Agência Brasil
Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, nomeou o ator norte-americano Sean Penn, de 52 anos, vencedor duas vezes do Oscar, como embaixador do país em defesa de temas considerados relevantes na política interna. Sean Penn deverá representar a Bolívia na defesa da descriminalização da folha de coca, da tradição de cultivo e consumo entre os indígenas da região e na disputa com o Chile por uma saída para o mar.
Penn também terá a missão de negociar com as autoridades norte-americanas a extradição do ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada (2002-2003), para que ele responda sobre denúncias de crimes contra a humanidade cometidos no país.
"Nosso presidente [Evo Morales] pediu a Sean Penn para se tornar embaixador de nossas causas nobres para o mundo", disse o ministro da Cultura da Bolívia, Juán Manuel Quintana, após reunião entre Morales e o ator norte-americano.
Segundo Quintana, Sean Penn é conhecido por sua militânica em defesa de “causas humanas” e um importante mediador internacional. “Podemos assim fazer progressos significativos no contexto internacional", acrescentou.
O ministro disse também que Morales pediu ao ator que colabore na defesa da preservação da “tradição histórica” da Bolívia em relação à folha de coca. O presidente boliviano é favorável à descriminalização, pois há um hábito no país de mastigar a folha. O governo faz uma campanha internacional em favor da medida, liderada pelo ministro das Relações Exteriores, David Choquehuanca.
"O presidente explicou a Penn o valor tradicional e histórico desde o uso, pelos nossos ancestrais, da folha de coca, o direito do povo boliviano de preservar esse recurso natural e o direito dos povos indígenas da mastigação da folha", ressaltou o ministro.
Penn visitou a Bolívia e quis saber das ações para a reconstrução do Haiti. O país foi devastado em 2010 por um terremoto que matou mais de 200 mil pessoas e deixou mais de 1,5 milhão sem casa.
Agência Brasil
Brasília – A confiança do consumidor na economia cresceu em outubro, mostra levantamento divulgado hoje (31) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). O Índice Nacional de Expecativa do Consumidor (Inec) aumentou 2,8%, na comparação com setembro, e alcançou 116,4 pontos, o maior valor registrado desde janeiro de 2011. Em outubro do ano passado, o crescimento do Inec ante setembro foi de 3,1%.
De acordo com a pesquisa, os componentes do Inec indicam otimismo em relação ao desemprego, ao endividamento e à inflação. O índice de expectativa de evolução do desemprego cresceu 9,1% em outubro, na comparação com o mês anterior, o de endividamento aumentou 7,4% e o da inflação, 5,5%.
Segundo a metodologia da pesquisa, o crescimento do índice sempre significa melhora na percepção. "Os brasileiros acreditam na recuperação da economia. Por isso, esperam que os preços e o desemprego não aumentem nos próximos meses", disse o economista Marcelo Azevedo, da CNI.
O Inec deste mês foi apurado com base em 2.002 entrevistas feitas de 18 a 22 de outubro em todo o país.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) alertou, nesta quarta-feira (31), para a possibilidade de fortes chuvas acompanhadas de raios e granizos, nas regiões do Triângulo, Central, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devido ao forte calor.
Nestas regiões, as temperaturas podem bater recordes na tarde desta quarta-feira (31) e, acompanhadas da alta umidade, podem gerar intempéries intensas. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima poderá ultrapassar os 37 graus, com fortes chuvas no período vespertino. Durante o feriado, a Cedec mantém a previsão das fortes chuvas em boa parte do Estado até domingo (04).
As autoridades recomendam cuidado especial aos motoristas viajam no feriado e à população em geral, que não deve transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), deve observar sinais de encharcamento e movimentação do solo nas encostas, abandonar suas residências preventivamente em caso de risco e não depositar em vias públicas lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais.
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil deverão desencadear as ações previstas em seus planos de contingência, com vistas à redução de desastres. A população deverá ser alertada quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas.
Fonte: Agência Minas
O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Mata Leste – Cisleste - em parceria com a Caixa Econômica Federal, reuniu no salão nobre do Hotel Premiun Plaza, em Muriaé, na terça-feira, 30, os prefeitos eleitos dos municípios pertencentes a área de abrangência daquele consórcio de saúde. O objetivo foi mostrar os serviços prestados tanto pelo Cisleste quanto pela Caixa e propor parcerias que possam resultar em desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida da população de cada município.
“A gente vê nos prefeitos eleitos muito interesse e vontade trabalhar; todos querem fazer um trabalho diferenciado para a coletividade, isso é muito importante”, disse René Magalhães secretário microrregional executivo do Cisleste. Pela Caixa Econômica Federal participaram do encontro o Superintendente Regional, Luiz Guilherme Campos, o gerente da agência Cataguases, José Romero Barbosa, e do gerente da agência de Muriaé. Luiz Guilherme destacou diversos programas daquele banco destinado aos municípios e citou casos de sucesso. Os prefeitos saíram do encontro otimistas.
Fonte e foto: Site Silvan Alves
Fause Haten, o renomado e premiado estilista brasileiro, também canta e compõe. Considerado pela crítica de Moda como sendo “chique e extravagante”, sua música é, como ele mesmo diz, “um prolongamento natural de sua personalidade expressiva, inquieta e multicultural”. Filho de libaneses, Fause faz um som onde está presente a percussão afro-oriental, o pop contemporâneo e, sutilmente, percebe-se influências clássicas do jazz e do soul.
Fause sempre teve a música muito presente em sua vida, estudou piano por 7 anos na adolescência e canto em vários momentos de sua vida. Desde 2006 começa a abrir suas possibilidades de expressão através do teatro e da música. Monta sua banda no início de 2010.
Uma parceria fecunda com o maestro, produtor e compositor André Cortada, nasceu o CDFH, primeiro trabalho musical de Fause Haten, cujo repertório será apresentado no palco do Anfiteatro Ivan Müller Botelho, neste sábado, 3 de novembro, a partir das 21 horas. O show tem apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, produção de Fausto Menta e patrocínio da Energisa, através da Lei de Incentivo a Cultura de Minas Gerais.
Antes, porém, às 19 horas, no Museu Energisa, ele lança seu livro “Algumas Palavras”, pequenos textos sem linearidade que foram reunidos e são organizados somente pela data em que foram escritos. Para ilustrar estes pensamentos, editoriais fotográficos de Paulo Cabral se misturam sensivelmente as palavras de Fause. O livro é editado pela MetaLivros.
De volta à música, o CDFH é um disco que busca uma musicalidade sem enquadramento, com letras de Fause e músicas compostas e produzidas por André. Quando compunha, Fause buscava um híbrido de várias linguagens musicais que tanto fazem parte da sua vida. A energia das guitarras, as percussões afro brasileiras, os pianos clássicos, perfumes de soul e de jazz. O disco foi gravado nos estúdios da Ultra-Sônica em São Paulo e masterizado no Abbey Road Studio em Londres. O primeiro clipe de uma gravação da banda nos estúdios entrou na internet e já estreou na programação da MTV: Primeiro Som.
Matéria atualizada às 18:22h para correção de informação. Onde se lia "o show é uma realização da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho...", foi subsitutído por "o show tem apoio da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho".