O Hospital de Cataguases divulgou Edital Permanente para credenciamento visando a contratação de pessoas físicas ou jurídicas para prestação de serviços médicos em pediatria junto a Rede de Urgência e Emergência do Hospital de Cataguases. O provedor daquela Santa Casa, Wilson Crepaldi Júnior, o Bill, explica que o referido Edital vai manter "permanentemente aberto" o cadastramento de pessoas físicas ou jurídicas para a prestação de serviços de assistência médica em regime de plantão médico presencial, 24 horas, na especialidade de pediatria, para atendimento a toda e qualquer pessoa que busque atendimento de urgência e/ou emergência junto ao pronto-socorro do Hospital, especifica o Edital. {{banner-interno}}
Ainda de acordo com aquele documento o cadastramento não dá direito automático à contratação, significando apenas a formação de um cadastro de profissionais interessados em realizar o plantão médico presencial na especialidade de Pediatria junto ao Pronto-Socorro da rede de urgência e emergência. A contratação ocorrerá posteriormente por meio de contrato de prestação de serviços autonômos, conforme demanda e necessidade do Hospital de Cataguases. Os profissionais cadastrados serão chamados a prestar serviços conforme escala organizada pelo hospital e de acordo com a disponibilidade dos médicos, acrescenta o Edital.
Os interessados devem procurar o Diretor Técnico do Hospital de Cataguases no endereço daquela instituição, de segunda a sexta-feira, das 7 horas às 12 horas e de 14 horas às 17 horas, para realizar o cadastramento, portando os documentos elencados no Edital que pode ser lido na íntegra clicando aqui.
A Faces Diagnósticos, clínica especializada em radiografia dentária e em documentação ortodôntica de Cataguases foi pioneira ao trazer para a cidade e região, a tecnologia das Radiografias Odontológicas Digitais A marca do pioneirismo em suas atividades se estende também na implantação do sistema de envio e armazenamento dos exames de maneira virtual, oferecendo mais segurança aos pacientes, maior agilidade e melhores imagens dos exames, conferindo assim um melhor diagnóstico e informações para o cirurgião dentista estudare e elaborar o tratamento de seus pacientes.Tendo como responsável técnica a cirurgiã dentista, Aline Brum, que é especialista e pós-graduada em Radiologia Odontológica pela UFJF e USP-SP, com dezoito anos de experiência na área, ela explica que começou a trabalhar no setor "ainda na faculdade quando foi monitora de turma e também trabalhou em uma Clínica de Radiologia em Juiz de Fora. Hoje, além de sua dedicação à Faces Diagnósticos, atua como colaboradora de várias clínicas no Brasil.
Segundo Aline, os avanços tecnológicos para diagnósticos estão ocorrendo em velocidade cada vez maior e, para manter a tradição do pioneirismo no setor em Cataguases, a Faces Diagnóstico disponibiliza uma nova era na Odontologia na região com a realização de um exame chamado "escaneamento intra oral colorido", que é um equipamento que filma as arcadas dentárias, fornecendo fidelidade da cor, precisão dos modelos e grande conforto ao paciente por eliminar a necessidade do uso de "massas" para moldagem. "Os pacientes ficam encantados com o processo, pois visualizam seus dentes e sua mordida de uma maneira muito detalhada", conta Aline, acrescentando que para o Cirurgião Dentista, o escaneamento intra oral colorido "tem várias finalidades que vão desde o estudo virtual do caso até para fins de confecção de restaurações protéticas." Além disso, completa Aline Brum, "a Faces Diagnósticos preza por aliar qualidade, pontualidade e preço."
Nesta terça-feira, 14 de agosto, a Polícia Militar de Miraí informou a respeito da prisão de um jovem de 19 anos e a apreensão de um adolescente de 14, que furtaram, domingo, dia 12, o bar do estádio Esporte Clube Miraí, na Rua João Resende, naquela cidade. Uma câmera de vigilância flagrou os assaltantes invadindo o local por uma das janelas. Ao serem questionados pelos militares os autores também admitiram participação no furto ocorrido na Escola Estadual Santo Antônio.
Após ter conhecimento dos furtos, a PM iniciou um forte patrulhamento na cidade e na madrugada desta terça (14), conseguiu localizar os jovens dentro de um estabelecimento comercial cometendo mais um furto. Os dois suspeitos revelaram terem praticado outros dois furtos recentemente. {{banner-interno}}
Conduzidos à Delegacia de Polícia Regional de Polícia Civil em Leopoldina, após prestarem depoimento ao delegado de plantão, o maior de idade teve sua prisão em flagrante ratificada e o menor, por força de legislação, foi liberado aos cuidados de seu representante legal que acompanhou a condução, disseram os militares.
