Representantes de 40 municípios mineiros que serão beneficiados pelo Projeto Travessia Renda, a partir deste ano, participaram nessa terça-feira (5), no Auditório Juscelino Kubitschek, na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, de reunião realizada pela Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego (Sete) para conhecerem a dinâmica do projeto.
No encontro, foi formalizado o compromisso de parceria, juntamente com os prefeitos, secretários municipais e articuladores dos municípios, no âmbito das ações do eixo renda do Programa Travessia. Os participantes receberam orientações sobre o projeto, o termo de compromisso e o cronograma das ações nos municípios, além de serem apresentados aos serviços oferecidos pela Sete. Na oportunidade, também foram entregues os formulários de demandas para a definição dos cursos de educação profissional nas cidades.
O secretário de Estado de Trabalho e Emprego, Hélio Rabelo, destacou a importância da participação das prefeituras. “Sem o apoio de vocês, prefeitos, não podemos fazer nada. O Estado não atua sozinho. Ele trabalha em conjunto com os municípios. Esse é um dos maiores programas do Governo do Estado. É algo nunca visto e por isso estamos aqui hoje reunidos para aprender toda essa estrutura. Explicar o passo a passo”. Ainda segundo Rabelo, “a qualificação será feita com responsabilidade social para que os trabalhadores beneficiados sejam inseridos no mercado de trabalho de fato”.
O prefeito de São Bento Abade, Reinaldo Vilela, aprovou a iniciativa e comemorou ter sido contemplado. “É uma alegria muito grande em participar desse projeto do nosso governador. Tive a honra de ser agraciado. Agora é preciso que todos nós prefeitos possamos colaborar com algo tão importante para o povo mineiro”.
Segundo o gerente do Projeto Travessia Renda, Agnus Rodrigues, é preciso que os prefeitos saibam das suas responsabilidades. “Este é o nosso compromisso com vocês prefeitos. Estamos aqui para apresentar o que é de competência da Sete e também o que cabe a cada um de vocês. É preciso ter responsabilidade, principalmente na escolha daquele servidor que será capacitado para ser o gestor na sua cidade”.
Na oportunidade, os diretores da Superintendência de Formação e Qualificação para o Trabalho da Sete e a gerente do projeto Rede Mineira do Trabalho, apresentaram os cinco eixos de atuação do Travessia Renda: a qualificação profissional, a elevação de escolaridade, o Mutirão da Cidadania, a Formação de Gestores Municipais e o Microcrédito Produtivo Orientado.
Programa Travessia
Lançado em 2008, o Programa Travessia tem como objetivo aumentar os Índices de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) dos municípios selecionados, subsidiando, financeira e tecnicamente, iniciativas que possam garantir o fortalecimento de políticas públicas sustentáveis nos municípios e localidades territoriais definidas. Por meio do programa, são desenvolvidas ações simultâneas e articuladas entre várias secretarias e órgãos públicos estaduais nas áreas de saúde, educação, saneamento, emprego e renda, com abrangência em 130 municípios.
O Projeto Travessia Renda, integrante do Programa Travessia, visa promover a inclusão social e produtiva da população mineira. Atua potencializando a empregabilidade do trabalhador e suas oportunidades de geração de renda por meio da educação profissional, elevação de escolaridade, emissão de documentos e apoio à gestão municipal nas políticas de trabalho, emprego e renda, atendendo 40 municípios. O Travessia Renda constitui-se por cinco eixos: a qualificação profissional, a elevação de escolaridade, o Mutirão da Cidadania, a formação de gestores municipais e o microcrédito.
Municípios beneficiados pelo Travessia Renda em 2013
Campo Azul, Diogo de Vasconcelos, Dom Joaquim, Frei Lagonegro, Iraí de Minas, Jequeri, Lagoa Grande, Malacacheta, Oratórios, Orizania, Peçanha, Pintópolis, Presidente Olegário, Rio Paranaíba, Santa Fé de Minas, São Francisco de Paula, São João do Pacuí, São José do Jacuri , São Sebastião do Maranhão, São Tomé das Letras, Simonésia, Conceição do Mato Dentro, Gonzaga, Sao Romão, Ponto Chique, Candeias, Lagoa Formosa, Matutina, Tiros, Ibiaí, Ibituruna, São Bento Abade, Abadia dos Dourados, Barra Longa, Carlos Chagas, Guaraciaba, Icaraí de Minas, Lagoa dos Patos, Materlândia, Santana no Manhuaçu.
