A Fundação Clóvis Salgado, por meio do Cine Humberto Mauro, promove de 14 a 24 de janeiro a mostra Origens do Crime: O Gângster nos Anos 1930. Nove clássicos de oito diferentes diretores exploram a faceta do gângster no cinema americano, após o período que ficou conhecido como Grande Depressão. A entrada para as sessões é gratuita. Os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência, na bilheteria do Cine Humberto Mauro.
Os filmes apresentados refletem a instabilidade da economia americana após o ano de 1929. O chamado american way of life dava lugar a uma nova sociedade imersa em uma onda de crimes por conta do alto índice de desemprego que assolou o país. Nesse contexto, os anos de 1931 e 1932 viram três grandes clássicos: Alma no lodo, dirigido por Marvyn LeRoy, que tem exibição nos dias 15, 19, 22 e 24, Inimigo Público, de William A. Wellman, com sessões em 14, 17 e 20, e Scarface, que pode ser visto nos dias 14, 18 e 23. O clássico possui direção de Howard Haws e Richard Rosson e teve notória refilmagem em 1982, sob a direção de Brian de Palma.
De igual importância, Anjos de Cara Suja, de Michael Curtiz, Heróis Esquecidos, dirigido por Raoul Walsh, Beco Sem Saída, de William Wyler, O Fugitivo, dirigido por Marvyn LeRoy, Mulher Marcada, de Lloyd Bacon, e, ainda, Vencido Pela Lei, de WS Van Dyke, integram a programação. De segunda a sexta-feira, as sessões acontecem das 17h às 21h. Nos sábados e domingos, os filmes podem ser vistos das 16h às 20h.
“A mostra nasceu do desejo de mostrar, de forma organizada e sistemática, os filmes que deram origem a um dos gêneros mais instigantes da produção cinematográfica norte-americana, cuja influência se expandiu para fora dela. O Cine Humberto Mauro realizou, recentemente, algumas mostras com essa temática, mas com um traço mais contemporâneo”, afirma o Gerente de Cinema da Fundação Clóvis Salgado, Rafael Ciccarini. Ainda segundo ele, a mostra partiu de criteriosa pesquisa curatorial, com o objetivo de retomar as origens do gênero e realizar um diálogo com a produção cinematográfica atual.
Serviço:
Mostra - Origens do Crime: O Gângster nos Anos 1930
Data: 14 a 24 de janeiro
Local: Cine Humberto Mauro – Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537 – Centro – Piso inferior)
Entrada gratuita (retirada de ingressos na bilheteria do cinema meia hora antes do início de cada sessão)
{{banner-interno}}
A creche que funciona no Centro Municipal de Educação Infantil Cantinho Feliz, localizado na Avenida Astolfo Dutra, próximo ao Almoxarifado da Prefeitura, em Cataguases, está aberta neste período de férias recebendo alunos das creches Escola Municipal Mundo Encantado, do bairro Taquara Preta, e Esperança, que funciona no CAIC do bairro Santa Clara. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e tem por objetivo dar tranquilidade aos pais das crianças que trabalham neste período. A informação foi prestada pela diretora da creche escola Cassiana Maria Lanzieri Soares.
A Cantinho Feliz atende a 120 crianças de 4 meses a 5 anos e 11 meses de idade em tempo integral, de segunda a sexta-feira, de 7h até 17h. Neste período de férias escolares ela funciona em regime de plantão e as crianças das demais creches sã levadas para lá por meio de transporte disponibilizado pela prefeitura, revelou Cassiana. A rotina, porém, continua a mesma, sendo que no turno da manhã, o local funciona em regime de escola e as crianças são atendidas por professores habilitados, que ministram aulas de acordo com os conteúdos da Educação Infantil, inclusive música e movimento, educação física e artes.
Após as aulas, os alunos almoçam, fazem um breve repouso e, no turno da tarde, ficam sob os cuidados de babás e estagiárias, que alimentam e zelam pela higiene e cuidados necessários na rotina das crianças. Nessa hora elas ainda fazem atividades de recreação, junto com professores. Cassiana conta que “o trabalho aqui desenvolvido visa ao pleno desenvolvimento e bem-estar das crianças. Contamos com uma equipe de profissionais dedicados e comprometidos, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e participação dos pais.” Ela completa dizendo que essa parceria “reflete no êxito do nosso trabalho e contribui de maneira positiva na adaptação e desenvolvimento das crianças, razão maior do nosso existir”.
