Agência Brasil
Brasília – O Vaticano estuda a possibilidade de limitar o número de visitantes à Capela Sistina, que diariamente recebe em média mais de 10 mil pessoas. Há dias em que o número de turistas no local chega a 20 mil, segundo dados do Vaticano. No total, são cerca de 5 milhões de visitantes por ano. A Capela Sistina fica no Palácio Apostólico, onde mora o papa Bento XVI, e reúne obras de vários artistas da Renascença.
A possibilidade de limitação aos turistas foi divulgada hoje (31) pelo diretor dos Museus do Vaticano, Antonio Paolucci, em texto publicado no jornal oficial do vaticano, o L'Obsservatore Romano.
Segundo o Vaticano, o barulho e o excesso de gente impossibilitam que as pessoas possam apreciar as famosas pinturas de Michelangelo no teto. Especialistas dizem que a umidade e o pó também estão colocando em risco algumas das pinturas. Hoje é comemorado o 500º aniversário da data em que Michelangelo terminou suas obras na Capela Sistina.
“Poderíamos conter o acesso e introduzir o número limitado”, disse o diretor de Museus do Vaticano. “É preciso pôr em prática todas as providências tecnológicas mais avançadas capazes de garantir a eliminação da poeira e dos poluentes, a troca de ar e o controle da temperatura e da umidade”, acrescentou.
Paolucci não disse quando a restrição ao número de turistas começa a vigorar, mas informou que será “em breve e em curto prazo.” No texto, o diretor lembra que, em 31 de outubro de 1512, o papa Júlio II inaugurou a Abóbada de Michelangelo, concluída depois de quatro anos.
Ele recorda que o papa não imaginava aquela arte se tornaria um objeto de admiração e até de destruição. Paolucci destaca, no texto, que a arte europeia passou por transformações a partir das pinturas na Capela Sistina.
Agência Brasil
São Paulo – A taxa de desemprego voltou a ficar relativamente estável no mês de setembro, aponta levantamento divulgado hoje (31) pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) e pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade). A Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) revela que a taxa passou de 11,1% em agosto para 10,9% no último mês, em seis regiões metropolitanas e no Distrito Federal. Na apuração de agosto, o índice havia registrado leve alta, passando de 10,7%, em julho, para 11,1%, interrompendo quatro meses de relativa estabilidade.
Em setembro, o nível de ocupação teve leve aumento de 0,4%. Foram criados 82 mil postos de trabalho, o que supera o contingente de pessoas que ingressaram na força de trabalho. A população economicamente ativa (PEA) nesse período foi contabilizada em 22,526 milhões, um incremento de 40 mil pessoas na comparação com agosto. Houve redução, portanto, do número de desempregados, passando de 2,487 milhões em agosto para 2,445 milhões no último mês.
Entre as regiões metropolitanas analisadas, a taxa de desemprego apresentou comportamento diferenciado. Foi registrada pequena elevação apenas no Recife, passando de 12,3% para 12,6%. Houve redução no Distrito Federal (de 12,6% para 11,9%), Fortaleza (de 9,4% para 8,7%) e São Paulo (de 11,6% para 11,3%). Em Belo Horizonte (de 5,2% para 5,1%) e Salvador (de 18,8% para 19%), a taxa manteve-se relativamente estável. Em Porto Alegre, o índice manteve-se em 6,9%.
Assim como o Dieese e a Fundação Seade, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga levantamento mensal sobre o desemprego no país. No entanto, as taxas apresentadas nas duas pesquisas costumam ser diferentes devido aos conceitos e metodologia usados.
Entre as diferenças está o conjunto de regiões pesquisadas. A PED, feita pelo Dieese e pela Fundação Seade, não engloba o número de desempregados da região metropolitana do Rio de Janeiro. Na Pesquisa Mensal de Emprego (PME), do IBGE, não incluí Fortaleza e o Distrito Federal.
Os Centros Estaduais de Educação Continuada (Cesecs) terão a oferta de cursos profissionalizantes a partir de 2013. A novidade foi anunciada pela secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola, no ‘Encontro Técnico Pedagógico – organização e funcionamento dos Cesecs’. Com mais de 500 participantes, o encontro é realizado no Hotel Fazenda Canto da Siriema, em Jaboticatubas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e vai até esta quarta-feira (31). “Queremos que os Cesecs se tornem uma referência para a sociedade, aumentando a escolaridade da população e que, ao mesmo se torne um espaço para que as pessoas se profissionalizem”, explicou a secretária.
Nos Cesecs serão ofertadas duas modalidades de cursos. Os cursos técnicos serão oferecidos pelo Estado, em parceria com o governo federal. Poderão participar alunos matriculados na rede pública de ensino. ”Os cursos de qualificação, que se caracterizam pela curta duração, serão ofertados a partir de uma parceria com os Institutos Federais e o Sistema S. Os cursos a serem oferecidos nesta modalidade serão apontados por demandas locais e estarão abertos à toda a comunidade“, detalhou a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Raquel Elizabete de Souza Santos.
Minas Gerais possui 102 Centros Estaduais de Educação Continuadas que realizam atendimentos regionais de jovens e adultos que não cursaram ou concluíram a educação básica. As aulas são semipresenciais, ou seja, não é exigida do estudante a frequência diária, mas ele deve comparecer aos centros para a realização das provas que o certificará, bem como para esclarecer dúvidas sobre os conteúdos estudados. Os conteúdos são ofertados a partir da metodologia modular de ensino.
