Em reunião realizada nesta segunda-feira (4), representantes das Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes) de Minas Gerais puderam conhecer melhor a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec), programa da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectes), que visa democratizar o acesso à educação em todo o Estado.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, apresentou aos dirigentes presentes o novo Subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, e reiterou a importância da participação das universidades no projeto. “Precisamos potencializar a formação de profissionais nas áreas em que Minas tem vocação ou carência de profissionais qualificados. As universidades mineiras são reconhecidas nacionalmente pela qualidade de seus cursos e esta parceria irá permitir a socialização do conhecimento. Esta rede só terá vida com a adesão das universidades públicas”, afirmou.
O programa Uaitec pretende formar uma grande rede de educação superior no Estado, unindo as instituições estaduais e federais na promoção de cursos de idiomas, tecnólogos, graduação e pós-graduação, com o objetivo de formar profissionais qualificados para atender as demandas por mão de obra presentes em Minas. Para o presidente do Fórum das Ipes e representante da Unifal, Paulo Márcio de Faria e Silva, o convite feito às instituições de ensino para participar da rede é positivo. “É uma parceria frutífera para os dois lados. Temos uma grande expectativa de que o convite será aceito por boa parte das universidades”, disse.
A previsão é de que, até o final de 2013, cerca de 120 polos sejam inaugurados; desses, 84 Centros Vocacionais Tecnológicos (CVTs), que já estão em funcionamento, serão convertidos em Uaitec, potencializando a ampliação do acesso à educação superior gratuita e de qualidade. “Aproveitaremos parte da estrutura dos CVTs já existentes. O uso da tecnologia nos oferece uma capilaridade de atuação em todo Estado através do uso de uma plataforma que permite a inclusão social dos mineiros nas mais diversas regiões”, falou o secretário.
Para o coordenador pedagógico da Uaitec, Gilberto Caixeta, a utilização de recursos tecnológicos aliada a projetos politico-pedagógicos de qualidade valoriza ainda mais a educação no Estado. “Os recursos disponíveis na Uaitec estimulam o aprendizado do aluno, que experimenta a união entre as experiências acadêmicas, ofertadas na universidade, e o aprendizado profissional, através das interações tecnológicas”, relatou.
Cursos de Idiomas
O acesso à internacionalização da formação profissional é uma das possibilidades da Uaitec, como destacou o secretário Narcio Rodrigues. “Existe a necessidade em Minas de profissionais em áreas especificas, como etanol, recursos hídricos, TI e eletroeletrônica. É fundamental para quem quer atuar nessas áreas o domínio de outro idioma, até para que os estudantes possam concorrer a bolsas de estudo, como as do programa Ciências sem Fronteiras, que possibilitam aos alunos fazer estágio no exterior, promovendo a internacionalização da ciência e tecnologia no estado”.
Este ano, a rede Uaitec irá ofertar vagas para os cursos de inglês, francês, espanhol e português. O subsecretário de Ensino Superior, Cláudio Batista Vieira, ressaltou as mudanças sociais ocasionadas pelo aprendizado de uma nova língua. “Esta integração na formação é extremamente enriquecedora para o Estado, pois possibilita aos nossos alunos ter contato com o que há de mais moderno no mundo em termos de pesquisa e tecnologia, através da globalização do conhecimento, e também agrega cultura graças à experiência com outros povos. No final, quem ganha é o Estado de Minas, que recebe profissionais mais preparados e competitivos”, afirmou.
Fórum das Ipes
Fazem parte do Fórum das Ipes 14 instituições públicas de ensino superior: Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM); Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Universidade Federal de Alfenas (Unifal); Universidade Federal de Itajubá (Unifei); Universidade Federal de São João Del Rei (UFSJ); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Lavras (Ufla); Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg); Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) e Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet MG).
Para o representante da Unifei, José Gilberto da Silva, a Uaitec é mais uma ferramenta no esforço de popularizar o acesso a educação. “Não se faz educação sozinho, fazemos sempre com o outro, congregando esforços para popularizar o aceso a educação e dessa forma promover o desenvolvimento social. Colocamo-nos a disposição para ajudar a Sectes neste desafio”.
Fonte: Agência Minas
A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater MG) divulgou a programação de eventos da agricultura familiar para este ano, os conhecidos dias de campo. Em 2013, a novidade está em palestras e eventos voltados também para a agricultura empresarial.
