Agência Brasil
Brasília – Reunidos no 18º Congresso Nacional do Partido Comunista da China (PCC), o comando da política do país prepara para hoje (9) a aprovação de um projeto piloto de reforma financeira. O projeto será instaurado em Wenzhou, na província de Zhenjiang, para servir como modelo ao restante da China, uma vez que o governo pretende estabelecer nova ordem econômica e financeira.
Pelo projeto, haverá aumento no incentivo à participação de capital privado em bancos locais e instituições não financeiras. Segundo dados oficiais, há 11 bancos cooperativos rurais em Wenzhou e dois deles concluíram reformas internas para a sociedade anônima.
Localizado no Sudeste da China, o município de Wenzhou reúne duas cidades satélites e seis áreas agrícolas, com 9 milhões de habitantes. No século 19, a região se transformou em referência na produção de chá, importante produto no país.
O 18º Congresso Nacional do PCC, que começou ontem (8), reúne a cúpula política chinesa, incluindo 2.270 delegados, e vai até o dia 14. No congresso serão escolhidos os novos líderes políticos. O atual vice-presidente, Xi Jinping, deverá substituir o presidente Hu Jintao no comando do país e do PCC, dando início a uma nova geraçao de líderes.
Na segunda quinzena do mês, devem ser definidas as composições do Politburo (a cúpula do partido, com 25 membros) e do Comitê Permanente (com nove integrantes). Na abertura do congresso hoje (8), o presidente chinês, Hu Jintao, apresentou relatório indicando as prioridades para os próximos anos.
Agência Brasil
Rio de Janeiro - O Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) apresentou queda de 0,19%, na primeira prévia de novembro, após alta de 0,31% no mesmo período do mês passado. Os dados foram divulgados hoje (9) pela Fundação Getulio Vargas (FGV).
O Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que contribui com 60% do IGP-M, teve deflação de 0,36%, ante a taxa de 0,29% do mesmo período de outubro.
O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), que responde por 30% do indicador, ficou em 0,16% na abertura do mês, ante 0,41% da primeira apuração de outubro. Terceiro e último componente do IGP-M, o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), responsável por 10% do índice, atingiu 0,14%, inferior à taxa do mesmo período de outubro (0,21%).
O índice acumula aumentos de 6,91% no ano e de 6,79% em 12 meses. O IGP-M serve de base para reajustes de contratos de aluguel. A coleta de preços para o cálculo do indicador foi feita entre os dias 21 e 31 de outubro.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), com apoio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveu, nos dias 6 e 7 de novembro, no auditório da Igreja Adventista, uma capacitação para abordagem do dependente do tabaco no Plano Nacional de Controle do Tabagismo/2012. Participaram médicos, enfermeiros, psicólogos e farmacêuticos de 51 municípios da região.
Segundo a psicóloga Maria da Conceição Gonçalves, uma das palestrantes do evento, o objetivo do encontro foi orientar e preparar as equipes de saúde municipais na assistência aos usuários fumantes que desejam para de fumar. “O mais importante na ação junto às estas pessoas, além do fornecimento de insumos como medicamentos e adesivos de nicotina, indicados por avaliação médica, é a terapia cognitivo-comportamental, que é realizada através de sessões em grupos. Todas estas ações estão previstas em diretrizes do SUS e por isso os gestores municipais têm a obrigação de implantar as equipes que farão a abordagem e tratamento dos fumantes”, afirmou.
Para a referência técnica em Tabagismo da SRS-GV, Maria Aparecida Melo Martins, “o treinamento teve ampla adesão dos municípios, contando com participação de mais de 90 técnicos municipais, mesmo num momento pós-eleitoral, quando cerca de 30 municípios da região Leste terão novas administrações”, salientou.
Durante a capacitação, os temas apresentados foram: Implantação da abordagem na rede SUS e Influxos de Informações, Implantando o ambiente livre do tabaco, Entendendo o tabagismo como dependência, Dinâmica das crenças, Bases para a abordagem ao fumante, Deixando de fumar sem mistério, Apoio medicamentoso e fatores dificultadores para cessação de fumar, além da apresentação de experiências exitosas de municípios que já implementaram equipe de controle do tabagismo.
