O governador Antonio Anastasia inaugura oficialmente, nesta segunda-feira (28), a Unidade I do Complexo Prisional Público Privado (CPPP), em Ribeirão das Neves, Região Metropolitana de Belo Horizonte. Com esta entrega, o Governo de Minas inaugura um modelo inovador de gestão penitenciária, pois será a primeira Parceria Público-Privada (PPP) no sistema prisional do país.
O Complexo Prisional Público Privado (PPP) será composto por cinco unidades – três de regime fechado e duas semiabertos –, com 3.040 vagas para presos do sexo masculino. Para regime fechado, serão 1.824 vagas e para o semiaberto, 1.216, sendo ocupado por preso apto a trabalhar e a estudar, que já cumpre pena em presídios da RMBH. O edifício-sede do complexo é formado pelas áreas de administração; almoxarifado central; oficina de manutenção; lavanderia; cozinha e padaria.
A Unidade I do Complexo Prisional Público Privado (PPP) será de regime fechado e terá a capacidade para 608 presos, em celas individuais e para quatro e seis pessoas – inclusive para detentos com algum tipo de deficiência. A transferência de presos começou no dia 18 de janeiro. Já foram transferidos 75, que vieram do Presídio Antônio Dutra Ladeira (Ribeirão de Neves) e do Presídio São Joaquim de Bicas I (São Joaquim de Bicas).
O projeto integra o Programa de Ampliação e Modernização do Sistema Prisional e também se insere no Choque de Gestão, em implementação desde 2003, pelo Governo de Minas. O modelo da PPP Penitenciária em Minas é baseado no sistema prisional inglês.
Evento: Inauguração oficial da Unidade I do Complexo Prisional Público Privado (CPPP)
Local: Rua Esplanada, s/n°, Várzea Alegre, Fazenda Mato Grosso – Ribeirão das Neves
Dia: 28/01/2013 (segunda-feira)
Horário: 14h
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Rio de Janeiro - A Caixa Econômica Federal começa hoje (25) uma ação em Xerém (Duque de Caxias), na Baixada Fluminense, para liberar o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) de vítimas da chuva. O atendimento será feito em uma unidade móvel, na Praça da Mantiqueira, região central do distrito e atenderá a moradores de sete ruas do bairros de Xerém e do Parque Xerém.
Neste primeiro dia da iniciativa, o atendimento será feito somente para sanar dúvidas e prestar esclarecimentos à população. Na segunda-feira (28), os procedimentos para saques começam a ser autorizados. A unidade funcionará até o dia 8 de fevereiro, de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 16h.
O coordenador da ação, Emílio dos Santos Quinta, destacou a importância da iniciativa. “Estamos atuando em um local onde não existe acesso ao serviço bancário. Estamos conseguindo colocar nossa sensibilidade para o cidadão, o ajudando a recomeçar", disse Quinta.
Para facilitar o atendimento, a Caixa Econômica recomenda que as pessoas compareçam ao local com a Carteira de Trabalho ou comprovação de vínculo empregatício para que a conta possa ser movimentada. Na ausência desses comprovantes, o morador deve apresentar um documento oficial com foto.
A Caixa informou ainda que, na impossibilidade de o morador titular da conta comprovar o endereço, admite-se o uso de dados do cadastro do FGTS ou do Programa de Integração Social e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público Pis/Pasep, exceto nos casos em que o endereço tenha sido modificado durante o período de decretação do estado de emergência por causa dos temporais.
Será aceita ainda a comprovação por meio de declaração emitida pelo município ou Distrito Federal, em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente. A declaração deve conter nome completo do trabalhador, data de nascimento, endereço e número da inscrição do Pis/Pasep.
FRANKFURT, 25 Jan (Reuters) - Passageiros viajando entre os aeroportos de Duesseldorf e Cologne, na Alemanha, enfrentam um segundo dia de interrupções nesta sexta-feira, enquanto funcionários da segurança mantêm uma greve por questões salariais.
Mais de 100 voos foram cancelados nos dois aeroportos, com a maior companhia aérea da Alemanha, Lufthansa cancelando 80 voos só em Duesseldorf.
O sindicato Verdi pediu um aumento de 33 por cento no pagamento de mil funcionários empregados por empresas privadas nos dois aeroportos.
A associação BDSW, representando as empresas de segurança, considerou o pedido de aumento "completamente excessivo", e disse que a greve é fora de proporção. A associação ofereceu um aumento de 9,22 por cento.
O sindicato disse que as greves podem continuar por tempo indeterminado e podem ser ampliadas para incluir outras categorias.
