O Ministério do Trabalho e Emprego pretende ampliar os pontos de emissão da carteira de trabalho em todo o país, sem custos para os cidadãos. A ampliação seria possível por meio de um acordo em discussão com os Correios, que têm agências nos 5.570 municípios brasileiros.
A emissão do documento continuará gratuita. De acordo com o ministério, a taxa de entrega da carteira expedida pelos Correios seria custeada pela pasta. O custo do serviço ainda está sendo avaliado.
Em julho deste ano, foi anunciado que um acordo de cooperação técnica seria assinado entre o Ministério do Trabalho e os Correios e um projeto-piloto teria início no estado de São Paulo.
O objetivo do acordo é permitir que todos os trabalhadores brasileiros, em especial os que vivem nos municípios mais distantes dos grandes centros, tenham acesso ao documento.
A pasta informou que a expedição da carteira de trabalho continuará ocorrendo normalmente em toda a rede de atendimento como postos do Sistema Nacional de Emprego (Sine), gerências regionais e superintendências do Trabalho nos estados.
A carteira de trabalho é obrigatória para toda pessoa prestar algum tipo de serviço, seja na indústria, no comércio, na agricultura, na pecuária ou de natureza doméstica.
Os registros das atividades do trabalhador feitos no documento garantem o acesso a alguns dos principais direitos trabalhistas, como seguro-desemprego, benefícios previdenciários e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). (Foto: Marcello Casal/Agência Brasil)
A equipe Professores foi a grande campeã da Copa Verão de Futebol Master de Cataguases. O torneio chegou ao fim no último sábado, 18 de agosto, após uma final muito disputada em que o resultado só foi conhecido depois de uma concorrida disputa de pênaltis. O "Professores" sagrou-se bicampeão daquela competição, das três que já disputou. A partida final aconteceu no estádio Rodrigo Lanna, mais conhecido como "Campo do Flamenguinho" e reuniu uma grande torcida. A Copa Verão é organizada por Ricardo Oliveira, o popular "Tucano".
Em 2016, a equipe Professores estreou na competição que foi vencida por um time de Descoberto. No ano seguinte, o grupo voltou com disposição para disputar o título e sagrou-se campeão, fato que se repetiu agora em 2018 após vencer a equipe do Flamenguinho, em uma partida muito disputada que manteve sua invencibilidade. Professores ainda recebeu os troféus de Melhor Goleiro, para Vinícius, o popular "Escovão", e de Artilheiro da competição para Rogerinho. {{banner-interno}}As finais foram disputadas em duas partidas sendo que na primeira, ocorrida no domingo anterior, o resultado foi 1 x 1. A segunda e decisiva partida o placar ficou em 0 x 0, mas recheada de tensão e ansiedade. Mérito também para os técnicos das duas equipes que prevendo uma disputa de pênaltis realizaram diversas substituições de jogadores, sendo a que mais chamou a atenção e foi decisiva para o resultado favorável ao time Professores, a troca de goleiros daquela equipe, com a saída de Escovão e a entrada de Flavinho, garantindo o resultado de 4 x 3 para Professores, que comemorou muito o bicampeonato. (Fotos: Organização da Copa Verão)
A Prefeitura de Muriaé, por meio da Fundarte, realizou, na última sexta-feira, 17 de agosto, a cerimônia de premiação e reconhecimento a iniciativas de preservação, valorização e divulgação do patrimônio histórico e cultural, com a entrega do "Prêmio Maria Bernadete Andrade Silva, de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé". No sábado (18), houve realização de palestras, mesa redonda e apresentações de trabalhos científicos. A iniciativa prestigiou muriaeenses que zelam pela conservação e proteção dos bens culturais da cidade.O prêmio recebe, este ano, o nome de Maria Bernadete Andrade Silva. No período de 1997 a 2000, a servidora pública da Fundarte foi responsável pela montagem de toda a documentação necessária para transformar a antiga Secretaria de Cultura em Fundação de Cultura e Artes de Muriaé. Era ela quem enviava os projetos para a Lei de Incentivo à Cultura tanto Federal quanto Estadual, desde 2005, até seu falecimento em 2016. Os projetos aprovados permitiram a construção da Escola Municipal de Música Leonel Vargas e também a primeira etapa da restauração do Grande Hotel Muriahé, com a contribuição de parceiros.
Também foi pela força e dedicação de Maria Bernadete que se alcançou a obra de complementação do Teatro Zaccaria Marques, aprovado pelo Fundo Nacional de Cultura, e as reformas do Paço Municipal e Biblioteca Vivaldi Wenceslau Moreira. "Chegamos à 5ª edição do ‘Prêmio de Incentivo ao Patrimônio Cultural de Muriaé’. A primeira com o nome da nossa amiga Maria Bernadete. Neste dia, comemoramos o Dia Nacional do Patrimônio Cultural. O objetivo deste fórum é ampliar as discussões sobre os nossos patrimônios, buscar caminhos para a sua preservação e o diálogo com os vários atores da cidade, buscando promover o patrimônio de forma sustentável", esclareceu a diretora da Fundarte, Flávia Neves. {{banner-interno}}Premiação homenageia preservação de patrimônios culturais da cidadeO representante do Memorial Cristiano Varella, José Alexandre, explica a satisfação em receber a homenagem. "Para nós, é uma grande honra receber este reconhecimento da Prefeitura e da Fundarte. Temos um espaço reservado para a expressão da cultura e da arte para visitação e uso da população. Neste ambiente, temos desenvolvido muitas ações educativas para os muriaeenses. Convidamos a todos a conhecer e participarem das atividades", enfatizou.