A respeito de vagas para novas crianças a diretora da Creche reconhece existir uma grande procura e informa que o preenchimento delas para o ano letivo de 2013 foi definido, “como acontece todos os anos através do cadastro escolar e efetivação da matrícula. Geralmente, no segundo semestre de cada ano a Secretaria Municipal de Educação divulga o período de cadastramento e é importante que pais estejam atentos a este aviso para não perderem suas vagas”, alertou.
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
O Carnaval está batendo à porta e o Clube do Remo, um dos templos consagrados do Reinado de Momo, entrou em contagem regressiva para o seu tradicional Baile do Vermelho e Branco, que será realizado no dia 26 de janeiro, a partir da meia noite. Para animar os foliões, a banda Tropicália, de Cataguases, promete um repertório de primeira e super animado, com muito axé e sambas de enredo. Aliás, a Tropicália, é uma das bandas mais concorridas neste período de carnaval, tendo se apresentado em dezenas de cidades em Minas, Rio de Janeiro e Espírito Santo.
E como vem acontecendo nos últimos anos, o Baile do Vermelho e Branco terá, mais uma vez, a presença mais do que especial da Velha guarda da Bateria e de passistas da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira (fotos da capa e ao lado), uma das mais tradicionais agremiações carnavalescas do Rio de Janeiro. Além disso, o Remo convidou o DJ Léo Peres para fazer a abertura da noite, por meio de suas picapes e mixagens que vêm fazendo sucesso em toda a região. Durante todo o baile haverá sorteio de prêmios entre os participantes que estiverem vestindo roupas nas cores vermelho e branco. Mesas podem ser reservadas pelo telefone (32) 3421-2286 e os ingressos podem ser adquiridos na loja Pier, Dudu Mix, Sol & Neve e no site Ache Ingressos (www.acheingressos.com.br).
Começa nessa segunda-feira (14) o pagamento do IPVA 2013 em Minas Gerais, com o vencimento da 1ª parcela ou cota única dos veículos com placas de final 1. Desde o início de dezembro, 506.519 contribuintes já quitaram integralmente o IPVA 2013 e outros 113.518 pagaram a primeira parcela, totalizando 620.037 pagamentos efetuados.
Em comparação com o ano de 2012, a tabela do IPVA 2013 apresentou redução média de 11% da base de cálculo adotada, baseada em estudos da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), e de 7,87%, se considerados os periódicos especializados do setor, circunstância que tornam os valores adotados bem próximos da realidade do mercado de automóveis. A alíquota de 4% aplicada aos automóveis é a mesma praticada nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro.
Quem quitar o imposto à vista, conforme a escala de vencimento pelo final da placa do veículo, tem desconto de 3%. O valor da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual de Veículo (TRLAV), no valor de R$ 71,30, que vence no dia 31 de março, poderá ser paga no dia 1º de abril. O atraso no pagamento das parcelas do IPVA 2013 gera multa diária de 0,3% e, após trinta dias, de 20%, com a cobrança de juros pela taxa Selic.
O contribuinte pode pagar o IPVA 2013 diretamente nos terminais de Auto Atendimento ou nos guichês dos bancos credenciados, informando o número do Renavam do veículo.
A emissão gratuita da Guia de arrecadação do IPVA poderá ser feita também pelo site da Secretaria de Estado da Fazenda. Do total arrecadado com o IPVA, 20% serão repassados ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e de Valorização dos Profissionais de Educação. Do restante, 40% serão destinados ao caixa único do Estado e 40% para o município de licenciamento do veículo.
As consultas aos valores do IPVA 2013 podem ser feitas pelo Renavam ou marca/modelo, no site da Secretaria de Estado de Fazenda ou pelo telefone 155 do LIGMINAS para todo Estado de Minas Gerais.
Escala de vencimentos