Um ciclista de 57 anos morreu em um acidente na BR-120, em Viçosa, na noite desta segunda-feira, 03 de setembro. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária (PMR), o homem pedalava na pista sentido Viçosa-Coimbra quando perto do Km 633 foi atingido na traseira por uma caminhonete que seguia na mesma direção. Ele foi jogado ao chão e morreu na hora.
A PM informou que o motorista fugiu após a batida e não foi localizado.
Após a perícia, a bicicleta foi liberada para familiares. O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Viçosa. O caso será remetido para apuração na Polícia Civil. (Foto: Primeiro a Saber)
As inscrições para o concurso público da Prefeitura de Pirapetinga estão abertas até 28 de setembro. O objetivo é preencher 22 vagas para os níveis fundamentais e superior. O edital está publicado no site oficial do Executivo e na página da organizadora do concurso, onde os interessados devem se inscrever.
As provas objetivas de múltipla escolha estão previstas para 18 de novembro.
O concurso terá validade de dois anos, a contar da data de publicação da homologação do resultado final, prorrogável uma vez, a critério da Administração Pública, por igual período.
Para os cargos de nível fundamental, a taxa de inscrição é de R$ 50 e a jornada de trabalho é de 40 horas semanais.
Para os cargos de nível superior, a taxa de inscrição é de R$ 80 e a a jornada é de 27 horas semanais.
Sobre as provasPara os cargos de nível superior do Quadro do Magistério, haverá prova escrita e de títulos, com os seguintes valores de pontuação e condições:- a prova escrita, com questões objetivas, valerá 100 pontos;- a prova de títulos valerá 10 pontos.
Os candidatos aos cargos de Auxiliar de Serviços, Coveiro, Motorista e Operador de Máquina farão prova objetiva e prática, valendo, respectivamente, 80 pontos e 20 pontos, num total de 100 pontos. {{banner-interno}}
A homologação dos locais das provas objetivas está marcada para 21 de outubro e a o Cartão de Convocação da Prova (CCP) será disponibilizado no endereço eletrônico www.incpconcursos.org.br a partir de 1º de novembro.
Todos os candidatos aprovados fora do número de vagas oferecidas no edital formarão um cadastro reserva podendo ser convocados de acordo com a conveniência e necessidade do Município, durante o prazo de validade do Concurso.
A previsão é que o edital de convocação para as provas práticas seja publicado em 7 de dezembro, após terminados os prazos de recurso, com a realização da prova no dia 9 de dezembro. E que o resultado final seja divulgado em 6 de janeiro de 2019. (Fotos e arte: TV Pirapetinga e G1 Zona da Mata)
Um jovem de 21 anos de idade foi preso pela Policia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira, 03 de setembro, após assassinar sua companheira identificada como sendo Mara Muniz Rosa (foto ao final da matéria), de 28 anos, conforme ele confessou aos militares. O crime aconteceu na localidade conhecida como Morro do Cipó, naquela cidade, em uma casa abandonada sem água e energia elétrica onde os dois moravam de favor havia cerca de dois meses. As informações foram prestadas pela PM que fez o registro do fato.Em contato com o autor (foto ao lado) os militares ouviram dele que após chegar em casa começou a conversar com a companheira mas logo o clima esquentou dando início a uma discussão até que em certo momento ele teria perdido o controle e partiu para agressão. Ele também revelou estar desconfiado de que sua mulher o traía tendo, inclusive, visto um homem saindo da casa em que viviam.