Números em 2012
Em 2012, 2.122 trabalhadores mineiros foram qualificados em 40 municípios do Norte de Minas, Vale do Jequitinhonha e Vale do Mucuri e 725 trabalhadores maiores de 18 anos concluíram o Ensino Fundamental por meio do programa de retorno à escolarização. No último ano, a Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego também emitiu 2.458 certificados do curso de Competências Básicas para o Trabalho. No Mutirão da Cidadania, foram emitidos 17 mil documentos entre Carteiras de Trabalho, Carteiras de Identidade e certidões civis.
Fonte: Agência Minas
Começa extraoficialmente logo mais, às 20 horas, o Carnaval 2013 em Cataguases com os desfiles dos blocos caricatos “Sucata e Alegria”, que está previsto entrar na Passarela do Samba Expedito Liberato às 20 horas, e às 22 horas, o já tradicional bloco “Pagando bem que mal que tem – o bloco das piranhas e dos corruptos”. De hoje até sexta-feira, desfilarão os blocos que não concorrem à premiação. No sábado, pouco antes do início dos desfiles, o prefeito Cesinha Samor fará a abertura oficial do Carnaval. A folia só termina na madrugada da quarta-feira de cinzas, segundo a programação organizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases.
Outra atração da noite desta quarta-feira pré-carnavalesca é o Bloco da OAB “Concentra mas não sai”, evento voltado para os advogados da comarca e que também está se tornando tradicional no período de Momo em Cataguases. Esta noite, a festa dos advogados será na Praça de Esportes e trará, como atração especial, a bateria e passistas da Escola de Samba Portela, do Rio de Janeiro. Segundo o presidente da entidade no município, advogado Márcio Facchini Garcia, “é um momento de confraternização importante para a categoria e que reúne um grande número de participantes”. A exemplo dos anos anteriores, hoje a Portela foi a agremiação escolhida para fazer uma apresentação durante a noite. O samba promete rolar solto e até a madrugada...
O Bloco “Alegria e Sucata” é organizado pelo incansável Anderson Fuscão, atual coordenador da Casa do Adolescente e que desenvolve um trabalho social interessante no Bairro Ana Carrara. É lá que foi formado o seu bloco, com características sociais, como o próprio nome insinua. Ele pretende transformar o que seria “lixo” em adereços da folia e vai levar para a Avenida muita animação. “Ensaiamos e estamos preparados para dar início à este momento de diversão e alegria em nossa cidade”, comentou.
“Pagando Bem Que Mal Que Tem – o bloco das piranhas e dos corruptos” é uma iniciativa muito bem humorada do casal Norma e Aluísio Fachini. Há alguns anos atrás eles reuniram amigos e formaram este Bloco Caricato. Naquele ano, todos que participaram adoraram a e pediram bis, o que animou os dois a organizarem tudo novamente e, assim, o Bloco virou uma espécie de tradição, e estará de volta logo mais na Avenida. Antes, porém, seus cerca de 150 integrantes fazem um “esquenta” no quintal da bela casa de Norma e Aluísio, com muita música, aquela cervejinha geladinha e a presença especial da Banda do Escolástico. Mais tradicional impossível! “A reunião aqui em casa é o momento da confraternização, do bate papo com os amigos e de reviver o bom do carnaval que é justamente, esta alegria e descontração”, comenta Aluísio.
Momo está chegando e até a quarta-feira de cinzas a “Escola de Samba Unidos pela Alegria” estará no comando da festa. O que importa é brincar e se divertir com segurança e responsabilidade. Viva o Carnaval!
{{banner-interno}}
Um ataque com arma branca que causou a morte de partidários do governo do Equador foi realizado por um homem sob influência de álcool e drogas e não teve motivações políticas, afirmou na terça-feira o presidente Rafael Correa.
