A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec) alertou, na última quarta-feira (31), para a possibilidade de fortes chuvas acompanhadas de raios e granizos, nas regiões do Triângulo, Central, Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata e Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), devido ao forte calor.
Nestas regiões, as temperaturas podem bater recordes na tarde desta quarta-feira (31) e, acompanhadas da alta umidade, podem gerar intempéries intensas. Em Belo Horizonte, a temperatura máxima poderá ultrapassar os 37 graus, com fortes chuvas no período vespertino. Durante o feriado, a Cedec mantém a previsão das fortes chuvas em boa parte do Estado até domingo (04).
As autoridades recomendam cuidado especial aos motoristas viajam no feriado e à população em geral, que não deve transitar em áreas alagadas (a pé ou de carro), deve observar sinais de encharcamento e movimentação do solo nas encostas, abandonar suas residências preventivamente em caso de risco e não depositar em vias públicas lixo ou materiais que possam comprometer o escoamento de águas pluviais.
As Coordenadorias Municipais de Defesa Civil deverão desencadear as ações previstas em seus planos de contingência, com vistas à redução de desastres. A população deverá ser alertada quanto ao risco de alagamentos, quedas de árvores e deslizamentos de encostas.
Para mais informações acesse: www.defesacivil.mg.gov.br
Fonte e foto: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff deverá comandar no dia 7 de dezembro a Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul, em Brasília. Participarão os presidentes Hugo Chávez (Venezuela), José Pepe Mujica (Uruguai) e Cristina Kirchner (Argentina). O Paraguai, ainda suspenso do bloco, não participará. Com o ingresso da Venezuela, o Mercosul passou a contar com 270 milhões de habitantes, o equivalente a 70% da população da América do Sul, e a ter o Produto Interno Bruto (PIB) a preços correntes de US$ 3,3 trilhões.
No encontro, será celebrada a conclusão dos procedimentos técnicos, como a nomenclatura, para a Venezuela preencher todas as condições para manter o intercâmbio comercial no grupo. Ontem (1º), em Caracas, depois de se reunir com o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, Chávez demonstrou entusiasmo com as previsões de crescimento econômico não só da Venezuela, mas também do Mercosul como um todo.
Chávez disse que há indicações de que a taxa de crescimento na Venezuela deverá ficar acima de 5%. O presidente lembrou que a inflação em outubro deste ano foi menor do que a de setembro. Segundo ele, o nível da dívida interna e externa da Venezuela é um dos mais baixos entre os países do Mercosul.
A Venezuela é um dos principais parceiros comerciais do Brasil na América do Sul. Em 2011, o intercâmbio comercial registrou a cifra recorde de US$ 5,86 bilhões. Desde 2003, o comércio bilateral quintuplicou, sendo o Brasil o terceiro principal exportador para a Venezuela.
A adesão do país vizinho ao bloco transformou a área total do Mercosul em um território de 12,7 milhões de quilômetros quadrados, o equivalente a 72% da área da América do Sul, estendendo-se da Patagônia ao Caribe e se consolidando como potência energética global, segundo o Itamaraty.
Agência Brasil
Brasília - Na véspera do primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse hoje (2) que o governo triplicou a atenção para garantir a segurança do exame. O Enem será aplicado neste sábado (3) e domingo (4) em todo o país.
“Triplicamos os pontos de atenção para ter muito mais rigor e muito mais segurança em todos os processos de conclusão dos itens e impressão das provas, na segurança que todo esse processo exige até a conclusão do Enem”, disse em entrevista para explicar o planejamento estratégico para a realização das provas.
Todas as provas já foram distribuídas e estão guardadas em lugares próximos aos locais de prova, segundo Mercadante. Mais de 560 mil pessoas estarão mobilizadas durante o fim de semana para a realização das provas, entre elas 19 mil policiais.
O planejamento, segundo o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Luiz Cláudio Costa., tem 3,4 mil itens em 11 etapas, desde mudanças pedagógicas no exame até a divulgação dos resultados.
“Estamos aqui trabalhando intensamente em todas essas etapas para dar tranquilidade aos estudantes que farão as provas amanhã e depois”, disse.
