A Prefeitura de Ubá, através da Divisão de Esportes (Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Ubá – APAE Ubá - realizaram nos dias 4 e 5 de Dezembro, a etapa municipal dos Jogos Paralímpicos Ubaenses, dentro da programação dos Jogos Estudantis Ubaenses, JEUS.
Os Jogos aconteceram na sede da APAE Rural e na sede da Associação Atlética Banco do Brasil, de Ubá, AABB.
A competição selecionou alunos da APAE que estão aptos para participar dos Jogos Estudantis Mineiros, na etapa estadual a ser realizada em 2013 nas modalidades de atletismo, com corrida de 100 e 200 metros e arremesso de peso.
Mais de 100 competidores disputaram as provas, coordenadas pela Divisão de Esportes da Prefeitura juntamente com os instrutores do programa Segundo Tempo, que também funciona na APAE Rural. Ao final, os vencedores receberam medalhas pelas posições que conquistaram.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU
Foi aberto nesta segunda-feira, 10, em Cataguases o 2º Seminário de Defesa Civil de Cataguases, que acontece no auditório da Policlínica Municipal, no centro da cidade. Participam do evento representantes da Defesa Civil de diversos municípios da Zona da Mata. Durante o Seminário, que será concluído na tarde de terça-feira, 11, serão abordados diversos temas referentes à prevenção neste período de chuva e ações que devem ser adotadas em caso de enchentes, desmoronamentos de encostas e desabamento de casas, além socorro às vítimas.
Estão presentes também no evento o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, o coordenador municipal da Defesa Civil em Cataguases, Carlos Pires Júnior, o Tenente Coronel Fabiano, representante do Coordenador Geral da Defesa Civil de Minas Gerais, Coronel Luis Carlos Martins, o comandante da Policia Militar em Cataguases, Major Clóvis Pimenta, o prefeito eleito de Cataguases, José Cesar Samor, o presidente da Energisa Minas Gerais, Gabriel Alves Pereira Júnior e o representante da Câmara Municipal de Cataguases, vereador José Hermaty da Veiga, o Canecão.
“O evento tem o objetivo de preparar, mesmo que de forma mais básica, os futuros coordenadores municipais de defesa civil, indicados pelos novos prefeitos”, afirmou o Tenente Coronel Fabiano (foto à direita), em seu pronunciamento na abertura do Seminário. Ele também explicou que durante este ano, a Defesa Civil, nas três esferas de governo, passou por diversas mudanças de legislação, documentação, além de um grande processo de informatização. “A partir de 2013, todo o país vai usar um novo sistema de gestão de desastres. Tudo será digitalizado e é importante que mesmo os coordenadores que vão permanecer nos cargos participem dos seminários para aprender a lidar com a nova tecnologia”, frisou.
Carlos Pires (à esquerda), ao abrir o seminário lembrou que Cataguases foi homenageada pela Defesa Civil de Minas por causa de seu plano de contingência e pelas ações desenvolvidas durante o período de enchente no início de 2012. “Nosso objetivo é trabalhar para minimizar – se não eliminar – os problemas decorrentes da ação da natureza. Estamos preparados para agir e realizar o máximo que pudermos nos casos mais graves e urgentes”, explicou.
Técnicos do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e da iniciativa privada participarão de treinamento sobre Emergência Sanitária em Avicultura, no período de 11 a 20 de dezembro, em Uberlândia. No total, 67 médicos veterinários serão capacitados para atuarem diante de possíveis focos de doença de Newcastle, Influenza Aviária, além de outras enfermidades listadas na Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).
Exclusivamente do IMA, serão 42 veterinários capacitados, entre eles, os que compõem o Grupo de Atenção Veterinária Especial em Avicultura (Gavea) e os profissionais lotados nas coordenadorias regionais com maior concentração de granjas avícolas no Estado: Bambuí, Juiz de Fora, Oliveira, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa, regiões que representam 90% das granjas em Minas.
A parceria de um órgão oficial de defesa sanitária animal e vegetal como o IMA em Minas, juntamente com o apoio da iniciativa privada na realização deste treinamento é um importante ponto para a classificação do estado no Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).
