O secretário de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Cássio Soares, empossou, nesta sexta-feira (1º), os quatro novos membros do Conselho Estadual de Assistência Social (Ceas). Entre eles, a subsecretária de Assistência Social da Sedese, Maria Juanita Godinho Pimenta, a quem caberá a presidência do Conselho. A solenidade aconteceu durante 176ª Plenária Ordinária do Ceas, em Belo Horizonte.
Cássio Soares aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho que os membros do Ceas têm realizado em Minas Gerais. “Reafirmo meu compromisso de prestar todo suporte e apoio para que os conselhos possam desenvolver suas atividades de maneira eficiente”, afirmou.
O secretário também adiantou que “no dia 20 de fevereiro, o Governo de Minas vai inaugurar a Casa de Direitos Humanos, onde estarão reunidos todos os conselhos vinculados à Sedese”.
Maria Juanita ressaltou a importância do Ceas na garantia das políticas de assistência social. “Nós, conselheiros, buscamos desenvolver um trabalho de militância em prol de um mesmo ideal, que é instituir e aprimorar o diálogo entre sociedade civil e o Governo na área da assistência social”, afirmou.
Durante a reunião, Cássio Soares e Maria Juanita assinaram a Resolução Conjunta que convoca a 10ª Conferência Estadual de Assistência Social, que tem como finalidade avaliar as políticas do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e propor novas diretrizes para o seu aperfeiçoamento. A conferência está marcada para o período de 16 a 18 de outubro.
Criado pela Lei nº 12.262, de 23/07/1996, e tendo iniciado suas atividades em julho de 1997, o Ceas é um órgão deliberativo e participativo das políticas públicas de assistência social e vinculado à Sedese.
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília - A Polícia Militar (PM) de Santa Catarina contabilizou 14 atentados contra órgãos públicos e incêndios em ônibus e um guincho. O levantamento foi feito entre as 20h de ontem (1º) e as 7h de hoje (2) e divulgado pelo governo do estado.
A base da Polícia Militar, um presídio, uma delegacia e a prefeitura de Itajaí foram atacados. A PM também registrou sete ônibus e um guincho particular incendiados e tentativas de ataques contra um ônibus e um caminhão.
Segundo as informações divulgadas pelo governo estadual, ninguém saiu ferido dos atos de vandalismo. A polícia deteve 14 adultos e um adolescente. Por causa do agravamento das ações de violência no decorrer da semana, o governo estadual anunciou, na tarde de ontem, uma série de medidas para enfrentar e coibir os atos criminosos.
Para combater novos ataques contra transportes coletivos, a Polícia Militar informou que soldados farão a escolta dos ônibus. De acordo com as informações oficiais, a intensificação da violência no estado decorre, principalmente, do recrudescimento do trabalho policial contra o tráfico de drogas.
OS Estados Unidos estão dispostos a manter conversações diretas com o Irã, caso o país esteja levando a sério sua intenção de negociar, disse o vice-presidente dos EUA, Joe Biden, no sábado, apoiando contatos bilaterais que muitos veem como sendo cruciais para amenizar a disputa internacional sobre o programa nuclear de Teerã.
Falando em uma conferência de segurança em Munique, na Alemanha, Biden disse que o Irã - que diz estar enriquecendo urânio apenas para uso pacífico - enfrenta agora "as maiores sanções da história", que visam garantir que o país não utilize o seu programa para desenvolver armas nucleares.
"Mas também deixamos bem claro que os líderes do Irã não precisam impor ao seu povo privações econômicas e isolamento internacional", disse Biden. "Ainda há tempo, ainda existe espaço para que a diplomacia apoiada pela pressão seja bem sucedida. A bola está no campo do governo do Irã."
O progresso nas negociações com o Irã poderia ajudar a aliviar a tensão na região, enquanto os EUA se preparam para retirar a maioria das suas tropas de combate do Afeganistão, país vizinho ao Irã, até o fim de 2014.
Ao ser perguntado se Washington consideraria ter conversações diretas com Teerã, Biden disse: "Quando a liderança iraniana, o Líder Supremo (Ayatollah Ali Khamenei) estiver levando o assunto a sério."
"Nós deixamos claro desde o início que estamos preparados para um encontro bilateral com a liderança iraniana, não é nenhum segredo que estamos fazendo isso, avisaremos nossos parceiros, caso surja oportunidade."
"A proposta continua valendo, mas ela precisa ser real e tangível e é necessário que haja uma real intenção de negociar. Não estamos dispostos a fazer disso um exercício apenas."
As negociações com o Irã até agora foram supervisionadas pela chefe de política exterior da UE, Catherine Ashton, em nome da França, Grã-Bretanha, China, Alemanha, Rússia e EUA. Mas houve pouco progresso, o que aumentou os temores que o Irã esteja simplesmente ganhando tempo, enquanto desenvolve seu conhecimento nuclear.
Muitos acreditam que não existe uma possibilidade de acordo sem conversações diretas entre os EUA e o Irã sobre uma variedade de assuntos, fontes de desconfianças e hostilidades mútuas, que existem desde a Revolução Islâmica do Irã, em 1979, e da crise dos reféns da embaixada americana em Teerã.
Irã tem evitado conversações diretas com os EUA, embora alguns sugiram que Teerã eventualmente possa ver com bons olhos a oportunidade de acabar com o seu isolamento internacional.
