Reuters
CARACAS, 15 Jan - O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, recebeu em Cuba parte de seu gabinete, disse nesta terça-feira o vice-presidente venezuelano, Nicolás Maduro, indicando que o líder socialista "vai subindo a ladeira" após sofrer várias complicações numa delicada operação realizada em dezembro para combater o câncer.
Chávez está há mais de um mês em Havana e não pôde participar da posse do mandato para o qual foi reeleito em outubro, apesar de a constituição venezuelana determinar que a cerimônia devia ter ocorrido em 10 de janeiro. Sua ausência alimentou dúvidas sobre sua capacidade real de seguir à frente do país.
"Nosso comandante está na batalha. Vimos ele ontem (segunda-feira)", disse Maduro durante evento com governadores eleitos em dezembro.
"Poderíamos dizer que o nosso comandante vai subindo a ladeira, vai avançando", acrescentou.
Maduro, o ministro do Petróleo, Rafael Ramírez; o presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello; a procuradora Cilia Flores; e o irmão do presidente, Adán Chávez, chegaram a Caracas na noite de segunda-feira após uma visita de vários dias a Havana, onde receberam os presidentes de Argentina e Peru.
Segundo a informação mais recente do governo, no domingo, a saúde de Chávez evoluiu "favoravelmente" nos últimos dias após uma severa infecção que desencadeou uma insuficiência respiratória.
Diante da ausência de Chávez, que não é visto nem ouvido em público desde sua partida há mais de um mês, o vice-presidente e chanceler formou um grupo de comando junto a Ramírez e Cabello, que após ser ratificado no cargo ficaria responsável por uma eventual transição se for decretada a ausência absoluta do presidente.
Chávez indicou Maduro como seu herdeiro político antes de ir a Havana para se submeter à quarta cirurgia em 18 meses. Numa revelação inesperada, o presidente fez um apelo aos venezuelanos para que apoiem seu sucessor se novas eleições presidenciais tiverem de ser convocadas.
O máximo tribunal do país sul-americano decidiu na semana passada que embora o presidente ainda não tenha assumido o cargo para o período 2013-2019, o vice-presidente e os ministros, que estão à frente do governo durante sua ausência, continuam em suas funções.
O governo tentou se mostrar ativo durante a prolongada ausência do mandatário, com a inauguração de obras e a celebração de atos públicos, mas a oposição insiste que tanto o vice como os ministros terminaram seu mandato em 10 de janeiro.
"Nosso compromisso é trabalhar com confiança, serenidade, com a mesma coragem do presidente Chávez para enfrentar as dificuldades... não estamos improvisando nada", acrescentou Maduro.
Agência Brasil
Brasília - O recadastramento de aposentados e pensionistas do governo federal por meio do comparecimento às agências de três bancos públicos - Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Banco de Brasília (BRB) - permitirá ao Ministério do Planejamento alimentar um banco de dados sobre esses servidores.
O recadastramento começa em 1° de março e o governo estima que 710 mil pessoas respondam à chamada. Além de aposentados e pensionistas, anistiados políticos que recebem indenização terão de comparecer. As normas e diretrizes para a atualização foram divulgadas na semana passada.
De acordo com a secretária adjunta de Gestão Pública do ministério, Marilene Lucas, em anos anteriores era necessário ir às unidades de recursos humanos do órgão onde o servidor era lotado na ativa e, por isso, as informações ficavam descentralizadas. Este é o primeiro exercício em que o novo modelo será aplicado.
Os beneficiários receberão correspondência avisando da necessidade da atualização cadastral, que deverá ser feita em qualquer dia do mês do aniversário. Como o prazo terá início em março, os que aniversariam em janeiro e fevereiro terão de se apresentar só em 2014.
Marilene Lucas explica que será utilizada uma ferramenta para atualização diária das informações sobre os recadastrados do governo federal. "Foi desenvolvido um módulo dentro do Siape [Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos] que será atualizado diariamente com as informações de quem se recadastrou. Teremos todos os dias um relatório", disse.
