{{banner-interno}}
Aos 66 anos, a Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) vem formando profissionais do setor em todo o Estado, nos níveis técnico, pós-graduação e educação permanente. No total, mais de 143 mil pessoas já se qualificaram pela instituição, que atua em todo o Estado e em cursos de Educação à Distância.
Ao longo de sua história, a ESP-MG já realizou mais de 500 tipos de cursos, todos gratuitos. Só em 2012, foram formados 27 mil trabalhadores da área de saúde pública. Em 2013, dois novos cursos serão ofertados: especialização em comunicação em saúde e técnico em vigilância em saúde.
A auxiliar de enfermagem Lucinda Teodoro, que trabalha na emergência pediátrica do Hospital Odilon Behrens, conta que, mesmo tendo dedicado 20 anos na área da saúde, se beneficiou muito do curso da ESP-MG. “O curso traz cosas novas, expectativas novas, e meu objetivo não é parar”, enfatiza.
A professora da ESP, Roberta Stancioli, explica que é preciso se atualizar sempre, já que as novas descobertas científicas interferem na rotina desses profissionais. “A cada ano, são muitos achados novos, mudanças na legislação, ou seja, é preciso acompanhar este movimento e a ESP oferece esta oportunidade”, observa.
Na ESP-MG, todos os alunos já atuam na área da saúde e, por isso, as aulas também são um momento de intensa troca de experiências e informações. “Cada um tem muita coisa a passar para o outro. Isso é muito importante”, comenta a auxiliar de enfermagem e aluna Marlete Aguilar.
A escola elabora todo o material didático e fornece gratuitamente aos alunos. Os professores da instituição são profissionais do setor da saúde capacitados pela própria ESP e contam com acompanhamento do corpo técnico da escola durante todo o ano.
Para saber mais sobre os cursos ofertados, acesse http://www.esp.mg.gov.br/ensino/ e assista à reportagem ao lado produzida pela Agência Minas.
Da Lusa
Brasília - A ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher teve alta ontem (29) do hospital depois de ser operada. A ex-líder conservadora, de 87 anos, deu entrada no hospital no último dia 21 para uma pequena cirurgia de remoção de um tumor na bexiga.
Thatcher, a primeira mulher britânica eleita primeira-ministra, tem mostrado uma saúde frágil desde que sofreu uma série de pequenos acidentes vasculares cerebrais em 2002. Embora apareça ocasionalmente em encontros privados, há muito tempo ela não faz declaração pública.
Apelidada de “dama de ferro”, Thatcher foi primeira-ministra entre maio de 1979 e novembro de 1990. Foi a primeira líder britânica a vencer três eleições consecutivas.
Agência Brasil
Brasília - Os principais aeroportos do país registram movimentação tranquila hoje (30), último domingo antes do réveillon. De acordo com a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), dos 1.485 voos programados em todo o país até as 17h, 38 registram atrasos (2,6% do total) e 114 foram cancelados (7,7% do total).
No Rio de Janeiro, que deve receber pelo menos 750 mil turistas para o réveillon de Copacabana, o movimento nos dois aeroportos é tranquilo. No Aeroporto Internacional Antonio Carlos Jobim/Galeão, dos 93 voos programados até as 17h, apenas dois registraram atrasos e nove foram cancelados. No Santos Dumont, um voo registrou atraso e 21 foram cancelados, entre as 84 chegadas e partidas programadas no período.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, um dos maiores do país, registrou atraso em três voos e teve 17 operações canceladas do total de 155 voos previstos até as 17h. Em Brasília, o Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek também tem movimentação tranquila, com cinco registros de atrasos e nove cancelamentos.
A expectativa da Secretaria de Aviação Civil é que 25,7 milhões de passageiros passem pelos terminais administrados pela Infraero neste fim de ano e em janeiro de 2013. O número representa um aumento de 10% em relação ao mesmo período de 2011-2012.
O prefeito eleito, Cesinha Samor, foi quem deu a notícia em primeira mão, de que o Partido dos Trabalhadores estava fora de seu governo. O anúncio foi feito logo no início da coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, 29, no Museu Energisa, para divulgar os seus secretários municipais, confirmando o que este Site já havia informado. Segundo Cesinha, o rompimento deve-se ao fato de não ter nomeado Sebastião Ruy de Almeida para a Secretaria de Assistência Social colocando em seu lugar Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, que o PT queria ver na Secretaria de Cultura. Para esta Pasta, Cesinha nomeou outro petista, Zeca Junqueira, o que, segundo ainda o prefeito eleito, apesar de cumprir o acordo previamente assumido, não agradou ao Partido provocando, assim, a ruptura.
