Texto e fotos de Paulo Victor Rocha
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Minalda, presidida pelo também carnavalesco José Mário Dias Nascimento (foto), fará seu desfile na segunda-feira, 11, às 21:15 horas. Sete alas, três carros alegóricos, dez baianas, um casal de mestre-sala e porta-bandeira e sessenta componentes na bateria vão percorrer a Passarela do Samba ao som do samba-enredo, composto por Parreira e cantado por Luiz Primavera, “Amor, Paz e Liberdade”, que, segundo José Mário, “foi escolhido devido à abrangência do tema e à necessidade de se falar sobre esses assuntos”.
O presidente revelou que a agremiação vem sendo abraçada por pessoas de diversos bairros, não só das proximidades, mas de toda a cidade, inclusive de distritos. E acrescenta: “a comunidade daqui participa em larga escala”. Ele conta também que mais de trinta pessoas estão trabalhando diretamente para fazer as fantasias, alegorias, e todo o trabalho de organização da Escola para o desfile. “Agora, felizmente, já estamos nos retoques finais”, completou.
Fundada em 1958 com o nome de 1º de Maio e refundada em 1985 como Grêmio Recreativo Escola de Samba Vila Minalda, a Escola já “foi vice-campeã por cinco vezes e eleita três vezes campeã pelo troféu Multisom. Nesse ano, vamos buscar o título na Avenida”, disse José Mário, o qual agradeceu o apoio da Prefeitura Municipal, dos vereadores e, sobretudo da LIESCA, “pois sem a Liga as escolas não sobrevivem”, afirmou. José Mário também aproveitou para fazer alguns agradecimentos ao ex-secretário de governo da Administração Maria Lúcia, Aloisio Anselmo da Silva, aos atuais secretários, especialmente ao de Esportes, Ricardo Dias, e também ao Élder e José Alexandre, ambos de Muriaé, que estão apoiando a Escola.
A movimentação no barracão da Vila Minalda é intenso, com a presença de diversas pessoas da comunidade. Ângela Maria Dias Côrtes, integrante da Escola e irmã de José Mário, e Eduarda Dias Côrtes, Presidente da Associação de Moradores do Bairro e sobrinha do carnavalesco, mostraram algumas fantasias já prontas (foto ao lado), confirmando que o trabalho naquela agremiação já está sendo concluído. Para concluir, José Mário não quis fazer uma previsão sobre o resultado dos desfiles, mas que espera “um grande carnaval” e desejou “sucesso para todos e que vença a melhor”, finalizou.
Um fim de semana inteiro de gravação e o mais novo curta do inquieto Rafael Aguiar está a caminho. “Projeto Glória – Acredite na lenda” é um suspense que envolve cinco jovens que vão até aquele Distrito de Cataguases fazer um documentário sobre uma história nunca confirmada sobre “A Baixinha do Facão”. Durante as filmagens eles descobrem que por trás desta lenda existem muitos mistérios que envolvem os moradores do lugar. Ao tentar desvendá-los, Daniel, Elisa, Antônio, Denise e Jair entrarão por um caminho que pode não ter volta.
O filme conta com direção de fotografia e câmera do talentoso Eduardo Yep, e no elenco estão Beta Rodrigues (Denise), Bruno Vieira – o Mahais (André), Carol Abritta (Larissa), Felipe Ribeiro (Antônio), Gustavo Baldez (Luíz), Joice Amintas (Luana), Júlia Hessel (Betina), Juliana Junqueira (Elisa), Luiz Felipe Lucas (Jair), Tarcísio Vória (Daniel), Thiago Viana, o Pé (Júlio), Juliano Braz, o Kibe (Felipe), além de Kaká Massena, que faz uma participação especial.
Ao todo vinte e seis pessoas participaram do projeto de Rafael Aguiar que está feliz da vida por ter conseguido filmar esta história cujo roteiro é assinado por ele e por Carla Werneck, parceira e amiga. A equipe técnica foi formada por Marquinhos Alves, Juliano Braz, Bruno Vieira, Thiago Renault e Stephan Rangel, que fotografou todo o filme; o figurino é de Babi Piva; Arte de Karina Potira e Bia Ferreira e a produção de Flávia Massena.