De acordo com o Blog A Notícia é, do jornalista Adenilson Mendes, a vítima sofreu uma perfuração no crânio em decorrência de golpes desferido com tijolo, além de apresentar marcas de estrangulamento no pescoço. Haviam ainda perfurações feitas com garfo e outra marca provocada por um golpe com um cabo de vassoura, também na altura do pescoço. A Polícia soube do crime somente às 7 horas desta segunda-feira, quando o irmão do autor ligou para o Quartel e contou o ocorrido. O autor se entregou e confessou o crime. (Fotos: Adenilson Mendes)
Pela quarta vez em Cataguases o Congresso de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade – CATS, vai reunir centenas de profissionais, estudantes, pesquisadores e público em geral para debaterem sobre a preservação do patrimônio histórico do município. O evento vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de setembro de 2018 e as inscrições para apresentação de trabalhos acadêmicos já estão encerradas.O Congresso vai acontecer em dois espaços distintos. Palestras e Painel serão realizadas no Centro Cultural Humberto Mauro, Rua Coronel Vieira, 10 - Centro - próximo à Praça Rui Barbosa. Oficinas e Sessões de Comunicação vão acontecer no Centro Cultural Sicoob Coopemata, Av. Astolfo Dutra, 166 - Centro - onde funcionou a Residência Ateliê Nanzita.
Este ano o tema o CATS será "Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte", vai contar com palestras, mesas-redondas, sessões de comunicação, oficinas de capacitação, cursos e visitas guiadas aos bens tombados, conforme consta da programação do evento.
O congresso tem por objetivo criar em Cataguases um polo de encontro e de discussão sobre a preservação do patrimônio edificado na cidade. Segundo a arquiteta Elisabete Kropf, empreendedora do evento, o intuito é apresentar a todos os participantes a importância da arquitetura e da arte moderna, marcos que identificam a cidade, criados entre as décadas de 1940 e 1950.
"A ideia principal do CATS é a conscientização sobre a necessidade de preservação do patrimônio histórico tombado. Fator de desenvolvimento, esse patrimônio é a base da atividade turística, pois faz parte da formação econômica e cultural da cidade, propiciando a melhoria da qualidade de vida dos moradores", conta Elisabete.
O Congresso é destinado a estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais, estudiosos, pesquisadores e professores das diferentes áreas de conhecimento que são afins aos campos arquitetônico e turístico, enfocando em especial a categoria da sustentabilidade. Também é aberto para participação de professores e alunos dos Ensinos Fundamental e Médio e gestores municipais. {{banner-interno}}O 4º CATS será desenvolvido em quatro eixos, a saber: Eixo 1: Plano Diretor: desafio para cidades de pequeno porte; Eixo 2: Patrimônios, identidades e interculturalidades; Eixo 3: Turismo, imaginários e impacto sociocultural, e Eixo 4: Aplicação de métodos de avaliação ergonômicos em relação ao espaço físico em bens tombados.
O Congresso de de Arquitetura, Turismo e Sustentabilidade é uma realização do Ministério da Cultura, patrocínio da Bauminas através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, apoio da Fundação Ormeu Junqueira Botelho, Energisa, Centro Cultural Sicoob Coopemata, FIC e Fundação Simão José Silva. (Fotos: Assessoria de Comunicação do 4º CATS)
Teve início na manhã desta segunda-feira, 03 de setembro, nas dependências do Haras Helena, no Bairro Ibrahim, em Cataguases, o trabalho gratuito de castração de animais (machos e fêmeas) previamente cadastrados. A iniciativa é da médica veterinária Mônica Portela, com apoio dos vereadores Maria Ângela Girardi, Hercyl Neto, Rogério Ladeira, Sargento Jorge Roberto e Rafael Moreira. Além disso, um grupo de voluntários que atua na proteção de cães e gatos no município formado por Silvio Romero, Geni Soares, Laís Miranda, Paula Antonucci, Autanéia Moreira, Vânia Neves e Márcia Spíndola foi o respnsável pela seleção dos animais a serem castrados.
O serviço está sendo feito na unidade volante denominada "Castramóvel", que percorre a região atendendo animais abandonados ou que pertecem a famílias sem condições de custearem a castração. Desde as 8 horas desta segunda-feira, 03, o trabalho está sendo realizado e só vai terminar no próximo dia 06, quinta-feira, quando deverão ter sido esterilizados 250 cães e gatos machos e fêmeas, conforme revelou o vereador Hercyl Suhurt Salgado. A castração vai atender somente aos animais já cadastrados, esclarece o vereador. Antes de ser castrado o animal passa por uma triagem onde é examinado pela equipe de veterinários a fim de conferir seu bom estado de saúde.