(Reuters) - Partidários do presidente egípcio, Mohamed Mursi, e opositores entraram em confronte e atiraram pedras uns contra os outros em Alexandria, segunda maior cidade do Egito, às vésperas da votação final de uma nova constituição elaborado pelos islamistas.
A polícia lançou gás lacrimogêneo, enquanto diversos opositores à Constituição e milhares de muçulmanos atiravam pedras apesar do cordão de segurança que os separava, perto de uma mesquita em Alexandria que foi o foco da violência na semana passada.
"Deus é o maior", entoavam os islamistas quando os confrontos começaram.
Muçulmanos reuniram-se para apoiar uma visão islâmica para o futuro do Egito, um dia antes do segundo turno de votações em um referendo sobre a Constituição. Apoiadores da oposição também haviam comparecido para as orações de sexta-feira.
O presidente Mohamed Mursi e seus aliados consideram que o projeto constitucional a ser votado no sábado é crucial para que o Egito conclua sua transição para a democracia, quase dois anos depois da rebelião popular que derrubou o ditador Hosni Mubarak.
A Irmandade Muçulmana convocou a concentração popular após um violento confronto de partidários do grupo islâmico contra integrantes da oposição laica e liberal na segunda maior cidade do Egito, na semana passada. O incidente terminou com um clérigo sitiado dentro da sua mesquita durante 14 horas. As facções rivais estavam armadas com cassetetes, facas e adagas.
Na sexta-feira, ativistas islâmicos revistavam fiéis que chegavam para as preces na mesquita de Al Qaid Ibrahim, cenário da violência da semana passada. A tropa de choque da polícia se instalou nos arredores.
"Nossa revolução vai se manter pacífica apesar dos bandidos", diziam cartazes no local, aludindo ao incidente da semana passada. Pelo menos oito pessoas morreram em confrontos políticos no Egito nas últimas semanas.
A oposição, que faz campanha pelo não, diz que a nova Constituição dá um viés excessivamente islâmico ao novo Egito.
No primeiro dia da votação, no sábado passado, o "sim" à nova Carta teve 57 por cento dos votos. O resultado deve ser ainda mais expressivo no próximo sábado, quando a votação ocorrerá em áreas mais conservadoras, e portanto mais propensas a apoiar Mursi.
A aprovação da Constituição é um pré-requisito para a realização de novas eleições parlamentares no começo do ano que vem. A oposição diz que, se for derrotada no referendo constitucional, vai se esforçar em eleger uma bancada expressiva, que consiga fazer emendas à nova Constituição.
Agência Brasil
Brasília - A Polícia Federal (PF), o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na manhã de hoje (21) uma operação para desarticular um esquema de desvio de recursos federais destinados a programas assistenciais e ações da prefeitura de Leopoldo de Bulhões (GO), a 54 quilômetros de Goiânia, capital do estado.
Segundo a PF, o dinheiro desviado deveria ser usado nas áreas de saúde, educação e desenvolvimento social, em ações como a construção de uma creche e na compra de um veículo para o transporte de estudantes. O valor desviado nos últimos dois anos pode chegar a R$ 1,9 milhão.
Denominada Fundo Falso, a operação resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão. Em Leopoldo Bulhões, os policiais federais e servidores da CGU fizeram buscas na sede da prefeitura, na casa do prefeito, Raimundo Nonato Rodrigues (PSDB) e em um escritório de contabilidade. Além disso, também foram feitas buscas nas casas que dois sócios do escritório de contabilidade têm em Goiânia.
De acordo com a CGU, o esquema começou a ser investigado em outubro deste ano, após a cidade ser selecionada para ser um dos 60 municípios objeto de fiscalização especial sobre a aplicação de recursos federais. Além disso, moradores denunciaram inúmeras irregularidades e problemas, como o atraso de mais de cinco meses no pagamento dos salários de servidores e professores; escolas fechadas e a precariedade do atendimento nos postos de saúde.
Durante a auditoria da CGU, foram detectados extratos bancários adulterados relativos à prestação de contas e irregularidades na execução do convênio para a construção da creche e na aquisição do veículo escolar.