Rafael lembra que todo o projeto só pôde ser realizado graças ao apoio recebido do Polo Audiovisual de Cataguases, Fábrica do Futuro e da Red7, produtora cataguasense, além do patrocínio das seguintes empresas: Restaurante Café do Museu, Copasa, Brascon, Companhia Industrial Cataguases, Instituto Francisca de Souza Peixoto, Neográfica, Águias de Segurança, Salão Desirée, Drogaria Econômica, Drogaria do Alceu, Silas Loterias, Cachorrão do Leno, Rita Pinheiro e IT - Moda Cultura e Arte.
O filme agora segue para ser editado e finalizado, e Rafael ainda não tem uma data prevista para seu lançamento. Enquanto isto, ele agradece a receptividade dos moradores do Distrito da Glória, “especialmente ao casal Tereza e Vitório Abritta, que gentilmente cedeu as locações para as filmagens”. Agora é esperar para assistir mais esta produção cinematográfica de Cataguases, reencontrando sua vocação cultural.
A foto que ilustra esta matéria é uma cena do filme e foi feita por Stephan Rangel.
As frutas de Minas Gerais serão degustadas por visitantes de diferentes partes do mundo durante a edição deste ano da Fruit Logistica, uma das maiores do mundo no setor, que acontecerá a partir desta quarta-feira (6) até a próxima sexta-feira (8) em Berlim, Alemanha. A Coordenadoria Especial de Comércio Exterior da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDE) e sua unidade Central Exportaminas, participam pelo 4º ano consecutivo da feira, chefiando a delegação de Minas Gerais.
A delegação do Estado será composta por cerca de 30 participantes, entre eles representantes das Centrais de Abastecimento de Minas Gerais S/A (Ceasa Minas), a Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte) e pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado de Minas Gerais (Ocemg).
Também participam da Fruit Logistica 2013 representantes da Cooperativa Agropecuária do Alto do Paranaíba Ltda (Coopadap), Cooperativa dos Produtores de Banana Prata de Minas Ltda (Cooprata), Cooperativa dos Produtores de Hortifrutigranjeiros do Estado de Minas Gerais (Coopehemg), além da Cooperativa dos Fruticultores do Vale do Verde Grande Ltda (Frutvale).
Os produtos do Estado, com destaque para as frutas da região do Jaíba, serão expostos no pavilhão oficial do Brasil, sob a identidade visual "BrazilianFruit". O espaço será organizado pelo Instituto Brasileiro de Frutas (IBRAF), em conjunto com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). Além da feira, está prevista programação composta por eventos paralelos, como seminários e palestras.
A última edição da Fruit Logística contou com público de 56 mil tomadores de decisão de 127 países. Ao todo, foram 2.533 exibidores de 83 países diferentes. Após o evento, 98% dos participantes afirmaram ter ficado satisfeitos com os contatos comerciais realizados, sendo que mais de um terço dos visitantes assinaram contratos comerciais.
Exportações
O mercado de exportação de frutas do Estado terminou 2012 com resultados animadores. Dados do Setor de Inteligência Comercial da Central Exportaminas revelam que somente o grupo de “Frutas e Derivados” movimentou US$ 4,02 milhões. No total, 31 produtos (NCMs) foram exportados, somando 4,16 mil toneladas.
O principal produto foi “Limões”, responsável por 56,8% do valor total de frutas exportadas no período. Em seguida, ficaram os grupos demais frutas (28,8% do total exportado pelo estado); abacaxis (12,4%); goiabas, mangas e mangostões (1,0%); Outros cítricos (0,3%); laranjas (0,2%); bananas (0,2%); uvas (0,2%); pêssegos (0,1%).
No total, as frutas de Minas Gerais chegaram a 28 países diferentes no ano passado, sendo a Holanda o principal destino, responsável por US$ 1,99 milhão, 49,5% do total. Outros destinos foram: Estados Unidos, Argentina, Reino Unido, Dinamarca, Portugal, Guiana Francesa, Guiné Equatorial, Austrália e Angola.
