Uma carreta carregada de papelão tombou na madrugada deste domingo, 12 de agosto, na MG-133, em Rio Pomba (62 km de Cataguases). O motorista teria perdido o controle da direção quando se acidentou com o veículo. Ele não se feriu. {{banner-interno}}
O veículo e parte da carga ficaram caídos sobre a pista na altura do km 4, que teve que ser interditada. Entretanto, segundo a Polícia Militar Rodoviária, o trecho segue no sistema "pare e siga", e não há congestionamento no local.
Ainda de acordo com os militares, o caminhão estava previsto para ser destombado até o início da noite de domingo, mas não há previsão para a liberação total da pista. (Foto: PMR-Divulgação)
O Corpo de Bombeiros de Muriaé resgataram um cavalo após ele, a carroça e um carroceiro caírem dentro do Rio Muriaé. O acidente aconteceu neste sábado, 11 de agosto, na Rua José Amaro, no Bairro José Cirilo.
Segundo as informações preliminares apuradas pela corporação, o homem contou que tentava fazer uma manobra com a carroça quando a animal se assustou e correu em direção ao Rio Muriaé. {{banner-interno}}
O carroceiro conseguiu nadar e sair sozinho das águas, mas o cavalo ficou preso em uma peça da carroça. Os Bombeiros conseguiram soltá-lo do arreamento e usaram cordas para retirá-lo antes que ele afogasse.
Nem o homem nem o animal ficaram feridos, de acordo com os militares. (Fotos: Site Silvan Alves)
O Núcleo de Controle de Endemias divulgou na última quinta-feira, 09 de agosto, o resultado do terceiro Levantamento de Índices Rápidos do Aedes aegypti e Aedes albopictus (LIRAa) deste ano. O trabalho foi realizado entre os dias 30 de julho e o último dia três em Cataguases. De acordo com o resultado, o índice de infestação predial por Aedes aegypti na área urbana foi de 1,36%, o que deixa o município em estado de alerta já que o índice recomendado pelo Ministério da Saúde é inferior a 1%. A pesquisa foi feita em 1610 imóveis, com registro da presença de larvas em 22 deles. Em relação ao Aedes albopictus, foram registradas duas presenças, e o índice foi de 0,12%.
Os locais pesquisados que apresentaram os maiores índices de infestação foram as regiões da Estação Ferroviária (7,69%), do Bom Pastor (7,41%), da Praça Santa Rita (5,5%), do Pouso Alegre (4,48%), do Miguel (4%), da Vila Reis (3,87%), da Granjaria (3,28%), do São Vicente (3,12%). Também tiveram índice maior as áreas do Ibrahim (2,63%), da Pampulha (2,63%), do Sol Nascente (2%), da Taquara Preta (1,54%) e do Haidée (1,25%). As outras 36 zonas pesquisadas registraram índice negativo para o mosquito.{{banner-interno}}
O coordenador do Núcleo de Controle de Endemias, Cosme Alves, disse que a população precisa auxiliar na eliminação dos focos para que o índice de infestação predial seja reduzido na próxima avaliação, que vai ser realizada em outubro. "Nossa equipe vai intensificar as ações de combate aos focos do mosquito e continuar promovendo palestras educativas, mas para que o trabalho apresente melhores resultados, é necessário que a população também faça sua parte. Por isso o cidadão deve redobrar a atenção dentro de casa. Lembramos que 80% dos focos são encontrados nas residências, e, por isso, é fundamental que não haja descarte de materiais que possam acumular água nas áreas externas e nas vias públicas. Essas atitudes são primordiais para evitar a formação dos criadouros dos mosquitos", disse.
Na área rural, o Levantamento de Índice Amostral (LIA) apontou infestação predial de Aedes aegypti de 0,49%. Os agentes de endemias pesquisaram 1014 imóveis e registraram a presença de larvas em cinco deles. Cataguarino apresentou um índice de infestação de 1,24%, enquanto Sereno apresentou 1,20% como resultado. Aracati, Vista Alegre, região do Idaic, Vivenda Dalila, Fazenda Vitória, Lajinha, Glória e Ponte Alta registaram índice negativo. Em relação ao Aedes albopictus, o índice foi de 0,49%.
O LIRAa e o LIA são metodologias de trabalho que ajudam a mapear os locais com altos índices de infestação do mosquito Aedes aegypti e a identificar os criadouros predominantes. O índice é considerado satisfatório quando fica abaixo de 1, situação de alerta quando está no intervalo entre 1 e 3,9 e risco de surto quando é igual ou superior a 4.
Um rapaz de 18 anos de idade foi atingido por dois disparos de arma de fogo na noite desta sexta-feira, 10 de agosto, em São João Nempomuceno (58 km de Cataguases). O jovem foi levado ao Hospital local, onde está internado e não há informações sobre o seu estado de saúde. {{banner-interno}}
Segundo informou o Site Repórter Kadu Fontana, o rapaz foi alvejado na região lombar e em uma das pernas e a suspeita é de que o crime tenha a participação de duas pessoas que já foram identificadas mas ainda não localizadas.
O motivo da tentativa de homicídio seria acerto de contas por causa de envolvimento com o tráfico de drogas. Esta hipótese tornou-se a mais forte porque tanto a vítima quanto os suspeitos têm passagens na polícia por este tipo de crime, revelou a PM, que fez buscas na cidade para prender os envolvidos, mas não obteve êxito. O caso será investigado pela Polícia Civil. (Foto: reprodução da internet)
A Comissão Permanente de Vestibular do CEFET-MG (Copeve) divulgou o edital do processo seletivo para o Ensino Técnico 2019. As inscrições estarão abertas, pela internet, entre os dias 13 de agosto e 14 de outubro.
Serão ofertadas 2.364 vagas para os cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio em todos os campi do CEFET-MG, nas modalidades integrada (para candidatos que concluíram o Ensino Fundamental), concomitância externa (candidatos que estão regularmente matriculados na segunda ou terceira série do Ensino Médio em outra instituição) e subsequente (candidatos que concluíram o Ensino Médio).
O processo seletivo conta com vagas reservadas para estudantes de escolas públicas, pessoas com renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo per capita, negros (pretos ou pardos), indígenas e pessoas com deficiência. A prova será realizada no dia 2 de dezembro.
Taxa de inscriçãoPara se inscrever no processo seletivo, os candidatos devem pagar uma taxa de R$ 80. Pessoas que, em função de sua condição socioeconômica, não possam arcar com o pagamento da taxa de inscrição podem solicitar sua isenção. Neste caso, o candidato deve se inscrever para o Programa de Isenção, entre os dias 13 e 26 de agosto.
LivroCandidatos aos cursos na modalidade integrada serão cobrados, na prova de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, questões sobre a obra "OpisanieSwiata", de Verônica Stigger.
Processo Seletivo Ensino Técnico 2019Edital: http://www.vestibular.cefetmg.br/Inscrições: 13 de agosto a 14 de outubroSolicitação da isenção da taxa de inscrição: 13 a 26 de agostoProva: 2 de dezembroResultado preliminar: 10 de dezembro