A Agência Brasil tentou ouvir algum representante da prefeitura ou o próprio prefeito, mas ninguém atendeu às chamadas para o único número de telefone que consta no site da prefeitura.
Nos último dia do ano em que comemora o seu centenário, o município de Divinópolis, na região Centro-Oeste do Estado, ganhou mais um presente. Nesta quinta-feira, 20, foi realizada a cerimônia de entrega do novo prédio da Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis (SRE). Além da cidade centenária, a Superintendência é responsável pelo acompanhamento educacional de outros 29 municípios da região.
Com investimentos de superiores a R$ 2,9 milhões viabilizados pelo Governo de Minas por meio da Secretaria de Estado de Educação (SEE), o novo prédio possui 3.663 metros quadrados de área construída, em oito pavimentos. As instalações contam com espaço para o apoio pedagógico, diretoria pedagógica, salas de reunião e de atendimento ao público. As instalações sanitárias possuem acessibilidade para portadores de necessidades especiais, sala de prestação de contas, auditório, laboratório de informática, entre outras instalações.
“É uma imensa alegria para todos nós, servidores da Superintendência. Esperamos poder ajudar mais a sociedade que nos procura, como os educadores, pais de alunos e outros funcionários, em um espaço mais confortável”, lembrou a diretora da SRE de Divinópolis, Vera Lúcia Soares Prado.
Antes do novo prédio, a SRE de Divinópolis funcionava em um espaço alugado, no centro da cidade. As novas instalações também ficam na área central. Para a mudança dos 172 servidores que trabalham na regional, foi realizada uma obra de reforma geral do novo prédio que antes sediava residências.
De acordo com a coordenadora das superintendências regionais de Ensino, Eunice Prado, a inauguração da Superintendência de Divinópolis representa os investimentos feitos pela SEE, nas regionais. “Diante disso viabilizamos maiores oportunidades como, por exemplo, reuniões de treinamento e capacitações no auditório que o prédio possui, além de espaços confortáveis para os servidores da casa. Nossa intenção é de continuar investindo nas regionais no ano de 2013”, lembrou a coordenadora que, na ocasião, representou a secretária de Estado de Educação, Ana Lúcia Gazzola.
Os mais de 150 presentes na cerimônia de inauguração não foram os únicos que puderam acompanhar a solenidade. O evento também foi transmitido via videoconferências pela SEE, para as demais 46 superintendências regionais de Ensino do Estado e para a própria sede.
Durante a solenidade houve uma apresentação dos professores de Arte Fábio Marcelino Júnior (piano) e Hélcio Henrique Santos (violino).
Extensão da Secretaria
Assim como as demais 46 regionais de ensino, a Superintendência de Divinópolis representa a Secretaria de Estado de Educação em uma das várias regiões mineiras. Ela é responsável pelo acompanhamento de 134 escolas estaduais que realizam o atendimento de 81.560 alunos em 30 municípios do Centro-Oeste mineiro.
Além da rede estadual de ensino, a Superintendências que possui 46 anos de existência também acompanha 301 escolas municipais, 143 escolas particulares e duas federais.
Arte que desperta possibilidades
No município de Carmo do Cajuru, que integra a Superintendência Regional de Ensino de Divinópolis, a Escola Estadual Melquíades Batista de Miranda trabalha a arte com alunos dos anos finais do ensino fundamental. Desde o início do ano, os estudantes Sofia Miranda e Vitor Gomes frequentam as aulas de flauta doce na escola. A atividade é oferecida dentro do Projeto Educação em Tempo Integral. “Quando entrei na oficina, eu tinha o instrumento e já sabia tocar alguma coisa. Resolvi entrar para aperfeiçoar mais”, lembra a aluna Sofia, de 14 anos. Já Vitor se lembra do acúmulo de conhecimento. “Antes eu sabia tocar só uma música que é Asa Branca’. Hoje sei tocar várias outras”.
A oficina de flauta doce é apenas uma das várias ofertadas pela escola para os 50 alunos que participam do projeto. As aulas para a confecção de mandalas; pinturas em tecido, cerâmica, vitral e madeira; canto e; desenhos mostram a vocação da escola e alunos pela arte.