O Enem vai avaliar mais de 5,7 milhões de alunos em todo o país. “Enem hoje é o segundo maior exame do planeta, não é uma tarefa qualquer. Mais que a população do Uruguai estará nas salas de aula amanhã e depois tentando uma vaga na universidade. É uma operação ampla e complexa”, avaliou.
Apesar do tamanho e da complexidade logística para a realização das provas, Mercadante reafirmou que a segurança do processo está garantida e que os todos os riscos foram avaliados pelo governo. “É um momento de grande expectativa, mas os estudantes podem ficar tranquilos porque temos muita segurança de que farão a prova nas melhores condições."
O ministro reiterou a recomendação de que os estudantes fiquem atentos ao horário de início das provas nos dois dias, às 13h, segundo o horário oficial de Brasília, mesmo nas cidades com fuso horário diferente ou que não estão no horário de verão.
O Enem terá quatro provas objetivas, com 45 questões cada uma, e a redação. No sábado (3), os candidatos vão responder a questões de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias. No domingo (4), serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias, além da redação.
O movimento no Cemitério Municipal São José, em Cataguases, foi intenso nesta manhã de Finados. De acordo com o administrador do lugar, Idimar Vilela, a maior parte dos cerca de 5 mil visitantes previstas para hoje, passou por lá até o meio dia. “A parte da manhã recebe maior volume de visitas por ser mais fresco e por causa da Missa, celebrada às 9 horas”, assegura ele.
Apesar do grande movimento, não foi registrado nenhum incidente até o final da manhã. A exemplo de anos anteriores, há também um grande número de vendedores ambulantes, que este ano montaram suas barracas até à entrada do Cemitério, oferecendo flores, água, velas e até abacaxi. O trânsito no local também fluiu bem, sem congestionamentos, mas a maioria dos visitantes teve que estacionar seu veículo distante das duas entradas do cemitério.
Em Cataguases, segundo revelou Idimar Vilela, são realizados, em média, 36 sepultamentos por mês. Ano passado foram 407 e este ano, 270, até outubro último.
Reportagem Especial
Será inaugurado amanhã, sábado, 3, às 10 horas, em Cataguases, o Centro de Fotodepilação D’pil, um dos mais modernos e conceituados do mundo, com forte presença na Europa, após surgir na Itália. Hoje a marca está presente também nas Américas sendo que, somente no Brasil, estão funcionando 468 unidades. A D’pil trabalha com equipamentos de última geração, possui certificação do Inmetro, cadastro na Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), além do Certificado Europeu (CE), sem o qual não é permitido atuar naquele continente.
A fotodepilação consiste na eliminação do pelo através do calor da luz, que é absorvido pela melanina presente no fio, provocando um superaquecimento do folículo piloso e das células germinativas que ficam ao seu redor, destruindo assim o folículo e os vasos que o nutrem. A Fotodepilação por Luz Intensa Pulsada (IPL) é um conceito inovador em depilação duradoura. Isto porque, ao contrário do laser convencional e das depilações com cera, tem baixíssimo nível de desconforto e não dói. Outra vantagem é que a fotodepilação se adapta às características de cada tipo de pele e cor de pelo. A técnica de Luz Intensa Pulsada (IPL) também é utilizada nos tratamentos de fotorrejuvenescimento, deixando a pele com aspecto mais jovem e saudável, e no de fototerapia de manchas e acne, através de encaminhamento médico.
O método é indicado para Hipertricose (excesso de pelos no corpo); Foliculite (inflamação do folículo capilar) e Pseudofoliculite (mais conhecido como pelo encravado), e eliminação de pelos indesejáveis. Porém, não é indicado para gestantes, lactantes, em casos de epilepsia, nem pode ser aplicado sobre tatuagens, pele bronzeada, infecção ativa de herpes simples, entre outros casos. Como cada pessoa possui um tipo de pele e cor de pelo, os resultados com a fotodepilação não são os mesmos em todas elas, o que pode exigir mais sessões para uma determinada pessoa. Ao final do tratamento, a D’pil garante que são eliminados entre 70% e 80% dos pelos.
A unidade da D’Pil na cidade está situada na Rua Rabelo Horta, 120, no centro de Cataguases e os atendimentos poderão ser agendados pelo telefone (32) 3422-6830.