Agência Brasil
São Paulo – Quatro pessoas morreram eletrocutadas durante o desfile da Escola de Samba Sangue Jovem, na Passarela do Samba Dráusio da Cruz, na zona noroeste de Santos, no litoral paulista. O último carro alegórico que já estava na área de dispersão esbarrou em um fio de alta tensão e pegou fogo.
Três homens da ala de força (que empurravam o carro alegórico) morreram na hora. São eles Wictor Ferreira, 29 anos, Ludenildo da Silva Militão, 25 anos, e Leandro Monteiro, 27 anos. Uma moça de 19 anos que estava na calçada e tentou ajudar, Mirela Diniz Garcia, também foi atingida pelo choque. Ela chegou a ser levada ao Pronto-Socorro, mas não resistiu.
Devido ao acidente, que ocorreu por volta da 1h20 desta terça-feira (12), a prefeitura, em conjunto com a Liga das Escolas de Samba de Santos, decidiu suspender os desfiles das últimas três escolas do grupo especial que se apresentariam em seguida, assim como todas as outras atividades de carnaval.
De acordo com informações da assessoria de imprensa, a prefeitura de Santos está prestando todo o auxílio aos parentes das vítimas. As causas do acidente ainda estão sendo apuradas e todas as vistorias necessárias já foram feitas.
Um serviço único no Brasil está aproximando, em Minas, pediatras e neonatologistas via Internet, em benefício de unidades de tratamento intensivo (UTIs) neonatais em várias regiões do Estado. A Central de Monitoramento de UTI Neonatal faz parte do sistema de telemedicina criado pelo Governo de Minas, o Tele Minas Saúde, promove, com a troca de experiências entre os profissionais, um atendimento especializado e compartilhado, que se reflete em mais qualidade e menos custos com a saúde.
Inaugurada em dezembro de 2012, a central tem o objetivo de dar suporte aos médicos, enfermeiros e outros profissionais que trabalham nos hospitais do interior. Duas UTIs em Montes Claros, uma em Janaúba e outra em Diamantina são as primeiras beneficiadas. Juntas, elas têm 40 leitos.
Do outro lado da tela, pediatras como o Dr. Maurício Marcelo, da UTI Neonatal do Hospital Universitário Clemente Faria, de Montes Claros, relatam a rotina de seus pacientes internados. Em Belo Horizonte, onde fica a central, 16 especialistas se revezam, anotando as informações e dando sugestões de procedimentos. Se necessário, especialistas em outras áreas são chamados.
“O profissional que está no interior sente falta de discutir os casos mais difíceis, e o suporte da central o faz se sentir mais seguro. O pediatra muitas vezes está diante de um caso difícil e quer discutir, quer ouvir outra opinião”, afirma a coordenadora da Central de Monitoramento de UTI Neonatal, Maria do Carmo Melo.
Profissionais de informática monitoram tudo e guardam todos os dados, inclusive as conversas por chat. Isso significa mais segurança no trabalho dos médicos e a construção de um banco de dados importante com as soluções sugeridas.
“Estamos tendo resultados positivos. Vemos que os médicos e enfermeiros estão recebendo bem o que propomos a eles. Já conseguimos observar mudanças na rotina dos hospitais com a nossa orientação, então é muito gratificante”, afirma uma das neonatologistas da central, Rossele Delandrea.
O pediatra Maurício Marcelo Costa aprova a iniciativa. “Estamos muito satisfeitos com o apoio da equipe no sentido de nos auxiliar no crescimento e aperfeiçoamento de técnicas para o cuidado do recém nascido”, avalia.
Segundo a gerente do projeto Teleminas Saúde, Nara Carvalho, a iniciativa tem inúmeros benefícios. “Nós já temos estudos que apontam que o melhor cuidado vai reduzir tempo de internação, mortes e danos. O esperado é que possamos apoiar mais UTIs no Estado daqui para frente”, declara.
O Tele Minas Saúde é o serviço de telessaúde de Minas Gerais desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado de Saúde (SES/MG) e a Rede Mineira de Teleassistência. Os serviços de teleassistência disponibilizados para os municípios são teleconsultorias com plantões de clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia, dermatologia, enfermagem, odontologia, fisioterapia, psicologia, farmácia e nutrição; e plantão on line de cardiologia para análises de eletrocardiogramas, suporte aos atendimentos de urgências cardiológicas e discussão de casos clínicos.