O Projeto Circuito Cultural Grande Hotel Muriahé, que realiza o Fórum Regional do Patrimônio Cultural, está em sua 7ª edição. "Pela grandiosidade do trabalho realizado, Maria Bernadete foi a escolhida para dar nome ao Prêmio. Entregamos para todos os responsáveis por cuidar dos nossos bens culturais uma placa em agradecimento. Parabenizamos todos aqueles que conservam nossos espaços culturais e artísticos, pois é desta forma que poderemos resguardar a memória de nossa terra", disse o prefeito Grego. Premiados em 2018
I - Patrimônio Material – Bens Tombados: Capela do Hospital São Paulo
II - Patrimônio Material – Bens Inventariados: Sede dos Correios da Praça Coronel Pacheco de Medeiros -
III- Patrimônio Imaterial: Folia de Reis Anjo Gabriel
IV- Responsabilidade Social: SESC Muriaé
V- Ações Educativas: Memorial Cristiano Varella
Entre a noite desta segunda-feira, 20 de agosto e o início da manhã de hoje, terça-feira, 21, a Polícia Militar prendeu três pessoas foragidas da justiça em Cataguases. Além disso recuperou no Bairro Menezes, uma motocicleta Honda Biz, roubada havia pouco tempo, antes mesmo de seu proprietário saber do ocorrido. Foi a segunda a ser localizada em vinte e quatro horas, conforme informou a própria PM. AS duas operações foram coordenadas pelo major Willian Machado, comandante da PM em Cataguases.Na noite de segunda-feira, foi preso um homem de 31 anos, e uma mulher de 34. Ele foi visto andando pelo Bairro Menezes durante Operação Batida Policial realizada naquela região e após ser identificado pelos militares, foi abordado e detido por existir um mandado de prisão por porte ilegal de arma de fogo. Contra a mulher foi expedido um mandado de prisão por furto. Ela foi reconhecida pelos militares que faziam patrulhamento em Sereno e presa em seguida. {{banner-interno}}
Nesta manhã de terça-feira, os militares Tenente Marinato e sargento Sílvio, identificaram outro foragido da justiça enquanto iam para o Quartel da 146ª Companhia Especial de Polícia Militar para assumirem o serviço. O rapaz, de 29 anos, deveria estar cumprindo pena por tráfico de drogas e foi abordado na Avenida Astolfo Dutra com o apoio dos militares sargento Dos Santos e Cabo Anselmo. O rapaz foi levado ao Hospital de Cataguases para exames médicos e em seguida para a Delegacia de Polícia Civil de Cataguases para os procedimentos de praxe. (Fotos: Polícia Militar/Divulgação)
Nesta terça-feira, dia 21 de agosto, a Prefeitura de Cataguases vai paralisar suas atividades em protesto pela dívida de mais de R$15 milhões do Governo do Estado de Minas com o município. Somente funcionarão os serviços emergenciais. A iniciativa será replicada em quase todos os municípios mineiros e, na região, as prefeituras de Itamarati de Minas e Dona Euzébia não vão aderir ao movimento. As demais, como a de Muriaé, Leopoldina, Ubá, Piraúba, Astolfo Dutra, entre outras, manterão suas portas fechadas, conforme apurou a reportagem do Site.
A dívida do Estado com Cataguases é referente a repasses do Fundeb (Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica), ICMS, Transporte Escolar, Saúde e Assistência Social. A situação é idêntica nos demais municípios mineiros, razão pela qual a paralisação tem por objetivo alertar a população sobre a situação, que já está impactando nas contas das prefeituras, trazendo graves consequências para a população. "A falta destes repasses tem obrigado as administrações municipais a utilizar recursos próprios, o que acaba sendo um paliativo que pode comprometer outras necessidades básicas como infraestrutura e folha de pagamento", lembrou o Prefeito de Cataguases, Willian Lobo de Almeida.
Além disso, a mobilização pretende pressionar e cobrar do governo estadual um posicionamento em relação aos atrasos constantes destes repasses de verbas. Conforme o portal da Associação Mineira de Municípios (AMM), a dívida atualizada em 16 de agosto com todos os municípios do Estado está em R$ 8,1 bilhões, conforme projeção do calendário do próprio Governo. {{banner-interno}}
Promovida pela AMM, a mobilização tem o lema "Basta! Chega de confisco! Se o Estado não pagar, as prefeituras vão parar" e, além da paralisação, pretende reunir cerca de 500 prefeitos, vereadores, secretários municipais e servidores públicos na capital do Estado. O Prefeito Willian Lobo é um dos gestores que confirmaram presença às 13 horas, na Cidade Administrativa, de onde seguirá junto aos demais participantes, em carreata, até o Palácio da Liberdade.
O presidente da AMM e prefeito de Moema, Julvan Lacerda lembrou que "é preciso lutar contra essa falta de respeito do Governo do Estado, que nos deixa sem recursos prejudicando a população". Segundo ele, a atitude do Estado representa um desrespeito à Constituição Federal.
Dívida do Estado com Cataguases: R$ 15.432.297,86
Educação: R$ 3.513.495,78
ICMS: R$ 377.204,30
Transporte Escolar: R$ 48.240,00
Saúde: R$ 10.698.751,39
Piso Mineiro de Assistência Social: R$ 172.180,80
Fundeb (juros e correções): R$ 265.732,01
(Fonte: Associação Mineira de Municípios)