O índice de inadimplência, em novembro, teve um aumento de quase 94% em Muriaé, se comparado ao mesmo período do ano anterior. É o que revela um relatório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Muriaé), que avalia a taxa na cidade. Segundo a entidade, este foi o maior índice registrado no município durante 2012.
Os dados foram finalizados nesta segunda-feira (3). Em novembro de 2011, 1.969 registros de inadimplência foram feitos, enquanto que no mês passado, foram contabilizados 3.817 casos, um aumento de 93,86% em relação ao mesmo período do ano passado. Já em relação a outubro deste ano, o aumento foi de 59,58%.
O gerente de uma relojoaleria, Éder dos Santos Cândido, também está preocupado com o alto índice de inadimplentes. Segundo ele, enquanto as vendas têm caído em quase 30%, a taxa de inadimplência tem aumentado consideravelmente. “Só a título de exemplo, se tivéssemos deixado de vender para essas pessoas, poderíamos ter tirado uma semana de férias”, disse.
Para tentar não ficar no prejuízo, a loja disponibilizou um profissional somente para a realização de cobranças. Também está optando por vender mais no cartão ou à vista. “Além do valor que deixamos de receber, temos que gastar ainda com telefone e com um profissional que fica por conta somente de cobranças. Quando vemos que não vamos conseguir receber, incluímos o nome no SPC, dentro dos parâmetros legais”, contou o gerente.
De acordo com o presidente da CDL, Gustavo Ferreira, este alto índice é preocupante. “Ou as pessoas estão omitindo as suas dívidas, ou elas realmente não estão tendo recursos para quitá-las”, considerou.
A CDL também fez uma campanha com os empresários para que os mesmos registrassem, no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), os consumidores inadimplentes. “Mostramos que, se não forem registradas, eles não receberiam suas dívidas. Em contrapartida, se o consumidor estiver com o nome negativado, perderá o poder de compra, ainda mais neste período natalino”, contou.
Fonte e foto: Jornal A Notícia
A viagem para Las Vegas, onde aconteceu, nos últimos dias, a entrega do Grammy Latino, teve saldo mais que positivo para o produtor musical cataguasense, Daniel Figueiredo. Além de ver um disco de Beth Carvalho (do qual ajudou a produzir a parte técnica) vencer na categoria ‘melhor disco de samba/ pagode’, ele aproveitou a viagem para oficializar sua união com a artista plástica Ana Martins. O casamento aconteceu na capelinha do Hotel Bellagio, um dos mais famosos da cidade. O casal curtiu pouco a lua-de-mel. Já está de volta ao Brasil, onde Daniel assinará a trilha do filme Tubarões de Copacabana, com Raul Gazola e Marcos Veras (além do ex-cigano Igor - Ricardo Macchi) no elenco, previsto para estrear no ano que vem.
Daniel é músico multiinstrumentista, compositor e diretor de musical da Rede Record. O rapaz saiu de Cataguases ainda jovem deixando com o então sócio o Estúdio Performance que ajudou a criar e onde trabalhou alguns anos. De lá para cá, Daniel cresceu profissionalmente. Dono de um talento raro, bom caráter e completamente dedicado ao que faz, Daniel Figueiredo, é sinônimo de sucesso conquistado com muito esforço e trabalho.
Aumenta a fraude em ingressos vendidos pela internet
O departamento que investiga casos de fraude on line, o Action Fraud, revelou que o número de casos envolvendo a venda de ingressos pela internet aumentou bastante em 2012. São 3 mil reclamações junto ao departamento contra apenas 600 em 2010. O diretor da Action Fraud aconselhou aos internautas a comprarem seus ingressos em sites oficiais e nos sites de empresas já conhecidas.
Morre, aos 91 anos, O Pianista Dave Brubeck, um dos grandes ícones do jazz
Na última quarta feira, dia 5 de dezembro, morreu um dos maiores ícones do jazz, o pianista Dave Brubeck, um dia antes de completar 92 anos, e a caminho de uma consulta ao cardiologista. Brubeck foi o primeiro músico de jazz a vender mais de um milhão de cópias com seu clássico disco “Time Out” (foto acima). Ele também foi o primeiro a ganhar destaque na capa da cultuada revista Time, em novembro de 1954.
Além de ter uma belíssima obra no campo do jazz, o músico também foi reconhecido por sua militância junto aos negros da américa segregacionista nos anos 50. O pianista se reunia com eles para ensinar e aprender, numa época em que o racismo era gritante em todo sul dos EUA.
