Agência Brasil
São Paulo - O corpo do ator Walmor Chagas, que morreu na tarde do dia 18, foi cremado ontem (19), às 17h, no Cemitério e Crematório Parque das Flores, em São José dos Campos, no interior de São Paulo, onde o corpo estava sendo velado desde às 10h da manhã. Tanto o velório quanto a cremação ficaram restritos a parentes e amigos próximos. Walmor Chagas, de 81 anos, foi encontrado morto em uma chácara no município de Guaratinguetá (SP).
De acordo com a advogada da família, Maria Dalva Zangrande Coppola, a polícia está investigando as circunstâncias da morte, mas já há confirmação de que foi suicídio. A autorização judicial para a cremação foi dada pela Comarca de Guaratinguetá. “Ele estava sofrendo muito com as limitações da idade e as decorrências de doenças. Ele tinha dificuldades de locomoção e visão. Estava próximo da cegueira e isso para eles que são atores e gostam de ler é muito ruim.”
Walmor Chagas nasceu em agosto de 1931, em Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul. Iniciou sua carreira nos palcos, mas também foi ator de destaque do cinema e da televisão. No Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), atuou ao lado de Cacilda Becker, com quem veio a se casar. Os dados são do Museu da Televisão Brasileira.
Na televisão, começou na TV Tupi, em 1965, na novela Teresa. Nessa mesma emissora fez A Outra, O Amor Tem Cara de Mulher e Nenhum Homem é Deus. Em 1970 transferiu-se para a TV Globo, onde participou de As Bruxas, Selva de Pedra, Corrida do Ouro, O Grito e Locomotivas.
Ainda na Globo, participou de Coração Alado, Mandala, O Pagador de Promessas, Sex Appeal, Esperança e Pé na Jaca. No ano de 2007, transferiu-se para a TV Record, onde fez participação especial na novela Caminhos do Coração.
Sua primeira atuação no cinema foi em São Paulo S/A, de 1965. Entre outras películas, participou ainda de Xica da Silva, Luz del Fuego, Parahyba Mulher Macho, Pátria Amada, Memórias Póstumas e Valsa para Bruno Stein, seu último filme, no qual interpreta o personagem principal.
O Secretário Municipal de Assistência Social, Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno, recebeu na última sexta-feira, 18, os policiais militares Cabo Oneias e Cabo José Luiz, das Patrulhas de Prevenção à Violência Doméstica e Escolar, respectivamente. Também participou da reunião Sebastião Ruy de Almeida, o Tatá, um dos coordenadores daquela Secretaria.
De acordo com Cabo Oneias, o motivo do encontro foi apresentar ao novo Secretário Municipal o trabalho específico realizado pelas duas unidades instaladas pela 146ª Companhia Especial de Polícia Militar em Cataguases. Oneias revelou que a Patrulha começou a funcionar em janeiro de 2012 em parceria com a Casa da Maria e seu objetivo é acompanhar de perto as famílias que sofrem este tipo de violência. "Criamos o projeto "Não à violência doméstica: o que você precisa saber sobre a violência doméstica contra a mulher", de caráter educativo e que estamos colocando em prática", completou.
Sobre a Patrulha Escolar, Cabo José Luiz disse que sua missão é "realizar o patrulhamento nas escolas municipais, estaduais e particulares, manter contato com os pais, professores, diretores, funcionários e alunos em geral, criando um vínculo com estas escolas de modo e, desta maneira, formar uma rede de segurança e proteção entre a população escolar e a Polícia Militar. Neste sentido a PM em Cataguases acabou de receber do governo de Minas uma viatura zero quilômetro "destinada exclusivamente para este tipo de atendimento", frisou o Cabo José Luiz.
O Secretário Municipal de Assistência Social de Cataguases, Vanderlei Pequeno, após elogiar o trabalho já desenvolvido pelas duas patrulhas, disse irá apoiar estes projetos e acrescentou: "É interessante e muito útil este trabalho de prevenção realizado por estas patrulhas e, por isso, vai contar com o nosso apoio. Queremos, inclusive, poder contribuir no seu aperfeiçoamento e ampliação", comentou o Secretário, que está conhecendo todos os programas existentes em sua Pasta.
Agência Brasil
Brasília - O mau tempo provocou hoje (19) mortes, acidentes rodoviários e perturbações no tráfego aéreo e ferroviário em toda a Europa ocidental, com milhares de passageiros retidos no principal aeroporto britânico, Heathrow. A expectativa é a de que as condições meteorológicas se agravem amanhã (20). Os serviços meteorológicos de vários países emitiram alertas de mau tempo, com previsão de chuvas fortes, nevascas, agitação marítima e ventos fortes.
Amanhã, 20% do tráfego aéreo de Londres será reduzido por causa da neve. As autoridades aeroportuárias francesas ordenaram uma redução de 40% das chegadas e das partidas nos aeroportos Charles de Gaulle e Orly.
