O Carnaval em Astolfo Dutra começou em grande estilo na noite desta sexta-feira, 8, com o show de um dos maiores sambistas brasileiros da atualidade: Dudu Nobre. Promovido pela Prefeitura daquele município, a apresentação daquele cantor e compositor abriu os festejos de Momo e levou cerca de 4 mil pessoas até à praça principal. Segundo informou o prefeito Arcílio Venâncio Ribeiro, o evento faz parte de um projeto que pretende colocar a cidade como uma das opções para o Carnaval da região. “Queremos atrair os turistas para cá oferecendo-lhes uma festa de alto nível, com segurança, tranquilidade e alegria e, neste ano estamos dando o primeiro passo neste sentido”, explicou.
Com a praça totalmente tomada pelo público, Dudu Nobre subiu ao palco pontualmente à meia noite e cantou seus sucessos e o de outros grandes sambistas por mais de uma hora e meia. A plateia, animada, cantava e dançava com ele os sambas que fazem parte da história da música popular. Afilhado do cantor e também compositor Zeca Pagodinho, as músicas do padrinho, claro, não faltaram no seu repertório dançante e contagiante. Enquanto Dudu esteve em cima do palco a plateia se remexia ao seu comando deixando uma espécie de vazio quando, enfim, o show terminou.
Segundo a Polícia Militar nenhum incidente foi registrado durante o evento que inaugurou, na prática, os banheiros públicos recentemente construídos em terreno anexo à prefeitura, onde funcionavam os Correios. Léo Toledo, organizador da festa, fez um balanço logo após o show: “Estou muito feliz com a excelente apresentação do Dudu, que foi realmente, contagiante. Nada deu errado e todos que estiveram aqui se divertiram em segurança e com alegria, mostrando que em Astolfo Dutra o carnaval é realmente um momento de diversão segura para toda a família”. Durante o Reinado de Momo uma variada programação será realizada em Astolfo Dutra, com shows e apresentação de DJs, na praça principal daquela cidade.
Na galeria abaixo as fotos do show.
O prefeito de Leopoldina, José Roberto de Oliveira, recebeu esta semana os dirigentes da BH For (foto), concessionária Ford em Belo Horizonte, que adquiriu a bandeira da montadora em Leopoldina. Os empresários Fabiano Sallun e Murilo Teixeira, revelaram ao prefeito que a revenda vai funcionar nas antigas instalações da Solasa e do Centro de Distribuição da Rede Super Mais, na rodovia BR-116, próximo ao Posto Imperial.
Os empresários disseram ainda que as negociações se desenrolaram por mais de dois anos e que a nova concessionária deverá ser inaugurada no início de abril deste ano gerando cerca de trinta empregos diretos. Segundo o prefeito José Roberto, em sua administração a atenção para a geração de novas oportunidades de negócios para Leopoldina será "prioridade".
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PML
Mais de 1,2 mil bombeiros já estão prontos para atuar na Operação Carnaval 2013. Durante os quatro dias de folia, as atividades dos profissionais que passaram por treinamento nesta área serão concentradas na prevenção aos afogamentos e acidentes em represas, rios e lagoas e também nas estradas. O objetivo do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais com a ação é garantir mais segurança à população em todo o Estado.
A operação foi lançada nesta sexta-feira (08) e vai até a quarta-feira (13). Equipes de bombeiros serão disponibilizadas em lagoas, rios e balneários, com o objetivo de alertar os frequentadores para os riscos de afogamentos. No total, 48 balneários serão monitorados.
Nas principais rodovias que cortam Minas Gerais, serão instalados 60 pontos-base. Viaturas do Corpo de Bombeiros permanecerão em pontos estratégicos para facilitar o acesso e diminuir o tempo de atendimento às ocorrências. Em locais com grande concentração de pessoas, como nas cidades históricas de Ouro Preto e Diamantina, os bombeiros executarão atividades preventivas contra incêndio e pânico, além de vistoriar, previamente, todas as estruturas montadas.
Reforço em vários pontos do Estado
A região de Montes Claros, no Norte de Minas, vai receber um reforço especial de equipes do Batalhão Emergencial de Meio Ambiente, com um esquema especial de atendimento às cidades de Diamantina, Serro e Monjolos. Em outras cidades históricas, além das equipes operacionais, militares da área administrativa também reforçarão o efetivo.
Na represa Várzea das Flores, na região metropolitana de Belo Horizonte, a operação Veranico, desenvolvida durante todo o verão nos finais de semana, será intensificada com a presença de pontos de apoio e equipes preparadas para atuar no local, durante todo o período de folia.
Além de 400 viaturas para atendimento em terra, a Operação Carnaval vai contar com o apoio de dois helicópteros do Batalhão de Operações Aéreas. De acordo com o comandante operacional, coronel Marcello Tadeu, haverá uma atenção especial para a represa de Furnas e a Serra do Cipó, locais que recebem grande quantidade de visitantes nessa época do ano.