Brubeck foi um artista de musicalidade ímpar e um homem de caráter único, que conseguia vislumbrar uma sociedade muito a frente de seu tempo. O músico se foi, mas sua obra ficará eternizada enquanto houver pessoas que dão valor a boa música.
O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, anunciou, nesta sexta-feira (11), durante visita ao Hospital e Maternidade Vital Brazil, em Timóteo, no Leste do Estado, um convênio no valor de R$ 1,5 milhão com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Aço (Consaúde) por causa do recente aumento de notificações dos casos de dengue na região.
O investimento será voltado para custear os serviços dos médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem que estão trabalhando nos municípios mais atingidos pela dengue na região. Além dessas despesas, o recurso também será destinado para compra de material de consumo (combustível e manutenção dos veículos) e realização de exames laboratoriais (hemogramas).
De acordo com Antônio Jorge, Minas Gerais começa a perceber a elevação dos casos de dengue em vários municípios que tiveram piora dos serviços públicos devido à transição política. “Timóteo foi um desses municípios. Ipatinga também. Em Periquito, houve o abandono da limpeza urbana. A Lei de Responsabilidade Fiscal representou um grande avanço e dignificou a gestão pública, mas não pode ser desculpa para se abandonar a responsabilidade sanitária! Os gestores de Coronel Fabriciano estão de parabéns, mas o município também tem risco aumentado devido à proximidade urbana. Quero ressaltar que o Governo do Estado está em sinergia com os municípios para resolução desse problema. A população está assistida no aspecto assistencial, não havendo motivos para alarde. No entanto, as pessoas devem se preocupar em acabar com os focos da dengue”, afirma.
A presidente-interina do Consaúde, Eloísa Dalla Vecchia, considera este o melhor momento para se firmar o convênio. “A nossa preocupação é regionalizada. Temos acompanhado o quadro de dengue nos quatro municípios, e a política adotada pela SES demonstra o comprometimento do governo com a saúde dos mineiros. Agradecemos a credibilidade que nos foi dada para gerir esse recurso e salvar vidas”, disse.
Compartilhando da mesma opinião, a prefeita de Coronel Fabriciano, Rosângela Mendes, se sentiu honrada com as palavras do secretário. “Fabriciano não é a cidade dos sonhos, mas fizemos tudo o que foi necessário. O gestor que não tem responsabilidade com sua população não é digno de governá-la. O momento é de união, de solidariedade. Vamos continuar a fazer o mesmo trabalho para que nosso município não seja atingido por este surto”, afirma.
Visitas técnicas
Antônio Jorge fez uma visita técnica às Unidades de Hidratação instaladas pelo Governo de Minas na Unidade Básica de Saúde Mário de Souza, no bairro Olária II, em Timóteo, e na Policlínica Municipal de Ipatinga, no Bairro Cidade Nobre, onde pacientes com sintomas de dengue já recebem os primeiros cuidados. Ele também visitou o Hospital Municipal de Ipatinga, onde estão instalados os leitos de retaguarda, que receberão os casos mais graves de dengue.
O prefeito de Timóteo, Keisson Drumond, se diz entusiasmado, apesar dos problemas. “A gente tinha vontade de pegar o município com menos casos de dengue. A população perdeu muito com o descaso da gestão anterior. Mas com as ações tomadas, a população vai sofrer menos. Juntos, venceremos essa luta”, acredita.
Força Tarefa e Mobilização
O aumento expressivo de casos de dengue levou o Governo de Minas a deslocar para o Vale do Aço 21 profissionais da Força Estadual de Saúde e 50 agentes da Força Tarefa, além de 44 mobilizadores sociais.
Outra iniciativa do Governo do Estado é a instalação de unidades de hidratação, que já estão em funcionamento 24 horas por dia. O Governo de Minas também está contratando recursos humanos e disponibilizando medicamentos e equipamentos, além de pagar recursos extra-teto para financiar leitos de retaguarda nos hospitais referência na região.
Troca por material escolar
Desta sexta (11) a domingo (13), em Timóteo e Ipatinga, os cidadãos poderão trocar inservíveis (pneus, garrafas pet e latas) por material escolar no Dengue Móvel e saber mais sobre sintomas, formas de prevenção e tratamento da dengue, no Dengômetro. E, de segunda (14) a quarta (16), a mesma ação será realizada em Coronel Fabriciano e Periquito, cidades com maiores números de notificações no Vale do Aço.
Endereços do Dengue Móvel e Dengômetro
Timóteo
Data: 11 a 13 de janeiro de 2013
Local: Unidade de Saúde - Avenida 20, S/nº, bairro Olaria
Horário: 9h às 16h
Local: Quadra poliesportiva do bairro Novo Tempo.
