Começou em grande estilo na noite desta terça-feira, 29, as comemorações da Semana de Aniversário do Clube Meca. As festividades acontecem todas as noites até o próximo sábado, 2 de fevereiro, com o esperado Baile do Hawaí, um dos mais concorridos pré-carnavalescos da região.
A primeira noite de comemoração trouxe ao Clube a dupla de músicos, David e Heitor, acompanhados de violão, que fizeram uma apresentação com um repertório de MPB e, de brinde, algumas canções de Beatles. O público, claro, adorou. Nem mesmo a chuvinha fina que caía atrapalhou. Ao contrário; tornou o clima mais intimista e propício a um bate papo, mais do que agradável.
Quem esteve lá foi o Secretário Municipal de Indústria, Comércio e Segurança de Cataguases, Ângelo Andrade Cirino, que é de Belo Horizonte e, apesar de já ter vindo à cidade vária vezes, ainda não havia participado das comemorações de aniversário do Meca. Entusiasmado com o trabalho na sua Secretaria, avisou: “Em breve teremos novidades”.
Hoje, quarta-feira, 30, a programação está mais “quente” com a apresentação do grupo de pagode Exigeotom, a partir das 21 horas e o DJ Ligeirinho, que encerra a noite com suas mixagens mais do que especiais. Também acontecerão partidas de futebol society e o início de um torneio de tênis.
Veja abaixo a galeria de fotos da primeira noite de festividade no Meca.
A distribuição dos DVD´s da edição 2012 do Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade, - o CATS Cataguases, elaborados por Elisabete Kropf e Cêça Guimaraens, em parceria com o IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil), departamento do Rio de Janeiro, começaram a ser entregues semana passada. Segundo Elisabete, “os participantes vinculados às instituições UFRJ, UFF, UEMG, UFMG, UFJF, UFSJ, CES, UNIGRANRIO, UNIPAC, ISABELA HENDRIX, REDENTOR e IFF-CABO FRIO receberão o seu DVD através de pessoas da instituição ou ligadas a elas, conforme consta no e-mail enviado a eles. Os demais participantes receberão a mídia através dos Correios”, revelou Elizabete, acrescentando que “juntamente com o disco serão enviados os certificados referentes à participação no Congresso”.
O CATS (Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade) – que aconteceu entre os dias 7 e 10 de junho de 2012 - é um projeto que propõe um ponto de partida para a questão da preservação do patrimônio histórico e arquitetônico da cidade de Cataguases e em outras cidades que tenham um conjunto arquitetônico a ser preservado. Cataguases é referência pelo número de construções modernas que comporta em uma área que é tombada pelo IPHAN, porém vem sendo, ao longo dos anos, silenciosamente descaracterizada. Quer, ainda, e ser meio de transformação para mostrar aos moradores de Cataguases que é possível conviver bem com a tradição sem ser obsoleto.
A arquiteta e uma das organizadoras do CATS aproveitou para contar que “o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade foi contemplado pela Lei do ICMS, o que garante a realização de sua segunda edição em 2014. A ideia do CATS é promover a valorização do patrimônio de Cataguases, tornando-o mais próximo do cidadão cataguasense, fazendo ainda com que se transforme em parte do desenvolvimento urbano sustentável da cidade. Ele pretende envolver toda a comunidade acadêmica e não-acadêmica de várias cidades interessadas em debater sobre as diversas problemáticas que atingem direta e indiretamente a questão da preservação patrimonial e de que maneira essa preservação pode auxiliar no desenvolvimento econômico das cidades, mediante a exploração desse resultado pelo Turismo, sem causar grandes impactos na sua estrutura original.
O DVD do CATS 2012 reúne, além dos trabalhos apresentados nas sessões de comunicação, oito entrevistas com os professores palestrantes do evento: Arquiteta Portuguesa Ana Tostões, Presidente do Docomomo Internacional, Arquiteto Marcelo Ferraz, sócio da Brasil Arquitetura, Arquiteto e Urbanista José Pessoa, Professor da UFF, Arquiteta e Urbanista Denise Bahia – Professora da PUC-MG, Arquiteta e Urbanista Ceça Guimarães – Professora da UFRJ, Designer de Interiores Maria Lúcia Machado, Professora do Isabela Hendrix, Arquiteto Marcelo Terça-Nada, criador do Grupo Poro, Arquiteta e Urbanista Ana Amora, Professora da UFRJ.
{{banner-interno}}
Agência Brasil
Rio de Janeiro - Os desfiles das escolas de samba do Grupo A (antigo Grupo de Acesso) no Sambódromo ocorrerão pela primeira vez em duas noites consecutivas a partir de sexta-feira (8), dia de ponto facultativo, que será decretado pela prefeitura do Rio de Janeiro para facilitar o tráfego no centro da capital fluminense. As escolas do Grupo Especial desfilarão no domingo (10) e na segunda (11), enquanto as escolas de samba mirins se apresentam na terça-feira (12).