Segundo a secretária, o objetivo do recadastramento, que é anual e obrigatório por lei, é atualizar informações e manter a regularidade do pagamento dos benefícios. "Como a pessoa não está mais na ativa, perde o vínculo cotidiano com a administração pública. [O objetivo é] atualizar endereços, contato, telefone e comprovar que a pessoa está viva, que o pagamento está correto", explicou.
Caso a pessoa não faça o recadastramento após a primeira comunicação, será expedida notificação para fazê-lo no prazo de até 30 dias contados do recebimento da nova correspondência. Quem estiver fora do país deverá apresentar declaração de comparecimento emitida pelo órgão de representação diplomática ou consular do Brasil.
As pessoas que não se recadastrarem no prazo devido terão o pagamento do benefício suspenso até a regularização do cadastro. Aposentados, pensionistas e anistiados que não puderem comparecer por motivo de saúde devem ligar para o número 0800 978 2328 e agendar uma visita técnica para fazer a atualização em sua própria casa.
Agência Minas
O governador Antonio Anastasia anunciou, nesta terça-feira (15), na Cidade Administrativa, que o jogo inaugural do Estádio Governador Magalhães Pinto – Mineirão, entre Cruzeiro e Atlético, contará com a presença das duas torcidas. A partida, a ser realizada no dia 03 de fevereiro, marcará também a abertura do Campeonato Mineiro de 2013.
“O Governo fez uma solicitação, que tenho certeza que é de toda a sociedade mineira, para que esse jogo, que é festivo e de comemoração, seja realizado com a presença das duas torcidas, com o estádio, portanto, dividido. Esse pleito foi atendido pelos clubes”, afirmou o governador.
A decisão foi tomada em reunião que contou com as presenças dos presidentes da Federação Mineira de Futebol, Paulo Schettino, do Atlético Mineiro, Alexandre Kalil, do Cruzeiro, Gilvan de Oliveira, e do Consórcio Minas Arena, Ricardo Barra, dos secretários de Estado de Defesa Social, Rômulo Ferraz, e Extraordinário para a Copa do Mundo, Tiago Lacerda, e do chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Divino Pereira Brito.
O governador também anunciou que a partir de agora todos os jogos realizados nos estádios mineiros poderão ter a presença das duas torcidas, com a segurança garantida pela Polícia Militar.
“Fazemos um apelo para que seja um clássico da paz, da cidadania, com a presença da torcida em um clima de euforia, pois nós estamos entregando a Minas e ao Brasil um dos estádios mais modernos do mundo. Tenho certeza de que será um momento de muita felicidade para os torcedores em Minas Gerais”, ressaltou Anastasia.
Pelo acordo, os ingressos serão divididos igualmente entre torcedores de Cruzeiro e Atlético e a arrecadação será da equipe celeste, mandante da partida.
Fazendas centenárias, cachoeiras globais e um povo simpático, pronto pra um dedo de prosa desapressado. Não há cara feia que resista aos encantos de Carrancas, no sul de Minas Gerais. De tão fascinante, a natureza desta tranquila cidadezinha já serviu como locação de novelas e minisséries. E também pode ser um cenário maravilhoso para suas próximas férias.
As atrações ficam dentro de propriedades particulares, espalhadas pela zona rural. O acesso é fácil, qualquer carro de passeio roda sem problemas pelo chão firme e batido de terra vermelha. Também, pudera, desde os tempos coloniais a região tem tráfego constante, pois está na rota da Estrada Real. A mesma por onde passaram toneladas de ouro e diamantes antes de serem embarcados para Portugal nos séculos 18 e 19. Hoje, a via histórica faz parte dos passeios; é caminho de grutas, cavernas e mais de cinquenta quedas d'água. Um verdadeiro parque aquático, naturalmente instalado numa zona de transição entre mata atlântica e cerrado. Imaculada, a mata é refúgio de espécies ameaçadas de extinção como lobos-guará, onça parda, tucanos, papagaios e siriemas.
