Agência Brasil
Brasília – O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, não deve comparecer à Cúpula dos Chefes de Estado do Mercosul. Informações preliminares, dão conta de que ele não virá para a reunião, porque resolveu estender sua estada em Havana, capital de Cuba, onde faz tratamento de combate ao câncer. Desde o ano passado, Chávez luta contra a reincidência de um câncer na região pélvica.
O ministro das Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, confirmou que estará em Brasília amanhã (7) para a cúpula. A previsão, segundo diplomatas, é de que Maduro chegue hoje à noite à capital. Nas reuniões de chanceleres e ministros da Economia que acontece hoje (6) a delegação venezuelana é chefiada pelo embaixador da Venezuela no Brasil, Maximilien Sánchez Arveláiz.
A presença de Chávez em Brasília era aguardada pelas autoridades pois trata-se da primeira reunião de chefes de Estado do Mercosul, desde a oficialização do ingresso da Venezuela no bloco, que aconteceu em julho.
Confirmaram presença na cúpula, além da presidenta Dilma Rousseff, os presidentes Cristina Kirchner, da Argentina; José Pepe Mujica, do Uruguai; Rafael Correa, do Equador; Evo Morales, da Bolívia; Donald Ramotar, da Guiana e Desi Bouterse, do Suriname.
Na semana passada, Chávez viajou para Havana para um tratamento completar de combate ao câncer e sessões de fisioterapia. Desde que viajou, não houve informações sobre seu estado de saúde, nem sobre o andamento do tratamento.
Agência Brasil
Brasília – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começará a pagar os benefícios referentes a 2013 no dia 25 de janeiro, segundo calendário divulgado hoje (6). Nessa data, serão depositados os benefícios do mês de janeiro de 2013 a quem recebe até um salário mínimo (R$ 622) e cujo número de inscrição no INSS termina em 1, excluído o dígito. Os depósitos seguem até o dia 7 de fevereiro para os demais beneficiários nessa mesma faixa.
Os segurados que recebem mais de um salário mínimo e com número de inscrição entre 1 e 6 começarão a receber o benefício de janeiro a partir de 1º de fevereiro. Para consultar a data exata do pagamento, acesse o calendário na internet
As datas de pagamento também podem consultadas por meio da Central 135 da Previdência.
As agências da Previdência e as unidades de atendimento do INSS já estão cientes do novo calendário, assim como os bancos responsáveis pelo pagamento dos benefícios.
O governador de Minas Gerais, Antonio Anastasia, decretou luto oficial pela morte do arquiteto Oscar Niemeyer, ocorrida hoje (05/12) à noite, no Rio de Janeiro. Em nota, o governador lamentou o falecimento de um dos mais geniais arquitetos do mundo, que deixa em Minas obras de grande importância, como o complexo da Pampulha e, mais recentemente, a Cidade Administrativa, sede do governo mineiro.
“Por oito décadas o gênio de Oscar Niemeyer se pôs a trabalho da arquitetura mundial. De sua pena e seu traço surgiram maravilhas que encantam o mundo. Minas Gerais teve a felicidade de abrigar importante acervo arquitetônico assinado pelo espírito inovador desse grande arquiteto, cuja obra, como ultrapassou fronteiras, certamente, transporá o tempo. O mundo perde um grande pensador, mas suas ideias e ideais permanecerão", afirmou o governador.
"A história profissional de Oscar Niemeyer está ligada a Minas Gerais. Aqui ganharam vida obras que se tornaram verdadeiros monumentos reverenciados por todos que nos visitam. Entre eles, se destacam o conjunto da Pampulha, projetado nos anos 1940 – onde pontuam a Igrejinha de São "Francisco e a Casa do Baile", acrescentou Anastasia.
"Seu último trabalho em Minas, realizado seis décadas após o primeiro, foi a Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, inaugurada em março de 2010 e concebida para abrigar os órgãos da administração direta do Estado. Tem o arrojo a mostrar que a juventude não tem idade”, destacou o governador.
Fonte: Agência Minas
Dezembro é mês de Teatro na Casa de Cultura Simão com os espetáculos de encerramento da Oficina de Formação de Atores. Um dos grandes atrativos da Programação de Eventos, o curso (inteiramente gratuito) forma sua segunda turma, atendendo professores e estudantes com idade mínima de 14 anos, atuantes na rede pública e privada de ensino em Cataguases.
Assim como no ano passado, serão duas peças que prometem contagiar o público. E os coordenadores, Marco Andrade e Roberta Rodrigues, já ajustam os detalhes finais para as apresentações que ocorrem nos dias 8 e 13/12. Os textos encenados em 2012 serão a comédia O Santo e a Porca, de autoria do dramaturgo, poeta e romancista paraibano, Ariano Suassuna (em uma livre adaptação homônima da diretora Roberta Rodrigues), além de O Cão e Fúria, assinado por Marco Andrade e que vem sendo trabalhado com a turma dirigida pelo próprio autor.
Conhecido do grande público, O Santo e a Porca estará em cartaz no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva, às 20h de sábado (8 de dezembro). O texto retrata sagrado e profano nas entrelinhas da devoção religiosa existente no nordeste do Brasil. Tudo isso traduzido no casamento da filha de um avarento. O "santo", uma referência a Santo Antônio e, a "porca", um cofrinho – símbolo do acúmulo de dinheiro e tão protetor quanto o santo (Deus). Elenco: Adrielly Amorim, Alexsander Rocha, Carolina Abritta, Ícaro Furtado, Jhone Duarte, Larissa Barcaro, Lavínia Guimaraes, Luna Furforo, Nayellen Benevenuto, Sávio Rocha, Vanessa Peres e Victoria Aguiar. Entrada Gratuita com Vagas Limitadas.
Já O Cão é a Fúria – que acontece na quinta-feira, 13 de dezembro, também às 20h – é uma junção de pequenos monólogos. O espetáculo fala da condição humana de encontrar o amor na busca pela felicidade. O amor como tônica e ineficaz experiência de compreensão, perdas e desencontros que a alma traduz ao se reinventar e encontrar outra. Elenco: Carlos Henrique Coelho, Daniel Santiago, Fabiana Andrade, Igor da Silva Fernandes, Isis Caroline de Oliveira, Janaina de Souza, Juliana Pacífico, Leandro Bittencourt, Leandro Guimarães, Letícia Mendes, Pâmela Félix, Paulo Roberto Lopes, Robson Machado, Rosália de Fátima e Samantha Oliveira.
Todos os espetáculos têm classificação livre para todas as idades. A entrada é gratuita, porém, com vagas limitadas. Os ingressos serão distribuídos nos portões da Casa Simão, 30 minutos antes do início do espetáculo.
A Programação de Eventos 2012/2013 da Casa de Cultura Simão tem o incentivo da Lei Estadual do Governo de Minas e patrocínio da Bauminas e Hidroazul. Apoio: Fundação Simão José Silva, presidida por Andreia Barbosa Silva. O Projeto conta com Rodney Rocha na produção executiva. Ana Paula Mendonça na Assistência de Produção e Tarcísio Vória na Assessoria de Comunicação.