A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Instituto Centro Cape, braço do Mãos de Minas, maior central de cooperativas de artesãos de Minas Gerais, ampliam programas de qualificação de micro e pequenas empresas no Estado. Em 2013, Minas Gerais ganhará três novos núcleos operacionais do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex), que serão instalados nas cidades de Muriaé, na Zona da Mata, São João del-Rei, na Região Central, e Teófilo Otoni, no Vale do Jequitinhonha.
O PEIEX é uma das ações estruturantes do Plano de Desenvolvimento Produtivo (PDP) do governo federal, e conta com apoio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), governos estaduais, federações de indústrias, entidades setoriais, universidades, centros tecnológicos e entidades empresariais. O programa tem como objetivo fomentar a inserção das empresas mineiras no mercado Internacional, incrementar a competitividade e promover a cultura exportadora nas empresas de micro, pequeno e médio porte.
Com a ampliação do programa no Estado, que já conta com outros seis pontos de atendimento, que já beneficiaram mais de 1.900 empresas, a expectativa é de que o fim da crise, em alguns anos, aponte cenário favorável para quem estiver pronto. Desde 2009, quando criou, com esse objetivo, o Peiex, a Apex-Brasil atendeu 10.500 candidatas a exportadoras de pequeno a médio porte, oferecendo consultoria gratuita de gestão, controles financeiros, processos eficientes de produção e formação de gente qualificada. A instituição tem 32 núcleos operacionais em 12 estados e no Distrito Federal.
Fonte e foto: Guia Muriaé, com informações do Estado de Minas.
Agência Brasil
Brasília – Após a passagem do Furacão Sandy pelo Haiti, o país vive as dificuldades da reconstrução, além de problemas causados pela contaminação da bactéria que causa o cólera. O Ministério da Saúde Pública do Haiti confirmou que 44 pessoas morreram no mês passado em decorrência da doença. Nos últimos cinco anos, a média de atendimento de vítimas de cólera no país foi 5 mil pacientes por mês.
As autoridades do Haiti acrescentaram que a epidemia da doença matou 7,6 mil pessoas e que 331 mil foram hospitalizadas. Segundo o Ministério da Saúde Pública do Haiti, o total de afetados representa 5% da população.
Para a médica Daniele Lantagne, contratada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para estudar a situação relativa à contaminação de cólera no Haiti, a doença no país tem relação com uma bactéria originária do Nepal. Inicialmente, a suspeita foi que a contaminação surgiu a partir do acampamento de soldados do Nepal que serviam na missão de paz no Haiti.
De acordo com pesquisadores, a epidemia de cólera no Haiti foi causada por dois tipos distintos de bactérias, uma delas do Nepal. Dos 10 milhões de habitantes do Haiti, apenas 2% têm acesso à água potável e as necessidades fisiológicas são feitas em locais expostos, como rios ou moradias próximas a descampados.
Agência Brasil
Brasília – O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) deste ano será aplicado a 587,3 mil alunos que estão concluindo o ensino superior. Nesta edição, 1.871 instituições de ensino superior inscreveram seus estudantes. Elas são responsáveis pelas inscrições no exame.
O estado com maior número de inscritos é São Paulo (160.197). Em seguida, vêm o Paraná (65.040), Minas Gerais (54.718), o Rio de Janeiro (51.580) e o Rio Grande do Sul (37.371). As informações foram divulgadas hoje (20) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
São considerados alunos concluintes aqueles que tenham expectativa de se formar até julho de 2013 ou que tenham cursado mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o período da inscrição. No Enade deste ano não haverá processo de amostragem.
Todos os estudantes que concluem a graduação são obrigados a fazer a prova para receber o diploma, já que o exame é um componente curricular da graduação. O exame é usado pelo Ministério da Educação para avaliar a qualidade de cursos e instituições de ensino públicas e particulares de todo o país.
Neste ano, serão avaliados os cursos de administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Os cursos superiores de tecnologia das áreas de gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais também serão avaliados.
A prova será realizada às 13 horas (hora de Brasília) de domingo (25). Para saber o local, o aluno pode consultar o sistema do Enade com o número do CPF. O resultado do Enade será divulgado até 25 de dezembro.
O chefe do Gabinete Militar do Governador e Coordenador Estadual de Defesa Civil, Coronel da Polícia Militar Luis Carlos Dias Martins, entregou, nesta terça-feira (20), no Palácio Tiradentes, a Medalha de Mérito da Defesa Civil. Este ano, foram agraciadas 39 personalidades e instituições. A outorga faz parte dos eventos comemorativos ao 49° aniversário do Gabinete Militar do Governador.
“Esta homenagem expressa o reconhecimento público pelo valoroso trabalho realizado, norteado pela coragem e perseverança, características necessárias para se atingir o ideal de uma Defesa Civil atuante, eficiente, respeitada e voltada para a segurança da população. Consciente dessa responsabilidade social, o Gabinete Militar do Governador, por meio da Defesa Civil Estadual, tem atuado com ações preventivas de socorro assistenciais e reconstrutivas em prol de uma sociedade mais segura e preparada”, disse o coronel Martins.
A Medalha de Mérito da Defesa Civil foi instituída para homenagear os prestadores de relevantes serviços à comunidade mineira em assuntos de Defesa Civil. O Gabinete Militar do Governador foi criado oficialmente em 1963 e tem a finalidade de planejar, coordenar e executar as atividades de segurança do governador, vice-governador e seus familiares, bem como realizar as ações de Defesa Civil no Estado de Minas Gerais.
Na próxima sexta-feira (23), será realizada a cerimônia comemorativa ao 49° aniversário do Gabinete Militar. Haverá a entrega da Medalha de Mérito Militar, do Prêmio Expressão Profissional, de Motorista Padrão, do Colaboradores Beneméritos e será feita homenagem aos militares e servidores civis recém-transferidos para a reserva ou aposentados.
Fonte: Agência Minas