Os encontros, como em todos os demais anos, serão conduzidos pelo engenheiro agrônomo, Francisco Ofeni Silva, Chiquinho. Os trabalhos começam em março, no Dia Mundial da Árvore (22), quando acontecerá a 3ª edição do Encontro de Produtores de Leite de Bom Jesus da Cachoeira. O evento acontecerá no parque de exposições daquele distrito.
Até agosto, os produtores rurais poderão participar de cursos sobre gado de leite, do programa Minas Sem Fome, de horticultura, fruticultura e manejo integrado de sub-bacia hidrográfica. Haverá também a segunda edição do Torneio Leiteiro de Curral da Agricultura Familiar, que será realizado em 12 propriedades diferentes. “Nós aproveitamos esse trabalho para realizar palestras, levar informações e também para confraternizar com os produtores”, destacou Ofeni.
De acordo com o engenheiro agrônomo, outro projeto que está em pauta é a visita a Ribeirão Preto (SP), na Agrishow, considerada a maior feira do agronegócio da América Latina. “Será uma missão técnica, pois é importante o produtor ver as mudanças tecnológicas e os novos equipamentos de outros Estados”, destacou Chiquinho. Essa viagem contará com o apoio do Condesc.
Florestas plantadas também será tema de um dos encontros, a ser realizado na Fazenda Santa Helena. “Esse evento será mais a nível de médios e grandes produtores, que têm muita terra e tiram uma parte dela para fazer reflorestamento”, explicou Ofeni.
Outro destaque em 2013 será o dia de campo sobre a cultura da seringueira. “Esta é uma cultura nova, mas que está gerando muita renda aos produtores”, enfatizou Chiquinho. Ofeni explicou que a cultura da árvore tem a possibilidade grande de atender também o pequeno produtor.
O encerramento acontecerá no dia 16 de agosto, no Teatro Zaccaria Marques, quando haverá premiações e entregas de certificados. “Vamos reunir o máximo de pessoas para esse fechamento. O principal objetivo de todos os nossos trabalhos é trazer novas tecnologias, informações, melhorar a atividade do produtor e contribuir para melhorar a rentabilidade dele na propriedade”, finalizou Francisco Ofeni.
PROGRAMAÇÃO:
· III Encontro de Produtores de Leite de Bom Jesus da Cachoeira
Data: 22/03
Horário: 18h
Local: Parque de exposições do distrito
· Curso de Gado de Leite
Data: 05/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Fazenda da Gameleira
· Curso de Horticultura
Data: 12/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Escola Estadual Padre Maximino Benassati (Premem), no bairro São Francisco
·Curso de Fruticultura
Data: 18/04
Horário: de 8h às 17h
Local: Sítio Liberdade, localizado no distrito de Bom Jesus da Cachoeira
· Missão Técnica da Agricultura Familiar e Empresarial na Agrishow
Data: 29 e 30 de abril e 1º de maio
Local: Ribeirão Preto (SP)
· Dia de Campo
Florestas Plantadas
Data: 17/06
Horário: 14h
Local: Fazenda Santa Helena
· Manejo Integrado de Sub-Bacia Hidrográfica
Data: 5/06
Horário: de 13h às 17h
Local: Teatro Zaccaria Marques
· Dia de Campo Cultura da Seringueira
Data: 14/06
Horário: 14h
Local: Sítio Buganvília – Gameleira
· Torneio Leiteiro de Curral da Agricultura Familiar
Data: de 5 a 31 de julho
Horário: Ordenhas às 7h e 19h
· Encerramento
Data: 16/08
Horário: 19h
Local: Teatro Zaccaria Marques
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Unidade Móvel de Mamografia, realizou no período de 21 de janeiro a 1º de fevereiro, na Praça dos Andradas, na cidade de Pontos dos Volantes, no Vale do Jequitinhonha, 439 mamografias em mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos.
Segundo a presidente do Colegiado de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) Regional de Pedra Azul e Secretária Municipal de Saúde de Ponto dos Volantes, Maria Aparecida Sicupira, a presença da Unidade Móvel de Mamografia na região é de extrema importância para que possa atender, com agilidade, a demanda de mamografias. “Graças à Unidade Móvel, temos obtido alguns diagnósticos precoces de câncer de mama, podendo assim, iniciar com agilidade o tratamento dos nossos pacientes", afirmou.
Já a enfermeira da cidade, Kelly Pêgo, relatou que apesar do período de chuvas, que dificultou o transporte das mulheres da zona rural agendadas para realizar os exames, a Unidade Móvel consegui acolher um grande número de mulheres, atendendo a demanda reprimida do município.