Para conhecer os lugares mais bacanas (e não se perder nas trilhas), contrate um guia numa das agências locais. Os roteiros são divididos por "complexos", reunindo atrações próximas e atividades para o dia todo. Prepare o fôlego, as botas de caminhada e comece pelos clássicos, como mergulhar no poço da Esmeralda, uma espécie de aquário gigante com tonalidade surreal. Pertinho da cidade, há um dos melhores passeios, o complexo da Toca. É possível chegar a pé, só não se esqueça de levar uma boa lanterna para explorar os 400 metros da gruta homônima. Ainda por ali, pule (com cuidado) no poço do Coração - e nade com os batimentos acelerados pela forte correnteza. Já no complexo da Zilda, seja corajoso e entre pela Racha (da Zilda), uma espécie de cânion formado por enormes paredões de pedra; a entrada, com o rio se afunilando numa passagem estreita de rochas, exige disposição de contorcionista. Uma vez superada esta etapa, siga em frente nadando entre o que parecem ser fundos de panelas gigantes. A cachoeira, escondida no salão final, é o melhor momento do dia. Ao final da aventura, um legítimo feito de Indiana Jones, fica impossível descrever ou fotografar a experiência como ela realmente é.
Outro lindo lugar, por sinal cartão postal da cidade, é a Cachoeira da Fumaça, a única em terras públicas. Por muitos anos, suas águas forneceram luz para a cidade através de uma pequena usina hidroelétrica. Mas atenção: apesar da beleza convidativa, é imprópria para banhos, pois além de possuir um traiçoeiro sumidouro, o ribeirão que a abastece, recebe o esgoto da cidade alguns quilômetros antes da formosa queda d?água. Uma injustiça à altura de seus 22 metros. O incrível é que no mesmo complexo, a poucos passos da linda, porém poluída Fumaça, outro ribeirão forma a deliciosa cachoeira Véu da Noiva, esta com águas cristalinas.
Somando-se à natureza superlativa, o turismo rural em Carrancas tem um efeito de máquina do tempo, afinal, pouca coisa mudou desde que os primeiros colonos chegaram em 1718. Uma visita às antigas fazendas dá uma boa impressão de como era viver num mundo girando em rotação mais lenta e saudável, além da sensação de estar no meio de uma gravação da novela "A Escrava Isaura". Quer entrar no set? No Hotel Fazenda do Engenho, com mais de 250 anos, paredes grossas de pau a pique, piso de tábuas largas e um incontável acervo de objetos antigos, como uma vitrola de corda (funcionando perfeitamente) e um primitivo telefone de manivela fazem dali um autêntico museu feito de peças que tiveram uso real na fazenda. Outra construção imponente chama a atenção de quem segue pela Estrada Real em direção a Cruzília. É a sede da Fazenda Traituba, de 1821, propriedade da família Junqueira há seis gerações. Na majestosa Casa Grande, construída para recepcionar o Imperador D.Pedro I, é possível imaginar a enorme quantidade de escravos necessária para "tocar" os trabalhos diários. Seu interior conserva um oratório em estilo barroco e grande parte do mobiliário original. E ainda 14 dormitórios, duas cozinhas, corredores imensos e numa das sete salas, uma bela liteira, oRolls Royce dos transportes daquela época.
Um mar de montanhas envolve o precioso patrimônio natural e histórico do município, incluindo serras de nomes curiosos como Luminárias, Broas, Bicas e Carrancas - nesta última, contam os antigos, uma rocha com formato de duas caras feias deu nome ao lugar. No relevo acidentado, com altitude média de 1000 metros, a temperatura cai fácil durante a noite, por isso, independentemente da época, tenha sempre um bom agasalho à mão. O tempo fica mais firme entre maio e agosto, e apesar das cachoeiras estarem geladas, faz um calorão danado durante o dia, garantindo o sucesso dos passeios. Por outro lado, de setembro a abril são registradas 80% das precipitações. Mesmo assim, podem ocorrer "veranicos", períodos de seca entre janeiro e fevereiro. Seja quando for, reserve pelo menos três dias para desfrutar desta encantadora cidadezinha mineira. Como uma deliciosa refeição preparada em fogão à lenha, a viagem tem aquele gostinho bom de última mordida, uma vontade de "quero mais".