"ANO DECISIVO PARA O IRÃ"
Com as eleições presidenciais iranianas marcadas para junho, a esperança de progresso antes disso é limitada.
Porém, os EUA e seus aliados não têm um tempo indefinido para negociar. Não obstante o impasse atual, o programa nuclear do Irã está avançando e pode ser difícil de manter um consenso internacional sobre as sanções.
Israel, que descreve como ameaça a possibilidade de o Irã usar o urânio enriquecido para fazer armas, já deixou claro que estaria pronto para bombardear as instalações nucleares do seu arqui-inimigo para evitar que isso ocorra. Os EUA também disseram que não descartam o uso da força militar.
Falando na conferência de Munique, o ministro de Relações Exteriores alemão, Guido Westerwelle, disse que "2013 é um ano decisivo para o Irã, especialmente por motivos políticos."
"Tivemos eleições nos EUA e Israel, teremos eleições em junho, no Irã; vemos capacidades crescentes, especialmente na questão do enriquecimento - sejamos bem francos, não tivemos nenhum progresso nos últimos 12 meses, portanto, é óbvio que precisamos usar este ano..."
A Rússia tem sido impaciente com as décadas de hostilidade dos EUA com Teerã desde a Revolução Islâmica de 1979, mas tem apoiado as sanções do Conselho de Segurança da ONU desde 2006 e reforçou no sábado a necessidade de que uma solução diplomática seja encontrada.
"O Irã precisa conhecer o plano estratégico geral, eles precisam ver o que existe para eles neste processo. Precisamos convencer o Irã que isso não tem nada a ver com uma mudança de regime... essa desconfiança precisa ser superada," disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, na conferência.
A declaração foi apoiada por Westerwelle.
"Se queremos atingir este objetivo, seria errado discutir todas essas opções e possibilidades militares. Agora é importante focar nossa atenção, todo o nosso esforço para uma solução diplomática e política."
Isso teria que incluir um alívio das sanções, assim como o reconhecimento do direito do Irã enriquecer urânio para o menor nível necessário para o combustível nuclear civil, dizem analistas de segurança.
Fonte: Reuters
O samba dos bons, como se diz na gíria correu solto na noite desta sexta-feira, 2 de fevereiro, no clube Meca, dentro da sua programação de aniversário. O show foi de Thaylis Carneiro e Gabriel Nunes e agradou em cheio a plateia que lotou a área ao redor da piscina. Uma noite que vai ficar na história das comemorações de aniversário do Meca. Animação, música de primeira qualidade, um grande público amante do samba de raiz, foram os ingredientes da noite que antecedeu ao tão aguardado Baile do Hawai que acontece daqui a pouco.
Thaylis e Gabriel, conhecidos que são, carregam a fama de excelentes músicos e intérpretes talentosos com razão. Um justo reconhecimento à esta nova geração que faz samba “como gente grande”. Talvez até melhor. E, claro, os artistas levaram até o Meca seus inúmeros fãs que se deliciaram com o repertório apresentado que vai de Noel Rosa a Martinho da Vila, de Zeca Pagodinho a Jorge Aragão, com um pouquinho de Adoniran Barbosa e da inesquecível Clara Nunes. Se você, que lê este texto, não esteve lá, acredite: perdeu uma bela noite de sexta-feira. Se, ao contrário, esteve lá, aproveite e acrescente, nos comentário aqui em baixo sua impressão sobre o show.
Em seguida, outro talento assumiu o comando da música: DJ Pedro Condé. E aqui uma reparação: na matéria de ontem, saíram trocadas as datas de sua apresentação com a de David Cezar. Pedro apresentou-se ontem e não na quinta-feira, como saiu publicado, e fez uma apresentação magistral. Inspiradíssimo, escolheu um repertório “top” fechando com maestria a sexta-feira, deixando a “galera” com aquele gostinho de quero mais. Agora, é esperar mais um pouquinho e curtir o baile pré carnavalesco mais famoso da região: o Baile do Hawaí.
Márcio Silvério Santana, 21 anos. Este é o nome do motociclista que morreu no começo desta noite, por volta das 18:30 horas, após bater no ônibus da Viação Dorico, na entrada do bairro Sol Nascente. Segundo testemunhas, Márcio seguia em alta velocidade pela Avenida Sizenando Dutra de Siqueira, sentido Pampulha-Centro quando, próximo na esquina com a Rua Reinor Rabelo Reis, entrada principal para aquele Bairro, colidiu com o coletivo. Na batida o capacete teria saído de sua cabeça e ele caiu ao chão desprotegido, o que teria provocado sua morte.
Márcio não trazia consigo nenhum documento e sua identificação somente foi possível mais de uma hora após o acidente, quando o seu patrão chegou e, emocionado, reconheceu o corpo. Márcio era mecânico, residia e trabalhava no Bairro Taquara Preta. As causas do acidente ainda estão obscuras, segundo os policiais militares que estão fazendo o atendimento no local. A área foi toda isolada e uma multidão acompanhava o trabalho da Polícia no local. A Perícia Técnica chegou pouco depois das 19 horas e está fazendo, neste momento o seu trabalho de praxe, a fim de determinar como foi o acidente. O ônibus teria sofrido apenas uma pequena rachadura no paralama, possívelmente por causa do impacto da moto.
Veja as fotos do acidente na galeria abaixo.