Começou nesta terça-feira, 6, em Cataguases, a décima oitava edição da promoção “Liquida Ktá”, iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Cataguases (ACIC) que reúne diversas lojas em stands montados na Praça Rui Barbosa, centro da cidade, oferecendo produtos com descontos variados. A promoção termina sábado às 14 horas, mas o consumidor pode fazer suas compras, com tranquilidade, até sexta-feira, de 9 às 21 horas.
Segundo informou a gerente da ACIC, Léllis Dutra, participam desta “Liquida Ktá”, 23 lojas de diversos segmentos, e o objetivo do evento é fortalecer o comércio local, reduzir o estoque das lojas e também ampliar o capital de giro para que possam renovar suas coleções, explicou ela. “Neste período que antecede o Verão promoções como esta revigoram o comércio permitindo aos lojistas trazerem as novidades da estação”, acrescentou.
Ontem, primeiro dia da mega promoção, os stands receberam grande público. “Já tem lojista reservando espaço maior para a próxima edição”, disse Léllis. A expectativa é de que esta edição supere as anteriores, "por causa dos preços mais reduzidos e diversidade de produtos", salientou a gerente da ACIC. O evento também conta – na parte da manhã - com a apresentação do Grupo Pera, formado por atores cataguasenses que interpretam pequenos esquetes de cunho humorístico relacionado ao Liquida Ktá.
A Fundação Simão José Silva e Casa de Cultura Simão apoiam o 3º Encontro Balian de Skate Longboard. Em 2012, o evento acontece em Cataguases no feriado de 15 de novembro, de 12h às 18h, e promete tomar conta da EMPA – desativado trecho da rodovia MG-342, situado no bairro Taquara Preta.
O objetivo do encontro é reunir simpatizantes e praticantes de esportes radicais, estimulando o desenvolvimento da cena em Cataguases. Além disso, apresentar os 2,3 km de pista à skatistas de Juiz de Fora MG, Belo Horizonte MG, Rio de Janeiro RJ, São Paulo SP, e de outras cidades.
Durante o dia acontecerão competições amadoras para homens e mulheres. À noite, a partir das 19h, no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva/Casa Simão, uma exposição de fotos, além do som da Banda The Barrels, de Juiz de Fora, que encerra o evento apresentando um show com repertorio da Surf Music e Rock ‘n’ Roll.
O ingresso corresponde a 1 kg de alimento não perecível, que será revestido em doação para a Associação Fraterna de Assistência aos Necessitados (AFAN), situada no bairro São Vicente. A Casa de Cultura Simão fica na Avenida Astolfo Dutra, nº487, centro de Cataguases.
Todo o evento será registrado pelas lentes da Balian para mais um projeto audiovisual que será disponibilizado pela internet na fan page do coletivo no facebook.com/balian.arte. E para conhecer um pouco mais sobre a Banda The Barrels, acesse o www.vimeo.com/16752955.
Fonte: Tarcísio Vória, Assessoria de Comunicação da Casa de Cultura Simão
Agência Brasil
Brasília – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, vai governar o país por mais quatro anos. Ele foi reeleito ontem (6) com 303 votos dos 538 nos principais colégios eleitorais. Nos dez estados apontados como decisivos, o republicano Mitt Romney ganhou apenas na Carolina do Norte. Com o lema de campanha "Four More Years!" (Mais Quatro Anos!), Obama venceu uma disputa apertada em uma campanha política considerada a mais cara dos Estados Unidos.
Ao saber do resultado das eleições, embora sem a conclusão de alguns estados, Obama fez um discurso de 25 minutos, no qual prometeu que o próximo mandato será mais bem-sucedido que o atual. “Nós sabemos, nos nossos corações, que para os Estados Unidos o melhor ainda está por vir”, disse Obama. De forma conciliadora, Romney felicitou o adversário político.
Obama discursou no Centro de Convenções McCormick Place, em Chicago, Illinois. Para uma multidão, o presidente reeleito cumprimentou Romney pela “árdua campanha”. Segundo Obama, sua meta é “fazer avançar o país”. Acompanhado pela mulher Michelle e pelas filhas Malia e Sasha, ele elogiou a família.
“[Reeleito, estou] mais determinado e mais inspirado do que nunca”, disse, acrescentando que “nunca esteve tão esperançoso em relação à América”. Ele citou como desafios a reforma do sistema de imigração, a redução do déficit e as mudanças no Código Tributário.
No final do discurso, Obama recebeu no palco, ao lado da família, o vice-presidente reeleito, Joe Biden, e vários integrantes de sua equipe de campanha. Todos foram aplaudidos pela multidão que acompanhou a saudação do presidente reeleito.
Romney telefonou para Obama parabenizando-o pela vitória. Romney divulgou seu diálogo com Obama. "Demos tudo nesta campanha", disse o republicano, agradecendo o apoio que recebeu. "A eleição acabou, mas os nossos princípios se mantêm."
O candidato derrotado disse que deseja felicidades ao presidente reeleito e que rezará pelo seu sucesso, "em um tempo de grandes desafios para a América".
Agência Brasil
Brasília – O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As provas foram realizadas no último final de semana, dias 3 e 4 de novembro. O resultado final do exame será divulgado no dia 28 de dezembro.
A novidade desta edição do Enem é o acesso dos alunos às redações corrigidas para fins pedagógicos a partir de 15 de fevereiro de 2013, também no site do Inep, entretanto os candidatos não poderão usar o acesso como base para recursos na comissão organizadora da prova. Este ano, participaram do exame 4,175 milhões de candidatos nos 15.076 locais de provas em 1.615 municípios do país.