“Nós oferecemos várias oficinas para, justamente, atender as várias habilidades de cada um. Os alunos que apresentam várias habilidades têm o direto de participar de várias oficinas”, explica a professora de Arte e Educação Física do projeto, Valéria Anacleto Santos. Para mostrar que o talento vem de família, dois filhos da educadora atuam como voluntários do projeto para as aulas de canto e flauta.
O estudante Bruce Willian Lima de Camargo, de 12 anos, se dedica às aulas de pintura e, em um dos quadros, apresenta uma de suas características. “Gosto de desenhos com muitas cores. Esse eu fiz para ilustra um livro que eu estava lendo”.
Apesar da ênfase nas artes, o projeto também oferta atividades voltadas para a prática esportiva. De acordo com a diretora da escola, Aparecida Maria Jerônimo Miranda, esse ‘leque’ de oportunidades tem ajudado a escola a resolver um problema comum na região. “Nosso foco é a questão do risco social. Nossos alunos ficam muito sozinhos em casa, porque os pais têm que sair para trabalhar. Ao ficarem sozinhos eles tendem a ir para o caminho que não devem. Na escola temos a condição de passar coisas positivas”, avalia a diretora da escola que atende 235 alunos dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Fonte: Agência Minas
Promover entre os adolescentes com sobrepeso a mudança de hábito e o aumento da prática de atividades físicas. Este é o objetivo do novo programa do Governo de Minas "Geração Saúde", lançado nesta quinta-feira, 20, e que deverá atuar em 99 municípios mineiros, sendo 15 da Zona da Mata.
A previsão é de que sejam atendidos Astolfo Dutra, Bicas, Carangola, Cataguases, Itamarati de Minas, Jequeri, Leopoldina, Manhuaçu, Manhumirim, Miraí, Muriaé, Pirapetinga, Ponte Nova, Viçosa e Visconde do Rio Branco. O Sistema de Vigilância Almentar e Nutricional (Sisvan) da Secretaria de Estado da Saúde possui cadastrados , na Zona da Mata, 2.125 jovens com sobrepeso e 802 já considerados obesos.
Por meio do programa, o Estado vai credenciar academias para a prática de exercícios e garantir o acompanhamento pelas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). Deverão ser investidos cerca de R$10 milhões para a implantação da iniciativa e os jovens participantes receberão orientação nutricional e de atividades físicas regularmente, visando à redução das consequências que o sobrepeso pode causar.
De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças como diabetes, hipertensão, câncer e doenças cardiovasculares constituem um grave problema de saúde pública. Ainda segundo o Ministério da Saúde, as doenças crônicas são as principais responsáveis pela mortalidade no mundo, representando 60% de todas as mortes e nas últimas décadas tornaram-se as principais causas de óbito e incapacidade prematura.
O Geração Saúde será coordenado pelas Secretaria de Estado da Saúde e a de Esportes e da Juventude.
Fonte: Agência Minas - transcrito do jornal Leopoldinense online
Com investimentos do Governo de Minas viabilizados por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais (Pro-Hosp), o Hospital Regional do Sul de Minas, sediado em Varginha, inaugurou novas instalações nesta quinta-feira, 20. O Hospital é referência em maternidade de alto risco e passou a contar com novas instalações para o centro obstétrico e UTI neonatal. Com as novas obras, o número de leitos de UTI dobrou, de 10 para 20.
O investimento total realizado foi superior a R$ 1,2 milhão sendo R$ 578 mil repassados pelo ProHosp, administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O Hospital Regional do Sul de Minas já recebeu mais de R$ 9,4 milhões de investimentos por meio do Pro-Hosp.
A superintendente regional de Saúde de Varginha, Mabelle de Barros Leite Nogueira representou o Governo de Minas na solenidade de inauguração das novas instalações do Hospital Regional. Ao saudar lideranças do Sul de Minas presentes na solenidade a superintendente destacou que “só temos a parabenizar toda a diretoria, bem como os profissionais do hospital e do município que se empenharam para viabilizar as obras. Que a parceria estado-municípiose fortaleça a cada dia, em prol do objetivo maior, que é o atendimento digno ao usuário do SUS”, afirmou Mabelle.
Fonte: Agencia Minas