Publicado originalmente em http://viagem.uol.com.br/guia/cidade/carrancas.jhtm
Na sexta-feira, dia 11 de janeiro, o CISUM (Consórcio Intermunicipal de Saúde União da Mata), realizou uma reunião, em Cataguases, para discutir contratações de profissionais de saúde, a fim de ampliar o atendimento à população das cidades que compõem o consórcio. O consórcio é uma entidade sem fins lucrativos e funciona, em Cataguases, na Policlínica Municipal, oferecendo marcação e entrega de exames de Ultrassonografia, Ecocardiograma e Eletroencefalograma. Além disso, faz a gerência do sistema estadual de transporte em saúde de Minas Gerais, na microrregião de Cataguases, Leopoldina e Além Paraíba.
Estiveram presentes o Prefeito de Cataguases José Cesar Samor, que é o presidente daquela instituição, Tarcília Fernandes, Prefeita de Itamarati de Minas; Maria Jucélia Baesso, Prefeita de Santana de Cataguases; Maria de Fátima Cabral, Prefeita de Estrela Dalva; Alexandre Lacerda, Secretário de Saúde de Cataguases; Luiza Abritta, Secretária de Saúde de Astolfo Dutra; Vânea Toledo, Secretária de Saúde de Dona Euzébia; Ideraldo José Magalhães, Secretário de Saúde de Estrela Dalva; Silvana Muniz, Secretária de Saúde de Itamarati de Minas; Ronaldo Adriano Simas, Secretário de Saúde de Santana de Cataguases; Roger Hungria de Paula, Secretário da Saúde de Palma e Lúcia Gama, Secretária de Saúde de Leopoldina, além de Eliermes Teixeira de Almeida, Secretário Executivo do CISUM.
Segundo informou Eliermes, ficou decidido efetuar contratações imediatas para as áreas de Oftalmologia, Endocrinologia, Urologia, Angiologia e Neurologia destacando que nesta última, existem procedimentos de média complexidade na cidade, e, neste sentido, o Consórcio buscará credenciamento para poder realizar as mais complexas. O secretário executivo disse que “teremos outras reuniões com todos os prefeitos do conselho para a discussão de propostas de serviços e contratações de médicos especialistas.” Ele acrescentou que "os pacientes que fazem tratamento oncológico é possível realizar procedimentos neurocirúrgicos de alta complexidade através do consórcio, uma vez que já existe o credenciamento nesses casos”, revelou.
Outras duas novidades marcaram a reunião do CISUM, segundo Eliermes. A primeira foi a oferta da Secretária de Saúde de Leopoldina, Lúcia Gama, que disponibilizou os equipamentos de Oftalmologia para os profissionais do CISUM utilizarem nas consultas e procedimentos médicos. A segunda, também relativa à Leopoldina, é que o Consórcio pode vir a administrar o Centro Viva Vida, que foi fundado em 2009 naquela cidade, e oferece apoio médico a gestantes e a recém-nascidos.
Desde o último dia 2 o CISUM tem a seguinte composição.
CONSELHO DE PREFEITOS
José César Samor - Presidente (Prefeito de Cataguases)
José Roberto de Oliveira – Vice-presidente (Prefeito de Leopoldina)
Tarcília Rodrigues Fernandes (Prefeita de Itamarati de Minas)
Maria Jucélia Baessi Procaci (Prefeita de Santana de Cataguases)
Arcílio Venâncio Ribeiro (Prefeito de Astolfo Dutra)
Itamar Ribeiro Toledo (Prefeito de Dona Euzébia)
Walter Titoneli (Prefeito de Palma)
Maria de Fátima Guerra Cabral (Prefeita de Estrela Dalva)
CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO
Alexandre Castelar Lacerda (Secretário de Saúde de Cataguases)
Luiza Marilac Medeiros Abritta (Secretária de Saúde de Astolfo Dutra)
Vânea Ribeiro Toledo (Secretária de Saúde de Dona Euzébia)
Ideraldo José Magalhães (Secretário de Saúde de Estrela Dalva)
Silvana de Souza Miniz (Secretária de Saúde de Itamarati de Minas)
Ronaldo Adriano Simas (Secretário de Saúde Santana de Cataguases)
Roger Hungria de Paula (Secretário da Saúde de Palma)
Lúcia Helena Fernandes Gama (Secretária de Saúde de Leopoldina)
SECRETARIA EXECUTIVA
Eliermes Teixeira de Almeida