{{banner-interno}}
Em Leopoldina, a Praça Gama Cerqueira, a popular "Praça do Urubu", está reunindo milhares de foliões todas as noites ao som das músicas do grupo "Nó na Madeira". Pessoas de todas as idades vão para o local dançar e cantar as marchinhas e sambas até a madrugada em clima de alegria e descontração. A Polícia Militar não registrou, até a noite desta segunda-feira, nenhuma ocorrência ou tumulto naquela praça.
Apesar da ausência dos desfiles oficiais do carnaval, as noites tem sido de muita música e animação no local que, no entanto, não recebeu a infraestrutura adequada para o Carnaval como ausência de banheiros químicos, além de uma decoração mais atraente.
Veja algumas fotos cedidas pelo Jornal Leopoldinense que fez a cobertura do evento.
Uma apuração tranquila realizada na manhã desta terça-feira, 12, na Secretaria Municipal de Cultura revelou a Escola de Samba Portela campeã do Carnaval. A vice-campeã é a Taquara Preta. Entre os Blocos, o vencedor foi o Bloco da Pazinha e em segundo, a Turma do Rebenta. A notícia ruim da noite foi a queda de um rapaz do carro alegórico da Escola de Samba Vila Minalda.
Os foliões da cidade e região lotaram as arquibancadas e calçadas da Passarela Expedito Liberato na noite de segunda-feira para assistir aos desfiles. O primeiro a desfilar foi o carnavalesco Chico Salgado, que foi homenageado pelo prefeito Cesar Samor à frente do Palanque. O Bloco da Pazinha foi a atração seguinte. Depois, a Vila Minalda desfilou e após foi a vez da Taquara Preta, ambas fazendo uma bela apresentação, com muita cor, brilho e alegria por parte dos integrantes e da comunidade que aplaudia e vibrava em peso. Os desfiles terminaram por volta das 2 horas da madrugada de terça-feira e a banda Mania de Axé animou a população com muita música na Praça Rui Barbosa.
O fato triste da noite foi a queda de Marcos Vinicius Rodrigues de Souza de um carro alegórico da Escola de Samba Vila Minalda. O rapaz, de apenas 20 anos de idade, não iria desfilar na escola e segundo apurou a Polícia Militar, ele teria sido avisado diversas vezes para não subir no carro. Segundo uma testemunha disse à PM, ele teria ingerido bebida alcoólica, e após subir, se desequilibrou e caiu de uma altura de quatro metros. Socorrido pela ambulância de plantão na Passarela do Samba foi levado ao Hospital de Cataguases sem os movimentos dos membros superiores e inferiores, o que pode ser sinal de lesão na coluna cervical e suspeita de traumatismo craniano. Ele fez uma tomografia e aguarda o diagnóstico de um médico ortopedista.
Logo mais à noite, os blocos e escolas campeões do carnaval retornam à Passarela do Samba para o desfile da vitória e em seguida, na Praça Rui Barbosa, será realizado o último baile do carnaval 2013.
O papa Bento 16 teve um marca-passo instalado "há algum tempo", mas não vem sofrendo de problemas de saúde e permanece lúcido e sereno, disse um porta-voz do Vaticano nesta terça-feira, na sequência da decisão do pontífice de renunciar, anunciada na véspera.
Não era de conhecimento público que o papa de 85 anos tinha um marca-passo.
O porta-voz do Vaticano padre Federico Lombardi disse que as baterias do aparelho foram substituídas há três meses em uma intervenção pequena e de rotina, e que isso não tem relação com a decisão de Bento 16 de deixar a liderança da Igreja Católica no próximo dia 28.
"Isso não teve influência sobre a decisão, as razões foram de sua percepção de que sua força havia diminuído com o avanço da idade", disse Lombardi em entrevista coletiva no Vaticano.
Fonte: Reuters