O Ginásio do Clube Meca acaba de ganhar o sugestivo nome “Prime Hall” e se transformou na mais nova casa de eventos de Cataguases. No comando, o dinâmico casal, Juninho e Simone, proprietário do Bistrô Empório, que fica perto do Santuário de Santa Rita de Cássia. Os dois jovens empreendedores estão com “mil ideias” para o novo espaço de lazer da cidade e garantem novidades para breve.
Para começar em grande estilo, Juninho vai abrir as portas de sua Prime Hall neste domingo, 16, a partir das 17 horas, com funk da melhor qualidade na festa “Black Music”, que será animada pelos DJs Cabide e Mauricinho, além da tradicional Equipe Korpus. A entrada é grátis para as mulheres até às 20 horas e os ingressos podem ser adquiridos na Lanchonete 4 Estações (Praça Rui Barbosa) e no próprio Empório.
Boa sorte ao Juninho e à Simone e muito sucesso à Prime Hall.
As boas iniciativas merecem – sempre – divulgação e apoio. É o caso do Concurso de Poesias aLUAdos, promovido pela loja de livros usados de mesmo nome que funciona em Cataguases, de propriedade de Luciano de Andrade (na foto ao lado com o dinâmico Paulo Lúcio, o "Carteirinho"). Aliás, vale registrar, ele é um amante da Cultura e incentivador da leitura e das manifestações culturais mais diversas. O tema deste ano é “A natureza”.
Há quatro anos teve a ideia de realizar um concurso de poesias que, despretensiosamente, chega à sua quarta edição, como começou: sozinho e, ainda, com aquela imagem “underground’. Mas só imagem. O concurso é sério e distribui prêmios em livros (claro!), além de discos em vinil, para os vencedores que serão conhecidos nesta sexta-feira, 14. Amanhã também serão lidos os poemas concorrentes. Se você escreve poemas, anime-se e participe no próximo ano e ajude a divulgar a iniciativa.
Agência Brasil
Brasília – Internado há cinco dias devido a uma infecção pulmonar, o quadro de saúde do ex-presidente da África do Sul e Prêmio Nobel da Paz, Nelson Mandela, 94 anos, apresenta melhoras. A Fundação Mandela, responsável pelo legado do ex-presidente, informou em nota que ele “tem feito progressos nas últimas 24 horas e que [os médicos] estão satisfeitos” com sua resposta ao tratamento médico. As visitas a Mandela são limitadas e as informações são fornecidas pelo governo e pela fundação.
Mandela está internado desde o dia 8 no Hospital Militar de Pretória, capital administrativa da África do Sul. O presidente sul-africano, Jacob Zuma, visitou Mandela e disse que ele se recupera. Zuma prepara para hoje a inauguração de uma estátua do ex-presidente no Aeroporto Internacional de Bloemfontein. Na inauguração, Zuma vai homenagear os heróis da libertação do país.
Responsável pelo fim do regime de segregação racial na África do Sul, o apartheid, Mandela conquistou o respeito de adversários e críticos devido aos esforços em busca da paz. Mandela foi o primeiro presidente negro da África do Sul, de 1994 a 1999, e recebeu o Prêmio Nobel da Paz, em 1993. Madiba, apelido da sua tribo, ganhou o título de o Pai da Pátria.
A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 18 de julho como Dia Internacional Nelson Mandela em defesa da luta pela liberdade, justiça e democracia.
Agência Brasil
Brasília - No dia 13 de dezembro de 1912, uma sexta-feira, nascia em Exu (PE) o segundo dos nove filhos do casal Januário José dos Santos e Ana Batista de Jesus, que, na pia batismal da igreja matriz da cidade recebeu o nome de Luiz Gonzaga Nascimento.
Com apenas 8 anos de idade, ele substitui um sanfoneiro em festa tradicional na Fazenda Caiçara, no Araripe, Exu, a pedido de amigos do pai. Canta e toca a noite inteira e, pela primeira vez, recebe o que hoje se chamaria cachê. O dinheiro, 20 mil réis, "amolece" o espírito da mãe, que não o queria sanfoneiro.
A partir daí, os convites para animar festas - ou sambas, como se dizia na época - tornam-se frequentes. Antes mesmo de completar 16 anos, Luiz de Januário, Lula ou Luiz Gonzaga já é nome conhecido no Araripe e em toda a redondeza, como Canoa Brava, Viração, Bodocó e Rancharia.
Um século depois, muitas são as histórias que seus companheiros têm para contar desse homem que fez o povo brasileiro conhecer a dureza da vida no sertão, mas também levou muita alegria com sua sanfona para todo o país.
Hoje (13), a Agência Brasil publica uma série de matérias que mostram a trajetória do Rei do Baião e as histórias pitorescas envolvendo uma carreira de sucesso, que mudou a visão do brasileiro sobre a cultura nordestina.
O governador Antonio Anastasia realizou, nesta quarta-feira (12), data do aniversário de 115 anos de Belo Horizonte, a última visita às obras do Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, antes da entrega à população, no próximo dia 21. Atualmente, 99% das obras estão concluídas.
