{{banner-interno}}
Ao menos 25 pessoas morreram e mais de 100 ficaram feridas devido a uma forte explosão ocorrida na quinta-feira na sede central da petrolífera estatal mexicana Pemex, na capital do país, afirmaram autoridades.
O ministro do Interior, Miguel Angel Osorio, disse que ainda são aguardados os resultados das investigações e perícia para determinar a causa do incêndio, ocorrido pouco antes das 16h (hora local), no complexo de três prédios da Pemex, onde diariamente circulam aproximadamente 10.000 pessoas.
"A investigação deve determinar dado precisos, confiáveis e contundentes para conhecer a origem e as causas do sinistro", acrescentou Osorio em uma entrevista coletiva na noite de quinta-feira.
O ministro explicou que não se sabe se ainda há pessoas sob os escombros e que as equipes de resgate seguirão trabalhando no local até que haja certeza de que não existem mais vítimas.
Dos 101 feridos registrados, 46 seguiam recebendo atendimento e o restante recebeu alta horas depois.
O presidente da petrolífera, Emilio Lozoya, anunciou no Twitter que estava retornando de uma viagem pela Ásia e que serão investigadas "a fundo as causas em plena coordenação com as autoridades. Neste momento é prioritário atender a todos os feridos".
A empresa informou em um comunicado que, apesar do incidente, cumprirá seus compromissos comerciais e financeiros.
"A Pemex reitera que não se verá afetada de nenhuma maneira a operação normal da empresa... todos os compromissos assumidos com seus parceiros comerciais e financeiros serão cumpridos em tempo e forma", assegurou.
Imagens de redes de televisão locais gravadas de helicópteros mostravam escombros e vidros quebrados no prédio.
"Não se sabe o que está acontecendo e se vê gente chorando... sim, você fica assustado", disse Bernardo Treviño, 30 anos, funcionário da companhia, sobre a confusão que se seguiu ao fogo.
A área foi isolada pela polícia, enquanto equipes de resgate retiravam vítimas que estavam presas no subsolo de um dos prédios adjuntos da Torre de Pemex, com mais de 50 andares.
Familiares de vários funcionários chegavam ao local para ter informações de seus parentes.
"O carro dele está aqui... já liguei umas 20 vezes e não consigo falar com ele", disse José Luis García, de 56 anos, que procurava o filho de 35 anos.
Originalmente, a Pemex informou por meio do Twitter que sua sede central teve de ser desocupada por uma falha no fornecimento de energia.
Nos últimos anos, a Pemex tem sofrido uma série de acidentes fatais. Em setembro do ano passado, 30 pessoas morreram vítimas de uma explosão em uma usina processadora de gás natural no norte do país.
Fonte: Reuters
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, se encontrou nessa quinta-feira (31), em Brasília, com o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, para tratar de projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Governo de Minas. O desafio de Minas Gerais em consolidar diante do país a liderança na área da Tecnologia da Informação (TI), encontrou forte respaldo junto ao Governo Federal e no ministro Raupp, informou Nárcio. Na audiência, o secretario de Ciência Tecnologia e Ensino Superior, oficializou a candidatura de Minas a sede de uma aceleradora de empresa de TI, dentro do programa MG TI 2022, desdobramento de projeto idêntico do Governo Federal, denominado TI Maior. A escolha está sendo feita através de edital. Na quinta se encerrou os prazos para a participação dos estados brasileiros interessados.
“Estamos juntando todas as forças que existem em Minas para que na provocação feita pelo TI Maior, Minas possa sair na frente. Fizemos o anuncio oficial ao ministro que nosso Estado quer a aceleradora. Para isto está apresentando uma candidatura forte, amparado pelo setor de telecomunicações do Estado, pela Federação das Indústrias de Minas Gerais, pela Oi Telecom e outras entidades ligadas ao setor”, informou, ressaltando que a acolhida junto ao ministro foi “extremamente positiva”.
UAITEC
O secretário Narcio Rodrigues também conseguiu o compromisso do Ministério em continuar de forma decisiva, amparando o esforço mineiro em rever a ampliar e modernizar a estrutura da Rede dos CVTs – Centros Vocacionais Tecnológicos no Estado. Na proposta desenhada pela Sectes, ela ganhará força ao integrar em sua estrutura à UAITEC – Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais.
“O ministro concordou em atuar de forma determinante para que possamos consolidar no Estado a maior plataforma de Ensino a Distância do país. Tanto que ele confirmou para mim que no dia 18, quando faremos o lançamento oficial da UAITEC, no auditório JK, da Cidade Administrativa, ele estará presente”. Raupp já participou da inauguração de uma unidade em Itajubá, quando elogiou a iniciativa do governo mineiro.
“O Estado de Minas Gerais está indo além dos projetos lançados pelo governo federal. Ele está aperfeiçoando, dando passos à frente, na melhoria e na otimização desses mecanismos que o projeto oferece para promover a educação em geral no País”, afirmou Raupp.
Cidade das Águas
O secretário Narcio Rodrigues conseguiu também assegurar apoio do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação na conclusão da Cidade das Águas Unesco Hidroex. “O MCTI vai estar conosco em etapas de consolidação deste projeto que também é estratégico e já não é mais de Minas, mas das Nações Unidas. Ele tem sido um parceiro principal e tem contribuindo de forma eficiente na sua materialização”, completou.
