Odair José Meigre, 36 anos, funcionário da Energisa há cerca de cinco anos, recebeu uma forte descarga elétrica no final da manhã desta quinta-feira, 8, durante o trabalho de manutenção que realizava na rede de média tensão em frente ao Supermercado JK, no centro de Cataguases. Ele ficou desacordado por alguns minutos, e imediatamente o socorro foi chamado.
Duas ambulâncias do SUS compareceram ao local e o levaram direto para o Pronto Atendimento do Hospital de Cataguases onde recebeu os primeiros socorros e ficará em observação. Segundo a médica que o atendeu, Regina Celi Costa Chaves, ele sofreu queimaduras no abdôme e nas costas e não corre risco de morte.
Segundo o Site apurou, uma equipe da Energisa vai investigar as causas do acidente.
Agência Brasil
Brasília – A coordenadora residente do Sistema da Organização das Nações Unidas (ONU) em Angola, Maria do Valle Ribeiro, elogiou os progressos do país no combate à fome e à pobreza, conforme as metas fixadas no documento Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ela fez os elogios durante reunião com o presidente do Parlamento de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos.
Pelas estatísticas da ONU, o país tem aproximadamente 16 milhões de habitantes, dos quais 63,9%, segundo dados de 1992, enfrentavam dificuldades para se alimentar. No entanto, esses números foram reduzidos. O índice atual é 24,4%.
A representante da ONU disse ainda que os dados comparativos entre a última década e a anterior mostram avanços nas áreas de educação e saúde. Maria Ribeiro destacou a eficiência das ações para enfrentar epidemias, como as de malária e tuberculose. Também citou a proteção ambiental e a redução da mortalidade infantojuvenil.
Por quase três décadas, Angola viveu um período de guerra (1975-2002) e atualmente o governo diz que a prioridade é a paz e a busca por avanços econômicos e sociais. Segundo a ONU, Angola está entre os principais produtores de alimentos da África.
Agência Brasil
Rio de Janeiro – A safra de grãos brasileira deve crescer 5,1% de 2012 para 2013, segundo estimativa divulgada hoje (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, a expectativa é que haja uma produção total de grãos de 170,9 milhões de toneladas.
O crescimento deve ocorrer principalmente na Região Sul, já que, de acordo com o IBGE, há a expectativa de não haver os problemas climáticos que ocorreram neste ano. Em relação a 2012, é esperado aumento de 20,8% na safra da região no próximo ano. A área colhida deve crescer 2,5%.
Segundo o IBGE, a soja deve registrar crescimento de 5,7% na área plantada em todo o país. A expectativa é que a produção aumente 21,5% e chegue a 79,7 milhões de toneladas em 2013.
A primeira safra do milho deve ter aumento de 3% na área plantada e de 4,7% na produção. Já para o arroz, apesar de ser esperada uma redução da área plantada de 1,2%, há uma estimativa de crescimento da produção de 0,4%.
O feijão deve ter crescimento de 22,7% na produção de sua primeira safra, enquanto o algodão herbáceo deve ter queda de 7,8% no ano.
Depois de um longo tempo de estiagem, o período chuvoso chega a Minas Gerais. As previsões metrológicas já mostram que as chuvas neste verão podem ser ainda mais fortes e violentas do que nos anos anteriores. Para evitar desastres e tragédias é preciso seguir com cuidado as orientações da Defesa Civil. É o que alerta o governador Antonio Anastasia no programa Palavra do Governador desta semana.
Com o objetivo de preparar bem as equipes municipais, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec/MG) lançou o Plano de Emergência Pluviométrico para o período chuvoso 2012/2013. O objetivo é delinear as ações de preparação e resposta do Governo do Estado em caso de desastres decorrentes das chuvas, além de promover a integração dos órgãos com responsabilidade de atuação, permitindo mais agilidade na tomada de decisões.
“O objetivo desse plano é harmonizar as ações do Governo do Estado, através da Defesa Civil, juntamente com os municípios, para darmos atenção, segurança e cautela na ação do poder público face ao tema da chuva”, explica o governador.
O Plano foi desenvolvido pelo Sistema Estadual de Defesa Civil a fim de minimizar os possíveis danos e divulgar as ações de preparação e resposta em apoio aos municípios que forem afetados pelas chuvas.
Anastasia lembra que, no ano passado, foram tomadas medidas de prevenção que proporcionaram resultados positivos.
“Podemos perceber um entrosamento muito mais harmônico entre as Defesas Civis municipais e a do Estado. Tivemos também uma ação presente do Governo Federal. O plano já foi bem sucedido. Vamos agora aperfeiçoá-lo neste verão e desejar que esse grande esforço realizado pelo Estado, pelos municípios e pela sociedade apresente resultados ainda melhores”, ele afirma.
Participação da sociedade
Anastasia pede o apoio e a participação da população de Minas Gerais nesse momento das chuvas, especialmente naquelas áreas de risco mais vulneráveis.
“No momento em que as pessoas, por exemplo, evitam jogar lixo nas ruas, as bocas de lobo vão ficar mais limpas, o que vai permitir o fluxo das águas pluviais”, exemplifica o governador.
Anastasia alerta também que é fundamental no momento das chuvas seguir as orientações da Defesa Civil Municipal, evitar as áreas de risco. “Temos de preservar o nosso maior dom, o nosso maior patrimônio, que é a vida”, afirma.
O Palavra do Governador pode ser reproduzido por qualquer veículo de imprensa, sem ônus. O programa é disponibilizado todas as quintas-feiras nas modalidades em texto, áudio e vídeo (em qualidade HD).
Fonte: Agencia Minas