Fonte: Reuters
Por Paulo Victor Rocha
O Presidente da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cataguases, Fernando Pacheco, disse à reportagem deste Site, em uma entrevista na última quinta-feira, dia 24, que os vereadores “estão aproveitando o recesso para se prepararem para o exercício de vereança, quando forem exigidos oficialmente, nas questões plenárias, ordinárias, extraordinárias que irão acontecer no ano”. Ele lembrou que “o recesso vai até o dia 15 de fevereiro, mas que os vereadores já estão planejando os afazeres, inclusive está sendo solicitada pela prefeitura uma possível reunião extraordinária para finalizar o repasse do dinheiro para o carnaval”, informou.
Fernando destacou que “existe todo um procedimento protocolar para o funcionamento da Câmara. Já estamos criando, de forma bem democrática, as comissões permanentes, que são as de Constituição e Justiça, a Financeira e Orçamentária, e a de Obras, a fim de podermos ter nessas comissões, câmaras temáticas para os principais problemas da cidade”, acrescentou. “Mas elas só serão registradas na primeira reunião”, completou.
Segundo o Presidente, “os vereadores já estão tendo conhecimento de alguns projetos de lei que veio da gestão anterior e terão que dar continuidade”. Por exemplo, “a ‘Lei dos Taxistas’ tem que ser reavaliada, porque veio do prefeito e, por isso, não é arquivada”, revelou. Fernando ainda disse que outros projetos ainda serão reavaliados, inclusive os de vereadores anteriores, se algum atual quiser resgatá-lo, porém “isso vai ser discutido entre Mesa Diretora e os vereadores”, frisou.
Sobre a grande procura da população pelos vereadores neste início de ano, Fernando disse que “a maioria das pessoas buscam oportunidades de emprego”, mas revelou que “existe uma procura muito grande de assistência em saúde, não para consulta ou remédio, mas para procedimentos mais complexos, como cirurgias. E nós, sendo fiscais do executivo, vamos cobrar providências, de modo que tudo se resolva dentro das possibilidades. Não será a Câmara e nem a Prefeitura que resolverá a questão dos empregos, mas sim novos investimentos que proporcionem oportunidades e renda para o povo e, nessa perspectiva, vamos trabalhar junto com o Executivo para que isso aconteça”, falou o Presidente, que, finalizou pedindo “um pouco de paciência à população”, para que possam colocar os projetos em prática.
Fotos: Paulo Victor Rocha
Agência Brasil
São Paulo- Com uma população de quase 11 milhões de habitantes e o mesmo número aproximado de visitantes anuais atraídos por farta opção de turismo de passeios e de negócios, a capital paulista comemora hoje (25) 459 anos de fundação. Além de um show no Vale do Anhangabaú, a cidade oferece nesta sexta-feira diversas atividades de lazer e cultura.
Conhecida como um lugar onde todos têm pressa, a cidade não para nem mesmo no dia do aniversário, embora nesta data muitos trabalhadores devem lotar as estradas para aproveitar a folga prolongada. No feriado, no entanto, deve ser maior o número de trabalhadores em atividade, já que há uma programação de eventos oficiais, além dos plantões em serviços essenciais e em outros ramos à espera de turistas ou de quem fica no município em busca de lazer e cultura.
Hoje, tudo é diferente daquele lugarejo encontrado pelos jesuítas José de Anchieta e Manoel da Nóbrega, em 1553. À época, a terra de Piratininga tinha abundância de água limpa em rios e córregos, muito verde e um povoado predominantemente formado por índios. As matas foram, em sua maior parte, substituídas por concreto.
O clima frio já não é mais tão frequente e o que se procura não são mais as pedras preciosas, mas outros tipos de riqueza gerada pela mescla de povos oriundos de todos os cantos do mundo. Além de ser um centro importante de negócios, a cidade tem mais de 100 museus, conta com 180 salas de espetáculos e milhares de restaurantes que oferecem desde os pratos mais simples do dia a dia dos brasileiros até os mais refinados da culinária nacional e internacional.
Para marcar os 459 anos, o principal evento oficial será uma sequência de shows no Vale do Anhangabaú, com um passeio musical por quatro períodos a partir da década de 1970. A abertura do show Quatro Gerações Cantam São Paulo será às 15h, com a apresentação da cantora Zélia Duncan, representando o estilo da década de 1980.
