Os 33 profissionais em educação física que atuam no programa “Segundo Tempo” de Ubá, participaram de mais uma capacitação nos dias 7, 8 e 9 de Dezembro, com atividades teóricas e práticas que aconteceram na sala multimeios do CVT e na Escola Estadual Senador Levindo Coelho, respectivamente. A capacitação faz parte da agenda do Ministério dos Esportes que enviou a Ubá os instrutores e avaliadores Marcelo Nagen, Andreia de Oliveira Barra e Maria Raquel Vitorino
Sobre as atividades desenvolvidas, Nagen falou: “esta capacitação vem repassar ao convênio de Ubá as diretrizes do programa. Vamos abordar temáticas diversas, a parte esportiva que é a metodologia dos esportes, e assim preparar o pessoal que compõe os recursos humanos daqui para melhor atender ao convênio, dentro das expectativas do Ministério dos Esportes. O objetivo do “Segundo Tempo” é educar através do esporte e dar oportunidade de práticas esportivas diversas às crianças e jovens que vivem em áreas de vulnerabilidade social, pois é um programa de cunho social para a formação de atletas. São estudantes que, no contra turno escolar, praticam atividades esportivas com reforço alimentar, além do fornecimento de uniformes e de todo o material esportivo necessário às práticas esportivas,” concluiu.
Para Fernanda Lopes Rosignoli Coordenadora Geral PST-Ubá, “a capacitação foi de grande relevância para os profissionais do PST-Ubá que ficaram bastantes satisfeitos e melhor preparados para atuar no projeto. Uma das exigências do PST é a formação continuada de seus profissionais e tal capacitação só vem contribuir para o nosso crescimento profissional".
Lançado no dia 27 de Abril de 2012, o “Segundo Tempo” em Ubá é composto por 15 núcleos que funcionam em escolas diversas do município e em bairros cujas associações de moradores dispõem de quadras esportivas, atendendo a 1500 crianças e jovens. Os investimentos iniciais do Governo Federal através do Ministério dos Esportes e a contrapartida da Prefeitura de Ubá somaram mais de 600 mil reais, com duração prevista para os próximos dois anos, podendo ser renovado ao terminar. A equipe ubaense é composta por um coordenador geral, um coordenador pedagógico, um coordenador administrativo, 15 coordenadores de núcleo e 15 monitores.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU
(Reuters) - O presidente venezuelano, Hugo Chávez, se recupera satisfatoriamente, mas devagar, 72 horas depois da cirurgia à qual se submeteu em Cuba para combater o câncer, disse nesta sexta-feira o ministro da Comunicação, Ernesto Villegas.
"A recuperação de sua condição geral e de suas condições vitais tem sido lenta, mas progressiva", disse Villegas em rede nacional, acrescentando que o presidente se comunicou com seus familiares mais próximos e enviou um cumprimento ao povo venezuelano.
O mandatário de 58 anos surpreendeu o mundo no sábado passado ao anunciar o retorno do câncer na região pélvica e que voltaria a ser operado em Cuba, onde já havia feito outras três cirurgias e tratamentos com químio e radioterapia.
Agência Brasil
O tema reforma ministerial não está sendo tratado pela presidenta Dilma Rousseff neste momento. De acordo com o vice-presidente da República, Michel Temer, que passou o dia na capital portuguesa, onde se encontrou com o presidente português, Cavaco Silva, e com o ex-presidente Mário Soares, Dilma não conversou com ele sobre o assunto e que não sabe se vai haver reforma ministerial.
“Não houve nenhuma conversa da presidenta Dilma comigo a respeito desse assunto. Eu não sei se vai haver reforma ou não. Essas coisas acontecem às vezes no momento adequado. A presidenta é que vai verificar qual o momento mais adequado, mas não houve nenhuma conversa”, disse à Agência Brasil.
Perguntado se uma eventual reforma poderia abrigar o PSD, Michel Temer admitiu que “é possível, o PSD está apoiando o governo”, mas que a decisão é da presidenta. “Se ela [Dilma] resolver trazer o PSD para o governo, será mais um apoio significativo que nós estaremos tendo a esta altura”.
Ao falar sobre as relações do Brasil com Portugal, Temer ressaltou que o país olha “o Brasil como alguém que está crescendo substancialmente”. Até o final do mês, o governo português poderá decidir sobre a privatização da Transportes Aéreos Portugueses (TAP), dos Estaleiros Navais Viana do Castelo, além da empresa aeroportuária ANA Aeroportos de Portugal.
Os três negócios têm interesse de empresas ou consórcios com capital brasileiro. No caso da TAP, o grupo Synergy (que controla a colombiana Avianca), liderado pelo brasileiro Germán Efromovich, é o único participando da etapa final de privatização.
O secretário de Estado de Fazenda, Leonardo Colombini, apresentou, nesta sexta-feira (14), os resultados de 2012 (janeiro/novembro), enfatizando o equilíbrio na receita tributária do Estado, a proposta federal de unificação das alíquotas de ICMS nas operações interestaduais e as correções nos índices que corrigem as dívidas dos Estados com a União.
Para o secretário Colombini, Minas Gerais vai encerrar o ano de 2012 com equilíbrio de suas receitas e despesas, demonstrando o empenho do Governo do Estado em gastar apenas o que arrecada, além de manter em dia seus pagamentos, principalmente os salários dos servidores.
Com relação à dívida do Estado com a União, o secretário explicou que o Governo Federal apresentou recentemente aos governadores uma proposta de substituir o índice atualmente utilizado do IGPD-I pela taxa Selic, que seria publicado em janeiro de 2013 como Medida Provisória e valeria a partir do ano que vem. Para ele, o ideal seria que esse índice fosse retroativo a janeiro de 2012.
