O Prefeito de Argirita (50 km de Cataguases), cidade com cerca de 3 mil habitantes, Alex Andrade Anzolin, publicou na quinta-feira, 23 de agosto, em sua página pessoal da rede social Facebook, um vídeo convidando micros, pequenos e grandes empresários e empreendedores, a investirem naquele município. Na ocasião, ele anuncia o que chamou de "grande projeto de incentivo fiscal para atrair novas empresas, criar oportunidades e distribuir renda no município."
Alex Anzolin, sem mencionar nenhuma legislação aprovada pela Câmara Municipal de Argirita a respeito do projeto, revelou o que seriam alguns detalhes desta iniciativa, entre elas, a cobrança do que prometeu será "o menor ISS (Imposto Sobre Serviços) de Minas Gerais", além de "ceder espaço para sua empresa", podendo até mesmo subsidiar a conta de energia elétrica das novas empresas que se instalarem em Argirita. {{banner-interno}}
Entretanto, não disse de onde sairá o recurso para bancar este incentivo, como também não divulgou a contrapartida que as empresas deverão oferecer ao município, como, por exemplo, número mínimo de geração de emprego. Paralelamente, Anzolim afirma no vídeo que vai realizar cursos de qualificação de mão-de-obra por meio da contratação "dos melhores professores e técnicos do país" que vão atuar de acordo com a especificação de cada empresa que queira se instalar na cidade.
Para contribuir no convencimento de empresários a investirem no município em meio a maior crise econômica da história do país, o prefeito, que também é empresário, convida seus pares a formarem com ele o que chamou de "sólida parceria", garantindo desejar o êxito daqueles que investirem no município. Por fim, Alex Anzolin, solicita aos interessados entrarem em contato com a prefeitura e a todos que assistirem ao vídeo a compartilhá-lo "para chegar o mais rápido nas pessoas interessadas", disse.
Argirita está localizada às margens da BR-267, a 70 km de Juiz de Fora e a 20 Km da BR-116. De acordo com informações de 2010 do IBGE, 33,4% da população local vivem com rendimento nominal mensal de até meio salário mínimo. Em 2016, também segundo o IBGE, 14,5% de sua população estava ocupada, sendo que o salário médio mensal dos trabalhadores formais é de 1,5 salários mínimos, ainda conforme o IBGE. Na Educação, o município apresenta IDEB de 5,6 nos anos iniciais do ensino fundamental e de 4,9 nos anos finais do ensino fundamental, com 315 alunos matriculados (dados de 2017). Em infraestrutura, de acordo com o IBGE, Argirita possui 68,4% de seus domicilios com esgotamento sanitário adequado e 35,7% das vias públicas urbanizadas.
Veja o vídeo abaixo.
Um motociclista de 29 anos morreu e o condutor de uma carreta ficou ferido após um acidente ocorrido na tarde deste sábado, 25 de agosto, na BR-116, próximo a Bom Jesus da Cachoeira, distrito de Muriaé (73 km de Cataguases).
Segundo informações obtidas no local, o condutor da carreta, que seguia sentido a Leopoldina, teria perdido o controle da direção, e o veículo invadiu a pista contrária já tombado e atingiu o motociclista, Darlan Alves de Oliveira, que estava parado no acostamento. Logo em seguida, a carreta pegou fogo e as chamas atingiram também a moto. {{banner-interno}}O Corpo de Bombeiros e Samu atuaram no socorro e os militares tiveram muito trabalho para retirar o motorista que ficou preso as ferragens da cabine. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital São Paulo onde Daniel (foto ao lado) faleceu horas mais tarde.
O trânsito na rodovia ficou interditado nos dois sentidos por cerca de duas horas para que os bombeiros pudessem conter as chamas e retirar o motorista da cabine. (Fotos: Rádio Muriaé e Site Silvan Alves)
MATÉRIA ATUALIZADA - Um homem morreu com golpes de face e barras de ferro no começo da noite deste sábado, 25 de agosto, na Rua Geraldino Ferraz, Bairro Paraíso, em Cataguases. Ele foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência - SAMU - em estado grave e levado para o Pronto-Socorro do Hospital de Cataguases, onde chegou sem vida. Os profissionais de saúde tentaram reanimá-lo sem sucesso. A PM fez o registro do caso, através dos militares do Grupo Tático, sargentos Resende e Ramos e o cabo Renan.Três pessoas envolvidas foram identificadas, sendo dois homens de 24 e 22 anos (já presos) e uma mulher que não teve a idade revelada, todos parentes da vítima. Também foram apreendidas a faca e a barra de ferro utilizadas pelos participantes. De acordo com informações a Polícia Militar, havia uma rixa antiga familiar entre eles e desde a última quinta-feira, estariam ocorrendo ameaças e desavenças, conforme relataram os envolvidos. {{banner-interno}}
De acordo com depoimento à Polícia por um deles, a vítima teria feito ameaças a seu irmão. Neste sábado, ainda, conforme os autores, Luiz Fernando teria aproximado da residência deles com uma faca e começou a gesticular ofensivamente para eles. Um deles saiu de casa dando início a uma luta corporal caindo ao chão quando ele pediu ao irmão buscasse uma faca. Com o objeto nas mãos, revelou a PM, desferiu diversos golpes contra seu desafeto.