O homem matou dois apoiadores de Correa e outros cinco ficaram feridos durante um comício de campanha na segunda-feira, a duas semanas da eleição presidencial, a qual se espera que o líder de esquerda ganhe com uma margem confortável.
"Não há nenhum indício de que isto tenha motivações políticas, mas que seja um indivíduo com demência temporária que começou a apunhalar todas as pessoas que se encontravam em seu caminho", afirmou Correa durante uma coletiva de imprensa em Quito. "As investigações demonstraram que o indivíduo estava sob efeito de álcool e drogas", acrescentou.
O agressor, um homem de 40 anos com antecedentes criminais e que passou um tempo em um centro de reabilitação de drogas, foi preso pouco depois do ataque e se encontra sob custódia policial.
Correa afirmou que cinco pessoas ficaram feridas, uma pessoa a mais que o número divulgado anteriormente pelas autoridades.
Incidentes desse tipo são muito raros nas campanhas eleitorais equatorianas, apesar da instável história política do país, onde presidentes já foram derrubados por manifestações nas ruas.
Correa, aliado do presidente socialistas venezuelano, Hugo Chávez, deve ganhar as eleições do dia 17 de fevereiro. As pesquisas dão a ele entre 50 e 60 por cento das intenções de voto, pelo menos 30 pontos percentuais à frente do seu rival mais próximo, Guillermo Lasso, um ex-banqueiro.
Fonte: Reuters
O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), dá mais um passo para solucionar a questão do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Nessa segunda-feira (4), foi dada a ordem de início para a execução do projeto executivo de engenharia, que teve o processo licitatório, realizado pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER-MG), homologado em 11 de dezembro. A empresa vencedora foi a Consórcio CGP-Ceprol-Afirma.
Com o valor de R$ 15,5 milhões, o projeto irá priorizar a segurança de motoristas e pedestres em toda a extensão da via, promovendo a reestruturação, a melhoria da mobilidade e eliminando os gargalos. Com o estudo de cerca de 50 intervenções nos 27,3 quilômetros do Anel, que vão desde a BR-040 (bairro Olhos D’Água) até a interseção com a Avenida Cristiano Machado, o projeto deverá ser executado em 450 dias, segundo o edital.
Desde o dia 14 de junho de 2012, quando foi assinado o Termo de Compromisso entre o Governo Federal e o Governo do Estado, por determinação do governador Antonio Anastasia foi delegada ao DER/MG a responsabilidade pela licitação do projeto de engenharia que vai adequar capacidade, segurança e melhorar a trafegabilidade do Anel.
Segundo o secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Carlos Melles, o compromisso do Governo de Minas, neste momento, é realizar o projeto. “Temos o interesse de resolver o problema do Anel o mais rápido possível, e contamos com a parceria do Governo Federal que vem fazendo a sua parte”, disse o secretário.
Plano Emergencial
Em paralelo, a Setop e o DER apresentaram ao Dnit um Plano Emergencial de Segurança Viária do Anel Rodoviário que prevê, entre outras intervenções, áreas de escape, melhorias na sinalização horizontal, telas antiofuscante, faixa exclusiva para veículos de carga, serviço de Atendimento Integrado ao Usuário 24 horas, monitoramento por câmeras ao longo da via, painéis móveis de mensagem variável, guinchos leves e pesados e barreira central móvel para redirecionamento do tráfego.
Atualmente, a Setop aguarda análise do Dnit sobre a viabilidade de implantação do Plano Emergencial, que deverá ser implantado ainda na fase de elaboração do projeto de engenharia, permanecendo durante a execução da obra e posteriormente.
Formado pelas rodovias federais BR’s 040, 262 e 381, inseridas na capital mineira, o Anel Rodoviário recebe um tráfego diário de cerca de 150 mil veículos, entre caminhões e veículos de passeio. Este contorno, construído na década de 1950 com objetivo de desviar o tráfego pesado da região urbana de Belo Horizonte, foi inserido no sistema viário urbano com o crescimento da capital. A última intervenção para melhorias na via ocorreu em 2006.
Fonte: Agência Minas