O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais começa, nesta segunda (21), no Centro de Treinamento do 8º Batalhão de Bombeiros, em Uberaba (Triângulo Mineiro), um treinamento para o resgate de vítimas em desmoronamentos, deslizamentos e outras ocorrências típicas do período de chuvas. O curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec) também faz parte da preparação para a Copa de 2014.
Participam do treinamento bombeiros militares de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, além de integrantes do Samu de Uberaba, em um total de 30 agentes. Este é o terceiro treinamento de Brec Nível Leve realizado no Estado e visa o resgate de vítimas superficiais, com técnicas baseadas em padrões internacionais. Os outros dois foram realizados no final do ano passado em Montes Claros.
Até sexta-feira (25), os alunos participarão de aulas de busca e localização de vítimas, uso de ferramentas, equipamentos e acessórios de salvamento e entrada em locais de difícil acesso, dentre outras instruções. O coordenador do curso Brec é o tenente Wenderson Marcelino, lotado no 2º Batalhão de Bombeiros, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte.
Serviço: Curso de Busca e Resgate em Estruturas Colapsadas (Brec)
Período: 21/01/13 (14h) a 25/01/13 (18h)
Local: Centro de Treinamento do 8º Batalhão de Bombeiros Militar – Avenida Dr. Randolfo Borges Júnior, 2.800 – Univercidade – Uberaba
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília - A Força Aérea Brasileira (FAB) irá modernizar cinco aeronaves modelo E-99, que têm um radar na parte superior para detectar, rastrear e identificar alvos aéreos e transmitir essas informações para centros de controle. De acordo com a FAB, a tecnologia estará disponível durante a Copa do Mundo de 2014.
Serão atualizados os sistemas de comando e controle, do radar de vigilância aérea, e dos equipamentos de guerra eletrônica, incluindo as ferramentas para proteger a aeronave de interferências provocadas por inimigos. Foram compradas seis estações de planejamento e análise de missão, para treinamento e aperfeiçoamento das tripulações. O contrato para a modernização, firmado entre a FAB e a Embraer Defesa e Segurança, chega a R$ 430 milhões.
Os aviões são capazes de realizar missões de gerenciamento do espaço aéreo, posicionamento de caças e controle de interceptação, inteligência eletrônica e vigilância de fronteiras. Eles entraram em operação em 2002, como parte das aquisições voltadas para o controle e defesa da região Amazônica.
Por Paulo Victor Rocha
A coordenadora do programa municipal “Adolescente Cidadão”, da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cataguases, Carmem Lúcia Pinto, em entrevista à reportagem deste Site, destacou importância social daquela iniciativa na vida dos jovens. O “Adolescente Cidadão” é a evolução da antiga Guarda Mirim que nos anos 80 deu oportunidade a centenas de adolescentes a conseguirem o primeiro emprego mediante um bom rendimento escolar e, ainda, participando de cursos profissionalizantes de curta duração.
Hoje, sob novo nome e mais amplo, o programa conta com o apoio do Rotary Clube de Cataguases, parceiro da Prefeitura e contempla muitos jovens, com idade entre 16 e 18 anos, que são empregados em empresas da cidade para trabalharem em meio expediente. Além disso, eles fazem cursos de aperfeiçoamento no SENAI criados especificamente para atender à suas necessidades. “Temos os cursos de Relações Humanas, Atendimento ao Público, Rotinas Administrativas, Profissional em Marketing e Política Pública Social”. E completou: “a cada ano fazemos atualização destes cursos ou substituímos por outros, de acordo com a necessidade dos adolescentes”, revelou Carmem Lúcia.
A meta, agora, conta Carmem, é sensibilizar as empresas a abrirem espaço para estes adolescentes fazendo com que o programa “cresça ainda mais”, disse. “Queremos que elas se voltem para o lado social dando-nos este apoio. Cada jovem que ingressar no ‘Adolescente Cidadão’ será um a menos na rua ocioso ou correndo o risco de ser arrastado para o mundo das drogas. Além disso, ele vai receber uma formação humana que o levará a ser um cidadão responsável e um profissional sério”, acrescentou. “Por isso, estamos pedindo o apoio das empresas, as quais devem pensar no bem que farão a esses adolescentes, preparando-os para o exercício da cidadania”, finalizou a coordenadora.
O objetivo do projeto é capacitar os jovens para o mercado de trabalho, através do contato direto e diário nas empresas. O programa viabiliza, também, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, oportunidades para os jovens que já participam do “Projovem Adolescente”, programa do governo federal que acolhe jovens cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família, estendendo-se também àqueles em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do Suas ou pelos órgãos do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Fotos: Paulo Victor Rocha e Programa Adolescente Cidadão
A Polícia Militar em Cataguases, após atender a um chamado anônimo feito através do número 190, prendeu Alexsandro da Silva Teixeira, 29 anos, nascido e residente em Cataguases e dono de uma ficha criminal com mais de nove anos de condenação. Moradore do Bairro São Diniz acionaram a Polícia depois que Alexsandro efetuou disparos de arma de fogo em um padrão de energia elétrica e fez ameaças a pessoas do Bairro.
Ao chegar ao Bairro a PM localizou Alexsandro que ao ser visto, correu para a residência de um dos moradores e na fuga, tropeçou e caiu ao chão quase em frente à viatura da Polícia, quando foi preso. De acordo com a Polícia durante a perseguição Alexsandro jogou dois revólveres de calibre 22, em cima da cama de uma das residências que invadiu, além de um cartucho de munição intacto. As armas foram encontradas pelos próprios policiais.
De acordo com testemunhas, Alexsandro passou o dia de domingo ameaçando as pessoas do bairro. À tarde, ao atender ao primeiro chamado a PM compareceu ao local, mas não conseguiu localizá-lo. À noite, depois de mais uma denúncia contra ele, os policiais o localizaram e o prenderam. Depois de consultar sua ficha, receberam a informação de que Alexsandro estava foragido da justiça onde cumpria pena por diversas condenações de roubo e furto desde 2007. Ele teria deixado a prisão provisoriamente por algum benefício e não retornou.
Agora, vai responder também pelos crimes de porte ilegal de arma de fogo, disparo de arma de fogo em via pública e ameaça. Após passar por exame de corpo de delito, ele foi encaminhado ao presídio de Cataguases