O diretor-geral do IMA, Altino Rodrigues Neto, destaca que será um dos maiores treinamentos na área, com a oportunidade de melhorar a qualidade técnica e proporcionar consequentemente, mais segurança aos consumidores. “Inclui todos os setores e visa garantir a prevenção, bem como a eficácia da atuação dos serviços oficiais e empresas, no caso da adoção de medidas emergenciais”, explica.
Sanidade Avícola
A atuação do IMA no Programa Nacional de Sanidade Avícola se dá na execução das atividades de cadastro, registro e vistoria de granjas, fiscalização do trânsito intermunicipal e interestadual, bem como no atendimento à suspeitas de doenças de notificação obrigatória. Além disso, o IMA atua no cadastro de estabelecimentos que comercializam aves vivas e no cadastro de outras explorações avícolas. Atualmente, 2.562 granjas comerciais mineiras são cadastradas no Instituto.
Fonte e foto: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília – O presidente de Cuba, Raúl Castro, recebeu hoje (10) o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, que chegou a Havana para se submeter a uma cirurgia. Diagnosticado com câncer, Chávez fará uma cirurgia para a retirada de um tumor na região pélvica. Imagens do encontro foram divulgadas e, nelas, venezuelano aparece cumprimentando o cubano e vestindo um agasalho esportivo azul e branco.
Não há detalhes sobre a cirurgia nem sobre o período em que Chávez ficará em Cuba. Mas, antes de deixar a Venezuela, o presidente pediu que a população se prepare para sua ausência. No entanto, disse estar confiante de que superará a doença.
Anteontem (8) Chávez anunciou, em cadeia nacional de televisão, que fará mais uma cirurgia, na mesma região em que já foi operado, a área pélvica. No discurso, ele indicou que pode se ver obrigado a abandonar a Presidência da República da Venezuela. Mas apelou para que apoiem o atual vice-presidente, Nicolás Maduro, que considera a pessoa ideal para o cargo.
Reeleito, Chávez tem a posse marcada para o próximo dia 10. Se ele tiver que abandonar o cargo, mesmo após assumi-lo, novas eleições presidenciais terão que ser convocadas. Maduro só pode ser presidente se vencer nas urnas.
Ex-motorista de ônibus e líder sindical, Maduro desempenha dupla função no governo – a de vice-presidente, indicado por Chávez, e a de ministro das Relações Exteriores da Venezuela. Ele acompanha o presidente há seis anos.
*Com informações da agência estatal de notícias de Cuba, Prensa Latina
Agência Brasil
Brasília – O número de denúncias de violações de direitos humanos, feitas por meio do Disque 100, alcançou 155.336 de janeiro a novembro deste ano. Os registros representam aumento de 77% em relação ao mesmo período de 2011, quando foram registradas 87.764 denúncias. Ao todo, considerando também as ligações com pedidos de orientações e de informações, foram feitos, de janeiro a novembro de 2012, 234.839 atendimentos.
Os dados foram divulgados hoje (10) pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, responsável pelo serviço, para marcar o Dia Internacional dos Direitos Humanos.
Para a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário, o aumento nos números ocorreu porque a população percebeu que o serviço é confiável. "Se a população não percebesse que há resultados e que a rede de acolhimento e de encaminhamento está melhorando, não continuaria denunciando por meio do serviço", disse.
Ela destacou, no entanto, que o incremento não significa, necessariamente, aumento dos casos de violência no país, mas indica que as violações de direitos humanos "não ficam mais invisíveis". "Isso comprova que o Brasil se importa e que qualquer pessoa que sofra uma situação desse tipo sabe que não é justo e que ela pode denunciar", acrescentou.
A ministra ressaltou que as denúncias são importantes porque as vítimas precisam de atendimento e porque elas contribuem para que os agressores não fiquem impunes. Maria do Rosário enfatizou que nenhuma denúncia fica "esquecida no sistema" e que todas são encaminhadas a autoridades locais da rede de assistência, como conselhos tutelares – no caso de violações contra crianças, ministérios públicos e órgãos de segurança pública.
Desde maio de 2003, quando o serviço passou a ser operacionalizado pelo governo federal, o Disque 100 recebeu e encaminhou 396.693 denúncias em todo o país.