Texto e fotos de Paulo Victor Rocha
O Coordenador Técnico de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde, Wallace George Oliveira, revelou que os Agentes de Saúde Pública do Núcleo de Controle de Endemias estão trabalhando para eliminar focos de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, em Cataguases. Divididos em grupos, eles visitam imóveis localizados em áreas cujo índice de casos da doença é alto, informando a população sobre os cuidados que precisam ser tomados para evitar a proliferação do vetor. Também fazem o tratamento de locais propícios à reprodução do mosquito e a coletam larvas em diversos estágios para análise em laboratório.
Élcio Amaral Ferreira, um dos Agentes, destacou que “se medidas preventivas não são tomadas, o mosquito da Dengue se multiplica muito rápido, pois entre sete a dez dias o ovo eclode e chega à fase adulta”. Ele acrescentou que o mosquito vive cerca de 30 dias “e cada fêmea pode botar mais de 400 ovos”, contou o Biólogo e Educador em saúde. Erasmo Silva, que também é agente em Saúde Pública e integra a mesma equipe de trabalho, explicou um pouco mais sobre o trabalho que está sendo desenvolvido na cidade: “Além das tarefas já citadas, agimos, por exemplo, em locais onde o acúmulo de materiais é sempre renovado. Neste caso, o tratamento é feito em um ciclo de quinze dias; há também ações educativas desenvolvidas paralelamente pela Secretaria e o de bloqueio de transmissão da doença feito com pulverizador”, acrescentou.
Nesta quarta-feira, 6, a reportagem do Site do Marcelo Lopes acompanhou o trabalho das equipes em algumas regiões da cidade. A realidade encontrada pela equipe de endemias, porém, não é nada tranquilizadora. Segundo revelou Wallace George até o momento foram feitas “oitenta e nove notificações de Dengue somente neste início de 2013 na cidade”, acrescentando que o LIRA’a (Levantamento Rápido de Índice de Aedes aegypti), realizado entre os dias 2 e 8 de janeiro, “revelou um índice de infestação predial de 3,3%, enquanto o ideal, segundo o Ministério da Saúde, deve ser inferior a 1%”. Apesar de o Verão ser um período propício à proliferação do mosquito, por causa das elevadas temperaturas e das chuvas frequentes, Wallace não descarta o uso de carros fumacês “em situações especiais”, revelou.
Outra informação importante divulgada por Wallace George é a possibilidade da existência do sorotipo 4 da doença em Minas Gerais. “Estamos fazendo exames das amostras colhidas em campo para que possamos identificar quais sorotipos circulam em Cataguases”, informou o Coordenador de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde. A dengue é uma doença que pode matar, “por isso é necessário que todos tomem ações preventivas, como aquelas divulgadas nas campanhas educativas de combate à doença”, finalizou Wallace.
A Passarela do Samba Expedito Liberato está recebendo na tarde desta quarta-feira, 6, a instalação de som, iluminação lateral e os últimos retoques na pintura das cabines dos jurados.
A decoração do local também começou a ser feita esta tarde. Um caminhão com dezenas de bolas vermelhas chegou ao local no começo da tarde para serem colocadas ao longo da Avenida. As arquibancadas estão recebendo painéis alusivos ao evento e até um painel de grandes dimensões já está fixado no jardim da Praça Getulio Vargas, em frente ao Bevile Hotel.
Dezenas de pessoas estão trabalhando no local que já esta noite começa a receber os foliões. Dois blocos desfilam a partir sãs 20 horas. Zeca Junqueira, Secretário Municipal de Cultura e Turismo, diz que o necessário para esta noite estará pronto e prevê um bom carnaval "principalmente se São Pedro ajudar", finalizou.
{{banner-interno}}
Milhares de manifestantes saíram às ruas de Túnis e na localidade de Sidi Bouzid, epicentro das revoltas que deram origem à Primavera Árabe, para protestar contra o assassinato a tiros de um político de oposição, nesta quarta-feira.
O primeiro-ministro Hamadi Jebali condenou o ataque a tiros contra Shokri Belaid diante de sua casa, em Túnis, qualificando-o como assassinato político e um golpe contra a revolução da "Primavera Árabe". Jebali disse que o assassino ainda não foi identificado.
A tensão vem crescendo entre islamistas e secularistas como Belaid, que era um adversário ferrenho do governo liderado por islamistas moderados, eleito em outubro de 2011.
Assim que se propagou a notícia do assassinato, mais de mil manifestantes se reuniram diante do Ministério do Interior e muitos pediam a destituição do governo. O país passou a ter novos governantes depois da revolta que levou à derrubada do líder Zine al-Abidine Ben Ali, em janeiro de 2011.