Fonte: Agência Minas
O sábado e domingo de carnaval em Ubá foram marcados pela alegria e animação dos desfiles de blocos caricatos pelas ruas da cidade e pelos dois bailes realizados no espaça Feira Livre. No bairro São Domingos, o Bloco das Piranhas reuniu uma grande multidão no desfile realizado na Rua Cel. Otaviano da Rocha, mantendo a tradição das fantasias feitas pelos próprios foliões, de homens vestidos de mulher e mulheres vestidas de homem. Á noite a Banda Master Show, que tem sede em Cambuí (MG) mostrou a que veio, tocando ao vivo todos os hits do carnaval, agradando muito ao público presente no superlotado espaço Feira Livre. Com uma equipe de 26 componentes entre músicos, bailarinos e técnicos de som e luz, a Banda Master confirmou no palco por que foi sucesso no programa Astros, do SBT, mostrando uma performance de músicas, dança, coreografias e figurinos, aliados à bela iluminação de palco e aos efeitos especiais mostrados nos painéis eletrônicos montados no palco.
A chuva de domingo deu um refresco no calor Bloco da Educadora que não desanimou e fez concentração em frente à sede da rádio ao som do Grupo Samba Solto, mas o melhor momento da folia ficou reservado para a Praça São Januário, onde aconteceu o encontro dos participantes dos Blocos Pirajá, Treme Terra, Educadora e Tatu Doidão (foto à direita). Este último, concentrado no campo do Aymorés, reuniu 853 jovens participantes que além de muita dança, alegria e irreverência, também fizeram campanha de arrecadação de mais de 600 quilos de gêneros alimentícios para doar às entidades assistenciais de Ubá; há que se destacar aqui este feito exemplar como um belo ato de solidariedade e cidadania, porque através da diversão cultua e pratica a partilha, gesto de valor, digno dos nossos mais efusivos aplausos.
A segunda feira promete ainda mais festa para os incansáveis foliões de Ubá e de outras cidades que vieram conferir esta grande realização, com mais desfiles de blocos e o baile show com a Banda Master no Espaço Feira Livre, a partir de 23 horas. Confira a programação no site www.uba.mg.gov.br.
Fonte e fotos: Assessoria de Comunicação da PMU.
A Passarela do Samba Expedito Liberato recebeu neste domingo de carnaval seu maior público.A festa vem acontecendo em clima de muita tranquilidade e descontração, e o segundo dia de desfiles oficiais trouxe um belo espetáculo que foi visto e aplaudido por milhares de pessoas. Há gente considerando, inclusive, a possibilidade de ampliar as arquibancadas para o próximo carnaval. O único incidente foi a altura dos carros alegóricos que destruiu parte da decoração da avenida. Mesmo assim, os carnavalescos mostraram todo o talento e criatividade e levaram para a Passarela do Samba um carnaval que foi muito festejado pelo público.
Os desfiles começaram no início da noite com o Bloco Seca Copo. Pouco depois, entrou na Avenida o bloco Marajá e Metanol e por fim o Vida do Morro, forte concorrente ao título. A primeira escola de samba a desfilar foi a União dos Bairros, da Vila Minalda, que trouxe o enredo “Metamorfose e Evolução”, de autoria do carnavalesco Tiago. A Escola chamou a atenção pela beleza e criatividade com sua Comissão de Frente e foi muito aplaudida pelo público. Albert da Cruz Francisco, presidente da agremiação, ficou satisfeito com a receptividade do público e gostou do desfile.
A última escola de Samba a entrar na Passarela do Samba foi a Portela, do Bairro Leonardo, outra favorita ao título de campeã. Com o enredo “Brasil: Gigante pela Própria Natureza”, do carnavalesco Ricardo Paiva, a escola, dez vezes campeã do carnaval de Cataguases, mostrou mais uma vez o motivo de ser uma eterna favorita ao título. Presidida por Beto Pavão, a agremiação montou um desfile coeso e muito bonito, realçando suas cores azul e branco, mas também deixando a criatividade se impor em diversas alas. Seu belo desfile deixou a comunidade do Bairro Leonardo empolgada e esperançosa com mais um título.
Fotos: Altamir Soares
Fonte e fotos: Rádio Muriaé