A Indústria Cataguases de Papel, fechada desde o final de novembro do ano passado devido à interrupção no fornecimento de energia elétrica, vai voltar a funcionar nesta segunda-feira de carnaval, 11. Hoje, sexta-feira, 8, os funcionários receberam o salário de dezembro. Alberto Costa Filho, ex-fornecedor de aparas de papel, passa agora a administrar a empresa com o apoio de João Gregório de Bem, ex-diretor que foi chamado pelos funcionários para auxiliá-los neste momento de crise.
Nesta segunda-feira, às 8 horas da manhã, os funcionários foram convocados a irem até a empresa para participarem de uma reunião com o novo proprietário. Segundo apurou o Site do Marcelo Lopes, o encontro vai revelar a conclusão dos esforços que culminaram em um novo acordo com a Energisa, permitindo assim a retomada da produção de papelão pela Cataguases de Papel. Além disso, Alberto vai pedir união de todos neste início de trabalho e dará algumas informações técnicas ao grupo.
Segundo revelou um trabalhador da empresa, logo após a reunião, um grupo de trabalhadores vai iniciar o trabalho de limpeza e manutenção das máquinas e já no dia seguinte, na terça-feira de carnaval, a produção da Cataguases de Papel será retomada. A crise de liquidez na empresa começou em junho do ano passado e se agravou em novembro quando foi feito o segundo corte no fornecimento de energia elétrica. Os trabalhadores então se reuniram na tentativa de preservar seus empregos e fazer a Cataguases de Papel retomar suas atividades.
A Agência Nacional do Cinema – Ancine – e o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul - BRDE - divulgaram no início desta semana o resultado da Chamada Pública PRODECINE 01/2012 (Linha A) do Fundo Setorial do Audiovisual – FSA, que destina R$50 milhões na produção de 41 filmes de longa metragem, para fortalecer a indústria audiovisual brasileira.
Entre os projetos aprovados está o da produtora Bananeira Filmes, que vai rodar em Cataguases o longa baseado no livro “O Mundo Inimigo”, da trilogia “Inferno Provisório” do escritor cataguasense Luiz Ruffato, e que nas telas se chamará “Cataguases”. A Ancine aprovou recursos de um milhão de reais para viabilizar a produção que está a cargo da dinâmica Vânia Catani (foto à esquerda). O roteiro é de George Moura e a direção será de José Luiz Villamarim (foto abaixo à direita), que hoje atua dirigiu a novela “Avenida Brasil” e a recente microssérie “A Sereia”, na TV Globo.
O filme narra o reencontro de dois amigos, Luzimar e Gildo, em Cataguases, nos anos 70, em uma história recheada de lembranças, sonhos, frustrações, lutas e derrotas pessoais. O livro que inspira o filme - ‘O Mundo Inimigo’ -, de Luiz Ruffato, fala sobre as migrações e conflitos sociais vividos pelo proletariado brasileiro a partir da segunda metade do século 20, quando o país vivia a industrialização nos grandes centros urbanos.
Fonte: Ancine
Considerado o melhor Carnaval da região há vários anos, por reunir infraestrutura, segurança, e tranquilidade, além de várias opções de diversão, com blocos caricatos e oficiais, bares e restaurantes que valorizam a culinária local, um roteiro turístico que passa por cachoeiras, represas e florestas nativas, Itamarati de Minas deu início, oficialmente, na última quinta-feira, 7, aos festejos de Momo com o baile da Terceira Idade. A festa levou um bom público a se divertir ao som dos músicos da Corporação Musical Santa Cecília.
Hoje, sexta-feira, 8, a festa começa às 18 horas, com o desfile do Bloco das Crianças, organizado pela prefeitura. Depois, às 22 horas, a Corporação Musical Santa Cecília fará uma apresentação com marchinhas carnavalescas e marcha rancho ao público. A noite ainda vai contar com o show do Grupo de Pagode Exigeotom que sobe ao palco para o primeiro baile popular, à meia noite. Um palco está montado no centro da cidade onde até poucos dias funcionava o terminal rodoviário. O local foi todo remodelado e com mais espaço para os foliões.
De acordo com a coordenadora do evento, Elaine Ferraz, uma extensa programação foi elaborada para o período e medidas foram tomadas visando melhorar a vida do folião, revelou. Entre estas medidas, ela informou que não será permitido estacionar veículos na Avenida Coronel Araújo Porto, onde acontecem os desfiles dos blocos e escolas de samba, a partir das 16 horas. Também não será permitido entrar com garrafas de vidro nos locais dos shows e desfiles nem tampouco a venda de bebidas alcoólicas neste tipo de embalagem, “para evitar eventuais transtornos”, salientou ela. Por fim, Elaine informou que o ônibus que faz a linha Itamarati/Cataguases vai funcionar em horário extra às 4:30 horas, saindo da garagem da Viação Bareza, naquela cidade.