A explicação oficial do Partido dos Trabalhadores sobre o rompimento com o Governo Cesinha foi divulgada somente na noite de sábado, 29, através de Nota Oficial. Abaixo seguem os principais trechos do documento.
“O Partido dos Trabalhadores (PT) de Cataguases, em reunião do seu Diretório Municipal, na manhã de hoje, deliberou por não participar do governo municipal, eleito no último dia 07 de outubro, e que elegeu José Cesar Samor (Cesinha) como prefeito.
O que motivou nossa decisão foi a recusa de Cesinha em cumprir o Acordo Político firmado anteriormente, que estabeleceu que o Partido dos Trabalhadores administrasse de forma plena, duas Secretarias (Assistência Social e Cultura).
O compromisso do prefeito eleito seria o de nos dar liberdade de gestão, inclusive na escolha dos nomes dos secretários e dos parceiros que conosco iriam gerir as duas secretarias. Diante do acordado, a Direção do Partido, depois de ouvir os militantes, optou por indicar, para ocupar a Secretaria de Cultura, Vanderlei Teixeira Cardoso (Pequeno), e para a Secretaria de Assistência Social, Sebastião Ruy de Almeida Filho (Tatá). No último dia seis passado comunicamos ao prefeito nossa decisão, por escrito.
Entretanto, na última semana, fomos comunicados pelo prefeito eleito que a Secretaria de Cultura seria ocupada pelo jornalista Zeca Junqueira e que Pequeno deveria migrar para Secretaria de Assistência Social. Quanto ao companheiro Sebastião Tatá, seria nomeado como cargo de confiança na nova Secretaria destinada a Pequeno.
Contra - argumentamos, afirmando a Cesinha que o nome de Zeca Junqueira não constava das indicações da legenda e, nem de longe, atendia às nossas expectativas como gestor público, representante do Partido em Cataguases.
(...)
Insistimos com o prefeito no cumprimento do acordo com o Partido, dizendo que, agora, Cultura é considerada Política de Estado pelo governo federal, possível vetor de transformações profundas na sociedade. Caso seu controle recaia em mão de pequenos grupos de interesses, seu governo estará contribuindo apenas para conformar, conservar, excluindo do acesso à atividade cultural os que mais dela necessitam para se libertar do atraso que nele estamos afundados.
Por outro lado, justificamos a escolha do nome de Sebastião Tatá avaliando que o companheiro poderá desenvolver um excelente trabalho na Secretaria de Assistência Social, com acompanhamento técnico e político do Partido.
(...)
Como não logramos o mínimo êxito no diálogo com o novo prefeito, reunimos os militantes e Diretório do Partido na cidade e deliberamos pelo seguinte:
• O PT não aceita a contraproposta apresentada pelo Cesinha (Pequeno na Assistência Social e Tatá na Assessoria);
• O Partido não irá participar do governo municipal;
• O Partido, em nível estadual e federal, e os parlamentares da legenda serão comunicados da decisão através de ofício;
• À sociedade, imprensa e demais interessados será publicada Nota Oficial do Partido comunicando as deliberações;
• O PT de Cataguases assumirá, em princípio, uma posição crítica em relação ao governo municipal que tomará posse em 01.01.2013, com reavaliação da postura em junho/2013, podendo caminhar para constituir uma frente de Oposição com as forças insatisfeitas com o governo instalado;
O Partido dos Trabalhadores, através da campanha e da votação de seus candidatos, contribuiu de forma definitiva para a vitória de Cesinha e entende que deve participar do governo, mas da forma que foi acordada previamente.
Dessa forma, esperamos que o senhor José Cesar Samor repense a decisão tomada e nos convide para que retomemos as negociações, no sentido de trabalharmos juntos e democraticamente a fim de construirmos um governo que nossa cidade merece.
Cataguases MG, 29 de Dezembro de 2012
DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO DOS TRABALHADORES DE CATAGUASES”