{{banner-interno}}
Da Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias no país em memória às vítimas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria (RS). Mais de 200 mortes foram confirmadas até o momento. De tarde, as bandeiras na Esplanada dos Ministérios e no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República, estavam a meio mastro.
A presidenta participava da reunião da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos com a União Europeia, no Chile, e cancelou a participação em três reuniões com autoridades da Argentina, Letônia e Bolívia por causa da tragédia e seguiu para a cidade gaúcha, que fica a cerca de 300 quilômetros da capital Porto Alegre. Em rápida entrevista, ainda no Chile, a presidenta se emocionou ao comentar a tragédia.
Em Santa Maria, Dilma estava acompanhada dos ministros da Educação, Aloizio Mercadante; dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e da Saúde, Alexandre Padilha, além do presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS).
A Rede de Supermercados Bahamas deverá anunciar nos próximos dias a aquisição de uma terreno em Leopoldina onde vai construir sua mais nova loja. A informação foi obtida pelo Jornal Leopoldinense no último domingo, 27. Segundo a reportagem a área a ser adquirida gira em torno de 10 mil a 14 mil metros quadrados pertencentes à Chácara do Desengano S/A, localizada próximo ao terminal rodoviário daquela cidade.
A localização serve aos interesses do Bahamas por causa da facilidade de acesso à BR-116, facilitando a chegada de clientes de outras cidades da região e não ser distante da zona central do município. Caso o negócio se concretize, o Bahamas deverá oferecer, após a construção do prédio, 140 novos empregos. A Chácara do Desengano, porém, ainda segundo a reportagem do Jornal Leopoldinense, pretendia fazer um loteamento no terreno voltado para a área comercial.
Ao saber da notícia o prefeito José Roberto de Oliveira deu seu aval para a instalação do Bahamas na cidade e mandou que o setor responsável da prefeitura fizesse uma limpeza no local a fim de que uma empresa especializada em questões ambientais pudesse realizar estudos sobre a viabilidade técnica para a construção do novo supermercado na cidade. Jovino Campos (foto), presidente do Grupo Bahamas, esteve em Leopoldina no último dia 25, mas não falou com a imprensa local. De acordo ainda com a reportagem do Jornal Leopoldinense, todos os envolvidos na possivel vinda do Bahamas para aquela cidade estão tratando o assunto "com muito cuidado".
Fonte e foto da capa: Leopoldinense Online
No final da última semana a Secretaria Municipal de Educação de Cataguases divulgou mudanças na metodologia do transporte para quem estuda no Cefet de Leopoldina, causando indignação junto aos estudantes. O objetivo é reduzir despesas, priorizar aquelas determinadas por lei e, também, para honrar dívidas, conforme revelou o vereador Maurício Rufino. Ele, juntamente com três estudantes, Gustavo Guimarães (foto ao lado), presidente do Diretório Acadêmico e aluno de Engenharia de Controle e Automação no Cefet, além dos integrantes do Grêmio Estudantil, identificados por ele como Lethícia e Mateus, que fazem curso técnico naquela escola federal, foram recebidos na última sexta-feira, 25, pela titular da Pasta, Luciana Moreira, a fim de negociar a não interrupção do transporte para os estudantes do Cefet-Leopoldina.
Maurício revelou que a conversa transcorreu em clima de cordialidade e que Luciana explicou à eles a situação encontrada naquela Secretaria o que estaria forçando-a a tomar medidas mais duras com o intuito de colocar a “casa em ordem”, disse. Neste sentido, Maurício escreveu na página de seu mandato no Facebook que “o intuito da Secretaria de Educação era limitar o transporte apenas aos alunos que estivessem incluídos no Programa Bolsa Família e para aqueles de baixa renda”. Em seguida, continuou o vereador, “explicamos à Secretária os motivos pelos quais ela deve manter o transporte para os alunos do Cefet”. Ainda conforme Maurício, as razões são: “dificuldade dos alunos conciliarem estudo e trabalho, pois alguns cursos são integrais); Problemas financeiros da família do aluno que muitas vezes não tem condição de arcar com esta despesa mensal; ausência em Cataguases dos cursos oferecidos pelo Cefet em Leopoldina e, por fim, todos estes motivos demonstram, na visão dos alunos, a necessidade da manutenção do transporte pela Secretaria Municipal de Educação.
