O Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida, fez um balanço de seu governo nesta manhã de 31 de dezembro de 2012, no programa “Conversa Franca”, da Rádio Brilho FM, apresentado por Sousa Mendonça e que teve a participação do editor deste Site, Marcelo Lopes. Também acompanharam o prefeito à emissora, seus secretários Jesusimar Dornelas, José Fernando Milani e José Vítor Lima. Na entrevista, Willian destacou suas realizações na área de saúde, o programa Minha Casa Minha Vida, obras e o polêmico contrato com a Copasa.
Em um balanço geral, o prefeito disse que seu mandato foi muito produtivo para Cataguases. Ele lembrou as várias obras realizadas, calçamento e asfaltamento de ruas e ações em todas as áreas. “Fizemos tudo que pudemos, apesar de ter recebido a prefeitura com dívida e a maior enchente de nossa história, o que atrasou significativamente o andamento de nosso projeto de governo”, salientou. Na área de saúde, Willian falou que deixa para o sucessor a construção de uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento – do Governo Federal e uma estrutura física em excelente estado de conservação, além de diversos programas que estão em funcionamento.
Willian destacou ainda que o futuro prefeito irá receber um município com todas as certidões em dia e com a situação financeira em boas condições, o que vai “dar segurança à nova administração para propor projetos e receber os recursos, seja do governo estadual ou federal”, acrescentando que quando assumiu o cargo, o município não estava em dia com estas certidões. Ele definiu sua administração como sendo “de paz, tranquilidade, onde todos estavam conscientes de suas obrigações”. O prefeito também teceu elogios ao vice, José Neto, de quem, revelou, tornou-se amigo. “Administramos a prefeitura como gestores”, resumiu.
Sobre a derrota em 7 de outubro, Willian voltou a dizer que o projeto levado para a população durante a campanha eleitoral “era bom”. Porém, segundo ele, “fizeram promessas que eu teria medo de fazer”. Em seguida disse ter sido “crucificado por causa do contrato com a Copasa, mas eu não poderia agir diferente porque sou uma pessoa de caráter e quero andar na rua com a cabeça erguida”, frisou. Elogiou seus secretários municipais e fez um agradecimento especial aos servidores de carreira da prefeitura que qualificou como sendo “profissionais determinados e de alto nível”.
Sobre seu futuro político, Willian revelou que vai assumir no dia 15 de janeiro próximo a direção da Gerência Regional de Saúde, em Leopoldina, que congrega quinze municípios, mas “serei eternamente professor”, destacou. Ele defendeu a reeleição como forma legítima para que se possa concluir um projeto de governo. “Acho imaturidade não gostar da reeleição porque ela é importante para o município”, afirmou o prefeito. Ele também preferiu não dizer claramente se será candidato a deputado daqui a dois anos ou se retornará como postulante a novo mandato como prefeito. “Não sou candidato de mim mesmo e, neste sentido, preciso ouvir a opinião de todos que integram o grupo político a que pertenço”, lembrou.
{{banner-interno}}
A Escola Estadual Marieta Soares Teixeira está completando 40 anos como instituição de tradição e prestígio em Cataguases, pois oferece, além de uma boa educação básica, cursos e atividades de diversos setores do conhecimento humano, proporcionando, assim, uma formação consistente aos alunos. Em 2012, por exemplo, a escola ofereceu um curso de radialista com 95 horas de duração e 9 alunos fizeram estágio nas emissoras do Sistema Multisom, inclusive há um programa na Rádio Cataguases, aos sábados às 12:30h, que é feito pelos próprios alunos da escola. Também foi realizada em 2012 a “Feira das Nações”, na qual foram mostrados diversos trabalhos e apresentações culturais dos próprios alunos. Além disso, outras atividades são promovidas pela escola, como a “Feira de Ciências” e as excursões para eventos e museus em outras cidades.
A escola Polivalente, primeiro nome da instituição, surgiu de uma proposta americana de aliança para o progresso e desde sua fundação é destaque no que diz respeito ao esporte. De acordo com o atual diretor João Dione Sarquer Augusto, “um dos pontos fundamentais do Polivalente é exatamente o esporte”, e é dentro dessa perspectiva que em 2013 começará a obra da nova quadra poliesportiva, um investimento do Governo Federal de R$355 mil, que ampliará a praça esportiva do colégio, permitindo consolidar esta “vocação” de celeiro de novos atletas, como é o caso da aluna Mariana dos Santos, que foi convocada para jogar basquete profissional no ADC Bradesco, em Osasco, SP.
