O Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) apresentou, nesta quarta (14), o Plano de Operação do Radar Meteorológico para o período chuvoso 2012-2013 no Auditório JK, na Cidade Administrativa de Minas Gerais. Um dos objetivos do encontro foi promover o cadastramento dos municípios mineiros para que recebam os alertas e avisos meteorológicos via SMS, além de e-mail. A previsão é que as mensagens comecem a ser enviadas em dezembro para os celulares cadastrados.
O Plano de Operação foi elaborado para garantir uma distribuição eficiente das informações geradas pelo radar meteorológico de Minas Gerais, instalado no município de Mateus Leme, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O equipamento, instalado em janeiro de 2012, foi adquirido pela Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) e é operado pelo Igam.
O trabalho envolve todas as prefeituras de Minas Gerais, além das Defesas Civis municipais e estadual, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Militar em ações coordenadas de prevenção e enfrentamento de situações de risco provocadas pelas chuvas. “As informações obtidas pelo radar serão interpretadas e enviadas quase que imediatamente por mensagens de texto, a qualquer hora do dia, para os aparelhos de telefone cadastrados, diminuindo o tempo de resposta diante das chuvas e sendo de importância fundamental para evitar situações de risco para a população”, afirma a diretora-geral do Igam, Cleide Pedrosa de Melo.
Segundo Cleide Pedrosa, na análise das informações sobre as chuvas são observados dados relativos à velocidade, direção do vento, previsão de raios, dentre outros, para garantir a previsão mais fiel possível. “Um aspecto observado, por exemplo, é o que ocorre dentro das nuvens, o que permite estimar a quantidade de chuva, seu deslocamento e quando ocorrerá, melhorando a previsão de curto prazo, o que permitirá evitar tragédias e prejuízos”, explica.
O radar de Mateus Leme tem um raio de ação de cerca de 200 km e inclui 324 municípios da Zona Metalúrgica, Campo das Vertentes, parte da Bacia do Rio Doce, Zona da Mata e Alto São Francisco. Segundo Cleide Pedrosa, serão adquiridos mais três radares que serão instalados nos municípios de Almenara, São Francisco e Três Marias e um quinto radar ficará na região do Triângulo Mineiro, garantindo a cobertura total do território mineiro. “Todos devem estar em operação até o final de 2013”, afirma.
Resposta rápida
O secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Adriano Magalhães, afirma que a rápida distribuição dos alertas, além da confiabilidade na informação meteorológica proporcionada pelo radar, garantirá a tomada de decisões com a urgência que as enchentes exigem. “O sucesso do trabalho depende de um trabalho coordenado de todos os envolvidos, especialmente das Defesas Civis Municiais que são a linha de frente no atendimento a situações de enchente”, reforça.
Magalhães destaca ainda outra medida do Governo de Minas que realizará um investimento de R$ 30 milhões no desassoreamento de rios e cursos d´agua em todo o Estado até 2013. “O trabalho será desenvolvido pela Ruralminas e as prefeituras devem procurar a instituição para solicitar intervenção nos pontos identificados”, explica. “Atualmente, já estão sendo executadas obras em cerca de 45 km de trechos de rios que estão com sua calha comprometida, o que pode provocar enchentes”, completa.
Segundo o secretário-executivo da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais, tenente-coronel, Fabiano Villas Boas, o plano de ação viabiliza a emissão de alertas para as comunidades em risco. “Aliado a outras ferramentas como o plano de contingência para chuvas intensas que cada município precisa elaborar para antecipar as chuvas e retirar a população com antecedência, se for necessário”, observa.
Fonte: Agência Minas
Agência Lusa
Brasília - O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu anunciou hoje (18) que Israel está preparado para “expandir significativamente” a sua operação contra os militantes do Hamas na Faixa de Gaza, no quinto dia desde o início da operação militar.
"O Exército está preparado para expandir significativamente a operação", disse Netanyahu no início da reunião semanal do gabinete. "Os soldados estão preparados para qualquer eventualidade", acrescentou.
O Exército israelense avançou com novos ataques esta manhã em Gaza, matando três crianças, apesar da intensificação dos esforços internacionais para uma trégua, em especial por parte do Egito.
Uma criança de 18 meses foi morta e os seus dois irmãos, com idades entre 4 e 5 anos, foram gravemente feridos no ataque desta manhã no centro da faixa de Gaza, de acordo com a informação do porta-voz dos serviços médicos de urgência do Hamas, Adham Abu Salmiya.
Durante a noite, duas crianças, com idades entre 1 e 3 anos foram mortas durante duas invasões a casas em Beit Lahiya e Beit Hanoun, perto da fronteira com Israel, segundo o porta-voz.
Esta é a mais importante operação israelense contra a Faixa de Gaza, controlada pelo Hamas desde a ofensiva de dezembro de 2008 - janeiro de 2009, que matou cerca de 1.400 palestinos com a finalidade de impedir o disparo de foguetes na direção de Israel.
Agência Brasil
Brasília – Perto de completar dez anos no Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Joaquim Barbosa assume a presidência da Corte na próxima quinta-feira (22). Em cerimônia para cerca de 2 mil convidados, Barbosa passará a ser o chefe do Judiciário nacional pelos próximos dois anos.
Já estão confirmadas as presenças da presidenta da República, Dilma Rousseff, e dos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara dos Deputados, Marco Maia. Entre centenas de autoridades, a lista de Barbosa também inclui convidados que não pertencem ao ambiente de poder de Brasília, como os atores Lázaro Ramos e Taís Araújo.
A cerimônia começará uma hora mais cedo que o usual – às 15h – e terá o mesmo esquema de segurança que vem sendo usado nas sessões de julgamento da Ação Penal 470. Após a execução do Hino Nacional, Barbosa deixa o posto de presidente em exercício, assumido a partir de amanhã, segunda-feira, 19, para ser empossado pelo decano da Corte, ministro Celso de Mello.
Já na função de presidente, Barbosa empossará Ricardo Lewandowski como vice. Ambos vêm trocando farpas durante o julgamento da Ação Penal 470 como relator e revisor, mas garantem que as divergências estão restritas ao processo e não chegam ao nível pessoal ou institucional.
Na etapa dos pronunciamentos oficiais, Barbosa surpreendeu ao escolher o ministro Luiz Fux para falar em nome da Corte. Os últimos quatro presidentes do STF – Ellen Gracie, Gilmar Mendes, Cezar Peluso e Carlos Ayres Britto - foram saudados pelo ministro Celso de Mello, mais antigo integrante do Tribunal desde a aposentadoria de Sepúlveda Pertence em 2007. Também foi Mello quem falou na despedida de Carlos Ayres Britto, na última quarta-feira (14).
Ainda estão previstos os pronunciamentos do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Ophir Cavalcante. Barbosa será o último a falar. O gabinete não divulgou o conteúdo do pronunciamento, mas garante que o ministro será breve.
O futuro presidente também inovou ao restringir a tradicional fase de cumprimentos no Salão Branco do STF apenas para os ministros do STF, parentes e algumas autoridades. Em geral, essa etapa é a mais longa da programação, com horas de duração e exaustão dos empossados, que permanecem de pé em uma área reservada do salão aguardando a saudação de todos os visitantes em fila.
O cerimonial do STF prevê que os cumprimentos gerais ocorram apenas durante festa que será oferecida no início da noite pelas três entidades de classe nacionais de juízes – Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) e Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra).
As entidades não divulgam o valor gasto com o evento, mas informam que a festa ocorrerá em um clube luxuoso de Brasília, com coquetel e som ambiente para recepção dos convidados.