O médico do município de Itanhomi, Jota Macário Júnior, que ainda não tem equipe montada no controle do tabagismo, destacou a importância da capacitação. “O treinamento está sendo muito elucidativo na questão da abordagem e tratamento dos dependentes da nicotina. A partir de agora, iremos implantar o trabalho em Itanhomi, apoiando e orientando os fumantes a se verem livres do vício do cigarro”, comentou.
A capacitação teve também como palestrantes a referência técnica de Tabagismo da SRS-Divinópolis, Celma Tavares, a psicóloga da Semusa/Divinópolis, Regina Amália, e a médica do município de Dores do Indaiá, Neila Cristina.
Fonte: Agência Minas
Um dos mais famosos professores do Brasil, o Pachecão, virá a Cataguases no dia 26 de novembro, no Salão Social do Clube do Remo para ministrar a palestra “Sucesso a arte de realizar sonhos”.
Pachecão, mineiro de Laranjal, é engenheiro mecânico, com pós-graduação em gestão de negócios pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Gestão ambiental e desenvolvimento sustentável pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Suas palestras são sinônimos de alegria, criatividade e irreverência. Ele é o precursor do estilo “aula show”.
Na palestra Pachecão apresenta sua história de vida e como realizou seus mais inusitados sonhos como fazer novela na Rede Globo, gravar disco, ganhar dinheiro como professor, entre vários outros. São demonstrações de empreendedorismo e de estratégias para o desenvolvimento pessoal e social. O professor mostra a importância de criar ambientes favoráveis a inovação e como a mudança de comportamento e a criatividade são fatores preponderantes para a realização dos sonhos e a materialização da visão.
O evento promovido pela Escola Técnica de Formação Gerencial (ETFG) do Sebrae será gratuito. Os interessados devem retirar seu ingresso na Escola entre os dias 19 e 23 de novembro de 13h as 17h. A ETFG está localizada na Rua Otenílio Dias Cruz, s/n, bairro Bandeirantes.
Outras informações: 3421-1296
No início desta tarde (8) aconteceu uma reunião no Salão Nobre do Paço Municipal em Cataguases entre funcionários da Prefeitura e representantes do prefeito eleito. Foi o terceiro encontro informal dos grupos visando a transição de governo. Pela atual administração estavam presentes o Secretário Municipal de Administração, Jesusimar de Oliveira Dornelas, juntamente com um integrante de cada secretaria e, representando o prefeito eleito participaram o professor e ex-diretor do Sistema Multisom de Rádio Walter de Paula, Paulo Sérgio Ferreira de Souza (Paulete), o médico Alexandre Lacerda, o vereador eleito Fernando Pacheco, o advogado Sirley Garcia Cardoso, entre outros. A publicaçã de uma portaria a ser feita na próxima edição do jornal oficial do município "Cataguases", irá regulamentar o funcionamento da Comissão.
De acordo com Jesusimar estes três encontros tiveram como objetivo definir a forma da transição de governo. “Decidimos em conjunto que apenas duas pessoas vão compor a equipe de transição, visando uma melhor agilidade e praticidade dos trabalhos. Assim, pela atual administração a escolhida foi a funcionária de carreira da prefeitura, Elizabete Abrita Souza e, representando a equipe que vai assumir em 1º de janeiro, Walter de Paula”. Jesusimar disse ainda que estas duas pessoas terão à disposição representantes de cada secretaria para lhes auxiliar e, da mesma forma, o prefeito eleito poderá contar com a colaboração de outros profissionais para lhes dar suporte em determinadas áreas.
Walter de Paula foi um dos principais coordenadores da campanha vitoriosa de Cesinha Samor à prefeitura e, além de ser profissional experiente na área administrativa é dinâmico e tem perfil conciliador. Ele disse à reportagem do Site do Marcelo Lopes que as reuniões preliminares foram “tranquilas e proveitosas” e está otimista quanto à transição que agora se inicia. “Fomos muito bem recebidos pelo Jesusimar que, como sempre, prima pela cordialidade. Acredito que o trabalho deverá fluir muito bem e nossa previsão é concluí-lo em dezembro”, acrescentou. Walter, que está cotado para assumir a Secretaria de Administração do novo governo ou a Chefia de Gabinete, revelou ainda a preocupação do prefeito eleito com uma eventual enchente por ocasião da posse. “A gente não gostaria que isto acontecesse, porque poderá comprometer o nosso planejamento, mas estamos tentando nos preparar para saber agir, na hora certa, com eficiência na redução dos danos”, completou.