partido que recebeu o maior número de votos em todo o país, com 17.188.748, à frente do PMDB, que obteve 16.665.662 votos, conforme levantamento do Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), com base em dados do TSE.
O PSDB ficou em terceiro lugar em número de votos, com 13.842.265, seguido pelo PSB (8.600.892), PDT (6.248.481) e PSD (5.813.451). O PT conseguiu o melhor resultado, considerando o número de votos, porque obteve votações expressivas em grandes centros, como São Paulo, maior colégio eleitoral do país, Salvador, Belo Horizonte e Fortaleza.
Pesquisadores britânicos desenvolveram um novo exame, mais barato, que pode detectar diferentes vírus e também alguns tipos de câncer. O exame ainda é um protótipo e revela uma doença ou um vírus – mesmo em pequena quantidade no corpo – usando um sistema de cores. A pesquisa do Imperial College de Londres foi divulgada na revista especializada Nature Nanotechnology.
Um reagente químico desenvolvido pelos cientistas muda de cor quando entra em contato com o sangue do paciente. Caso um determinado componente da doença ou vírus esteja presente no organismo, o reagente químico fica azul. Se não houver doença ou vírus, o líquido fica vermelho.
São necessários testes mais amplos antes que o novo exame possa ser usado. Os pesquisadores do Imperial College de Londres esperam que o novo exame custe dez vezes menos que os testes já disponíveis.
O pesquisador Molly Stevens, do Imperial College, disse que o novo método "deve ser usado quando a presença de uma molécula-alvo em uma concentração ultrabaixa puder melhorar o diagnóstico da doença". "Por exemplo, é importante detectar algumas moléculas em concentrações ultrabaixas para verificar a reincidência de câncer depois da retirada de um tumor", destacou.
Segundo Stevens, o exame em desenvolvimento também pode ajudar no diagnóstico de pacientes infectados com o vírus HIV cujas cargas virais são baixas demais para serem detectadas com os métodos atuais. Os primeiros testes do novo exame mostraram a presença dos marcadores para HIV e câncer de próstata.
"O exame pode ser significativamente mais barato, o que pode abrir caminho para um uso maior de exames de HIV em regiões mais pobres do mundo", disse Roberto de la Rica, pesquisador que participou do desenvolvimento do novo teste.
Fonte: Agência Brasil
De acordo com informações da Defesa Civil de Muriaé, o Plano de Contingência para o período chuvoso já está em vigor desde o dia 1º de outubro. Neste momento, segundo a coordenação do órgão, a Defesa trabalha com a prevenção, baseada em modelos climatológicos. “Estamos realizando vistorias técnicas nas áreas de risco e locais que a população solicita a visita”, informou o coordenador, Felipe Barbosa.
Este é o quinto ano que tem sido feito o plano de emergência pluviométrica. Nele são demonstradas todas as ações possíveis a serem desenvolvidas pela Defesa Civil para este período, inclusive os dados de todo o seu funcionamento.
A partir das tendências meteorológicas, a Defesa Civil direciona as ações, como resgate, emergência e recuperação. O Plano de Contingência é finalizado no dia 31 de março, quando há previsão de término do período chuvoso. Para ajudar a população neste período, o Plano tem algumas ações pré-determinadas. Uma delas é a elaboração do Boletim Climatológico diário, que é divulgado pela imprensa aos muriaeenses.
A fim de minimizar os danos causados pelas chuvas em Muriaé, a Defesa Civil vai trabalhar com um sistema que foi lançado no Brasil recentemente, o “Construindo Cidades Resilientes”. No sistema, cada município tem um conjunto de metas a serem cumpridas. A primeira é evitar a perda de vidas humanas. “Para isto acontecer, o órgão tem que intensificar suas vistorias. A partir de novembro, vai começar uma operação ‘pente-fino’ quando, em cada dia da semana, um bairro será vistoriado e monitorado. Isso vale também para os distritos”, explicou o coordenador.
Nas cheias do ano passado, mais de 3.600 Boletins de Ocorrência foram confeccionados. “O número de desabrigados foi muito maior, ultrapassando 30 mil, mas, ainda bem, que não tivemos nenhuma perda de vida humana”, contou Felipe Barbosa. A enchente que assolou a cidade no início deste ano foi a maior da história do município.
ENCOSTAS - Outra preocupação da Defesa Civil durante o período chuvoso são as encostas, segundo Felipe Barbosa, por ser uma situação de difícil solução e oferecer perigo á população. “Quando o rio volta ao seu curso normal, as pessoas retornam para suas casas. Nas encostas, a situação é diferente. Quando acontece um deslizamento, o morador não tem como voltar para seu imóvel. A enchente preocupa, mas o deslizamento é muito pior”, considerou Felipe, citando outro problema que ocorre na cidade: a construção de casas clandestinas nestes locais.
Fonte e foto: Jornal A Notícia
Matéria teve o título atualizado às 17:41h.
A cantora e compositora cataguasense, Roberta Lima, filha caçula de uma família tradicional de músicos em Cataguases, está “contando os dias” para o show que fará em sua terra natal, dia 9 de novembro, às 20:30 horas, na Casa de Cultura Simão. Casada com outro cataguasense, Dudu Viana, também filho de família de músicos conhecida na cidade, Roberta chega à “terrinha” para apresentar seu novo CD “Meu Canto” recheado de canções de várias regiões do país.