Exames supletivos
Outra medida anunciada pela secretária está relacionada aos Exames Supletivos. Esses exames que certificam os candidatos para o ensino fundamental ou ensino médio passarão a ser ofertados pelos próprios Cesecs, a partir do próximo ano. A iniciativa de certificação que, até então era terceirizada, ocorrerá em duas edições anuais, na mesma data, em todos os Cesecs.
Novas diretrizes
Durante os dois dias de realização do ‘Encontro Técnico Pedagógico – organização e funcionamento dos Cesecs’, será discutida a minuta da resolução a ser publicada até o final do ano. O documento vai estabelecer as diretrizes de trabalho para esses Centros Estaduais de Educação Continuada.
“Queremos apresentar a minuta e debater com os diretores dos Cesecs e inspetores escolares os itens a serem incorporados. Eles também levarão a proposta para ser discutida com os professores dos Cesecs. Juntos, eles terão um prazo de quinze dias para apresentarem propostas para a Secretaria de Estado de Educação”, explica a diretora de Educação de Jovens e Adultos, Edir Petruceli.
O encontro também oferta a capacitação de professores, a partir de palestras e oficinas. A temática ‘Juventudes e Educação: desafios da escola no século XXI’, será apresentada pela superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio, Audrey Regina Carvalho Oliveira. Já a palestra ‘O processo de ensino e aprendizagem: construindo relações’, será ministrada pela superintendente de Desenvolvimento da Educação infantil e Fundamental, Maria das Graças Pedrosa Bittencourt.
Os professores de Matemática, Língua Portuguesa e História, também participarão de oficinas que irão discutir os ‘Conteúdos Básicos Comuns e o processo de ensino e aprendizagem’; ‘A leitura e escrita como compromisso dos professores de todas as disciplinas do currículo escolar’.
Para professor de Matemática, Elton do Valle Lacerda Castro, essas atividades são essenciais, uma vez que o cenário da educação é dinâmico e exige do educador constante atualização. “A partir do momento que você começar a lidar com esses jovens e adultos, observa que eles estão cada vez mais informados, seja pela internet e outra mídias. O que os leva aos Cesecs é justamente o desejo de recuperar o tempo perdido. Os alunos são comprometidos e temos que estar atualizados para atender a essas demandas”, explica o professor do Cesec Professor Iran Carvalho, em Manhuaçu, na Zona da Mata.
Fonte:Agência Minas
Reunião realizada na noite desta terça-feira, 30, no Shopping Vitrines, em Muriaé, definiu pela realização de uma terceira partida entre Juventude e Ribeiro Junqueira. No último final de semana, as duas equipes se enfrentaram pela decisão do Campeonato Amador de Muriaé, mas o jogo foi interrompido aos 33 minutos do segundo tempo por falta de segurança aos jogadores, conforme depoimento do árbitro durante a reunião. O campeão do certame será conhecido no dia 11 de novembro em partida que será realizada no estádio do Esporte Clube Laranjal (foto à direita), segundo confirmou, agora de manhã (31/10), o presidente da Liga Esportiva de Muriaé (LEM), José Geraldo Pimentel.
A partida do último domingo, 28, foi realizada nas dependências do FC do Porto e foi prejudicada pela ação dos torcedores que atiraram bombas no campo, latas vazias e outros objetos, o que motivou a saída de campo dos atletas do Ribeiro Junqueira.Quando o jogo foi interrompido, o Juventude vencia a partida por um a zero. A realização da terceira partida foi a alternativa para que o campeão não fosse conhecido através da justiça. Para o dirigente do Ribeiro Junqueira, Guto, “a disputa do titulo em campo neutro foi o mais sensato, e que vença o melhor”, disse. O dirigente do Juventude, Valvernaque, afirmou: montei um time para ser campeão no campo e não nos tribunais”, destacou.
Fonte e fotos: Laranjal online e Rádio Muriaé
Agência Brasil
Brasília - O governo dos Estados Unidos dará prioridade ao abastecimento de combustível e energia em todo país. A decisão foi anunciada pelo presidente norte-americano, Barack Obama, que chamou a medida de “prioridade máxima”. A passagem do Furacão Sandy pela Costa Leste do país provocou o desabastecimento de combustível principalmente nas áreas de Nova York e Nova Jersey.
O país também sofreu com a falta de energia que atingiu mais de 8 milhões de pessoas, em 15 estados norte-americanos. O assunto foi tema de conversa do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, com os representantes dos setores de energia e combustíveis no país.
Em comunicado, Obama informa as orientações transmitidas ao secretário da Energia, Stephen Chu, ao administrador da Agência Federal para a Gestão de Emergências, Craig Fugate, e aos executivos de empresas de eletricidade.
Obama disse ainda que as agências federais colaborarão com as empresas e governos estatais possam cumprir restabelecer o fornecimento. “A orientação é para que as agências eliminem qualquer burocracia que possam enfrentar as empresas e que suas equipes evitem atrasos nos esforços para a retomada do abastecimento de eletricidade”, diz a nota.
O secretário de Transportes dos Estados Unidos, Ray LaHood, disse que a agência gastou US$ 13 milhões para ajudar os estados de Nova York e Rhode Island nas ações de limpeza e reconstrução. O governo norte-americano deve repassar recursos para outras regiões do país.