Atualmente, o Estado de Minas Gerais paga sua dívida mensalmente com o índice de IGDP-I +7,5% cobrado pela União. Para Leonardo Colombini, se essa mudança já tivesse ocorrido, o Governo de Minas teria economizado 14 bilhões de reais esse ano. Em novembro, o valor da dívida do Estado com a União era de 63 bilhões de reais.
ICMS
O secretário analisou também as propostas de alterações nas alíquotas de ICMS nas operações interestaduais. Atualmente, as alíquotas de ICMS aplicadas nas regiões Sul e Sudeste são de 12%, enquanto que no nordeste de 7%. A proposta apresentada pela União é que as alíquotas sejam unificadas e que as operações nos estados passem a ter alíquota de 4%. Para compensação, seria criado o Fundo de Desenvolvimento Regional, com recursos da União, que seria utilizado para o desenvolvimento dos estados que pudessem ter suas alíquotas reduzidas.
Em relação ao comércio eletrônico, outro projeto em debate entre os estados, a ideia é que o valor do ICMS, que hoje é destinado apenas ao estado de origem do produto, seja dividido igualmente com o comprador.
Fonte; Agência Minas
Por decreto do Presidente Jânio da Silva Quadros, no ano de 1961, foi criado o Parque Nacional do Caparaó, em uma área de aproximadamente 33.000 hectares, com a principal finalidade de proteger os recursos naturais existentes e proporcionar atividades ecoturisticas em sua área. O nome Pico da Bandeira teve origem em 1859, quando o imperador Dom Pedro II, pediu que fosse hasteada uma bandeira do império no ponto mais alto do Brasil que, depois ficou conhecido como Pico da Bandeira.
A terceira montanha mais alta do Brasil. Talvez resida, neste detalhe, o maior charme do Parque Nacional do Caparaó, situado entre o Espírito Santo (70%) e Minas Gerais (30%). Mas ela já ocupou o posto número um, mas, desde a década de 60 do século passado, imaginava-se que o Pico da Bandeira era o cume mais alto do Brasil. Com a descoberta do Pico da Neblina e seu vizinho 31 de Março, a montanha caiu de posto, mas não perdeu nada de sua beleza. O parque é composto de Mata Atlântica e Campos de Altitude, oferece um visual grandioso e muitos rios e cachoeiras para banho.
Vale a pena lembrar que, por mais “simples” que seja a caminhada final, com cerca de duas horas e meia de subida por trilhas muitas vezes íngremes, ainda se trata de um ambiente montanhoso, com todas as agruras da natureza, e podendo ser extremamente frio, além da exposição em determinados trechos. Lembre-se que a maior altitude representa menos oxigênio disponível, por isso, modere o passo. Esteja bem preparado e aproveite, ainda mais, este belíssimo parque.
Mas há muito mais para ver e conhecer na cidade do que o Pico da Bandeira. Dentro dos limites do Parque Caparaó, é visita obrigatória o Vale Verde, a Tronqueira e o Vale Encantado.
O Vale Verde fica próximo à portaria do Parque e é uma sucessão de pequenas cachoeirinhas que formam deliciosos poços para banho. Como o nome já diz, o vale é repleto de árvores que fazem sombra e deixam a água ainda mais gelada. Com certeza, a vontade de dar um mergulho é grande e se você não resistir, aproveite.
Cinco quilômetros depois, de carro, por uma estrada de terra que corta o parque é a Tronqueira e o fim da linha para veículos. Dali para frente só andando à pé. Mas, daquele ponto já dá para avistar a cidade de Alto Caparaó, abaixo, e a sucessão de montanhas que parecem não ter fim. A Tronqueira é um excelente lugar para acampar para, ainda de madrugada acabar de subir até o topo para ver o sol nascer, um espetáculo único.
O Vale Encantado é próximo à Tronqueira e o sol é quem faz o lugar parecer encantado. A água que corre é inacreditavelmente cristalina. Momento para se refrescar e recarregar as energias para a subida até o topo de onde pode-ser ver uma paisagem única e encantadora que recompensa o esforço de todos que chegaram até ali.
Para chegar até o Pico é preciso passar primeiro por Alto Caparaó, para aqueles que estão em Minas Gerais. É uma pequena e aconchegante cidade de pouco mais de 5 mil habitantes rodeadas de belas montanhas, além da mais famosa. Em Caparaó o turista vai se divertir com as cachoeiras e piscinas naturais, excelente para o verão. Com uma altitude entre 1.000 a 1.970 metros, em meio as árvores, não tem como negar um mergulho nestas águas geladas e deliciosas ao mesmo tempo. A cidade conta com uma infra-estrutura de hotéis e pousadas para atender aos turistas que querem aproveitar as maravilhas do Parque Nacional do Caparaó onde está o Pico da Bandeira.
COMO CHEGAR
O acesso à cidade pode ser feito pela rodovia MG-111. Para chegar ao Parque Nacional do Caparaó o acesso por Minas Gerais é feito pela portaria a 4 Km do Alto Caparaó. Pelo Espírito santo, a portaria fica a 9 Km de Pedra Menina, distrito a 26 Km de Dores do Rio Preto.
Distâncias: Belo Horizonte: 322 km, Salvador: 1.140 km, São Paulo: 830 km, Vitória: 250 km Rio de Janeiro: 420 km, Juiz de Fora: 295 km
Fonte e fotos: Prefeitura de Alto Caparaó, Parque Nacional do Caparaó, Wikipedia