Fonte: Agência Minas
Os procedimentos tortuosos do sistema judicial espanhol, e uma oposição política fraca, significam que as alegações de corrupção não devem tirar o primeiro-ministro Mariano Rajoy do cargo.
O alvoroço na mídia e alguns protestos de rua ajudaram a levantar dúvidas entre os investidores sobre o futuro do governo, elevando os custos de empréstimo numa época em que a prioridade era a de poupar dinheiro e pagar as dívidas para protelar a insolvência.
Embora as renovadas dificuldades econômicas possam aumentar os problemas de Rajoy, a relutância de seus adversários em investigar práticas de financiamento comuns a todos os partidos, dúvidas se os pagamentos, por mais dúbios, foram formalmente ilegais, e o atraso crônico nos tribunais espanhóis significam que o primeiro-ministro tem pouco a temer dos promotores.
Rajoy, de 57 anos, negou qualquer irregularidade.
E um membro no Parlamento do Partido Popular (PP), do premiê, resumiu a confiança no PP, dizendo que atrasos iriam conter o problema: "Apesar de todo o barulho político, não acho que isso vá causar instabilidade para o governo ou o partido", disse.
"É um assunto que não terá nenhuma conclusão rápida".
O analista de investimento Alastair Newton, da Nomura em Londres, também vê pouca ameaça urgente à estabilidade do governo. "Além disso", ele escreveu em uma análise nesta terça-feira, "se os promotores espanhóis decidirem que há um caso a responder, é provável que isso leve alguns anos para provar, ou não, qualquer irregularidade".
Fernando Jimenez, cientista político especialista em corrupção da Universidade de Murcia, observou que dezenas de casos de corrupção envolvendo todos os principais partidos vêm se arrastando pelos tribunais há anos: "Todo mundo sabe que há poucas condenações em casos de corrupção, então se tem essa sensação de impunidade", disse.
No mês passado, uma investigação de 14 anos sobre se um partido catalão desviou fundos da União Europeia terminou em acordo e multa.
Embora não haja estatísticas oficiais disponíveis sobre quantos casos de corrupção estão abertos ou os índices de condenação, vários adiamentos são uma fonte de frustração para Jesus Lizcano, do grupo Transparência Internacional.
"Os tribunais... estão assoberbados e não têm os recursos de que precisam", disse. "Justiça lenta é menos justiça".
Rajoy, que viu as políticas de austeridade derrubar seus níveis de aprovação para apenas 19 por cento depois de 13 meses no cargo, deu uma resposta inicial às alegações dos meios de comunicação da semana passada negando qualquer irregularidade.
Ele também saudou uma investigação das finanças do Partido do Povo, conservador, e prometeu colocar suas declarações de impostos em um site do governo.
A imprensa espanhola acusa o partido de ter um caixa dois para canalizar milhões de euros em dinheiro de empresas de construção a seus líderes durante o boom imobiliário que precedeu a quebra que mergulhou a Espanha em uma crise financeira há cinco anos.
Fonte: Reuters
Agência Brasil
Brasília – O Ministério da Justiça prorrogou por mais 90 dias a atuação da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP) no Distrito Federal (DF) com o objetivo de combater o tráfico de drogas, armas e outros crimes. De acordo com portaria publicada hoje (5) no Diário Oficial da União, os homens da Força Nacional vão atuar "especificamente nas regiões limítrofes do Distrito Federal com os estados de Goiás e Minas Gerais, com o propósito de combater ilícitos penais de tráfico de drogas, de armas e crimes contra o patrimônio interestadual".
Em janeiro, foi prorrogada por mais 180 dias a presença da Força Nacional no Entorno do DF, com policiamento ostensivo (cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão; barreiras policiais em rodovias), atuando como polícia judiciária (conclusão de inquéritos policiais anteriores ao ano de 2008) e como perícia forense (exames de identificação criminal, por exemplo), informou o ministério.O reforço do policiamento na região começou em setembro de 2012.