“A nossa mensagem para a população é que evite dirigir ao ingerir bebidas alcóolicas e que sempre procure locais onde haja a presença de bombeiros para nadar. Esse alerta é direcionado a todos, principalmente aos jovens. Se tomarmos os cuidados necessários, a diversão torna-se mais segura”, alerta o coronel Tadeu.
Dicas para evitar problemas
Os afogamentos, comuns nessa época do ano, podem ser evitados com pequenos cuidados. Escolha sempre locais conhecidos para nadar e procure sempre ir acompanhado. Respeite as placas de proibição e, principalmente, não nade após ingerir bebida alcoólica. Se avistar alguém se afogando, não entre na água para realizar o salvamento se não for habilitado para isso. Prefira lançar objetos na água que servirão de apoio para a vítima.
Para garantir a segurança nas estradas, faça uma revisão cuidadosa no carro antes de viajar. É importante respeitar a sinalização e evitar ultrapassagens perigosas. Se for beber, evite dirigir. Em caso de emergências, acione imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Fonte: Agência Minas
Agência Brasil
Brasília – Em menos de uma semana, entre os dias 3 e 7 de fevereiro, a Central de Atendimento à Mulher registrou 58 denúncias sobre tráfico de mulheres. O número é igual ao total registrado durante todo o ano de 2012. As denúncias, na maioria, partiram do Brasil e foram recebidas pelo Ligue 180, serviço voltado para receber denúncias de violência contra as mulheres.
De acordo com a Secretaria de Políticas para as Mulheres, estão relacionadas tanto ao tráfico internacional de pessoas, tendo a Europa como frequente destino, como também registro de tráfico de pessoas entre estados brasileiros. Todas as denúncias já foram encaminhadas à Polícia Federal (PF) para averiguação dos fatos.
Na semana passada, a PF anunciou que duas quadrilhas que traficavam brasileiras para serem exploradas sexualmente no exterior foram desbaratadas. No total, as operações resgataram 40 vítimas do tráfico internacional de mulheres, entre brasileiras e estrangeiras, que eram exploradas sexualmente na Espanha.
Uma das operações, feita na semana passada com a colaboração da polícia espanhola, resultou na prisão de seis pessoas, no Brasil e na Espanha, envolvidas com o tráfico de mulheres.
Em entrevista, a ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, disse que o governo estuda ampliar o Ligue 180 Internacional. Criado em novembro de 2011, o serviço atende brasileiras em situação de violência na Espanha, na Itália e em Portugal. A ministra também fez um apelo para que as pessoas denunciem mais este tipo de crime.
“Nós do governo federal temos adotado uma postura de uma política obcecada e determinada para combater o tráfico de pessoas. Quero chamar todas as mulheres e homens do Brasil para denunciar esse tipo de situação. Não podemos deixar que as pessoas sejam vítimas dessas quadrilhas", disse.
Forças francesas que perseguem rebeldes islâmicos no norte do Mali desceram de paraquedas em uma cidade estratégica e assumiram o controle local nesta sexta-feira, mas um atentado suicida mais ao sul do país e o assassinato de dois civis por soldados na capital Bamaco levantam dúvidas sobre a segurança.
Em sua perseguição a militantes aliados da Al Qaeda, na remota região subsaariana do nordeste do Mali, as forças especiais francesas tomaram a cidade e o aeroporto de Tessalit, a cerca de 50 quilômetros da fronteira com a Argélia.
Foi a cidade mais setentrional tomada até agora por tropas francesas e do Chade em sua ofensiva para expulsar os rebeldes islâmicoss que estão se retirando para seus esconderijos nas montanhas de Adrar des Ifoghas, onde se acredita que esteja um grupo de franceses que eles sequestraram.
Nas quatro semanas de intervenção militar da França, iniciada em 11 de janeiro, cerca de 4 mil soldados franceses apoiados por aviões de guerra e helicópteros empurraram os rebeldes para fora dos principais centros urbanos do norte do Mali, forçando-os a ir para as montanhas e o deserto.
Mas a velocidade da ofensiva abriu um potencial vazio de segurança atrás das forças francesas que se movem rapidamente. A expectativa é de que nas cidades liberadas a segurança seja feita pelo Exército do Mali e uma força militar mais ampla, de países africanos, que ainda está sendo formada.
Num sinal de vulnerabilidade, o primeiro atentado suicida de que se tem notícia no Mali desde a chegada das forças francesas deixou um soldado malinês ferido nesta sexta-feira, nos arredores de Gao, cidade de onde os rebeldes foram expulsos recentemente.
Desde a retomada do controle de Gao, pelo menos duas explosões de minas terrestres em uma estrada principal de acesso à cidade mataram vários soldados do Mali.
Em Bamaco, soldados do governo e policiais abriram fogo contra um acampamento que abriga paraquedistas leais ao presidente deposto Amadou Toumani Touré e suas famílias, matando ou ferindo vários civis, disseram testemunhas.
O governo informou que dois adolescentes foram mortos e outras 13 pessoas feridas, mas não ofereceu nenhuma explicação sobre o incidente.
Fonte: Reuters