Os manifestantes também tomaram as ruas de Sidi Bouzid. Foi nessa cidade que Mohamed Bouazizi, um universitário com pós-graduação, ateou fogo ao corpo em desespero depois que a polícia confiscou seu carrinho de frutas, que operava sem licença. A morte de Bouazizi desencadeou protestos que derrubaram o presidente.
"Mais de 4 mil estão protestando agora, queimando pneus e atirando pedras contra a polícia", afirmou Mehdi Horchani, morador de Sidi Bouzid, à Reuters. "A raiva é muito grande."
O partido islamista líder da coalizão que governa a Turquia disse que não teve qualquer ligação com o assassinato, e culpou pessoas interessadas em tirar do rumo a transição democrática da Tunísia após o levante popular de 2011.
"O Ennahda é completamente inocente no assassinato de Belaid... É possível que o partido governista cometesse esse assassinato quando isso poderia prejudicar os investimentos e o turismo?", disse o presidente do partido, Rached Gannouchi, à Reuters.
"A Tunísia hoje está no maior impasse político desde a revolução. Devemos ficar calados e não entrar num espiral de violência. Precisamos mais do que nunca de unidade", acrescentou.
A Tunísia foi o primeiro país árabe a derrubar seu líder e realizar eleições livres quando as rebeliões se espalhavam por toda a região, há dois anos, levando à queda dos governantes do Egito, Iêmen e Líbia e à guerra civil na Síria.
Desde a revolução, o governo tem enfrentado uma série de protestos contra a crise econômica e o caminho a ser trilhado pela Tunísia, já que muitos tunisianos se queixam de que os salafistas (islamistas radicais) se apoderaram da revolução e impõem os seus princípios em um país dominado anteriormente por uma elite secular.
O comércio em declínio com a zona do euro, que está em crise, faz com que muitos tunisianos tenham dificuldades para alcançar o padrão melhor de vida que almejavam após a derrubada de Bem Ali.
O presidente Moncef Marzouki, que no mês passado alertou para o risco de a tensão conduzir o país a uma "guerra civil", pediu calma. Após o assassinato, ele abreviou uma curta viagem à França e cancelou visita ao Egito marcada para quinta-feira.
"Vamos continuar a lutar contra os inimigos da revolução", disse ele no Parlamento Europeu, em Estrasburgo, sob aplausos.
Marzouki alertou no mês passado que o conflito entre islamistas e secularistas poderia levar a uma guerra civil e pediu um diálogo nacional, que inclua todos os matizes políticos.
A oposição secular acusa o partido governista Ennahda de ser muito próximo a grupos radicais salafistas, enquanto os salafistas se queixam de que o Ennahda não está defendendo os valores islâmicos. O Ennahda rejeita as acusações de ambos os lados.
Fonte: Reuters
Agência Brasil
Um menino de 6 anos morreu e duas meninas de 3 anos ficaram feridas após o desabamento parcial de uma casa na noite de ontem (5) no bairro de Piedade, na zona norte do Rio. O desabamento ocorreu por causa da forte chuva que caiu na cidade. As crianças feridas seguem hospitalizadas, no entanto, não correm risco de morte.
A Defesa Civil do município informou que entre as 5h de ontem (5) e as 10h de hoje (6) foram registradas 21 ocorrências devido à chuva que atinge a cidade desde o início da semana. A chuva, apesar de menos intensa que os temporais de janeiro, causou estragos também em outros bairros da cidade. No Catete, na zona sul do Rio, dez carros que estavam estacionados foram atingidos devido à queda de duas árvores . De acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve registro de vítimas.
Segundo o Centro de Operações da Prefeitura, por volta das 19h30 de ontem (5) houve registro de chuva forte no Méier, Anchieta e Madureira, na zona norte, e Santa Teresa, no centro.
De acordo com o subsecretário municipal de Defesa Civil, Marcio Motta, o órgão está trabalhando com medidas preventivas e também com a retirada de pessoas que moram em áreas de risco. "A Defesa Civil realiza, desde o início do ano, ações de prevenção com as comunidades. São trabalhos de conscientização com campanhas educativas justamente para podermos evitar eventuais tragédias. Nós sabemos que em todo início de ano existem esses temporais, e é por isso que devemos focar e difundir essas medidas", afirmou Motta.
A concessionária Rio-Teresópolis (CRT) informou hoje (6) que o trecho do km 52,6 da Rio Teresópolis-Além Paraíba (BR -116/RJ), interditado ontem à noite (5) por conta de um deslizamento, foi liberado às 7h em sistema de pare e siga. Equipes da CRT permanecem no local para a conclusão dos trabalhos e auxílio aos motoristas. Não há engarrafamento no local.
Desde domingo (3), o município do Rio de Janeiro entrou em estágio de atenção para a possibilidade de chuva forte. Os rios da Baixada Fluminense também estão em atenção, de acordo com o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informou que a previsão para as próximas horas é de chuva fraca a moderada. O tempo deve permanecer chuvoso até sexta-feira (8).