A presença maciça do público na porta da Usina Cultural, já demonstrava que, apesar do mp3, da internet e da troca de arquivos, o rock pesado continua sendo o estilo com o grupo mais fiel de seguidores, que vai a shows, compra CDs, e segue sua banda favorita com devoção.
Com anfiteatro Ivan Müller Botelho completamente lotado, os bardos do Eluveitie começaram seu show com a platéia na mão. Banda e público fizeram uma verdadeira celebração do folk metal, e por alguns momentos me senti um verdadeiro guerreiro viking! O vocalista Chrigel Glanzmann, muito simpático, se comunicou com o público entre as músicas, inclusive, arriscando algumas palavras em português. Além de cantar ele é responsável pelas flautas, violas e outros instrumentos exóticos tocados pelo grupo. Ao lado da violinista Meri Tadic e do outro flautista, Päde Klister, formam o lado lírico e folclórico do grupo, que ainda é completado pelos guitarristas Ivo Henzi e Simeon Koch, o baixista Kay Brem, que agitou muito, como se estivesse em um show de punk rock, e o baterista Merlin Sutter, um destaque à parte, pois tocou com sangue nos olhos, girando sempre as baquetas e atacando sua bateria com técnica e vontade insuperáveis.
O grande número de integrantes e instrumentos diferentes, não foi problema para os músicos, que se mantiveram integrados e centrados durante toda a apresentação. A banda parece possuir um elo quase telepático com seu líder e vocalista, utilizando-o como ponto de referência e procurando encaixar seus instrumentos em torno da sua voz ou flautas. Ponto pra eles. A banda já teve inúmeras formações e seu líder Chrigel parece saber contornar bem as adversidades, sem deixar que elas interfiram na qualidade do grupo. Fica aqui, porém, a falta de Anna Murphy, que além de tocar viola de corda, era um das mais belas vozes da banda, que infelizmente, não esteve presente. Vale salientar que isso, em momento algum, tirou o brilho da apresentação.
O saldo final: mais um excelente show realizado pela Nomade Produções (leia-se Rodrigo Rocha), que continua em sua incansável luta para inserir nossa cidade no calendário internacional de shows e eventos musicais. Ponto pra ele.
Texto e fotos de Paulo Victor Rocha
O campo do Operário Futebol Clube está sendo reestruturado para retomar as atividades da Escolinha de Futebol que atenderá a crianças e jovens de 5 a 16 e de 17 a 20 anos. “Logo após o carnaval, começaremos o treinamento da escolinha e a expectativa é de que até o fim de março já estaremos treinando o time sub-20”, disse José Vítor Lima, que recentemente foi eleito presidente do Clube.
Os trabalhos de limpeza, revitalização do gramado e pintura já começaram e, de acordo com José Vítor, “é muito importante para o Clube o apoio dos sócios, dos voluntários, do comércio, que pode nos procurar para pintarmos aqui nos muros do campo sua logomarca, enfim, o apoio de todos aqueles que gostam do Clube. E, além disso, quem quiser pode se tornar sócio do Operário”, contou.
O presidente do clube lembrou também que os momentos difíceis por que passou o Operário nos últimos anos “quando enfrentou duas fortes enchentes e quatro ações trabalhistas, mas agora conseguimos arrumar o espaço e preparar o Clube para voltar a participar de competições e sediar jogos, uma vez que o Operário possui grande e vitoriosa tradição no esporte da cidade e região”, destacou José Vítor (foto à direita).
Sobre a escolinha que pretende revitalizar o presidente do clube disse que ela já “formou grandes jogadores, mas seu principal objetivo é formar cidadãos”. Ao lembrar um pouco os ídolos que já pisaram aquele gramado e a história do Operário, José Vítor diz que não vê a hora da equipe voltar a disputar competições. “Aqui já jogaram craques como Garrincha, Roberto Dinamite e também o João Batista, o Joãozinho, que fez história no futebol internacional e está jogando até hoje. Ou seja: com uma história tão bonita como esta, a vontade que tenho é a de que o clube volte logo a competir”, salientou.
Jogador profissional de sucesso e que fez carreira no Vasco da Gama, do Rio de Janeiro, além de ter jogado em diversos clubes do país e no exterior, José Vítor tem um carinho especial pelo Operário, clube pelo qual se formou e despontou para a profissão. “Comecei aqui, e depois fui para a divisão de base do Vasco e como profissionais assinei mais de vinte e seis contratos o que me permitiu jogar no Americano de Campos, América de Natal, Paraná Clube, Vila Nova, Tupi, entre outros aqui no Brasil e em equipes de países da América do Sul”, completou.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, fez na segunda-feira um apelo aos chefes de polícia do país em sua cruzada pelo controle das armas de fogo, e reiterou a esperança de que o Congresso aprove logo um pacote de medidas proposto por ele após um massacre em uma escola primária do país.
A reunião com chefes de polícia de cidades assoladas por massacres - além de telefonemas para outras autoridades norte-americanas - é parte de uma série de discussões que Obama está usando para tentar angariar apoio às medidas, que incluem ordens do Executivo e projetos submetidos ao Congresso.
Falando a jornalistas no começo da reunião, Obama observou que os chefes de polícia percebem que o problema da violência armada vai além de alguns massacres de grande repercussão.
"Por isso parte da conversa que teremos hoje diz respeito não só à questão de novas leis ou de uma melhor fiscalização das nossas leis sobre armas, significa também que vamos assegurar que temos as melhores equipes de policiamento possíveis. O que vamos fazer para contratar mais policiais? O que vamos fazer para assegurar que eles estão recebendo o treinamento do qual precisam?"