Ela traz o show Tudo Esclarecido, em que interpreta 13 canções em homenagem a Itamar Assumpção, morto há dez anos. No repertório estão Código de Acesso, Fim de Festa, Milágrimas, Vê se Me Esquece e Leonor. Mas Zélia também irá relembrar grandes sucessos de sua carreira como Catedral e Lá Vou Eu.
Em seguida, às 17h, sobem ao palco os representantes do estilo rap dos anos 2000, com Criolo e Emicida . Depois, às 19h, está prevista a apresentação do roqueiro Arnaldo Antunes, com canções dos anos 1990. A última apresentação vai ocorrer às 21h com a também roqueira Rita Lee, que apresentará sucessos da década de 1970, entre eles Mania de Você, Amor e Sexo, Doce Vampiro e Ovelha Negra.
Também em comemoração ao aniversário da cidade, o público contará com uma programação especial no Memorial da América Latina, onde às 16h haverá desfile de escolas de samba de São Paulo, saindo em frente ao Auditório Simon Bolívar. Uma hora depois, integrantes das alas das baianas vão fazer a lavagem da Mão da América, símbolo de união dos povos da América Latina, do arquiteto Oscar Niemeyer. Entre os sambistas estarão representantes das escolas X-9, Gaviões, Vila Matilde, Império da Casa Verde, Camisa Verde e Branco, Rosas de Ouro, Leandro de Itaquera e Acadêmicos do Tucuruvi.
O estilo musical será alterado às 19h, quando entra em cena o grupo Trovadores Urbanos, formado por seresteiros. Entre os clássicos estão Sinfonia Paulistana, de Billy Blanco, músicas dedicadas à lua, como Noite Cheia de Estrelas, Malandrinha e A Deusa da Minha Rua, entre outros sucessos, passando por melodias sertanejas e composições de Adoniran Barbosa.
Para marcar a data, será inaugurada às 10h, no Pavilhão das Culturas Brasileiras, no Parque Ibirapuera, a exposição Design da Periferia. A mostra, com curadoria de Adélia Borges, pretende valorizar a capacidade de criação da população brasileira.
Dividida em quatro módulos - rua, casa, corpo e brincadeiras - essa exposição tem objetos, fotografias e vídeos. No módulo rua, os destaques são para os os empreendimentos que ocupam o espaço urbano, os vendedores ambulantes, carroceiros de sucata, anúncios gráficos, modo de expor produtos. No módulo casa, poderão ser vistas as invenções domésticas; no corpo, o jeito de vestir, de pentear; e em brincadeiras estão as engenhosas releituras do tradicional universo infantil.
Em imagens captadas pelo fotógrafo baiano Adenor Gondim estão os móveis utilizados nas barracas de festas nas ruas de Salvador, com seus grafismos. Por meio das lentes do fotógrafo Titus Riedl, historiador alemão radicado no Crato, no Ceará, surge o cenário do comércio variado desse município nordestino e também de Juazeiro do Norte. A designer paulistana Fernanda Martins, que vive em Belém, mostra os letreiros dos barcos de várias cidades amazônicas.
Os jovens aprendizes da organização não governamental Observatório das Favelas levam para a exposição o cotidiano nas lajes das moradias de favelas cariocas. São exibidos ainda o jeito de se vestir e de arrumar os cabelos dos jovens de moradores do Campo Limpo, na zona sul da cidade.
Entre os locais de compra, estarão funcionando normalmente a Feira de Flores da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), que atende a clientela sempre às terças e sextas-feiras, das 5h às 10h30. Mais de mil produtores comercializam flores, plantas, gramas, mudas e artigos de decoração, entre eles frutíferas, vasos, acessórios e artesanato, no atacado e no varejo.
Ainda em homenagem ao aniversário da cidade, o Museu da Imagem e do Som (MIS) terá programação especial com a promoção, pelo segundo ano consecutivo, do Conexão Cultural, reunindo no mesmo espaço exposições, arte urbana ao vivo, música e gastronomia. No local, poderão ser vistos gratuitamente os murais do artista Eduardo Kobra, fotos e filmes Super 8 em que o público é convidado a compartilhar o trabalho.
O MIS terá também a presença de expressivos nomes da gastronomia, entre as 13h e as 22h, preparando pratos que irão simbolizar a diversidade paulistana. Barracas de pastéis, de cachorro-quente com salsichas artesanais, tacos e tostadas , além de ceviches e arepas, compõem o cenário. Das 15h30 às 19h30, quem passar por lá poderá assistir à apresentação do trio O Bardo e o Banjo, na área externa do museu. Das 13h às 19h, na área interna, o artista Cadu Mendonça desenha um painel que mistura seu traço pessoal à linguagem do graffiti.