Assista ao vídeo da invasão no bar do Esporte Clube. (Foto: Divulgação Polícia Militar)
Foi realizada na manhã de segunda-feira, 13 de agosto, reunião do CODEC (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Cataguases), no Centro Cultural Humberto Mauro, com a presença de empresários e representantes de vários segmentos da economia local, setores governamentais e da sociedade civil. Na oportunidade, foi assinada a Lei Municipal que instituiu o FUNDEC (Fundo de Desenvolvimento Econômico de Cataguases), pelo prefeito Willian Lobo de Almeida. O Conselho foi criado em dezembro do ano passado e já previa a existência do Fundo, que tem o objetivo captar e destinar os recursos necessários para a execução de projetos e programas voltados para o desenvolvimento do município.Além disso, a reunião serviu também para a posse do secretário executivo do Conselho, Anísio Araújo Silva, que vai acumular o cargo de Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Gestão Institucional. Porém, conforme explicou o prefeito de Cataguases, devido à crise financeira no município, ele não será nomeado para o cargo da Prefeitura num primeiro momento. Ainda na reunião também foram instaladas as Câmaras Técnicas do CODEC, que servirão para elaborar os planos de ação do Conselho. São elas Educação e Cultura, Saúde e Qualidade de Vida, Transporte, Infraestrutura Urbana e Meio Ambiente, Turismo e Esportes, Gestão Municipal, Segurança Pública, Assistência Social, Trabalho e Empreendedorismo. {{banner-interno}}
O evento contou com a presença dos membros do comitê do CODEC, César Augusto Mattos, Eduardo Alves Mantovani, Humberto Ribeiro Peixoto, José Inácio Peixoto Neto, Pedro Paulo Araujo de Almeida e representando as demais autoridades, o promotor de justiça, Gustavo Garcia Araujo. O presidente do CODEC, Humberto Lanzieiri, abriu os trabalhos agradecendo ao prefeito William e ao vice-prefeito Tita Lima, pelo incentivo à implantação do Conselho e destacou a importância do apoio permanente de demais entidades empresariais, tais como Sebrae e Fiemg, para que o Conselho cumpra o seu desafio de promover o desenvolvimento. O representante do comitê gestor, Humberto Ribeiro Peixoto também falou, destacando o compromisso do CODEC de elevar Cataguases no ranking do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), entre os dez primeiros colocados de Minas Gerais, até 2027 e lembrou da importância da participação da sociedade para o desenvolvimento do município.
Quem também discursou foi o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Alves Mantovani, fazendo um histórico da criação do Conselho, a partir de um diagnóstico da Fundação Dom Cabral, financiado pelas empresas de Cataguases, que produziu uma série de informações riquíssimas para um desenvolvimento sustentável no longo prazo no município. O evento contou ainda com o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae e diretor da Fiemg, Teodomiro Diniz Camargos. Ele afirmou a responsabilidade social das elites empresariais para dar continuidade ao processo de desenvolvimento urbano. "A indústria precisa trabalhar em um tecido social desenvolvido e tem o dever de contribuir para isso, e por mais bem intencionado que seja o poder público, de nada adianta se a sociedade não se envolver nesse processo, pois é ela, a sociedade, quem precisa ter um projeto para si, um desenho do que queira para a sua cidade e a região", afirmou reiterando o apoio da entidades que representa ao CODEC.
Por fim, o prefeito William Lobo fez um pronunciamento onde destacou o descompasso entre a grande capacidade arrecadadora de Cataguases, segundo município da Zona da Mata que mais contribui para a receita de ICMS, e o baixo retorno para a sua população. "O Estado de Minas possui uma dívida acumulada com Cataguases superior a R$ 15 milhões em repasses obrigatórios de impostos estaduais, que tem nos faltando para custear despesas correntes com a saúde, educação e salários dos nossos servidores", disse. Willian também reforçou a importância também política do CODEC para dar respaldo às demandas da cidade e ajudar o município a cobrar o que lhe é devido. "Temos muitas prioridades, mas uma delas é a convicção de que Cataguases precisa voltar a crescer e por isso sou grato pelo empenho de todos vocês nesta direção", concluiu. (Fotos: Bruno Diego)
A Primeira Semana do Empreendedorismo e Inovação de Viçosa tem programação especial até o próximo sábado, 18 de agosto. O evento é aberto ao público interessado e oferece atividades gratuitas como painéis, palestras e mesas redondas.
O objetivo da ação que teve início na última sexta-feira (10) é promover a discussão sobre temas relacionados ao empreendedorismo e a inovação do município.
Cada atividade possui um link independente para inscrição que está disponível no Facebook do ViçosaTec.
Segundo Ivone Barros, secretária de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, a Primeira Semana do Empreendedorismo e Inovação estimula o desenvolvimento econômico do município. {{banner-interno}}
A iniciativa é promovida pelo ViçosaTec, um ecossistema de incentivo à inovação em Viçosa composto por cerca de 15 atores e instituições como a Prefeitura e a Universidade Federal de Viçosa (UFV).
A programação completa do evento pode ser conferida neste link.