Luciana, ao final do encontro, mostrou-se sensível à realidade dos alunos e disse que até o dia 14 de fevereiro o transporte está mantido devido a um aditivo contratual. Após esta data, conforme informou Maurício, a situação está indefinida. “Mas ela nos garantiu que até lá terá uma solução para o impasse. Enquanto isso, vamos esperar o prefeito Cesinha Samor voltar do Congresso de Prefeitos em Brasília para conversar com ele a fim de encontrar uma solução que não seja a interrupção do transporte dos alunos para o Cefet”, completou o vereador.
A Assembleia Legislativa de Minas Gerais realiza na sexta-feira (1º/2/13), às 10 horas, Reunião Solene de Plenário que marca o início dos trabalhos parlamentares em 2013. Em seguida, promove Reunião Especial na qual tomam posse a Mesa da ALMG eleita para o biênio 2013-2015 e três novos deputados. Um quarto parlamentar deixa de ser suplente para ser efetivado.
A Reunião Solene destina-se exclusivamente à instalação da 3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura. Cada sessão legislativa corresponde a um ano e a legislatura é o período de quatro anos para o qual os deputados são eleitos.
Na Reunião Especial do Plenário, que começa imediatamente após a instalação da sessão legislativa, haverá a posse da nova Mesa da ALMG, eleita em 5 de dezembro de 2012. Três parlamentares foram reeleitos para seus cargos: o presidente da Assembleia, Dinis Pinheiro (PSDB); o 1º-vice-presidente, José Henrique (PMDB); e o 1º-secretário, Dilzon Melo (PTB). Também continuará compondo a Mesa, na condição de 3º-secretário, o deputado Alencar da Silveira Jr. (PDT), que na atual composição é o 2º-secretário. Os novos integrantes são os deputados Hely Tarqüinio (PV), 2º vice-presidente; Adelmo Carneiro Leão (PT), 3º-vice-presidente; e Neider Moreira (PSD), 2º secretário.
Essa Mesa vai dirigir a Assembleia Legislativa de 1º de fevereiro de 2013 a 31 de janeiro de 2015.
Novos parlamentares – Ainda na Reunião Especial, três deputados serão empossados em vagas abertas pela eleição de parlamentares às prefeituras de seus municípios. O jornalista Mário Henrique Caixa (PCdoB) assume a cadeira antes ocupada pelo prefeito de Contagem (Região Central), Carlin Moura, do mesmo partido. O médico e empresário Leonídio Bouças (PMDB) entra na vaga do também colega de partido Bruno Siqueira, que tomou posse como prefeito de Juiz de Fora (Zona da Mata). Bouças foi deputado por dois mandatos (1995-1999 e 2003-2007).
A eleição do ex-deputado Délio Malheiros (PV) como vice-prefeito de Belo Horizonte provoca duas mudanças. Rômulo Veneroso (PV), que hoje ocupa uma vaga de suplente, será efetivado. Isso abre espaço para a posse do engenheiro e empresário Juarez Távora, por ter se tornado o primeiro na suplência do PV. Ele já exerceu mandato de deputado, entre dezembro de 2008 e janeiro de 2010 e em janeiro de 2011. Uma das vagas do partido é ocupada por suplente porque o titular, Agostinho Patrus Filho, está licenciado para exercer o cargo de secretário de Estado de Turismo.
Outros dois novos deputados assumiram as funções ainda em dezembro, uma vez que os titulares das cadeiras optaram por renunciar antes de tomar posse nas prefeituras de seus municípios. Cabo Júlio (PMDB) ocupou a vaga de Antônio Júlio (PMDB), agora prefeito de Pará de Minas (Região Central), e Juninho Araújo (PTB) entrou no lugar de Delvito Alves (PTB), novo prefeito de Unaí (Noroeste).
Fonte: Assessoria de Imprensa