Doze blocos estão programados para desfilarem neste Carnaval, sendo os principais na segunda-feira, 11. Além disso, os bailes noturnos serão animados pela Banda Akikalô que vai se apresentar no sábado e domingo, e a banda Força Oculta nos dois últimos dias de folia. Um bom esquema de segurança está sendo preparado visando garantir a diversão e a tranquilidade do folião, revelou Elaine que também falou sobre sua expectativa para este período. “Acreditamos, com base nas informações dos anos anteriores, que vamos receber um número maior de pessoas aqui, já que o Carnaval de Itamarati cresce significativamente a cada ano”, contou. O município recebeu ano passado um número de turistas quatro vezes maior do que sua população.
Texto e fotos: Paulo Victor Rocha
Na tarde desta quinta feira, 7, aconteceu o Baile de Carnaval 2013 para os frequentadores do Pró-idoso, localizado na Avenida Guido Marliére, 245. Promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, o clima foi de alegria e descontração e, segundo a coordenadora Joana D’Arc da Silva Ferraz, “esses eventos são muito importantes para os participantes do Programa, pois eles resgatam a infância, a juventude e promovem a felicidade entre as pessoas”. Joana contou que “o baile de carnaval é o “primeiro do ano”, acrescentando que muitos outros serão realizados até dezembro “já que a grande maioria dos idosos gosta muito de dançar”, destacou.
Além de Joana, participaram do Carnaval no Pró-Idoso, o Secretário Municipal de Assistência Social Vanderlei Teixeira Cardoso, o Pequeno; Sebastião Ruy de Almeida, o Tatá, João Carrara, além do Prefeito José César Samor, que, junto com os foliões, se divertia no embalo das marchinhas de carnaval tocadas e cantadas por Agenor de Andrade e participações especiais da comunidade. Na ocasião, foram sorteados brindes e distribuídos lanches para as pessoas, que, bem dispostas, se divertiram com o Carnaval.
Uma greve geral atingiu Túnis nesta sexta-feira, conforme pessoas de luto reuniram-se para o funeral do político de oposição Chokri Belaid, cujo assassinato esta semana mergulhou a Tunísia em uma profunda crise política.
Sob um tempo frio e chuvoso, cerca de 3.000 pessoas esperavam do lado de fora do Centro Cultural municipal, onde o corpo de Belaid era velado. "Belaid, descanse em paz, vamos continuar a luta", gritavam, segurando retratos do líder assassinado.
Alguns gritavam palavras de ordem contra Rachid Ghannouchi, líder do partido islâmico governante Ennahda. "Ghannouchi, assassino, criminoso", gritavam. "A Tunísia é livre. Terrorismo fora."
A Tunísia, berço das revoltas da Primavera Árabe, vive sob a tensão entre os islâmicos dominantes e seus opositores seculares, e pela frustração com a falta de progresso social e econômico desde que o presidente Zine al-Abidine Ben Ali foi deposto em janeiro de 2011.
Centenas de policiais foram enviados para a avenida Habib Bourguiba, foco de protestos contra o governo na capital tunisiana. Bancos, fábricas e algumas lojas estavam fechados devido a uma greve convocada pelos sindicatos em protesto contra o assassinato de Belaid, na quarta-feira, mas os ônibus estavam funcionando normalmente.
Após o assassinato de Belaid, o primeiro-ministro Hamdi Jebali, um islamista, disse que vai dissolver o governo e formar um gabinete apartidário de tecnocratas para governar até que se possa convocar eleições.
Mas seu próprio partido Ennahda e seus parceiros de coalizão seculares reclamaram de não terem sido consultados, lançando dúvidas sobre a situação do governo e aumentando a incerteza política.
Ninguém assumiu a responsabilidade pela morte de Belaid, um advogado e figura da oposição secular, morto a tiros diante de sua casa por um pistoleiro que fugiu na garupa de uma motocicleta.
"Criminosos assassinaram Chokri, mas não assassinaram sua luta", disse sua viúva, Besma, na quinta-feira. "Minha tristeza terminou quando eu vi milhares indo às ruas... Naquele momento, eu soube que o país está bem e os homens e mulheres do meu país estão defendendo democracia, liberdade e vida."
Fonte: Reuters