Uma mulher, de 43 anos, morreu em um acidente entre carro e caminhão na noite de quinta-feira, 02 de agosto, no km 12 da MG-126, perto de São João Nepomuceno (57 km de Cataguases). Outras cinco pessoas ficaram feridas, sendo quatro da mesma família.
Segundo informações preliminares da Polícia Militar Rodoviária (PMR), o motorista do caminhão com placas de Ibirité (MG) seguia sentido São João Nepomuceno, quando derrapou na curva e bateu no carro, que viajava no sentido Goianá. Chovia na hora do acidente.{{banner-interno}}
Com o impacto, a mulher que estava no banco do passageiro morreu na hora. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Juiz de Fora.
Outras quatro pessoas da mesma família que estavam no carro tiveram ferimentos: o motorista, de 54 anos, um adolescente de idade não divulgada e duas crianças, uma de sete e outra de dois anos. O motorista do caminhão teve ferimentos leves, segundo a PMR.
Segundo a ocorrência, os feridos foram encaminhados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) ao Hospital de Pronto-Socorro (HPS) de Juiz de Fora. Como os nomes não foram divulgados, não foi possível solicitar informações sobre o estado de saúde deles.
O caso foi registrado como acidente com vitima fatal e será remetido para investigação na Polícia Civil.
A pista ficou interditada para a remoção dos veículos. O carro foi levado ao pátio do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran) em São João Nepomuceno. O caminhão foi liberado para a seguradora. (Foto: Polícia Militar Rodoviária/Divulgação
Toda criança merece se divertir, mas não podemos nos esquecer da segurança. Para alertar sobre os riscos e perigos de soltar pipas ou papagaios próximos à rede elétrica o Conselho de Consumidores da Energisa Minas Gerais patrocinou o 1º Pipaço - Festival Educativo de Pipas – em Cataguases, no dia 29 de julho. A ação foi promovida pela Associação dos Moradores do Bairro Leonardo e foi realizada no campo do Esporte Clube Cataguases, no Bairro Popular, das 8h30min às 13h30min.
Crianças e adolescentes receberam pipas e linhas e assistiram ao teatro do projeto "Zé da Luz nas Escolas" da Energisa com orientações de segurança. Ao final eles ainda receberam uma squeeze de brinde, panfleto com dicas de segurança e lanche. Segundo Alcides Oliveira, presidente do Conselho de Consumidores, o evento foi um sucesso e eles pretendem levar a ação para outras cidades polos da área de concessão da Energisa.
Para que momentos de lazer não terminem em acidentes graves ou provoquem interrupções no fornecimento de energia elétrica, prejudicando você e outros clientes, fique ligado nas nossas dicas:{{banner-interno}}
• escolha lugares abertos, longe da rede elétrica, como campos de futebol e parques;
• nunca tente retirar pipa enrolada em fios elétricos;
• jamais use cerol. O uso do cerol (mistura cortante feita com cola e vidro) pode se transformar em uma arma. Ele deixa as linhas das pipas como uma lâmina afiada, o que pode machucar pessoas, causar mortes e romper os fios com mais facilidade;
• não use papel alumínio ou fios metálicos para fazer a sua pipa. Esses materiais conduzem energia elétrica com mais facilidade e provocam choques e curto-circuito. (Fotos: Assessoria de Comunicação da energisa Minas Gerais)
A Agência do SINE - Sistema Nacional de Empregos - em Cataguases divulgou nesta quinta-feira, 02 de agosto, sete vagas de trabalho em diversos setores. Há disponibilidade para cozinheira, mecânico, supervisor de expedição, auxiliar contábil, representante comercial e Operador de Retroescavadeira.
Os interessados devem procurar o SINE, que funciona no Centro Administrativo da Prefeitura (antigo Pronto-Cordis), na Rua Gama Cerqueira, 70. Eles devem comparecer pessoalmente ao local levando Curriculum Vitae e seus documentos de identificação (RG, CPF e Carteira de Trabalho). O atendimento é de oito da manhã às quatro horas da tarde, de segunda a sexta-feira. O Sine não dá informações sobre vagas de emprego por telefone.
Veja o quadro de vagas abaixo.{{banner-interno}}
Nesta sexta-feira, 03 de agosto, o projeto Minha Cidade Lê, chega aos municípios de São Sebastião da Vargem Alegre e Santana de Cataguases. A iniciativa visa contribuir para que os educandos se apaixonem pelos livros, acreditando no princípio que ouvir e ler histórias até o fim não seja obrigação, mas sim, uma possibilidade norteada pelo desejo, pela fantasia, pelo lúdico e pela magia que só o livro tem, explica a professora doutora Maria Tereza Werneck.