“Meu Canto”, como revela Roberta, “levou três anos para ser desenvolvido, porque precisava escolher dez faixas entre mais de 150 canções que me foram enviadas por compositores de todo o país”. Ao final, o que entrou no CD foi uma combinação de estilos diferentes formando um “mosaico musical brasileiro”, acrescenta. Por afinidade pessoal com a canção, Roberta regravou “Seduzir”, do alagoano Djavan, e do carioca Daniel Gonzaga, neto do pernambucano Luiz Gonzaga, a bela “Laranjeiras”, entre outras que vieram do Maranhão, Tocantins, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.
O maridão e músico de raro talento, Dudu Viana, claro, assina a direção musical do disco e do show, que conta com um time de músicos de primeira linha, com vasta experiência nacional e internacional. Dudu Viana também é responsável por todos os arranjos com exceção da música Laranjeiras, de Daniel Gonzaga, que foi arranjada pelo maranhense Pedro Araújo.
O show que os cataguasenses irão assistir tem como marca a alegria e a integração com o público, afinal, Roberta esbanja energia e domina o palco com uma música que soa diferente, a partir de experimentos resultados da mistura de estilos e influência de conceitos tradicionais com a música de hoje. Os amantes da boa música, assim como Roberta, “estão contando os dias” para o show.
Os municípios do Sudeste de Minas vão dar o primeiro passo para elaboração da Política e dos Planos Municipais de Saneamento Básico nesta quarta-feira (31). Para isso, representantes de 62 cidades da região do Campo das Vertentes e de parte do Sul de Minas participam de uma capacitação promovida pelo Governo de Minas, por meio daSecretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana (Sedru), que acontece na cidade de São João del-Rei. O encontro será realizado no Anfiteatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João del-Rei (Pça Frei Orlando, 170 - Centro), das 9h às 17h.
O Governo de Minas é o primeiro no país a apoiar a realização do planejamento do saneamento de suas cidades. As ações estabelecidas no plano deverão ser cumpridas até 2014, como pré-requisito para que o município consiga a liberação de recursos, do Estado e da União, destinados a ações como abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos entre outras. Durante o evento, os gestores municipais vão ter a oportunidade de conhecer a metodologia dos planos municipais e serão orientados a desenvolver ações e estabelecer metas para formulação de políticas efetivas de saneamento básico.
Para o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, Bilac Pinto, os planos visam estabelecer os objetivos e metas para a universalização dos serviços de saneamento nos municípios. “A nossa intenção é preparar as cidades mineiras para que elas tenham a capacidade de realizar uma política sanitária capaz de solucionar os problemas de sua população, através de um planejamento que seja capaz de detectar as principais necessidades nesta área.” disse
Os planos são instrumento que serão capazes de estabelecer os objetivos e metas para a universalização dos serviços de saneamento no município, definir os programas, projetos e ações necessários para que o atendimento a população melhore, determinar os índices mínimos para desempenho dos prestadores de serviços para eficiência, eficácia dos serviços e realizar a previsão da demanda sanitária do município.
As capacitações, realizadas em parceria com o Ministério das Cidades e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e com o apoio técnico da Agencia Reguladora de Servicos de Abastecimento de Agua e de Esgotamento Sanitario do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG), tiveram início em agosto e já capacitaram representantes de 79 municípios, da região Norte e Noroeste do Estado. Os municípios de Belo Horizonte, Governador Valadares, Araxá, Uberlândia, Passos, Poços de caldas, Juiz de Fora e Conselheiro Lafaiete receberão o curso entre novembro deste ano e junho de 2013.
Municípios envolvidos na capacitação;
Aiuruoca, Alagoa, Alfredo Vasconcelos, Alto Rio Doce, Andrelândia, Arantina, Barbacena, Bocaina de Minas, Bom Sucesso, Campo Belo, Carandaí, Carmo da Cachoeira, Carmo da Mata, Carrancas, Caxambu, Conceição da Barra de minas, Coqueiral, Coronel Xavier Chaves, Cruzília, Desterro do Melo, Dores de Campos, Ibertioga, Ibituruna, Ijaci, Ingai, Itamonte, Itumirim, Itutinga, Lagoa Dourada, Lavras, Liberdade, Madre de Deus de Minas, Minduri, Nazareno, Nepomuceno, Oliveira, Passa Tempo, Passa Vinte, Perdões, Piedade do Rio Grande, Prados, Resende Costa, Ressaquinha, Ritápolis, Santa Cruz de Minas, Santana da Vargem, Santana do Jacaré, Santo Antônio do Amparo, São Bento Abade, São Francisco de Paula, São João Del Rei, São Tiago, São Tomé das Letras, São Vicente de Minas, Senhora dos Remédios, Seritinga, Serranos, Soledade de Minas, Tiradentes, Três Corações, Três Pontas e Varginha.
Serviço:
Evento: Reunião de Capacitação dos Planos Municipais de Saneamento
Local: Anfiteatro do Campus Santo Antônio da Universidade Federal de São João Del Rei (Pça Frei Orlando, 170 - Centro)
Data: 31/10/2012 – Quarta-feira
Horário: 9h às 17h (Abertura às 9h)
Fonte: Agência Minas