Olhe ao seu redor. Sem dúvida você já deve ter visto vitrines de lojas decoradas com guirlandas e “neve” de algodão, e talvez até tenha esbarrado com um Papai Noel por aí. Sinais inevitáveis de que as festas de fim de ano estão se aproximando, e você deve preparar sua câmera para documentar tudo. Siga estas cinco dicas simples e se torne a estrela no álbum da família;
1. Domine a luz ajustando o balanço de branco
Enquanto fotografa a família reunida ao redor da mesa, não se esqueça de prestar atenção na iluminação da cena, que pode ser bastante traiçoeira. Especialmente se você estiver fotografando no final da tarde, com luz do sol passando pela janela, luzes da sala acesas e talvez algumas velas ao fundo, todas competindo pela atenção do sensor de sua câmera.
Se você confiar apenas na câmera, suas fotos podem acabar “puxando” para um tom de cor como o vermelho ou azul e ficar horríveis. A melhor opção é calibrar o balanço de branco manualmente usando uma folha de papel sulfite antes de fotografar (consulte o manual da câmera para saber como). E lembre-se de redefinir o balanço de branco para “automático” quando tiver terminado.
2. Combine as melhores partes de fotos em grupo com o Photo Fuse
Qualquer um que já tenha tentado tirar uma foto de toda a família ao lado da árvore de natal sabe que é preciso tirar pelo menos uma dúzia delas até conseguir uma que seja meramente aceitável. Mas há uma ferramenta para ajudar: é o recurso Photo Fuse do Windows Live Photo Gallery, parte do pacote gratuito Windows Live Essentials.
O Photo Fuse permite “fundir” partes de múltiplas imagens similares em uma só. Você bate várias fotos da mesma cena e se houver algo errado em uma delas (pessoas espirrando, piscando ou olhando pro lado, por exemplo) você pode recortar e colar pedaços de outra, criando uma cena composta onde todo mundo está perfeito. Experimente.
3. Fotografe velas e enfeites bem de perto
Gosto do fim de ano porque tenho a chance de fotografar luzes, enfeites e velas. Coloque sua câmera em um tripé, já que este é o tipo de foto que deve ser feita à noite. Gosto de capturar bem de perto os detalhes de um ornamento ou a chama de uma vela. Use o zoom de sua câmera para ajudar a enquadrá-los.
Coloque sua câmera no modo manual, escolha uma abertura do obturador mediana (como f/5.6) e tente uma foto com exposição de vários segundos. Observe os resultados e ajuste a câmera como necessário: se quiser mais brilho e luzes dramáticas, aumente a abertura. Se quiser que a cena inteira seja mais clara, aumente o tempo de exposição. Tente várias opções e escolha a que mais gostar depois.
4. Tire retratos com as luzes de natal no fundo
Quer andar pela vizinhança e fotografar as luzes de natal? Não se esqueça de levar junto um tripé. Aproveite e coloque algumas pessoas nas cenas para fazer retratos. Combine uma baixa velocidade de obturador (que irá ajudar a expor as luzes e decorações no fundo) com o flash para iluminar o rosto das pessoas. E não demore muito para sair: a melhor hora para fazer estas fotos é logo após o pôr do sol, quando ainda há um pouco de luz no céu.
5. Inclua seus bichinhos
Não esqueça de incluir os membros de quatro patas da família em suas fotos. Se você quiser que seu bichinho olhe para algum lugar em específico, chame a atenção dele com comida. Peça para alguém segurar um biscoito ou pedaço de queijo ou carne perto da câmera e você terá a atenção total de seu cachorro ou gatinho.
Fotos: Flickr/Rigues
É hora de remlembrar as personalidades musicais que deixaram saudades em 2012. Alguns são insubstituíves, outros serão lembrados pelo seu inigualável talento. De qualquer forma todos os citados deram sua contribuição na área musical. Fica em minha mémoria a frase de Albert Einstein: “ A fama é para os homens como os cabelos. Cresce depois da morte quando já lhe é de pouca serventia.”
