Fernando Mucha é só otimismo quando o assunto é o Bloco Vida do Morro, do qual é presidente. E ele tem motivos de sobra para estar tão confiante. A agremiação conquistou os títulos de 2007 a 2011 e foi vice em 2012 após uma apuração muito apertada. Bloco surgiu e cresceu no Bairro Leonardo onde também tem sede outra referência do Carnaval de Cataguases, a Escola de Samba Portela. "Nós somos a Portelinha", brinca Mucha, sempre muito bem humorado.
Os ensaios do Vida do Morro acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, sempre a partir das 20 horas e com término às 22 horas, no espaço onde funciona a danceteria Kokobongo, no Bairro Leonardo. "Aqui a entrada é livre e todos que quiserem assistir aos ensaios é só chegar", avisa o presidente do Bloco que este ano tem como tema "Priscila a Rainha do Deserto". "Faremos uma divertida homenagem aos homossexuais que ainda hoje sofrem com a homofobia", completou Mucha.
Ano passado o bloco desfilou com quase duas mil pessoas, expectativa que se repete agora. "Estamos trabalhando duro para ganhar novamente", revela Mucha. Fundado em 2007 pelo Reginaldo CD, o samba enredo deste recebeu o nome de "Sem Preconceito" e vai ser cantado por Denilson Macumba, Binha, Patrick e Marcelo Gladiador, também seus autores. O tema é sério e quer alertar as pessoas para um convívio social harmonioso, acrescentou o presidente do Vida do Morro.
Conheça a letra do Samba Enredo:
"Hoje a minha inspiração
Vem mostrar na passarela
Glamour,gentileza e alegria
Para brilhar nos quatro dias de folia
Vou colorir um arco-íris
em fantasia
vamos homenagear
essa classe tão querida
Sem preconceito e sem homofobia
Sou GLS neste
mundo de ilusão
Vida do Morro
vai abrir seu coração
De rosa choque ou lilás
hoje vou curtir a vida
vou beber, churrasquear
e gritar pro mundo ouvir
Ai como eu sou bandida
Com a proximidade da apresentação dos suíços do Eluveitie em Cataguases, no próximo dia 27, muita gente me pergunta: “afinal o que é esse tal de folk metal? Para responder a esta pergunta primeiro é preciso saber a definição de música folk, e temos duas definições distintas. A primeira é a usada para a música tocada no violão com temas eminentemente políticos, como é o caso dos cantores Bob Dylan, Neil Young entre outros da geração anos 70. E a segunda, que é mais interessante para essa matéria, Folk, seria a definição de uma música típica de um país ou uma região. Geralmente a música folclórica de determinados países da Europa, como é o caso do Eluveitie, vem recheada de influência clássica, principalmente aquela tocada entre os séculos XV e XVIII.
Como não poderia deixar de ser, a maioria das bandas de folk metal utilizam instrumentos poucos usuais no meio roqueiro, como gaita de foles, violino, viola de roda e outros instrumentos exóticos. Particularmente o Eluveitie é composto por oito integrantes que geralmente tocam e trocam entre si vários instrumentos. Os pioneiros do folk metal é o pessoal do Skyclad, nos longínquos anos 90. Na época o público estranhou o uso de violino em uma banda de metal, mas a novidade a fez crescer e atrás deles vieram muitas outras, como Finntroll, Cruachan, Ragnarok, etc... Cada um com sua particularidade e mesclando o folclore de seu país à sua maneira, com mais ou menos influências de metal.
Poucos sabem, mas o folk metal não é exclusividade dos países europeus. Aqui no Brasil temos excelentes bandas do estilo, como o Tuatha de Danann, que é uma das melhores do gênero, além de ser mineira, da região de Varginha. O Lothlöryen também é do nosso estado, da cidade de Machado, e tem se mostrado muito competente em misturar nosso folclore com o heavy metal. Portanto se você gosta de um som com guitarras fazendo contraponto com instrumentos acústicos, coro de vozes em harmonia e ainda com influência do floclore europeu, você não pode perder o Show do Eluveitie no próximo domingo, dia 27. Os ingressos limitados podem ser adquiridos no Café do Museu (3422-5062) ou na Mafiso Arte Gráfica (3421-7785).
O evento é mais uma realização da Nomade Music (Rodrigo Rocha) com o apoio da Energisa e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.
Abaixo, elaborei uma pequena discografia Básica pra quem deseja conhecer melhor o estilo.
Tuatha De Danann – Trova Di Danú
Lothlöryen – Some Ways Back No More
Cruachan – Pagan
Skyclad – Jonah´s Ark
Kopiklaani – Voice Of Wilderness
Eluveitie – Elvetios
Agência Brasil
Brasília - Onze militantes foram mortos por soldados da Argélia durante um ataque realizado para libertar os reféns mantidos em um refinaria de gás em Amena, no deserto do Saara, segundo a agência de notícias estatal argelina APS. As forças especiais do país realizaram um ataque final na refinaria de gás neste sábado (19). Os sete reféns que estavam no local foram mortos pelos sequestradores enquanto os soldados tentavam libertá-los, de acordo com a agência.