O “Polí”, assim chamado carinhosamente pelos alunos e comunidade, possui atualmente 60 funcionários, dentre os quais 40 são professores, que trabalham no ensino normal e também no curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 2º grau. Para 2013, a escola ainda oferecerá curso técnico de Informática e busca parcerias com as indústrias e o comércio, a fim de oferecer à comunidade outros cursos de capacitação. Essas parcerias são possíveis, afirma o diretor, pois algumas já foram consolidadas, como as 700 carteirinhas escolares conseguidas através do Sicoob Coopermata.
Dione lembrou que a Escola Estadual Marieta Soares Teixeira é referência local, mas que apesar disso, existem necessidades a serem atendidas, como a ausência de um refeitório que comporte todos os alunos e a construção de um muro que delimite toda área da escola. Neste sentido ele diz ser muito importante a participação de todos na busca de alternativas para resolver esses problemas. A vice-diretora Maria Tereza também citou o projeto socioambiental “Romualdinho”, uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Cataguases, como sendo um trabalho entre comunidade, alunos e escola, que vem dando certo. Ela ressalta: “se não atuarmos em conjunto, a preservação daquele córrego não será possível”, salientou.
Texto e fotos de Paulo Victor Rocha Patrício
Na tarde deste domingo (30) por volta de 13:30, um jovem morreu e outro ficou gravemente ferido na BR-356 próximo a Pratinha. O condutor da moto Marcos Ney de Freitas Maximiano, de 22 anos, morreu na hora, já o carona Wagner Roberto de Souza Marães, 20 anos, faleceu poucas horas depois de dar entrada no Hospital São Paulo com suspeita de fratura no membro inferior e hemorragia interna. Os cinco ocupantes do veículo não se feriram.
De acordo com um dos envolvidos no acidente e que nada sofreu, três motos vinham em direção a Muriaé - uma atrás da outra - quando, na região da Pratinha, em uma curva reconhecidamente perigosa, a moto (foto) que estava entre a primeira e a última chocou-se violentamente em um Gol, placa de Muriaé-MG, e na sequência pegou fogo. Ela estaria sendo conduzida por Marcos Ney, o Marquinhos, que teve morte instantânea.Wagner que estava com ele na moto, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros com ferimentos graves,e também faleceu. As outras duas motocicletas não se envolveram no acidente, mas seus ocupantes ficaram em estado de choque.
Segundo um dos colegas que nada sofreu, eles voltavam de Rio das Ostras, litoral fluminense, onde estavam desde a última terça-feira a passeio e que viajavam em baixa velocidade. Segundo ele, o que pode ter provocado o acidente seria a corrente da moto que teria se soltado. A Polícia Rodoviária Federal, em Muriaé, está apurando as causas do acidente juntamente com a perícia técnica da Delegacia Regional de Polícia Civil de Muriaé.
O corpo de Marquinhos foi liberado do Instituto Médico Legal no início desta noite e está sendo velado na Capela do Cemitério de Muriaé. Seu sepultamento será nesta segunda-feira, às 14 horas. Já Wagner, deverá ser sepultado em Miradouro, segundo informações preliminares, também nesta segunda-feira. 31.
Fonte e fotos: Rádio Muriaé e Site Silvan Alves
A agência do Sicoob Coopemata em Cataguases ganhou uma decoração caprichada esta semana. E bem característica. O setor da gerência daquela agência teve as paredes cobertas por um painel com dez metros de comprimento com fotos destacando as obras de arte que estão espalhadas por Cataguases e que são, na prática, o cartão de visitas da cidade.
A feliz ideia é do presidente do Sicoob Coopemata, César Mattos, e a execução ficou por conta do setor de marketing da empresa, que tem como responsável a dinâmica Lilian Mara. Agora, todas as agências do Sicoob Coopemata terão painéis como este mostrando as belezas de cada cidade onde a cooperativa atua. Uma demonstração de carinho e uma forma de exaltar suas qualidades. A clientela, claro, está adorando e o ambiente ganhou uma aparência mais descontraída e charmosa.