O outro envolvido, ao ver Luiz Fernando caído ao solo pegou uma barra de ferro e acertou-lhe sua cabeça com um golpe, ainda segundo depoimento dos autores. Eles acrescentaram existir um vídeo com as ameaças de Luiz Fernando. A esposa da vítima nega que ele estivesse com uma faca no momento da briga e disse desconhecer ameaças anteriores feitas por seu companheiro. Os militares também encontraram a faca e a barra de ferro utilizada pelos agressores em um brejo. E os autores foram encontrados sentados em um banco da praça do bairro quando se entregaram. Luiz Fernando Dias (foto abaixo), tinha 35 anos de idade.
Última atualização às 22h52min
O intenso trabalho de patrulhamento das ruas de Cataguases pela Polícia Militar, vem conseguindo retirar das ruas pessoas foragidas da justiça, além de inibir novas ações criminosas, metodologia implementada pelo major Willian Machado, comandante da 146ª Companhia de Polícia Militar na cidade e que abrange a microrregião. A conclusão é do próprio comando da PM na cidade após prender na noite desta sexta-feira, 24 de agosto, mais um cidadão que deveria estar cumprindo pena. Este ano, divulga aquela corporação, graças a este trabalho, mais de 60 pessoas voltaram para a cadeia em Cataguases por serem foragidas da justiça. {{banner-interno}}
O último a ser alvo da ação ostensiva da Polícia Militar em Cataguases, é um rapaz de 30 anos de idade, que foi visto pela equipe do sargento Andrade, caminhando em atitude suspeita pela Avenida Veríssimo Mendonça, no Bairro Beira Rio. Ao ser abordado, contudo, nada de ilícito foi encontrado em seu poder, mas após ser consultado o sistema informatizado da Polícia Militar, ficou constatada a existênciade um mandado de prisão por furto cometido em Macaé/RJ. Ele também possui passagens por furto em Cataguases, conforme informou a PM.
O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia Civil de Leopoldina onde prestou depoimento e foi encaminhado para o presídio daquela cidade onde aguarda a decisão da justiça sobre sua possível transferência para Macaé. (Foto: Polícia Militar/Divulgação)
Acontece entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, a 8ª edição do Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG. Com o tema "Arte e Tecnologia", o Festival trará exibição de filmes, peças de teatro, apresentações de música e dança, oficinas, palestras e feiras para oito campi do CEFET-MG. Segundo o professor Vitor Guimarães, da Coordenação Geral de Atividades Culturais, o destaque nesta edição são os trabalhos artísticos que evidenciam as relações entre a tecnologia e as expressões culturais que atravessam o cotidiano escolar. Entre as atividades estão a exibição de filmes como "Favela em Diáspora", "Martírio" e do premiado longa mineiro "Arábia"; oficinas de origami, capoeira e circo; Feira de Artes Gráficas; Festivais de Música; apresentação da peça "Peixes", de Ana Regis, entre outros.
O Festival contará ainda com ambientes expositivos abertos para a apresentação em diversas mídias. É o que a organização chamou de "Espaço Parênteses", iniciativa surgida dos alunos que compõem a Rede de Comunicação do Festival. A proposta é contemplar as diversas demandas e atividades realizadas nos campi. As inscrições podem ser feitas por meio de formulário eletrônico. {{banner-interno}} MemóriaIdealizado pelos professores Camilo Rogério Lara Guimarães e Rogério Barbosa, o Festival de Arte e Cultura do CEFET-MG teve sua primeira edição em 2006, com a proposta de promover a produção artístico-cultural na Instituição e a valorização de diferentes manifestações de Minas Gerais. Camilo será homenageado no evento com o lançamento de seu livro póstumo "Naquela sequência tênue da lâmina", no dia 29, às 19h, no campus I. Atualmente, o Festival acontece a cada dois anos e se baseia na Política de Arte e Cultura da Instituição, em discussão pelas comunidades interna e externa. A programação de Leopoldina está disponível em: http://www.cefetmg.br/galeria/download/2018/08/Festival/programacao_virtual_leopoldina.jpg
Informações: https://www.facebook.com/festivaldearteecultura/
Foto: Arquivo