Ainda não foram divulgadas as nacionalidades dos reféns mortos. Os detalhes da operação e das mortes ainda não estão claros e não há confirmação das informações.Os militantes sequestraram os funcionários da refinaria na quarta-feira (16) e, na quinta (17), os militares argelinos realizaram as primeiras tentativas de resgate.
Pouco antes da divulgação das primeiras informações sobre o fim do cerco à refinaria, o líder dos sequestradores, Abdul Rahman al-Nigeri, afirmou que o governo argelino tinha que escolher entre a negociação com os militantes e a morte dos reféns. Nigeri disse que tinha instalado bombas na área onde sequestradores e reféns estavam e prometeu explodir todo o complexo caso o Exército tentasse invadir.
Inicialmente, a agência de notícias APS informou que 12 funcionários da refinaria, argelinos e estrangeiros, tinham sido mortos desde as primeiras tentativas de resgate. Os militantes, por sua vez, informaram que estavam mantendo sete reféns antes do ataque. Ainda não há informações sobre 30 estrangeiros, incluindo dez cidadãos britânicos.
A refinaria de Amenas fica a cerca de 1.300 quilômetros ao sul da capital, Argel, e é administrada pela British Petroleum (BP), do Reino Unido; pela Statoil, da Noruega; e por uma companhia de petróleo estatal da Argélia.
Agência Minas
Já está disponível, no site da Fundação Carlos Chagas, o resultado preliminar do concurso público da Secretaria de Estado de Educação (SEE) para os cargos da carreira de professor de Educação Básica – Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado contém o somatório das notas obtidas pelos candidatos na prova objetiva de múltipla escolha e na avaliação de títulos. Foi publicado no Diário Oficial de Minas Gerais, deste sábado (19), um ato informando sobre o resultado.
Os candidatos que se interessarem poderão apresentar recursos contra o somatório das notas das duas etapas do concurso. O prazo para recursos estará aberto nos dias 21 e 22 de janeiro, segunda e terça-feira da próxima semana. Considerando que o recurso tem como objeto o somatório das notas, não haverá necessidade de envio de documentação via correios.
Para apresentação de recurso, o candidato deve seguir o procedimento pela Internet, conforme instruções que serão fornecidas pela Fundação Carlos Chagas na página do Concurso Público. Somente serão apreciados os recursos interpostos e transmitidos conforme as instruções fornecidas pela Fundação.
No último dia 08 de janeiro foi divulgado o resultado preliminar da segunda fase do concurso público para professores dos anos iniciais. Na ocasião, foram divulgados os resultados das notas da avaliação de títulos.
Em caso de dúvidas, o candidato poderá entrar em contato com o Serviço de Atendimento ao Candidato da Fundação Carlos Chagas pelo telefone (0xx11) 3723-4388. Durante o período de recursos o horário de atendimentos é de 10h às 16h (horário de Brasília).
Decisões disponíveis para consulta
As decisões dos recursos apresentados pelos candidatos contra o resultado preliminar de avaliação de títulos também estão disponíveis no site da Fundação. As decisões poderão ser consultadas pelos próximos sete dias.
Agência Brasil
Brasília - O Ministério da Educação (MEC) já registrou mais de 620 mil inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni). O balanço mais recente, divulgado pelo MEC no fim da noite de ontem (18) contabilizava 621.117 inscritos e 1.201.404 inscrições, já que cada candidato pode fazer até duas opções de curso e de instituição de ensino.
As inscrições para essa etapa do ProUni, abertas na madrugada da última quinta-feira (17), vão até as 23h59 de segunda-feira (21), pelo horário de Brasília. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet. O MEC deve divulgar um novo balanço de inscritos no fim da tarde de hoje (19).
O ProUni oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de educação superior. Para participar do programa, é preciso ter cursado todo o ensino médio em escola pública ou na rede particular na condição de bolsista. Também é pré-requisito ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012, alcançado pelo menos 450 pontos e não ter zerado a nota da redação
Para o primeiro semestre de 2013, estão sendo oferecidas 162.329 bolsas, distribuídas em 12.159 cursos de 1.078 instituições de todo o país. Serão 108.686 bolsas integrais e 53.643 parciais. O estado de São Paulo é o que oferece mais bolsas, 56 mil, seguido por Minas Gerais, com 17 mil bolsas, e pelo Paraná, com 12 mil.
A bolsa integral é concedida a estudantes com renda bruta familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio (R$ 1.017) e as parciais àqueles com renda familiar de até três salários mínimos por pessoa (R$ 2.034). Quem conseguir apenas a bolsa parcial (50% da mensalidade) pode custear a outra metade por meio do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) sem a necessidade de apresentar fiador.
A primeira divulgação dos resultados será na próxima quinta-feira (24) e a segunda, em 8 de fevereiro. Quem não for pré-selecionado nas etapas poderá entrar na lista de espera nos dias 24 e 25 de fevereiro. Desde a sua criação, em 2004, o ProUni atendeu 1.096.359 estudantes, dos quais 739.094 com bolsa integral, segundo o MEC.