“Aproveitamos para fazer uma homenagem àqueles que concluíram e reconstruíram esse belíssimo estádio, que está pronto e preparadíssimo para ser palco de grandes decisões. Teremos no próximo dia 21 de dezembro a inauguração oficial e, no dia 3 de fevereiro, o clássico entre Cruzeiro e Atlético”, afirmou o governador.
Acompanhado do senador Aécio Neves, do prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, e do secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda, o governador Anastasia homenageou os operários que participaram da obra do estádio, visitou as áreas dos camarotes, a zona mista para a imprensa e os vestiários.
O senador Aécio Neves falou sobre o cumprimento do cronograma da obra. “Eu estou muito feliz de ver que aquele sonho lá de trás, com eficiência, com planejamento, com muita gente trabalhando, se transformou em realidade. A partir de agora, o estádio do Mineirão é de novo de todos os mineiros. O Mineirão é o primeiro estádio pronto para a Copa do Mundo e para a Copa das Confederações”, disse.
O prefeito Marcio Lacerda também destacou o cumprimento dos prazos e dos preços previstos no edital da reforma do Mineirão.
“A finalização dessa obra reforça, mais uma vez, a capacidade mineira de governar, de fazer boas obras, de entregar obras no prazo, e, principalmente, sem nem um centavo a mais de custo, entregue conforme o valor previsto. Nós estamos muitos orgulhosos. O Mineirão reflete, com muita grandeza, a nossa capacidade de amar e de viver o esporte, de ter no futebol um elemento de diversão, de reforço da nossa identidade e de promoção social. Belo Horizonte está muito feliz com o presente que ganha hoje”, pontuou Márcio Lacerda.
Durante a visita, o governador acionou os novos sistemas de som e placar eletrônico, onde foi exibido vídeo institucional do Novo Mineirão. O momento foi marcado por um coro de parabéns coletivo, cantado pelos 1.600 operários da obra, em comemoração ao aniversário de 115 anos de Belo Horizonte.
O Mineirão, 99% pronto
O estádio terá 62.160 lugares. A obra foi feita por meio de uma parceria público-privada (PPP), na qual a Minas Arena,empresa vencedora da licitação, assumiu as obras de modernização e a responsabilidade de manter e operar o estádio nos próximos 25 anos.
O estádio vai abrigar nove partidas de torneios da FIFA, sendo três durante a Copa das Confederações de 2013, incluindo uma semifinal, e seis durante a Copa do Mundo de 2014.
O Mineirão é o único estádio no país com área externa de 80 mil metros quadrados, com capacidade para 65 mil pessoas. A esplanada será ligada por passarela ao Ginásio Jornalista Felipe Drumond, o Mineirinho.
“É um equipamento muito mais moderno e preparado em termos de conforto e segurança. A esplanada é uma grande praça, que vai possibilitar a convivência com as pessoas não só nos dias de jogos, mas no dia a dia da cidade, inclusive com lojas, restaurantes, serviços à população. É um novo tempo para o futebol mineiro”, ressaltou o secretário Extraordinário da Copa do Mundo, Tiago Lacerda.
Detalhes da obra
Atualmente, há 1.600 operários nas obras, número que chegou a 3 mil no pico da reforma. Recentemente, foram concluídos o plantio do gramado, a instalação dos telões e dos pré-moldados na arquibancada inferior, o piso do estacionamento coberto, a instalação da treliça metálica, da membrana de cobertura e das cadeiras, e os bares.
Os próximos dias servirão para a conclusão do acabamento dos vestiários e camarotes, o término das calçadas, o paisagismo no entorno do estádio, o serviço de ar-condicionado e os últimos ajustes na iluminação do gramado.
Fonte: Agência Minas
Dando prosseguimento à série de espetáculos de encerramento da Oficina de Formação de Atores 2012 da Casa Simão, o Anfiteatro Ivone Barbosa Silva apresenta "O Cão é a Fúria", pelos alunos da turma do professor Marco Andrade.
Com texto e direção assinados pelo próprio Markim, a peça acontece nesta quinta-feira 13/12, às 20h. "O Cão e a Fúria" é uma junção de pequenos monólogos. O espetáculo fala da condição humana de encontrar o amor na busca pela felicidade. O amor como tônica e ineficaz experiência de compreensão, perdas e desencontros que a alma traduz ao se reinventar e encontrar outra.
Elenco: Ramana Carlos Henrique Coelho, Daniel Santiago, Fabiana Andrade, Igor Fernandez, Ísis Caroline Oliveira, Janaina Souza, Juliana Pacífico, Leandro Bittencourt, Leandro Guimarães, Letícia Mendes, Pâmela Félix, Paulo Roberto Lopes, Robson Machado, Rosália de Fátima.
Todos os espetáculos têm classificação livre para todas as idades. A entrada é gratuita, porém, com vagas limitadas. Os ingressos serão distribuídos nos portões da Casa Simão, 30 minutos antes do início do espetáculo.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da Casa de Cultura Simão.