Complexo Aeroespacial
O Complexo Aeroespacial de Minas Gerais também esteve na pauta da reunião. A busca de recursos para a prototipagem do Tupã foi o assunto tratado. “Precisamos de recursos do Ministério para puder alavanca-lo esta decisão de Minas em construir no Estado uma indústria aeroespacial. A aeronave já tem mock-up pronto e precisa de recursos do Governo Federal e também do de Minas para que possa decolar”, destacou.
Narcio ressaltou ainda que no encontro foi dado um passo decisivo. “Espero que no mês de fevereiro possamos consolidar esta parceria para que ainda em março ou abril, possamos anuncia-la”, acrescentou. A previsão é de que em meados do próximo ano a aeronave já possa estar cruzando os ares do país.
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília – O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, confirmou hoje (1º) que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) é acusado de ter praticado três crimes: peculato, falsidade ideológica e utilização de documento falso. O documento com as denúncias foi apresentado ao Supremo Tribunal Federal (STF) na semana passada.
Segundo Gurgel, os delitos foram cometidos quando Calheiros usou a verba de representação de seu gabinete para fins não previstos em lei. “Ele comprovou isso com notas frias. O serviço, na verdade, não foi prestado, por isso caracteriza peculato”, explicou o procurador, após sessão de abertura do ano judiciário no STF.
Gurgel voltou a rejeitar a tese de que a denúncia teve motivação política e disse que o Ministério Público não pode ficar subordinado ao calendário político. O procurador acionou o STF uma semana antes da eleição para a presidência do Senado, marcada para hoje.
“Havia duas alternativas: oferecer a denúncia antes, como eu fiz, ou aguardar para oferecer depois. Certamente se afirmaria que o PGR não teria oferecido a denúncia antes para evitar qualquer embaraço à eleição do senador Renan, então eu preferi apresentar antes”, disse o procurador.
Segundo Gurgel, a denúncia não foi apresentada no ano passado porque ele estava ocupado com o julgamento do mensalão, que dominou a pauta do STF durante o último semestre de 2012. “Se não tivesse o mensalão, provavelmente, essa denúncia teria sido oferecida antes”, assegurou.
O procurador disse que não falou sobre o assunto com o relator do processo, ministro Ricardo Lewandowski, e que a denúncia tem cerca de 15 páginas. Mais cedo, Lewandowski disse que ainda não tomou conhecimento do caso, pois voltou de recesso hoje. Também informou que não deve tirar o sigilo do processo porque há informações fiscais e bancárias confidenciais do senador e de outras pessoas envolvidas.
Lewandowski disse ainda que não pretende dar prioridade ao processo e que não há previsão para levar o caso ao plenário. “É um processo que será examinado normalmente dentro do cronograma de exame dos processos que tenho dentro do meu gabinete.”
O rock nunca foi um estilo puramente musical. Além da música em si, a atitude, o visual, e é claro, o estilo sempre contaram muito. Bandas como o Kiss, tem muito mais apelo visual do que propriamente musical, só pra citar uma. Claro que os trajes e a maneira de se portar são muito relevantes e compõe a personalidade de qualquer rockeiro que se preze. Pensando nisso, o site Complex style elaborou uma lista com os 50 rockstars mais estilosos do mundo. São eles:
1. Mick Jagger
2. David Bowie
3. Prince
4. Kurt Cobain
5. Sid Vicious
6. Keith Richards
7. H. R.
8. Ray Davies
9. Jarvis Cocker
10. Dave Macklovitch
11. John Lennon
12. Jimi Hendrix
13. Elvis Presley
14. David Byrne
15. Alice Cooper
16. Joe Ramone
17. Eric Claptom
18. Bob Dylan
19. Chuck Berry
20. Budy Holy
21. Dennis Wilson
22. Slash
23. Bruce Springsten
24. Elvis Costelo
25. Jack White
26. Keith Moon
27. Tom Waits
28. George Lewis jr.
29. Joe Strummer
30. Ian Svenonius
31. Morrisey
32. Lemmy Kilmister
33. Rivers Cuomo
34. Johnny Rotten
35. Fredie Mercury
36. Bily Gibbons
37. Elton John
38. Liam Gallagher
39. Paul Weller
40. Ezra Coening
41. John Mayer
42. Carlos Santana
43. Pete Doherty
44. Lou Reed
45. Nick Cave
46. Zakk Wilde
47. Bily Idol
48. Julian Casablancas
49. Axl Rose
50. Lenny Kravitz
Nana Caymmi – A Dama da Canção
“A Dama da Canção”, já pode ser considerando um dos grandes lançamentos do ano de 2013. Esse Box com 18 CD´s elaborado e produzido pelo pesquisador Rodrigo Faour, repassa a carreira de Nana Caymmi, e mostra ao público a grande diva que sempre foi. Ao contrário das cantoras de sua geração, Nana nunca precisou provar nada pra ninguém; Cantou o que quis, gravou o que teve vontade, sempre amparada pela sua voz dulcíssima é incomparável, suas belas interpretações, cantadas com a alma. Principalmente se falarmos na obra de seu pai, o genial Dorival Caymmi, que foi representado na caixa de maneira soberba, seja em suas músicas e nos arranjos feitos para a filha cantar. Mas a cantora não se prendeu à obra do pai. Na caixa, você encontra desde standards, até compositores menos óbvios como Rosa Passos e Márcio Proença. Raridades e gravações históricas podem ser encontradas, agradando aos fãs mais devotos da diva. “A Dama da Canção” é um biscoito fino e caro, que deve ser degustado aos poucos por aqueles que possuem ouvido sensível e paladar apurado.