Agência Brasil
Brasília - O incêndio no Parque Nacional Chapada Diamantina, na Bahia, está controlado. O fogo que começou há uma semana destruiu uma área de vegetação com cerca de 1.000 hectares.
De acordo com o administrador do parque, Cezar Gonçalves, ainda existem pequenos focos de incêndio que estão sendo monitorados pelas equipes que permanecem no local. "Ainda há pequenos pontos que podem reascender e a observação pode durar de dois a três dias", disse.
A causa do incêndio está sendo investigada pela Companhia de Polícia Ambiental. As hipóteses de combustão espontânea por causa da seca severa que atinge a região, a pior dos últimos anos, e de fogo provocado por ação humana estão sendo analisadas.
Apesar do incêndio, as visitas continuam liberadas, pois o fogo não atingiu a trilha que normalmente é percorrida pelos turistas. Eles devem procurar associações ou guias autorizados nas cidades próximas e não devem entrar no parque desacompanhados ou se afastar da trilha determinada.
Agência Brasil
Brasília - Em apoio ao presidente da Venezuela, Hugo Chávez, hospitalizado há mais de um mês em Cuba, correligionários dele convocaram uma manifestação para o próximo dia 23, em Caracas, capital venezuelana. A ideia é demonstrar publicamente que Chávez tem apoio para cumprir o quarto mandato presidencial, apesar de estar em estado grave de saúde e haver uma série de incertezas sobre o cenário político venezuelano.
Jorge Rodriguez, da Executiva Nacional do Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV), e os governadores Aristóbulo Istúriz (do estado de Anzoátegui) e Arias Cárdenas Francisco (do estado de Zulia), comandam a manifestação do dia 23.
Rodriguez, Istúriz e Cárdenas disseram que as ruas principais de Caracas serão tomadas pelos manifestantes, que assistirão a comícios e apresentações. Para os organizadores da manifestação, será uma demonstração de que o “povo venezuelano não caiu nas provocações da direita”.
No domingo (13), o ministro da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, disse que Chávez está consciente e em comunicação com a família, os aliados políticos e a equipe médica que o atende. Segundo ele, o estado de saúde do presidente ainda inspira cuidados devido à insuficiência respiratória.
O presidente venezuelano está em tratamento para combater um câncer desde o começo de dezembro. Em 11 de dezembro, foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.
Há um mês, Chávez não é visto em público, o que fez surgir uma série de incertezas no cenário político venezuelano. A cerimônia de posse, marcada para o dia 10, foi adiada por tempo indeterminado à espera da recuperação do presidente reeleito para o quarto mandato. No poder desde 1999, Chávez dividiu a política na Venezuela entre aliados e oposicionistas.
O governador Antonio Anastasia entregou, nesta segunda-feira (14), a Medalha Santos Dumont para a diretora executiva do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), Mirna Dayrell. Formada em Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração pela PUC Minas, Mirna possui especialização em Auditoria Externa pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
A honraria foi concedida em outubro de 2012, ocasião em que Mirna ocupava o cargo de presidente pró-tempore do Servas, onde atua desde 2003.
{{banner-interno}}
Após reunião na Secretaria Municipal de Cultura, o secretário Zeca Junqueira e o editor do jornal Cataguases e membro da comissão de carnaval Camilo Vória, revelaram que o carnaval de 2013 em Cataguases terá desfiles das escolas de samba União dos Bairros, Portela, Taquara Preta e Vila Minalda, além de sete blocos carnavalescos. Destes, quatro desfilarão na sexta feira, 8 de fevereiro, e três na noite seguinte. Domingo e segunda-feira, desfilarão as escolas de samba, duas por noite. “Os sorteios para a decisão da ordem dos desfiles serão feitos na próxima semana”, disse Camilo. Na terça-feira, os blocos e escolas campeões retornam à Passarela do Samba Expedito Liberato.
Camilo ainda lembrou que desfilarão, ainda, outros blocos caricatos, os quais não disputarão as premiações. Para essa última modalidade, as inscrições estão abertas até a próxima sexta-feira, dia 18. Seis blocos caricatos já se inscreveram, dentre os quais está o tradicional e irreverente “Cientista Louco”, do carnavalesco Marcelino Corrêa Neto (foto), que desfila em Cataguases há mais de 20 anos. Em sua opinião “o carnaval de Cataguases está melhorando a cada ano”. Sobre o seu bloco caricato, Marcelino lembrou: “faço uma sátira da realidade, especialmente dos episódios de calamidade pública, transformando-os em alegria, em carnaval”, comentou. E, como não poderia deixar de ser, este ano, seu tema será Carlinhos Cachoeira.
Na avaliação de Zeca Junqueira o carnaval de 2013 vai agradar aos foliões, a começar pela boa decoração que será feita na Passarela do Samba, na Avenida Astolfo Dutra, onde acontecerão os desfiles da festa de Momo. Duas bandas farão os bailes populares que serão realizados na Praça Rui Barbosa: Tropicália e Revolution, ambas de Cataguases. As arquibancadas já estão sendo montadas e também serão instalados banheiros químicos e tendas para o comércio de bebidas e salgados, entre outras questões referentes à infraestrutura tanto da Avenida quanto da Praça Rui Barbosa. Outra possibilidade que está sendo discutida entre os membros da Comissão de Carnaval é a criação de camarotes.
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha