(Reuters) - Um terremoto de magnitude preliminar de 4,9 graus atingiu Tóquio e região neste sábado, mas não houve nenhum alerta de tsunami, informou a Agência Meteorológica do Japão.
Alguns trens chegaram a parar, mas o serviço já voltou ao normal, segundo a TV pública NHK. Não houve também o registro de destruições.
O tremor teve uma profundidade de 80 quilômetros na província de Chiba, leste de Tóquio.
Agência Brasil
São Paulo – Os aeronautas podem entrar em greve em dezembro, informou hoje (23) o presidente do Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA), Gelson Fochesato. Além de ser surpreendido pela extinção da Webjet, anunciada nesta sexta-feira, o sindicato, que representa pilotos e comissário de bordo, reclama que as empresas aéreas não querem conceder reajuste à categoria.
“Vamos vai fazer greve, se for preciso, se a coisa continuar desse jeito", disse Fochesato. Sem reajuste e com demissões em massa, a categoria terá de tomar uma atitude. "E, se tivermos que fazer [greve], faremos antes do Natal”, disse Fochesato, em entrevista coletiva sobre o fim da Webjet, que resultará em 850 demissões.
Apesar da ameaça de paralisação, Fochesato afastou a possibilidade de greve no período das festas de fim de ano. “O sindicato não vai fazer greve no Natal, nem no Ano-Novo. Isso eu garanto à sociedade brasileira. Mas talvez a aviação pare bem antes do Natal”, admitiu. “As empresas aéreas estão sufocando os trabalhadores do setor. Vamos dar um basta nisso.”
Fochesato diz que falta de transparência no processo de fusão entre a Gol e Webjet, autorizado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) no dia 10 de outubro. A operação resultou no encerramento das atividades da Webjet. “Não foi um processo transparente, tranquilo, de negociação. Foi na madrugada que eles fizeram isso”, reclamou o sindicalista. Para ele, nunca houve intenção de fazer fusão. "Simplesmente assumiram os slots [autorizações de horário para pouso e decolagem em determinado aeroporto] da Webjet e demitiram todos os funcionários.”
O sindicalista teme que a diminuição do número de empresas no setor resulte em aumento no preço das passagens. “Quando ficarem somente duas empresas, elas vão impor o preço que bem entenderem”, disse. Para ele, o Cade deveria ter tido uma atuação mais firme no caso. “O responsável é o Cade, que nunca atuou para evitar esse tipo de coisa.”
De acordo com Fochesato, o SNA está em negociação com o Ministério do Trabalho e espera encontrar uma maneira de rever ter as demissões. Na próxima terça-feira (27), o sindicato participará de audiência no Senado.
No site da Webjet, a Gol informa que dará continuidade aos serviços de transporte aéreo e assistência a todos os clientes da empresa extinta. O atendimento aos clientes passará a ser feito nos balcões da Gol.
Minas Gerais tem investido cada vez mais em sua vocação empreendedora. Segundo o Sebrae, em 2010, as micro e pequenas empresas representaram 94,0% do total de firmas no Estado, 20% do PIB do e quase a totalidade dos empreendimentos em Minas Gerais (99,2%), somando aproximadamente 688,6 mil negócios, demonstrando a força do setor.
Uma parte importante destes pequenos empreendimentos é criada dentro de parques tecnológicos, como o BH Tec, espaço criado em Belo Horizonte para o desenvolvimento de empresas de tecnologia e inovação e que conta com o apoio do Governo de Minas.
No local, 16 empresas pesquisam e criam produtos e serviços. Uma delas desenvolveu um projeto que ajuda as prefeituras a monitorar a presença do mosquito da dengue nos municípios.
Os empreendedores vendem um pacote, que inclui um programa de computador para armazenar os dados, um telefone com aplicativo para transmitir as informações e uma armadilha para o mosquito, criada por um professor da Universidade Federal de Minas Gerais, que atrai a fêmea do Aedys Aegypt.
“Visitar todas as casas do município, às vezes, é muito difícil. O que fazemos é monitorar toda a área do município e onde há problemas nós direcionamos os trabalhos, justamente para otimizar os recursos que já existem”, destaca Cecília Toledo, uma das sete biólogas que ajudam as prefeituras a fazer o monitoramento do mosquito.
A iniciativa chamou a atenção de Bill Gates, presidente da Microsoft, e a ideia foi indicada para receber o prêmio Tech Museum Awards, no Vale do Silício, nos Estados Unidos.
Fonte: Agência Minas
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais divulgou nesta sexta-feira, 23, um Aviso Meteorológico com previsão de fortes chuvas no domingo, 25 e na segunda-feira, 26 de novembro. Veja a íntegra do Aviso:
"Devido a chegada de uma frente fria sobre o estado, há previsão de chuvas fortes acompanhadas de rajadas de vento e descargas atmosféricas com acumulados significativos para as regiões: TRIÂNGULO, OESTE, SUL, ZONA DA MATA, VALE DO RIO DOCE, CENTRAL( incluindo RMBH) entre os dias 25/11 (domingo) e 26/11 (segunda-feira)."