Ipatinga
Data: 11 a 13 de janeiro de 2013
Local: Área da Feira do Canaã
Endereço: Entre as Avenidas Simon Bolivar e Selim José de Sales Ecoponto
Horário: 9h às 16 h
Coronel Fabriciano
Data: 14 a 16 de janeiro de 2013
Dia 14: Praça da Quadra do Bairro são Domingos I - Rua Dom Marcos, S/N , bairro São Domingos I, próximo à Igreja Católica.
Dia 15: Praça da Quadra do Bairro Santa Cruz - Entre as ruas Havaí e Áustria.
Dia 16: Rua Itália Zagnoli, (antiga rua N), bairro Jardim Primavera
Horário: 9h às 16h
Periquito
Data: 14 a 15 de janeiro de 2013
Local: Quadra poliesportiva do bairro Novo Tempo.
Horário: 9h às 16h
Agência Brasil
Brasília – A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) concedeu ao escritor e assessor de movimentos sociais Frei Betto o Prêmio Internacional José Martí. Em nota, a Unesco informou que Frei Betto foi escolhido por um júri internacional por sua contribuição à justiça social, aos direitos humanos e à construção de uma cultura de paz universal e por sua oposição a todas as formas de discriminação, injustiça e exclusão.
“Me dá muita alegria, mas reconheço que este não é um prêmio à minha pessoa, e sim a todos os movimentos sociais e comunidades com que eu venho trabalhando ao longo de décadas pela paz, justiça e direitos humanos. Eu sou apenas um grão de areia numa enorme praia que converge na direção dessas três bandeiras que constituem a maior ansiedade da humanidade”, disse à Agência Brasil Frei Betto, destacando a importância de, segundo ele, ter sido escolhido por unanimidade do júri. “Eu nem sabia que meu nome tinha sido indicado até ser [extraoficialmente] informado de que eu havia ganho o prêmio”,disse ele, que recebeu hoje (11) o e-mail oficial da Unesco.
Frei Betto disse desconhecer quem eram os outros indicados ao prêmio, cujos nomes não foram divulgados pela Unesco.
Criado em 1994, por iniciativa do governo de Cuba, o prêmio tem o objetivo de recompensar as organizações ou pessoas que desenvolvam ações que reflitam os ideais do herói da Independência Cubana, José Martí, um defensor da união dos países da América Latina e do Caribe. A distinção também é concedida a quem tenha contribuído para a preservação da identidade, tradição cultural e valores históricos das nações latino-americanas e caribenhas.
A sexta edição do prêmio de US$ 5 mil, financiado por Cuba, coincide com as comemorações do 160º aniversário de nascimento de José Martí. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 28 deste mês, em Havana. "Faço questão de ir a Cuba para receber este prêmio pessoalmente", comentou Frei Betto.
A cada edição, os nomeados são indicados pelos governos dos Estados membros da Unesco e pelas organizações não overnamentais (ONGs) que colaboram com a organização. O último ganhador,antes de Betto, foi o escritor argentino Atilio Borón.
Nascido em Belo Horizonte, em 1944, Carlos Alberto Libânio Christo, o Frei Betto, é autor de mais de 50 livros traduzidos para vários idiomas. O mais conhecido deles, Batismo de Sangue, venceu o Prêmio Jabuti de 1982, na categoria biografia/memórias. Militante da chamada Teologia da Libertação, movimento de caráter religioso-político surgido na América Latina na década de 1950, Betto participou de vários movimentos pastorais e sociais.
Por sua atuação política, foi preso duas vezes durante o regime militar (1964-1985), chegando a passar quatro anos detido. Entre 2003 e 2004 foi assessor especial do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. Também foi coordenador de mobilização social do programa Fome Zero.
BBC Brasil
Brasília - Em reunião em Washington, os presidentes dos Estados Unidos e do Afeganistão concordaram em antecipar a saída das tropas de combate do país para o início deste ano. O americano Barack Obama e o afegão Hamid Karzai acertaram que a missão dos EUA no país deixará de ter papel combativo a partir da primavera de 2013 – referência usada no hemisfério norte para os primeiros quatro meses do ano.
A missão dos Estados Unidos deve passar a ter um papel de suporte, passando a liderança das missões de combate para o Exército afegão. Mais de 66 mil soldados americanos devem deixar o país em 2014. A mudança de papel e a redução do contingente ocorrerão meses antes do prazo definido anteriormente.
Obama disse que mesmo um pequeno contingente com o papel de suporte só ficará no país além de 2014 caso haja um convite por parte do governo afegão.