Da Agência Brasil
Lisboa - O presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, enviou carta de condolências à presidenta Dilma Rousseff e aos parentes das vítimas do incêndio ocorrido em uma discoteca de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.
Na mensagem, em destaque no site da Presidência de Portugal, Cavaco Silva afirma que “com profunda consternação” tomou conhecimento “das trágicas consequências provocadas pelo incêndio numa discoteca, em Santa Maria”, e transmite “profundo pesar” e “solidariedade” às famílias das vítimas e ao povo brasileiro.
O incêndio no Brasil é assunto bastante comentado na imprensa portuguesa, que acompanha os números de mortos e de pessoas assistidas nos hospitais. Na internet e na televisão são reproduzidas imagens geradas em Santa Maria. Os canais internacionais disponíveis em Portugal, como a BBC de Londres, também transmitem desde a manhã deste domingo as cenas de resgate e de familiares a procura de informações.
Da Agência Brasil
Santa Maria (RS) – Segundo o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, são 120 homens e 113 mulheres. Já foram reconhecidas 115 pessoas. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que 116 vítimas do incêndio na Boate Kiss estão internadas - 92 em Santa Maria e 14 em Porto Alegre. A maioria sofreu intoxicação respiratória
Chega a 116 o número de vítimas do incêndio na Boate Kiss que estão internadas. Do total, 92 estão na própria cidade; 14 foram transferidas para Porto Alegre. A maioria dos pacientes sofreu intoxicação respiratória e cerca de 20% grandes queimaduras. Até o momento, 30 pacientes recebem ajuda de aparelhos para respirar. As informações são do ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
Os hospitalizados podem aumentar nas próximas horas. “É muito comum as pessoas que respiram gás não sentirem os sintomas no primeiro momento. Mas, horas depois, elas podem desenvolver pneumonia química”, explicou o ministro.
Em Santa Maria, os feridos foram levados para os hospitais Caridade, Unidade de Pronto Atendimento, Universitário, do Exército e São Francisco. Na cidade de Porto Alegre, para onde devem ser transferidos 11 pacientes nas próximas horas, são utilizados os hospitais Cristo Redentor e o Municipal de Porto Alegre, especializados em queimaduras.
De acordo com o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Vianna, o número oficial de mortos na tragédia chega a 233 pessoas, 120 homens e 113 mulheres. Até o momento, foram reconhecidas 115 pessoas.
Segundo ele, o trabalho de reconhecimento deve perdurar até às 8h de amanhã. A maior dificuldade de identificação ocorre porque muitas mulheres estavam sem identificação. A explicação é que, normalmente, as mulheres carregam documentos em bolsas, que podem ter sido perdidas nos momentos de pânico e de tentativa de fuga.
A Defesa Civil ressaltou ainda que não há falta de medicamentos e que o estoque de sangue é suficiente.
O governador Antonio Anastasia entregou, nesta sexta-feira (25), no Palácio Tiradentes, certificados de conclusão de capacitação a 59 estudantes, professores e profissionais que participaram do programa de capacitação na Infosys, empresa líder global em consultoria, tecnologia e terceirização, na cidade indiana de Mysore.
Em junho de 2012, o governador formalizou parceria com a Infosys para implantação de programa de capacitação de estudantes, professores e profissionais que atuam na área de Tecnologia da Informação (TI), em centro de treinamento da empresa na Índia. Foi a primeira vez que a Infosys promoveu esse tipo de treinamento para estudantes e profissionais do Brasil.
“Eu tenho dito que Minas Gerais tem um grande patrimônio mineral, agrícola, histórico, cultural, mas o patrimônio maior que temos é o capital humano dos mineiros. E esse capital humano é que deve ser cada vez mais aperfeiçoado, qualificado e aprimorado, não só em Minas com as nossas excepcionais universidades federais, estaduais e privadas, mas também no exterior”, defendeu Anastasia.
