Duas animadíssimas festas de final de ano movimentaram o CAT Rodrigo Lanna no domingo e na noite desta segunda-feira, 10. A festa de Natal do Clube CAT movimentou o domingo daquele centro de lazer. Funcionários e seus familiares, além de associados viveram um dia de muita diversão, alegria e descontração, à beira da piscina com uma excelente música ao vivo, pula-pula e tobogã para as crianças, shows com palhaços e até distribuição de sorvetes. Para Léllis Dutra, gerente da Associação Comercial e Industrial de Cataguases, que administra o CAT, o evento foi um dos melhores já realizados. “Este ano todos que vieram participar estavam muito animados e aproveitaram as atrações”, comentou.
Na noite de segunda-feira, 11, o mesmo CAT Rodrigo Lanna recebeu todos os funcionários e diretoria da Associação Comercial e Industrial de Cataguases – ACIC, Sebrae e Escola Técnica de Formação Gerencial – ETFG, em sua confraternização de final de ano. Para o presidente da entidade, Ricardo Mattos, o evento é importante para promover a “integração e unir a equipe”. Ele fez uma avaliação positiva das ações da ACIC em 2012. “Fizemos um trabalho voltado para o fortalecimento das empresas e de treinamento profissional. Já a ETFG também inovou e, apesar de já ter se consolidado como uma escola profissionalizante de alto nível, está comprometida com o aperfeiçoamento contínuo o que garante sua qualidade educacional e, finalmente, a agência do SEBRAE em Cataguases expandiu suas ações e está cada vez mais envolvido também nos projetos da área cultural”, analisou Ricardo.
Veja as fotos dos dois eventos na galeria abaixo. Para ampliar, basta clicar sobre a foto.
O Juiz Eleitoral Substituto Ronaldo Souza Borges, da 79ª Zona Eleitoral, aprovou com ressalvas a prestação de contas do candidato José César Samor, prefeito eleito de Cataguases em sentença divulgada agora a pouco pelo Cartório Eleitoral da Comarca. As contas haviam sido reprovadas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) na última sexta-feira, 7 de dezembro, e havia a expectativa de que o juiz seguisse a orientação do MPE.
Na sentença, o juiz Ronaldo Borges revela que após “análise final, foram constatadas duas impropriedades e uma irregularidade na prestação de contas do(a) candidato(a). As impropriedades: erros materiais quanto à data de realização de gastos discriminados no Relatório de Despesas Efetuadas e no Demonstrativo de Despesas Pagas Após a Eleição. A irregularidade: a emissão de recibo eleitoral em data subsequente à doação”.
O magistrado explica que “a aprovação de contas com ressalvas não está expressa na lei eleitoral (...), porém, “vem-se optando pela aprovação com ressalvas sempre que as contas prestadas pelos partidos, comitês e candidatos não estiverem inteiramente regulares, mas também não ostentarem falhas muito graves, ou seja, quando os erros detectados forem de pequena monta ou estejam justificados.
É o caso dos autos”, destaca o Juiz Eleitoral que explica: “entendo que as impropriedades/irregularidades encontradas nas contas de campanha do candidato não sustentam uma reprovação.”
“É certo que foram constatadas duas impropriedades e uma irregularidade na prestação de contas do candidato.” (...) “São valores de pequena monta ante o contexto geral de receitas e despesas da campanha, não dando ensejo, ao meu juízo, à grave sanção de reprovação de contas.” E completa Ronaldo Borges:
“Em resumo: não havendo prova de dolo ou má-fé do candidato, as impropriedades/irregularidades – consideradas em seu conjunto – não são aptas, ao meu juízo, à reprovação das contas, notadamente em face do princípio da proporcionalidade.”
Em seguida dá o seu veredito: “Ante o exposto, nos termos das normas estabelecidas pela Lei n. 9.504, de 1997, regulamentada pela Resolução TSE 23.376/2012, APROVO, com as ressalvas devidas, as contas prestadas pelo(a) candidato(a) José César Samor, eis que verificada(s) falha(s) que não compromete(m) substancialmente sua regularidade.”
(Reuters) - A primeira-ministra alemã, Angela Merkel, disse nesta terça-feira que está confiante de que o povo italiano escolherá continuar no caminho da reforma estabelecido pelo premiê tecnocrata que está de saída, Mario Monti, nas próximas eleições.
"Eu apoio as reformas iniciadas pelo governo de Mario Monti, que fizeram com que investidores financeiros recobrassem alguma confiança na Itália, então estou certa que o povo italiano irá votar desta forma, para que a Itália permaneça no caminho correto", afirmou Merkel em uma entrevista coletiva.
As ações europeias e mercados de bônus foram abalados pelas preocupações de que o ex-premiê Silvio Berlusconi poderia retornar ao poder no país, com as eleições do ano que vem, e enfraquecer os esforços para reformar as finanças do Estado italiano.
Agência Brasil
Brasília – A crise econômica internacional deixou 13 milhões de mulheres sem emprego, segundo o relatório Tendências Mundiais de Emprego das Mulheres 2012, divulgado hoje (11) pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Devido à crise, há cerca de 29 milhões de pessoas desempregadas no mundo e estima-se que outras 2,5 milhões deverão entrar nessa situação em 2013.
A OIT identificou que a taxa de desemprego entre as mulheres era 0,7 ponto percentual maior que a dos homens, depois de 2009, ano da crise: 6,4% das mulheres no mundo estão desempregadas, contra 5,7% dos homens. Entre 2002 e 2007, a diferença era de 0,5 ponto percentual – 5,8% de mulheres desempregadas e 5,3% de homens. A OIT não espera redução desses índices antes de 2017. No total, há cerca de 1,3 bilhão de mulheres no mercado de trabalho, aproximadamente 39% das 3,3 bilhões de pessoas trabalhando atualmente.
