O governador Antonio Anastasia compareceu, nesta sexta-feira (07), ao velório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Rio de Janeiro. Durante entrevista, o governador lembrou o grande legado deixado por Niemeyer em Minas, especialmente em Belo Horizonte, onde o arquiteto deixou obras reconhecidas internacionalmente, como o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, construído por Juscelino Kubitscheck na década de 1940.
“Estou aqui, em nome de todos os 20 milhões de mineiros, para prestar um tributo, uma homenagem, ao grande gênio Oscar Niemeyer, para lembrar que ele foi muito associado a Minas Gerais, especialmente a Belo Horizonte. Lá está, talvez, a sua primeira obra internacionalmente reconhecida, que é a nossa tão conhecida Igreja da Pampulha”, afirmou.
Ao lado do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e de Maristela Kubitscheck, filha do ex-presidente Juscelino Kubitscheck, Anastasia destacou uma das últimas grandes obras de Niemeyer inaugurada em 2010, a Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, sede do Governo de Minas.
O governador de Minas também ressaltou, além das obras arquitetônicas de Niemeyer, a vida dedicada ao interesse público.
“Além de tantas e tantas obras, é sempre bom lembrar a imagem de Oscar Niemeyer ao longo de toda a sua vida – uma longa vida, mas uma vida ávida, dedicada ao interesse público, à ciência, à arquitetura; ele foi, sobretudo, um ser humano querido por todos. Então, fica aqui o respeito, a homenagem e, sempre, a memória do povo de Minas Gerais ao grande Oscar Niemeyer”, declarou o governador.
O arquiteto carioca Oscar Niemeyer morreu na noite da última quarta-feira (05), aos 104 anos.
Agência Brasil
Brasília – Mais da metade dos alunos recém-formados em medicina no estado de São Paulo foram reprovados no exame do Conselho Regional de Medicina (Cremesp). A prova foi realizada em novembro deste ano e é obrigatória a todos os formandos do estado.
Dos 2.411 participantes, 54,5% acertaram menos de 60% da prova, ou seja, menos de 71 das 120 questões. O exame contou com a presença de 2.525 estudantes das 28 escolas médicas paulistas que funcionam há mais de seis anos. Desses, 114 tiveram suas provas invalidadas.
Ao todo, 2.943 recém-formados se inscreveram na avaliação. Desses, 71 (2,5%) não compareceram. Dos 2.872 presentes, 119 (4,2 %) tiveram as provas invalidadas (114 de São Paulo e cinco de outros estados), sendo que 86 boicotaram o exame, assinalando a letra “b” em todas as questões, e 33 apresentaram outros padrões de respostas consideradas pelo Cremesp como inconsistentes.
Compareceram à prova recém-formados de 51 cursos de medicina de outros estados (347, do total de 2.872 presentes) que irão se registrar no Cremesp e atuar em São Paulo.
O exame contou com 120 questões objetivas de múltipla escolha que abrangem problemas comuns da prática médica, de diagnóstico, tratamento e outras situações, em nove áreas básicas: clínica médica, clínica cirúrgica, pediatria, ginecologia, obstetrícia, saúde mental, epidemiologia, ciências básicas e bioética.
(Reuters) - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, fez um retorno teatral ao país nesta sexta-feira, após ter passado por tratamento médico relacionado a um câncer em Cuba, e brincou com autoridades no aeroporto, em sua primeira aparição pública em três semanas.
"Estou feliz em estar de volta novamente, feliz e empolgado", disse Chávez ao cumprimentar ministros de forma efusiva e alegre, perguntando "Onde é a festa?"
O líder socialista, de 58 anos, foi submetido a três cirurgias contra o câncer desde 2011 e voltou a Havana dez dias atrás para receber "oxigenação hiperbárica" -- um tratamento normalmente usado para aliviar a deterioração dos ossos causada pela radioterapia.
Contudo, cresceram as especulações de que ele poderia ter sofrido uma recaída.
Chávez declarou-se "completamente curado" da doença este ano e conquistou a reeleição de forma confortável em outubro.
Em meio aos rumores, autoridades afirmaram que a viagem mais recente a Cuba era apenas uma consulta de acompanhamento já marcada para avaliar o tratamento de radioterapia ao qual foi submetido no primeiro semestre.
Apoiadores comemoram a volta do presidente que lidera o país desde 1998. Chávez vestia uma roupa esportiva colorida e estava acompanhado de familiares e assessores, incluindo o vice-presidente, Nicolás Maduro.
"SIIIIMMMM!!!!", escreveu no Twitter Eva Golinger, uma advogada ligada ao governo Chávez.