As baixas temperaturas também provocaram atrasos e cancelamentos nas principais linhas ferroviárias europeias, incluindo o comboio Eurostar e os trens de alta velocidade.
Em Cartagena, na Espanha, dois homens morreram devido ao desabamento de um muro depois de uma tempestade. Na cidade de Abrantes, em Portugal, um idoso morreu depois de ser arremessado contra uma porta pela força do vento. Em Sintra, também em Portugal, um homem ficou gravemente ferido por causa da queda de uma árvore e dois jovens tiveram de ser hospitalizados depois de ser atingidos por uma chaminé.
Na França, as estradas cobertas de gelo provocaram hoje seis mortes, incluindo três soldados, que iam integrar a força de intervenção no Mali. O mau tempo provocou também cortes de eletricidade, com centenas de casas sem energia na Irlanda do Norte.
Agência Brasil
Brasília - A liminar que determinava a saída de um grupo de militantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) de um prédio particular localizado em Taguatinga, no Distrito Federal, foi derrubada pela Justiça. A informação é do MTST. Segundo um dos dirigentes do grupo, Edson Silva, a decisão judicial saiu na noite de sexta-feira (18). O proprietário do imóvel, Abdalla Jarjour, ainda não foi notificado.
Os manifestantes do MTST estão ocupando o prédio desde o dia 5 de janeiro e reivindicam acesso a moradia. O imóvel, que pertence ao grupo Jarjour Veículos e Petróleo Ltda, tem cerca de 100 mil metros quadrados. Segundo o MTST, o prédio estava abandonado e não cumpria sua função social.
Em 8 de janeiro, a juíza Priscila Faria, da 3ª Vara Cível de Taguatinga, determinou a reintegração de posse do imóvel em favor do proprietário. O prazo para saída voluntária dos ocupantes terminaria amanhã (20) e a reintegração poderia ser executada pela polícia a partir de segunda-feira (21).
“Soubemos ontem à noite que a liminar foi derrubada. Mas acredito que o proprietário vai entrar na Justiça em outra instância”, avaliou Edson Silva, em entrevista à Agência Brasil. Para comemorar a derrubada da liminar, o grupo está organizando uma festa, com roda de samba no acampamento no fim da tarde de domingo.
Abdalla Jarjour, dono do prédio, disse que não foi notificado da nova decisão judicial e que vai aguardar até segunda-feira (21) para tomar novas medidas pela reintegração. “Segunda feira, vou com meus advogados atrás disso, no fim de semana não dá para fazer nada. Com a lei, vou até a China para garantir meus direitos. A propriedade é minha”.
De acordo com o Governo do Distrito Federal, para serem beneficiadas com direito a moradia, as famílias que ocupam o prédio têm de estar cadastradas no programa Morar Bem – que financia, no DF, casas do programa federal Minha Casa, Minha Vida. Segundo a Secretaria de Habitação, após problemas com a documentação, o processo de cadastramento da entidade está em andamento.
Agência Minas
Nesta semana, diversos municípios das regiões Norte e Leste de Minas se mobilizaram e retiraram possíveis focos do mosquito da dengue das residências, lotes vagos e borracharias.
A presença do dengue móvel e do dengômetro nas cidades de Pirapora, Buritizeiro, Ibiaí, Jequitaí, Ipatinga, Timóteo e Coronel Fabriciano mobilizou centenas de pessoas. Somente no primeiro dia de troca na cidade de Pirapora, foram entregues mais de 8 mil garrafas pet, 7 mil latas e 510 pneus, todos materiais propícios para a atividade do mosquito.
Nesta sexta-feira (18), último dia da ação no município de Buritizeiro, a população intensificou a entrega. Foram entregues 480 pneus, 8 mil garrafas pet e 5 mil latas. Todo o material foi revertido em cadernos, lápis e borrachas que serão utilizados pelas crianças no retorno às aulas.
Em Timóteo, cidade em que o dengômetro e o dengue móvel permaneceram durante três dias, foram recolhidas mais de 20 mil garrafas pet, 17 mil latas e mil pneus. Em Ipatinga, os números também foram altos: mais de 7 mil garrafas pet, 3 mil latas e 1,5 mil pneus. Em Coronel Fabriciano, a ação ocorreu em três bairros e recolheu mais de 40 mil garrafas pet, 30 mil latas e 2 mil pneus.
Parceiras da Secretaria de Estado de Saúde (SES), as cooperativas de reciclagem desempenham um importante papel no combate aos focos do mosquito. São elas que destinam corretamente as latas e garrafas pet.
Integrante da Associação de catadores e recicladores de Pirapora (Ascarpi), Balbina Pereira da Silva, diz que a iniciativa foi boa tanto para a cidade quanto para a associação, que agora possui um bom material para trabalhar. “Recebemos aqui em Pirapora um quantitativo de material além do esperado e isso significa menos focos de dengue. Não precisamos ter casos de dengue na nossa cidade para mantê-la limpa, pois cuidar da saúde e do meio ambiente é uma obrigação de todas as pessoas”, afirmou.