As notas dos candidatos do Enem serão utilizadas como critério de seleção do Sistema de Seleção Unificado (Sisu) por universidades públicas para ingresso de novos alunos. Atualmente, 95 instituições de ensino superior no país aceitam a nota como critério para o ingresso de alunos.
O Ministério da Educação (MEC) divulgou ontem (6) mudanças nas regras do sistema. Foram regulamentadas regras para que o Sisu se adeque à Lei de Cotas, que estabelece a reserva de 12,5% das vagas oferecidas em 2013 para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas. Dentre estes grupos, ainda há o critério conforme a declaração do candidato quanto à sua cor da pele e aos alunos de famílias de baixa renda (menos de 1,5 salário mínimo).
Minas Gerais é considerado, mais uma vez, o estado que mais investe em segurança pública no país, proporcionalmente ao orçamento. De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2012 – divulgado nesta terça-feira (6) pelo Ministério da Justiça e pela ONG Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em 2011, ano-base considerado no Anuário, Minas destinou 13,6% de seu orçamento para gastos na função segurança pública. O percentual também foi maior que o do ano de 2010, quando o Estado destinou 13,4%. Em segundo lugar ficou Rondônia, com 13,3% e em terceiro, Sergipe, com 12,2%.
De acordo com o anuário, Minas apresenta a segunda menor taxa de homicídios dolosos da região Sudeste (18,4 a cada 100 mil habitantes), ficando atrás apenas de São Paulo (10,1). A taxa de homicídios de Minas Gerais é bastante inferior quando comparada com as taxas registradas no Rio de Janeiro (24,9) e no Espírito Santo (44,8).
Apesar de ter registrado um aumento de homicídios entre os anos de 2010 e 2011, Minas Gerais aparece no ranking geral com o 8º melhor resultado do país. Importante ressaltar que este aumento, agora registrado no anuário, é uma informação já divulgada pela Secretaria de Estado de Defesa Social. O registro de homicídios no ano de 2011 foi o primeiro, em uma curva decrescente de estatísticas nos últimos oito anos, a apresentar um aumento em relação ao ano anterior.
“Apesar do acréscimo no registro de ocorrências em 2011, os números de homicídios continuam 5,95% menores que os do ano de 2004”, afirma o secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz.
Além disso, de acordo com o secretário, é preciso levar em conta as estatísticas de homicídio registradas em 2012, que apresentam estabilidade em relação ao ano anterior. Segundo ele, entre janeiro e setembro deste ano, foi registrada apenas uma ocorrência a mais de homicídio em Minas Gerais, em relação ao ano passado (2.795 contra 2.796).
“Trata-se de uma avaliação positiva, quando é percebido que as ações desenvolvidas nos últimos meses pelas polícias Militar e Civil e pela Secretaria de Defesa Social (Seds) conseguiram ‘puxar para baixo’ a curva de homicídios, que tendia a crescer nos primeiros meses do ano”, afirma o secretário Rômulo Ferraz.
Crimes contra o patrimônio
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Minas Gerais também possui os melhores resultados da região Sudeste na avaliação de crimes violentos contra o patrimônio, que incluem os crimes de roubo e roubo a mão armada. A taxa de roubos, em geral, no Estado, é de 282 ocorrências a cada 100 mil. O número é quase três vezes menor que a taxa registrada em São Paulo (774), mais da metade da taxa do Rio (661,4) e inferior à taxa do Espírito Santo (313).
Minas Gerais também possui as menores taxas da região Sudeste em todas as variáveis de crimes violentos contra o patrimônio apresentadas na pesquisa: roubo a instituição financeira, roubo de carga e roubo de veículo.
Mais investimentos
Nos próximos quatro anos, o Governo de Minas vai realizar investimentos da ordem de R$ 711 milhões em segurança pública, alocados em ações das polícias Civil e Militar, prevenção à criminalidade, integração, sistema prisional e sistema socioeducativo, que impactarão as estatísticas de criminalidade violenta.
Já para os próximos meses, estão previstos a contratação de novos 4 mil policiais militares, a chegada de cerca de 400 novos delegados e 300 escrivães às delegacias, a entrega de 1.400 viaturas para as polícias militar e civil, e a criação de 14.500 novas vagas em unidades prisionais do Estado.
Correção de informações
O secretário de Estado de Defesa Social, Rômulo de Carvalho Ferraz, enviará requerimento formal ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pela elaboração do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, pedindo correções no arquivo no que diz respeito à divulgação dos dados de criminalidade de Minas Gerais.
O Anuário classifica as estatísticas de violência de Minas Gerais como de “alta qualidade”. No entanto, o documento ressalta que o Estado não estaria alimentando o Sinesp – Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas – banco de dados do Ministério da Justiça do qual o Anuário retira informações para confecção do documento. Esta informação não procede e o requerimento do secretário pede a alteração das informações disponibilizadas.
A Secretaria de Estado de Defesa Social de Minas Gerais tem documentos que comprovam o envio das informações. Além disso, o banco de dados do Sinesp, passível de conferência pelos gestores do Estado, mostra a informação, por Minas, de praticamente todos os índices. O único dado não informado pela Seds ao Sinesp foi o de letalidade policial, estatística que é realizada pela Corregedoria, e que está em fase de conclusão para divulgação ainda neste mês.
Fonte: Agência Minas