"Chávez está de volta e desbancou todos os caluniadores, necrófilos, fofoqueiros e agourentos. Bem-vindo comandante."
O jornal do Partido Comunista cubano mostrou nesta sexta-feira o presidente de Cuba, Raúl Castro, despedindo-se de Chávez no aeroporto de Havana.
Com o retorno, Chávez tem uma semana para fazer campanha antes das eleições estaduais de 16 de dezembro, nas quais o Partido Socialista, de situação, espera tirar proveito da reeleição do presidente para recuperar das mãos da oposição alguns governos.
A oposição, no entanto, espera que o descontentamento com questões como criminalidade, cortes de energia e corrupção garantam a manutenção dos sete Estados que eles governam entre os 23 da Venezuela.
Chávez era aguardado para reunião de cúpula do Mercosul em Brasília nesta sexta-feira, mas a viagem foi cancelada.
Prefeitos eleitos da Zona da Mata estiveram em Muriaé, para participarem do 1º Seminário Eficiência na Gestão Pública Municipal. O evento aconteceu nesta quarta-feira (5), na sede da Consulplan, a maior organizadora privada de concursos públicos do Brasil. Participaram representantes de mais de 50 cidades da Zona da Mata, dentre elas Juiz de Fora, Viçosa, Manhumirim, Barão de Monte Alto, Visconde do Rio Branco, Miradouro, Fervedouro, entre outros. O evento também reuniu as associações e consórcios de municípios, representantes da Fundação Getúlio Vargas e do Fundo Nacional da Saúde, do Ministério da Saúde.
Com o tema “O desafio dos prefeitos eleitos para a administração 2013-2016”, o seminário promoveu debates a respeito da excelência na gestão pública municipal. O encontro ainda proporcionou a realização de balcões de negócios com futuros fornecedores de produtos e serviços às prefeituras da Zona da Mata.
Segundo o diretor-presidente da Consulplan e consultor Técnico da Fundação Getúlio Vargas, Elder José Dala Paula Abreu, uma das prioridades deste evento, foi reunir os prefeitos e lideranças e mostrar que a Zona da Mata pode voltar a ser uma expressão no estado e até no Brasil. “A Consulplan quer ajudar os gestores na preparação para a administração das cidades, objetivando, a médio e longo prazo, o desenvolvimento da Zona da Mata mineira”, disse. Ele também ministrou uma palestra sobre formação e gestão de pessoal visando orientar os futuros prefeitos sobre as portas de entrada de pessoal na Prefeitura, feitas através das nomeações e cargos comissionados, por aprovações em concursos públicos ou por contratações temporárias.
Nei Amorim dos Santos, do Fundo Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde, foi quem abriu o ciclo de palestras. Ele abordou o tema “Conquistas de Recursos para os Municípios” e outras duas palestras foram ministradas. Uma pelo analista de Controle Interno do Tribunal de Contas de Minas Gerais, Antônio José Rodrigues, que esclareceu pontos estratégicos sobre planejamento de gestão; e a prefeita de São João Nepomuceno, a médica Edmea Moreira Machado, que está há oito anos à frente do executivo daquele município. Edmea deu um “testemunho” de sua gestão, explicando sobre a definição de prioridades coletivas.
O EVENTO - O Seminário foi organizado pela Consulplan e pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (Idecan), especializado em concursos públicos para prefeituras e câmaras municipais, com o apoio do Instituto de Pesquisa Plurimus, especializado em definir cenários e apresentar diagnósticos em várias áreas, e a Tipográfica, uma das maiores empresas gráficas do Brasil, especializada em produção de material sigiloso para concursos e avaliações educacionais.
Fonte e foto: Jornal A Notícia
Acontece amanhã, sábado, 8, a partir de meia noite, no Clube do Remo, a já tradicional festa eletrônica “Remo 40 graus”, um dos mais concorridos eventos da região. A promoção é da equipe ZuandoemKtá em parceria com o Clube do Remo, e a previsão é de casa lotada, repetindo o sucesso do ano passado.
Para animar o público vão se revezar nas pick-ups quatro renomados DJs: Léo Peres, Ligierinho, Victor Lavorato e Cleverson Pacheco, que vão apresentar seus estilos e um set list bem variado. O melhor do funk está garantido, asseguram os organizadores.
Outra atração será a presença da melhor equipe de som da região, a X-Box Auto Sound, que vai mostrar seus melhores carros adaptados. A festa será realizada na quadra do clube e os ingressos já podem ser adquiridos. Gente bonita, animação, som e alegria,se unem na Remo 40 Graus.