Jon Lord – Em minha opinião, a maior perda que tivemos em 2012, levando em conta o aspecto musical. Jon lord, músico, tecladista, pianista, arranjador e compositor, foi um dos membros fundadores, do Deep purple, que ao lado do Black Sabbath e do Led Zeppelin, formou a santíssima trinda do rock pesado nos anos 70. Lord foi o primeiro a colocar os teclados e o orgão Hammond a frente do rock pesado, disputando lado-a-lado com a guitarra, o interesse dos ouvintes. Teoricamente, Lord escreveu as regras de como se usar as teclas em uma banda de rock . Dentre seus grandes trabalhos, destaca-se “Concert For Group and Ochestra”, lançado pelo Deep Purple na década de 70, um trabalho que revolucionou o conceito de música pesada, reunindo a vibraçaõ do rock com a sutileza de uma orquestra sinfônica. O músico, que estva realizando uma regravação desta obra, perdeu a batalha contra um câncer e não viveu para ver seu trabalho concluído. Vitão Bonesso da Rádio Backstage, falou com muita propriedade quando disse: “Esse véio vai fazer uma falta danada!”
Ronnie Montrose – guitarrista americano de discreta, porém prolífica carreira solo, ronnie foi o responsável pelo 1º álbum de rock pesado lançados nos Estados Unidos, com a banda que levava seu sobrenome. Dentre outros feitos, Ronnie revelou o mundo o talento de Sammy Hagar, que depois ficaria mundialmente conhecido como vocalista do Van Halen. O guitarrista, ganhou uma importante batalha contra o câncer de próstata, mas perdeu para a depreção, e com eteu suicídio.
Whitney Houston – Diva da música pop no anos 90, notadamente depois que lançou a trilha sonora do Fime “Guarda Costas”, que estrelou ao lado do então galã Kevin costner, Whitney viu sua carreira escoar pelo ralo ao se envolvar com drogas pesadas.
Jim Marshall – Se voce curte um bom som de guitarra, teclados ou baixo, fique sabendo que deve isso a Jim Marshall. Apelidado de “pai do barulho”, ele foi um dos pioneiros ao criar o som dos amplificadores que leva seu sobrenome, e usado pela maioria dos músicos até os dias de hoje. Morreu aos 88 anos de causas não reveladas.
Davy Jones – Músico dos Monkees, na verdade era o galã da banda. Morreu com infarto fulminante aos 66 anos.
Celso Blues Boy – Um dos pioneiros da fusão do rock com o blues no Brasil, Celso levou toda a geração dos anos 80 a apreciar além do rock, o som do blues feito as margens do delta do Mississipi. O guitarrista morreu aos 56 anos em sua casa em Florianópilis, onde residia Há alguns anos, de um câncer na garganta.
Etta James – Outra lamentável perda para o mundo da música. A diva Etta James nos brindou com discos marcantes de jazz, blues rhythm and blues e até gospel. Sempre com alta qualidade, Etta tinha um raro senso de interpretação e improviso, que só pode ser encontrado nas melhores cantoras. Mesmo alzheimer em estágio avançado, a musa conseguiu acabar seu ultimo cd “The Dreamer” meses antes de falecer vitima de leucemia, aos 74 anos.
Robin Hugh Gibb – Membro fundador dos Bee Gees, banda responsável pela consolidação da disco musico no fim dos anos 70, vendendo mais de 250 milhões de discos em todo mundo. Morreu aos 63 anos de câncer no fígado
Donna Summer – Outra diva que ajudou a consolidar a disco music dos anos 70, sendo inclusive reconhecida como a “Rainha da Disco” vendendo mais de 120 milhões de disco no mundo todo. Morreu aos 63 anos de câncer no pulmão.
Lee Dorman – Baixista do Iron Butterfly, mítica banda dos anos 70, que vendeu mais de 30 milhões de cópias do seu segundo trabalho, “In a Gadda da Vida”, considerado até os dias de hoje como um dos discos seminais de rock. Foi encontrado morto dentro do seu carro na manhã do último dia 21 de dezembro. O músico tinha 70 anos.
Pery Ribeiro – Músico brasileiro, ficou famoso na década de 50 depois de integrar o movimento de Bossa Nova, sendo responsável, entre outros, pela primeira versão de “garota de ipanema”, feita por tom jobim e Vinicius de Moraes. Na decada de 70 o cantor morou um tempo nos Estados Unidos lançando trabalhos mais jazzísticos mas igualmente excelentes.O Cantor morreu de infarto aos 74 anos em sua casa.
A construção do prédio do novo Fórum da Comarca de Leopoldina pode ser concluída no dia 15 de janeiro de 2013. Esta é a previsão dos responsáveis pela obra que está sob a responsabilidade da Construtora Abapan Ltda. O imóvel fica na Rua Geraldo Campanha, entre o Centro de Leopoldina e o Bairro Bela Vista, próximo ao Parque de Exposições.