Foram selecionados 18 profissionais do setor, 20 professores universitários e 21 estudantes do último semestre de universidades públicas e privadas de Minas Gerais. O grupo embarcou no fim de julho último para a Índia. O objetivo do governo de Minas foi melhorar as chances dos profissionais mineiros no mercado, além de procurar auxiliar na ampliação de seus conhecimentos.
“Eu acredito que esses 59 mineiros que estiveram na cidade de Mysore não só tiveram a oportunidade única de estar naquilo que é hoje o estado da arte mais avançado em termos da tecnologia, mas, mais do que isso, tiveram a oportunidade de conviver com a cultura indiana que é tão rica”, afirmou o governador, lembrando da viagem que realizou ao país indiano, a partir da qual a parceria se estabeleceu.
Anastasia visitou a sede da empresa, quando o CEO S.D. Shibulal ressaltou a intenção de ampliar a atuação da multinacional em Minas Gerais. A sede da empresa no Brasil está instalada em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
A Infosys foi responsável pelo custeio do treinamento e hospedagem dos selecionados. Coube ao Estado, por meio de recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), o custeio de passagens aéreas, traslados internos na Índia, uma ajuda de custo e seguro saúde. O valor total do investimento do Governo de Minas no programa foi de US$ 300 mil.
”Eu quero mais uma vez agradecer à parceria da Infosys, à Fapemig, à Fundação Dom Cabral, mas saudando de modo especial a esses 59 jovens de todas as idades que foram lá se aperfeiçoar durante esses quatro meses e que retornam a Minas Gerais com o objetivo de aplicar agora seus conhecimentos. Eu tenho certeza que a Infosys, cada vez mais enraizada no Brasil e presente em Minas Gerais, onde está a sua sede, poderá contribuir muito para o nosso desenvolvimento, porque ainda temos muito que aprender”, disse o governador.
Para o diretor geral da Infoys no Brasil, Herr Puneet Singh Gill, a parceria da empresa com o Governo do Estado ajuda a enfrentar um dos principais desafios do Brasil: a falta de mão de obra qualificada. “Certa vez Albert Einstein disse: ‘se os fatos não se adequam à teoria, mude os fatos’. Quando cheguei ao Brasil, em 2005, li um artigo em uma revista em que o título era ‘apagão de talentos’. E desde então tenho ouvido falar sempre sobre esse assunto. Hoje, o que estamos fazendo aqui é justamente mudando os fatos”, afirmou.
Fonte, fotos e videos: Agência Minas
Brasília - A preocupação com as despesas de fim de ano e com os gastos do ano que começa tem deixado muitos brasileiros preocupados. É época de pagar o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), a matrícula, o material escolar e a fatura do cartão de crédito com despesas das férias e das compras de Natal.
Não há saída. O jeito é se organizar, pois a dívida já foi feita e não dá para voltar atrás. Quem está no vermelho tem agora que encarar a situação e procurar reduzir as dívidas para que elas não se tornem um problema ao longo de 2013.
Se você acha confuso fazer um orçamento doméstico, a saída pode ser recorrer à tecnologia, que cada vez mais tem socorrido aquelas pessoas que não gostam de anotações em papel e de fazer contas utilizando uma calculadora ao fim de cada semana ou mês. Sempre dá um pouco de trabalho, mas com boa vontade é possível sair do vermelho ou permanecer no azul ao longo do ano.
Basta procurar nos sites de busca que uma série de planilhas eletrônicas está disponível em diversos endereços na internet. Uma delas pode ser encontrada no site da BM&FBovespa. Além da planilha, no endereço é possível assistir a vídeos com várias orientações. Outra planilha, também com dicas, pode ser encontrada no site do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Ibdec).
Há ainda a opção de tabelas impressas para quem não gosta de usar o computador durante o planejamento. Um delas pode ser vista no site Meu Bolso em Dia, de iniciativa da Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Se a opção for usar a planilha, no mesmo endereço é possível encontrar várias delas.