Deste modo as duas cidades vão receber a 1º Cavalgada Literária que é realizada pelos "Cavaleiros da Cultura" – iniciativa que reúne cavaleiros de cidades mineiras, coordenado pelo neto do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, Carlos Oscar Niemeyer,informou Maria Tereza. Ela conta que o objetivo da cavalgada é distribuir livros infanto-juvenis aos alunos de escolas destas cidades.{{banner-interno}}- Os Cavaleiros da Cultura presenteiam os alunos das escolas da rede municipal de ensino entregando a cada um deles, uma sacola tipo "embornal", com livros de literatura que serão trabalhados em salas de aula no decorrer do semestre letivo de 2018, revela, acrescentando que esta iniciativa é apenas uma de "várias previstas no projeto "MInha Cidade Lê", acrescentou a professora doutora.
Em São Sebastião da Vargem Alegre a cavalgada ocorrerá às 9 horas da manhã e em seguida os cavaleiros serão recebidos na Praça José Honorato de Almeida pelos alunos quando vão receber os livros. Na parte da tarde é a vez de Santana de Cataguases que vai receber os cavaleiros às 14h30min, no Centro Cultural Fernando Monteiro Lobo onde também acontecerá a distribuição de livros aos alunos., finalizou Maria Tereza Werneck.(Fotos Arquivo Site do Marcelo Lopes e Acervo Cavaleiros da Cultura)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta quarta-feira, 1º de agosto,um diagnóstico atualizado sobre o eleitorado brasileiro que no dia 07 de outubro próximo, vai escolher, entre outros, o Presidente da República. Ao todo somos 147.302.354 eleitores. Em Cataguases, a realidade obedece a mesma tendência de crescimento percebida no país e aqui, este ano, o colégio eleitoral conta com 54.268 eleitores. Há quatro anos este número era 53.306 cidadãos aptos a votar. Um crescimento de 1,8% aproximadamente no período, abaixo, portanto, da média nacional. Dos 54.268 eleitores, 10.656 estão cadastrados pelo novo sistema de biometria (foto), o que corresponde a 19,64% do total. Curioso é que apenas um eleitor cadastrou seu nome social. Paralelamente, 125 se disseram portadores de algum tipo de deficiência, sendo 51 de locomoção; 30 visual, 11 auditiva e 5 disseram ter dificuldade para o exercício do voto. 47 eleitores revelaram ter outros tipos de deficiência. As mulheres - assim como no país - são maioria do colégio eleitoral cataguasense. Elas somam 52,7% do total sendo que os homens formam 47,2% e apenas 0,103% não informaram o gênero.
Com relação a faixa etária do eleitorado de Cataguases, o TSE informa 19 eleitores com cem anos ou mais (11 mulheres e 8 homens) e 189 com idade entre 95 e 99 anos. De 80 anos até 94 anos de idade Cataguases possui 2.386 eleitores. Os jovens com idade entre 16 e 17 anos, que não são obrigados a votar, somam 258 e os que tem 18 anos, 646 eleitores. O TSE também informou o estado civil do eleitorado com a maioria formada por pessoas solteiras (31.997 ou 59%), sendo que as casadas são 34,9% ou 18.951 cidadãos. Os demais estão entre divorciados, viúvos e separados judicialmente, além daqueles que não informaram seu estado civil (55 pessoas).{{banner-interno}}
O nível de escolaridade do eleitor cataguasense também foi divulgado pelo TSE. A maioria, 34,53% (18.737 pessoas) possui o Ensino Fundamental incompleto. Outros 23,13%, o que equivale a 12.551 eleitores não concluíram o Ensino Medio. 17,6%, ou 9.551 eleitores, concluíram o Ensino Médio e 3.648 pessoas (6,72%), completaram o Ensino Fundamental. Já 3.699 (6,82%) pessoas disseram saber ler e escrever, sendo que 2.730 (5,03%) eleitores informaram terem concluído o curso superior, ao passo que outras 1.633 (3,01%) não terminaram esta fase dos estudos. Cataguases possui ainda 1.073 (1,98%) pessoas que se disseram analfabetas e outras 646 pessoas não informaram seu grau de instrução.
Cataguases integra a 79ª Zona Eleitoral que possui 77.211 eleitores. Ela é constituída também pelos municípios de Astolfo Dutra (10.841 eleitores), Dona Euzébia (5.349 eleitores), Itamarati de Minas (3.685) e Santana de Cataguases, 3.068 eleitores. (Fotos: reprodução da internet)