A obra teve início em julho de 2010 com previsão de conclusão para o primeiro semestre deste ano, o que não aconteceu por causa de uma série de contratempos. Em outra previsão para o seu término, 29 de dezembro, próximo sábado, a empreiteira também não irá conseguir entregar o imóvel por causa de problemas com fornecedores que entraram em férias coletivas neste final de ano.
A obra hoje está em fase final de pintura interna do prédio, serviço que foi terceirizado. Serão feitos ainda o paisagismo com o plantio de 1.400 metros quadrados de grama e várias plantas decorativas, serviço que só será iniciado no dia 2 de janeiro com término previsto para 15 de janeiro e, em seguida, será entregue ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais para ser fiscalizada pelo setor competente daquele órgão. Em seguida serão realizadas as licitações para a aquisição de mobiliário o que projeta a inauguração do novo prédio para meados do primeiro semestre de 2013.
O novo fórum tem área construída de 6.307 metros quadrados e ocupa terreno desapropriado da Chácara do Desengano. O prédio atual onde funciona o Fórum, que fica na Praça Félix Martins, centro da cidade, encontra-se em estado precário e com deficiência na segurança e espaço físico insuficiente para abrigar as quatro Varas ali instaladas, o que obrigou alguns setores da Justiça a funcionarem em imóveis alugados.
Fonte e foto: Jornal Leopoldinense
Vem aí a oficina “Poéticas do Corpo em Diálogos Audiovisual”. Primeira atração da Programação de Eventos da Casa de Cultura Simão em 2013, o curso será ministrado pelo ator e bailarino Marcus Diego, nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, no Anfiteatro Ivone Barbosa Silva.
Desde a pré-história, a imagem tem grande influência na vida do ser humano. O homem desenhava figuras de animais nas paredes de suas cavernas, acreditando que tais reproduções contribuiriam para o sucesso da caçada.
A partir daí, a oficina tem o objetivo de realizar trabalhos que possibilitem a interação entre corpo e imagem. Experiências de como cada corpo pode reagir e dialogar com estímulo de imagem, sendo, teoria e prática trabalhadas juntas. Desta forma a oficina aplica a interatividade com espaços para reflexões entre os participantes.
Marcus Diego (foto) tem 24 anos e é licenciado em Educação Física pela Faculdade Sudamérica – Cataguases MG. Atualmente cursa Pós-Graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual pela Universidade Gama Filho – Rio de Janeiro RJ. Trabalha como arte educador no PINA (Ponto de Integração nas Artes) e bailarino da Companhia Ormeo. Ambos os projetos da Fundação Ormeo Junqueira Botelho.
Qualquer pessoa pode fazer a oficina. O workshop é gratuito e as inscrições estarão abertas no www.casasimao.org.br, de 27 de dezembro (quinta-feira) a 20 de janeiro (domingo).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Casa de Cultura Simão, com texto de Tarcísio Vória
(Reuters) - Uma forte tempestade de inverno provocou o cancelamento de cerca de 200 voos nos Estados Unidos nesta quinta-feira, prejudicando as viagens de fim de ano, na medida em que a neve e os ventos fortes atingem o Nordeste do país.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA previu de 30,5 a 46 centímetros de neve no Estado da Nova Inglaterra, enquanto a tempestade se movia para o leste a partir dos Grandes Lagos, onde provocou mais de 30,5 cm de neve em partes de Michigan.
A frente fria foi acompanhada por uma chuva forte e gelada. O vale do rio Ohio e a região Nordeste dos EUA estão sob alerta de tempestade.
Há previsão de neve para Nova York, Vermont e New Hampshire, com ventos de até 48 km/h, de acordo com o Serviço Nacional de Meteorologia.
Cerca de 200 voos de companhias aéreas dos EUA agendados para esta quinta-feira foram cancelados com um dia de antecedência, de acordo com o FlightAware.com, site que monitora voos.
A American Airlines foi a companhia mais atingida, com cerca de 30 voos. Na quarta-feira, 1.500 voos foram cancelados nos EUA.
A tempestade provocou nevasca recorde no norte do Texas e em Arkansas, antes de avançar sobre o Sul dos EUA no dia do Natal e depois partir em direção norte. A frente fria provocou tornados e deixou quase 200 mil pessoas sem energia em Arkansas e Alabama.
Ao menos cinco pessoas morreram em acidentes rodoviários provocados pelo clima, segundo a polícia.