Com as mudança na ordem do dia dos desfiles, as interdições de ruas e avenidas foram antecipadas no centro da cidade. A prefeitura recomenda que a partir da sexta-feira de carnaval, as pessoas evitem utilizar carros particulares na região, priorizando o uso do metrô, de trens e barcas. “Aqueles que podem evitar o centro que não venham e saibam que será complicado para sair. O carnaval do Rio é o maior do mundo, a maior festa do planeta, maior show da terra. Nada melhor que ter ela [a festa] na sexta-feira e no sábado sendo transmitida para todo o Rio de Janeiro, e no sábado e domingo para o Brasil inteiro”, disse o secretário municipal de Turismo, Antônio Pedro Figueira de Mello.
O secretário de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que o carnaval na Marquês de Sapucaí está maior que em outros anos e isso vai gerar impactos importantes no cotidiano da cidade. “A sexta-feira será um dia excepcional e é muito importante que os cariocas estejam atentos a isso. O Saara, tradicional centro de comércio popular, tem um movimento grande no sábado de manhã de pessoas comprando fantasias. Quem precisar poderá ir ao Saara, mas terá que optar pelo transporte público de alta capacidade”.
Outra novidade este ano é que os táxis terão dois pontos de embarque exclusivos nas proximidades do Sambódromo: na Rua do Riachuelo e no Largo do Estácio. Os táxis terão uma corrida de preços pré-estabelecidos a partir dos dois locais, com o objetivo de reprimir práticas irregulares, garantindo a segurança dos passageiros. As tabelas com os preços estarão disponíveis em pontos estratégicos do Sambódromo.
Na quinta-feira (7) de manhã será fechada a Via Trilhos, atual acesso a rodoviária, e em contrapartida será reaberta a Rua Equador, na região portuária. Na sexta-feira, a pista central da Avenida Presidente Vargas será interditada à meia-noite no sentido Praça da Bandeira. Às 11h será fechada a pista central sentido centro. A pista central em direção à Praça da Bandeira será liberada às 15h. A maior parte das vias do centro será fechada às 17h e o acesso à região será feito somente pela Praça Condessa Paula de Frontin, no Rio Comprido. Os últimos fechamentos ocorrerão às 19h30.
No sábado, a partir da meia-noite, ocorrerão fechamentos de ruas durante os deslocamentos dos carros alegóricos. As escolas que desfilarão no sábado saem dos bairros do Cajú e São Cristovão, ao contrário das que desfilam na sexta-feira, que saem, em sua maioria, do entorno da Rodoviária, e para isso serão necessários fechar algumas pistas da Avenida Brasil. Às 10h serão liberadas as ruas Frei Caneca e 31 de Março.
Na terça-feira (12), serão mantidas as interdições dos desfiles do Grupo Especial. Às 16h ocorrerá bloqueio parcial (em meia pista) na Rua Frei Caneca, no trecho entre a Rua Heitor Carrilho e a Avenida Marquês de Sapucaí para saída dos integrantes das escolas mirins. A liberação total do tráfego está prevista para 6h da quarta-feira de cinzas.
O metrô funcionará de forma ininterrupta durante os cinco dias de evento. Os trens funcionarão das 5h de sexta-feira (8) até as 23h de terça-feira (12), com extensão até as 2h de quarta-feira (13) apenas nas estações Central, Praça Onze e Ipanema/General Osório. No sábado (9), a partir do meio-dia os trens da Linha 2 farão o trajeto sem transferência entre as estações Pavuna e Ipanema/General Osório. Este ano, a novidade é o Cartão Metrô Folia 2013, que permite um embarque mais rápido. O cartão tem edição limitada e começará a ser vendido a partir do dia 1º de fevereiro, no valor de R$ 15 com direito a cinco viagens.
Segundo a Secretaria Municipal de Ordem Pública, trabalharão na fiscalização do entorno do Sambódromo 2.820 pessoas, entre guardas municipais e agentes de controle urbano da secretaria. O número representa um aumento de 18% no efetivo em relação ao último carnaval. Serão disponibilizadas quatro tendas de gerenciamento, 71 viaturas e 31 barreiras para impedir a presença de ambulantes não autorizados. Haverá 15 reboques para coibir o estacionamento irregular nos arredores da Passarela do Samba.
A Companhia Municipal de Limpeza Urbana vai empregar 600 garis por dia para fazer a limpeza diurna e noturna do local, que trabalharão com o auxílio de 60 máquinas e equipamentos. A companhia instalará 1.100 contêineres para descarte de lixo na passarela e mais 100 no Terreirão do Samba.
O secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Cássio Soares, empossa nesta quarta-feira (30) 17 novos membros do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONPED), para a gestão 2013/2015. A solenidade será às 10h, na sala Cláudio Manoel, 3º andar do Palácio Tiradentes, na Cidade Administrativa. Após a solenidade, será realizada a eleição do novo presidente e membros da mesa diretora do Conselho.
Criado no ano 2000, o CONPED é formado por membros do poder público e da sociedade civil. Seus principais objetivos são garantir os direitos das pessoas com deficiência, integrá-las ao mercado de trabalho e zelar pela promoção de sua habilitação e reabilitação. Dentro dessa missão, a entidade busca acompanhar as ações e políticas públicas que estão sendo implantadas para as pessoas com deficiência em todo o Estado. Segundo o levantamento do Censo de 2010, Minas Gerais possui, atualmente, mais de quatro milhões de pessoas com deficiência.
Fonte: Agência Minas