A partir desta terça-feira (5), a Unidade Móvel segue para o município de Itinga, também no Vale do Jequitinhonha, onde deverá realizar, na avenida Santa Cruz, em frente ao Poliesportivo, mais 325 exames de mamografia até o dia 15 de fevereiro.
Unidade Móvel de Mamografia
A unidade móvel de saúde é um caminhão totalmente equipado e preparado para realizar as mamografias e que vai percorrer todas as regiões do Estado, garantindo maior agilidade e comodidade às mulheres para realização do exame.
Agendamento
Para realizar o exame, a mulher deve procurar uma unidade de saúde mais próxima de casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento pela internet, acessando a página da SES no Facebook, preenchendo os dados e mandando imprimir o formulário.
Com o documento em mãos, a mulher deve se dirigir a uma unidade de saúde para agendar a realização da mamografia.
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (4) que o governo pretende zerar a lista de famílias que vivem na extrema pobreza até março deste ano e que a próxima etapa será a busca por pessoas nesta situação que não estão cadastradas na base de dados dos programas sociais.
“Até março, vamos zerar o nosso cadastro, não vai ter ninguém abaixo da extrema pobreza. Falta pouco, mas nossas contas estão incompletas. Temos que ir atrás dos que faltam, sabemos que faltam, tanto na cidade quanto no campo, e na zona rural ainda têm famílias na extrema pobreza que não estão cadastradas”, disse em discurso durante o lançamento do Programa Terra Forte, que vai apoiar empreendimentos produtivos em assentamentos da reforma agrária.
A presidenta disse que quer contar com a ajuda do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) para identificar famílias que vivem em situação de extrema pobreza dentro dos assentamentos da reforma agrária.
“Temos de dar a essas pessoas a proteção cidadã que o Brasil dá, por lei, a todas as famílias que ganham menos de R$ 70 per capita. Uma nação só é desenvolvida se a gente atinge esse patamar de acabar com a pobreza extrema”.
Dilma elogiou a experiência da implantação de uma agroindústria no Assentamento Dorcelina Folador, em Arapongas (PR) – onde o programa foi lançado – e disse que as políticas para produção em áreas de reforma agrária têm que ir além da agricultura de subsistência.
“Esta experiência é uma mostra, uma referência de que é possível um assentado de reforma agrária construir um caminho de agregação de valor, de aumento de renda, de aumento do emprego e de ampliação de relações cooperativas que aumentam o nível de produção”, avaliou.
A experiência, segundo a presidenta, será levada a outras regiões do país por meio do Terra Forte. O programa vai selecionar programas para receber empréstimos e financiamento. Os R$ 600 milhões de recursos virão do fundo social do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), da Fundação Banco do Brasil, do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e de uma linha de crédito de R$ 300 milhões do Banco do Brasil para cooperativas.
O ex-líder cubano Fidel Castro disse que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, está "muito melhor" desde que foi submetido a uma cirurgia contra um câncer feita há quase dois meses em Havana, afirmou nesta segunda-feira o jornal Granma, do Partido Comunista.
Fidel, de 86 anos, falou a repórteres enquanto votou no domingo nas eleições parlamentares cubanas em uma de suas aparições públicas cada vez mais raras.
Ele disse que recebe informações diárias sobre a condição de Chávez, que é o principal aliado da ilha comunista.
"Ele está muito melhor, se recuperando. Tem sido uma dura luta, mas ele está melhorando", afirmou Fidel, segundo o jornal. "Temos que curá-lo. Chávez é muito importante para esse país e para América Latina."
Chávez, de 58 anos, está batalhando contra um câncer na região pélvica desde junho de 2011. Ele já foi submetido a quatro cirurgias relacionadas ao câncer em Cuba, a última com duração de seis horas em 11 de dezembro, em Havana.
Os comentários de Fidel sobre a condição de Chávez condizem com comunicados públicos cada vez mais positivos pelas autoridades venezuelas, mas o líder não é visto nem ouvido publicamente desde a cirurgia.
Ele não pôde voltar à Venezuela em 10 de janeiro para assumir o novo mandato para o qual foi reeleito em outubro.
Fidel, que governou Cuba por 49 anos após assumir o poder na revolução de 1959, tem enfrentado problemas de saúde desde que foi submetido a um procedimento cirúrgico de emergência por uma hemorragia intestinal em julho de 2006.
Ele renunciou à Presidência em fevereiro de 2008 e foi substituído por seu irmão mais novo, Raúl Castro. Fidel ainda se encontra ocasionalmente com líderes que visitam Cuba e tem um papel nos bastidores do governo, mas raramente aparece em público.
Fonte: Reuters