Obama deseja proibir armas de assalto ao estilo militar e exigir a avaliação de antecedentes para todos os candidatos à compra de uma arma. As duas questões, que precisam ser aprovadas no Congresso, são politicamente delicadas, por envolverem a garantia constitucional do direito ao porte de armas.
A Comissão de Justiça do Senado realiza na quarta-feira sua primeira audiência sobre as medidas.
"A única forma de podermos fazer tudo o que precisa ser feito é com a cooperação do Congresso", disse Obama. "Isso significa aprovar leis sérias que restrinjam o acesso e a disponibilidade das armas de assalto e dos cartuchos de munição que não sejam necessários para caçadores, esportistas e para os proprietários responsáveis de armas que há por aí. Significa que levamos a sério a verificação universal de antecedentes."
A Associação Nacional do Rifle, mais poderoso grupo de pressão em favor das armas nos EUA, promete contestar a iniciativa do presidente, por considerá-la inconstitucional.
A reunião de segunda-feira incluiu o vice-presidente Joe Biden, e os secretários Eric Holder (Justiça) e Janet Napolitano (Segurança Doméstica).
Entre os chefes de polícia participantes estavam o de Newtown, Connecticut, onde em dezembro um jovem matou 20 crianças e 6 adultos numa escola primária; o de Aurora, Colorado, cenário de um massacre com 12 vítimas fatais dentro de um cinema em julho; e de Oak Creek, Wisconsin, onde seis pessoas foram mortas e quatro ficaram feridas em agosto dentro de um templo da religião sikh.
Fonte: Reuters
Brasília – Os conselhos nacionais de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP) retomam as atividades hoje (29) com reformas em andamento. Os dois órgãos estudam propostas que alteram os respectivos regimentos internos, em questões que envolvem poderes e o reforço do sistema colegiado.
No CNMP, a sessão desta terça-feira tratará com exclusividade da reformulação do regimento interno de 2008. As principais alterações permitem que o conselho atue em investigações administrativas locais envolvendo promotores e procuradores. A mudança foi motivada por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do ano passado, que manteve amplo poder de investigação do CNJ.
De acordo com o presidente da Comissão de Reforma do Regimento do CNMP, conselheiro Tito Amaral, a ampliação de poderes para garantir o patamar alcançado pelo CNJ é possível porque os órgãos são simétricos. As atualizações precisam ser aprovadas em plenário.
No CNJ, o novo regimento interno ainda está sendo articulado por uma comissão interna formada por quatro conselheiros. Segundo o presidente da comissão, conselheiro Neves Amorim, a previsão é que as discussões terminem ainda nesta semana e o documento consolidado seja apresentado aos demais integrantes do conselho a partir da próxima segunda-feira (4).
A última atualização no regimento interno ocorreu em 2010, sob a presidência do ministro Gilmar Mendes. Os conselheiros agora pretendem dar mais força ao colegiado. A ideia é que o plenário seja consultado antes que certas decisões sejam tomadas pela corregedoria e pela presidência da casa. O novo regimento também pretende dar mais transparência às informações do CNJ, ampliando o acesso a processos e pautas.
Fonte: Agência Brasil.
O Sistema de Informações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico (Infoscip), desenvolvido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Secretaria de Estado de Defesa Social e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão, permite gerenciar as vistorias e a regularização de edificações em todo o Estado em tempo real.
“Em breve, as informações serão lançadas no sistema online, no próprio local onde foi feita a vistoria, por meio de tablets. De lá mesmo poderá ser emitida a certificação da edificação. Hoje, dispomos de todo o serviço de aprovação de projetos de incêndio online”, explica o capitão Cristian Souza Santos, do Corpo de Bombeiros. Desde agosto de 2012, todas as vistorias, cujo projeto de incêndio tramita no sistema, são feitas por meio do Infoscip.
Além de garantir o controle eficaz e eficiente das edificações no Estado, o site, ao ser aberto à consulta pela população, agrega transparência ao processo de fiscalização. “Qualquer um pode fazer consultas sobre a situação de um prédio que esteja cadastrado no sistema, verificar sua regularidade quanto às medidas de segurança contra incêndio e pânico. Os pais podem consultar, por exemplo, se a boate que seu filho frequenta está legalizada ou não junto ao Corpo de Bombeiros”, observa o capitão.
O sistema online permite ainda que proprietários de imóveis, sejam residenciais, comerciais ou industriais, façam todo o processo de pedido da documentação para regularizar o imóvel pela Internet. A solução contempla funcionalidades tanto de controle do processo de fiscalização de edificações quanto do processo de regularização destas junto ao Corpo de Bombeiros.
A ferramenta é considerada inovadora e um instrumento de gestão pública de sucesso. Em setembro de 2012, o Infoscip foi um dos vencedores do Prêmio Excelência em Governo Eletrônico (e-Gov) 2012, na categoria e-Serviços Públicos. O e-Gov é promovido pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (ABEP) e pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, a fim de estimular a inovação e a excelência nas iniciativas de governo eletrônico e de modernização do Governo no Brasil.
O Infoscip integra o Projeto Estruturador Descomplicar, criado pelo Governo de Minas para facilitar as relações com os cidadãos, e atende à Lei Estadual 14.130 de 2001, que estabelece a obrigatoriedade de instalação de projetos de prevenção e combate a incêndio e pânico.
O endereço eletrônico do sistema é www.infoscip.mg.gov.br.
Fonte: Agência Minas