“Embora as mulheres contribuam para a economia e a produtividade em todo o mundo, continuam enfrentando muitos obstáculos que lhes impedem realizar seu pleno potencial econômico. Isso não somente inibe as mulheres, mas também representa um freio ao rendimento econômico e ao crescimento”, explicou, em nota, a diretora executiva da Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres, Michelle Bachelet, que contribuiu com o relatório.
A OIT também identificou uma forte migração das mulheres para o setor de serviços, tanto em países desenvolvidos quanto em desenvolvimento. Nos desenvolvidos, elas saíram da indústria; nos em desenvolvimento, da agricultura. Essa informação indica a segregação setorial das mulheres nos serviços. Os dados da organização apontam que metade das mulheres no mundo trabalha com serviços, um terço na agricultura e um sexto na indústria. Nos países desenvolvidos, cerca de 85% das mulheres se concentram nas áreas da saúde ou da educação. Para a OIT, isso indica que as mulheres estão mais limitadas em suas escolhas de emprego.
Sobre a participação da mulher no mercado de trabalho, a organização informa que os índices de desenvolvimento não são suficientes para explicar a disparidade entre alguns países. Na Jordânia, por exemplo, a participação foi a menor identificada em 2012: apenas 16% das mulheres no país trabalham. Na Tanzânia, por outro lado, chega-se a 90%. Os dois extremos são considerados países em desenvolvimento. No Brasil, 60% das mulheres estão no mercado trabalho. A média mundial chega a 39,9%.
Para superar essas questões, a OIT citou a melhoria da infraestrutura em geral (como o acesso à eletricidade, água, saneamento e transporte), o fornecimento de serviços de creches e escolas, o equilíbrio das responsabilidades familiares entre homens e mulheres e a melhoria dos direitos trabalhistas para as mulheres (como licença maternidade remunerada e a estabilidade durante e após a gravidez).
Nesta terça-feira (11), às 19h30, a Imprensa Oficial de Minas Gerais inaugura sua nova fachada, totalmente revitalizada, e abre ao público novidades como a Sala Multimeios, o painel e exposição do artista Fernando Pacheco, na sua nova galeria de arte, e o Memorial da Imprensa, que conta a trajetória da instituição e da impressão em Minas por meio de máquinas históricas.
As atrações fazem parte das comemorações de 120 anos da Imprensa Oficial. O prédio histórico no centro de Belo Horizonte foi totalmente revitalizado por meio da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte, garantindo a preservação e conservação do edifício em seus traços históricos. Para fazer a pintura, foi utilizada a recém-patenteada tinta antipichação.
No edifício, a Sala de Dirigentes traz a fotografia e a minibiografia de todos os seus ex-diretores-gerais, desde a fundação da entidade em 189, até os dias atuais.
No mezanino acima da Sala de Exposição funcionará a Sala Multimeios, espaço dedicado à projeção de filmes, palestras, lançamentos de livros e outros eventos, como a Imprensa Musical, que traz apresentações de músicos da Polícia Militar de Minas Gerais tocando os grandes clássicos da música moderna nas janelas frontais da Imprensa.
Mais arte na Imprensa Oficial
Nos seus 120 anos, a Imprensa Oficial ganha também uma galeria de arte, que será inaugurada com o painel “Doce Música Mecânica”, concebido pelo artista plástico Fernando Pacheco. A obra, em seu título e concepção, homenageia Carlos Drummond de Andrade, ex-funcionário da casa, e Murilo Rubião, idealizador do Suplemento Literário, dentre outros intelectuais e escritores que atuaram e atuam na Autarquia.
Medindo 2,02 x 3,22 metros e feito com óleo sobre tela, o painel “Doce Música Mecânica”, perpassa toda a trajetória da Imprensa Oficial, apontando passagens históricas e poéticas, destacando os momentos mais representativos e marcantes da instituição.
O artista mineiro Fernando Pacheco também expõe, na nova galeria da Imprensa Oficial, a mostra “Alguma Pintura – A Cor da Palavra”, composta por 12 quadros em grandes formatos (óleo sobre tela), e 12 livros-objetos.
Memorial da Imprensa
Outra novidade é que a instituição abre as portas para contar sua história e a da impressão por meio de máquinas consideradas verdadeiras relíquias. No Memorial da Imprensa, estarão expostos ao público equipamentos utilizados nesta atividade nos últimos séculos.
Compõem o acervo máquinas de linotipos e equipamentos artesanais, utilizados nos primeiros anos da imprensa industrial, simbolizando a força da evolução de modelos produtivos, gradativamente substituídos pelo processo de evolução tecnológica.
Para o Diretor-Geral da Imprensa Oficial, Eugênio Ferraz, as ações inauguradas nesta terça-feira (11) marcam os 120 anos da instituição de forma significativa. “E estas são apenas algumas entre tantas outras programadas que culminarão com a consolidação de um Corredor Cultural centralizador e irradiador de cultura bem no centro de Belo Horizonte", adianta.
Na opinião do coordenador das Promotorias do Patrimônio de Defesa do Patrimônio Cultural e Turístico de Minas Gerais, Marcos Paulo de Souza Miranda, as iniciativas da Imprensa Oficial representam um ótimo exemplo de como os administradores públicos podem inserir o viés cultural em suas ações de gestão. “Quem sai ganhando, ao final, é a sociedade, que passa a ter a oportunidade de conhecer e valorizar nossas heranças culturais”, conclui o coordenador.