Outra alternativa são os aplicativos. Essas ferramentas para quem não tem dificuldade de usá-las no computador podem ajudar na hora de organizar as contas. Um deles é o Jimbo, desenvolvido pela própria Febraban. Gratuito, pode ser uma boa saída para controlar as contas e não esquecer a data dos pagamentos. O programa tem dicas, permite várias entradas de dados e tem até um planejador de financiamento. Existe também uma versão para tablet e smartphone com Android que está disponível na loja de aplicativos da Google.
Outra ferramenta que pode ajudar as pessoas é a Calculadora do Cidadão, disponível no site do Banco Central (BC). A ferramenta permite simular situações com diversos cálculos a partir das informações fornecidas pelo usuário. O aplicativo também faz correções monetárias, utilizando séries históricas de taxas e indicadores financeiros armazenados no BC. Existe ainda uma versão para tablets e smartphones que pode ser baixada gratuitamente para quem usa o Android, sistema operacional desenvolvido pela Google, ou iOS, da Apple.
Para a Febraban, é importante que a pessoas acompanhem diariamente ou semanalmente os gastos e que o cartão de crédito ou o cheque especial não seja utilizado como extensão do salário. Ao procurar um agente financeiro em busca de crédito, é preciso avaliar se o empréstimo é o mais adequado para a situação. Evitar usar o crédito rotativo do cartão de crédito, que tem taxas elevadas, e ter uma poupança de emergência, também estão entre as dicas.
Pesquisa recente da Confederação Nacional do Comércio (CNC) mostra que o percentual de famílias com dívidas (em atraso ou não) neste mês chega a 60,2%, inferior ao de dezembro de 2012 (60,7%), mas superior à taxa de janeiro daquele ano (58,8%).
Fonte e foto: Agência Brasil
Da Agência Brasil
Brasília – Pela primeira vez, o Brasil terá voz na Conferência sobre Segurança de Munique, na Alemanha. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, vai discursar no próximo dia 2, na 49ª conferência. Ele deve defender que a segurança mundial depende da associação de uma série de fatores, como a garantia de alimentos, o controle e a redução de armas de fogo e incentivos à energia sustentável.
Patriota aproveitará a ocasião para ressaltar que é fundamental estar entre as prioridades a assistência à população civil e o monitoramento das ações que envolvem conflitos e ameaças às crianças, mulheres e aos jovens.
As discussões ocorrem no momento em que há o agravamento das crises no Mali (África), na qual o governo combate extremistas islâmicos com o apoio prático da França e oral de vários governos europeus, e na Síria (Oriente Médio), onde oposicionistas e governistas disputam o poder há quase dois anos.
A conferência de Munique é considerada um dos fóruns mais importantes de discussão sobre segurança no mundo. Confirmaram presença o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Leon Panetta, e o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Rasmussen.
Alguns temas discutidos na conferência do ano passado deverão retomar à pauta em fevereiro. Assim como em 2012, a Europa ainda enfrenta os impactos da crise econômica internacional, principalmente os 17 países da zona do euro. Também deve ser debatida a questão da Síria e incluída a crise no Mali, além da paralisia nas negociações entre israelenses e palestinos.
No ano passado, os norte-americanos cobraram dos europeus a distribuição mais equitativa dos encargos dentro da Otan. Nos últimos anos, os orçamentos de defesa estão estagnados em todos os países da União Europeia e, com a crise econômica, a situação ficou mais delicada. O assunto deve entrar em pauta novamente, pois nos Estados Unidos a palavra de ordem também é economia.
Em 2012, os efeitos da crise econômica internacional sobre os países europeus ocuparam parte das discussões. Houve uma mesa-redonda para debater o tema, tendo como uma das integrantes a Alemanha, que é apontada como líder no processo de renegociação das dívidas dos europeus, assim como a França.