Milhares de membros de equipes de resgates russas foram às ruas neste sábado para limpar os estragos do meteoro que explodiu sobre os Montes Urais, que causou danos em edifícios, quebrou janelas e deixou feridos com os estilhaços de vidros.
Mergulhadores entraram em um lago perto de Chelyabinsk, onde um buraco de vários metros de espessura foi aberto no gelo, mas ainda não encontraram grandes fragmentos, disseram autoridades.
As evidências em solo espalharam teorias da conspiração sobre as possíveis causas da bola de fogo e suas consequências na sexta-feira, na região que abriga muitas instalações da indústria de defesa nacional.
O líder nacionalista Vladimir Zhirinovsky disse a repórteres em Moscou que o fato pode ter sido causado por "monges da guerra" nos Estados Unidos. "Não são meteoros caindo. É uma nova arma sendo testada pelos americanos", afirmou.
Perguntado sobre as especulações, uma autoridade local do Ministério das Emergências da Rússia simplesmente retrucou: "Asneira".
A bola de fogo viajando a uma velocidade de 30 quilômetros por segundo, de acordo com a agência espacial russa Roscosmos, causou um rastro no horizonte de mais de 200 quilômetros.
A Nasa calculou que o meteoro tinha 17 metros antes de entrar na atmosfera terrestre e pesava cerca de 10 mil toneladas.
Ele explodiu quilômetros acima da Terra, liberando quase 500 quilotoneladas de energia, cerca de 30 vezes a força da bomba nuclear que foi jogada na cidade de Hiroshima na segunda guerra mundial, informou a Nasa.
Fonte: Reuters
Nesta sexta-feira (15), a Secretaria de Estado de Educação (SEE) assinou o contrato para a compra de, aproximadamente, 62,5 mil tablets com telas de sete polegadas. Os equipamentos serão distribuídos aos professores de ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. A assinatura do contrato foi realizada pela secretária de Educação, Ana Lúcia Gazzola, e pela advogada da empresa Digibras, Daniele Cristina Fernandes Batista.
A empresa foi definida através de um registro de preço realizado pelo Ministério da Educação, responsável pela liberação do recurso de R$ 19 milhões, por meio do Plano de Ações Articuladas (PAR), para a aquisição dos equipamentos. “Uma parcela dos tablets já será entregue à Secretaria de Educação no mês de março”, adianta a advogada.
A reunião também contou com a participação da subsecretária de Tecnologias e Informações Educacionais, Sônia Andere Cruz, e o superintendente de Tecnologias Educacionais, Hudson de Oliveira.
“Nós estamos firmando o contrato para o fornecimento de, aproximadamente, 62,5 tablets que serão distribuídos para todos os professores de ensino médio da rede estadual de Minas Gerais. Essa entrega é bastante significativa na questão tecnológica voltada para o processo ensino-aprendizagem, porque nós estaremos distribuindo os tablets, com aplicativos úteis ao professor. Ele terá inclusive um acesso direto com o Centro de Referência Virtual do Professor (CRV)”, avaliou Sônia Andere.
Capacitação dos educadores
A entrega dos tablets pela empresa à Secretaria de Estado de Educação começa no mês de março. Já o repasse dos equipamentos aos professores da rede será realizado em escala e via Superintendência Regional de Ensino. Além da entrega, a SEE realizará uma capacitação com os professores para a apresentação dos tablets e exploração de suas potencialidades. O trabalho será coordenado pelos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs) de cada regional. “Queremos que esse equipamento seja uma ferramenta interessante, útil e prática para o professor usar na sala de aula”, disse Sônia Andere.
Fonte: Agência Minas
Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Leopoldina, foi apresentado um projeto de lei de autoria do vereador Rodrigo Junqueira Reis Pimentel (PP), que propõe extinguir a cobrança das taxas de serviços urbanos naquele município.
Atualmente, junto com a cobrança do IPTU, a Prefeitura cobra também taxas de serviços urbanos, entre elas as de conservação das vias, limpeza pública, coleta de lixo e conservação da rede de esgoto.
Se aprovado o projeto, o contribuinte leopoldinense terá uma redução considerável nos valores que compõem o IPTU, podendo chegar à metade do que hoje é pago.
O vereador justificou que o projeto de lei visa a regularização de uma cobrança ilegal e inconstitucional praticada pela Prefeitura de Leopoldina. Segundo Rodrigo Pimentel, "o projeto de lei atenderá toda população leopoldinense, sobretudo a mais humilde e carente, que além de pagar taxas ilegais, muitas vezes, sequer recebe os serviços pelos quais estão sendo cobrados indevidamente".
O referido projeto de lei foi encaminhado à Comissão de Constituição, Legislação e Redação do Poder Legislativo e após receber parecer favorável será levado a discussão e votação em plenário.
Fonte e foto: Jornal Leopoldinense
Um dos melhores programas dedicado à música dos Beatles e seus integrantes, o “Beatles Today”, comandado pelo meu amigo Fernando do Vale está completando 26 anos de existência. O que começou com uma simples reunião de três amigos, evoluiu com o passar do tempo. Hoje o Programa é reconhecido em todo Brasil, pois Fernando não se limita a tocar somente a discografia oficial do quarteto mais amado de Liverpool, adicionando sempre em sua programação raridades e out-takes, além dos lançamentos solo dos Beatles e bandas que os mesmos fizeram parte. A longevidade do programa fala por si, pois só o que é feito com carinho, dedicação e qualidade, poderia durar tanto tempo, sobrevivendo aos mais diferentes tipos de mídia (LP, CD, MP3, etc..), e a vários outros veiculos de cominucação.
Enviei algumas perguntas a Fernando para que pudesse falar um pouco sobre seu programa. O resultado você pode conferir abaixo:
1 - Quanto tempo você tem o programa Beatles Today?
O Beatles Today irá completar 26 anos de existência em Maio de 2013. Vai ao ar todos os sábados, das 19:00 as 20:00 h pela Rádio Energia FM 89,5 (www.energia89.com);
2 - Como teve a ideia de fazer o programa?
R = A ideia surgiu durante uma conversa com dois outros beatlemaníacos daqui de Cataguases, que rapidamente abandonaram esse ideal, e herdei o programa;
3 - O que de mais raro você já mostrou aos ouvintes?
R = Difícil dizer o que de mais raro já rodei na rádio....o acervo, modéstia a parte, é muito grande.
4 - Nesses anos todos aconteceu algo especial que te marcou?
R = Sim....o descaso do aniversário de 25 anos do programa;
5 - Do trabalho solo dos Beatles, quais você recomenda de cada um?
R = Paul McCartney: Os álbuns 'McCartney' e 'Off The Ground',
John Lennon: 'Plastic Ono Band',
George Harrison: 'All Things Must Pass'
Ringo Starr: 'Ringo';
6 - Os Beatles são conhecidos pelos seus grandes sucessos. Mas como todo colecionador adora listas, faça um TOP 10 das melhores e mais obscuras músicas do quarteto.
R = Difícil...quase não há músicas obscuras, mas posso citar:
1.) You Know My Name,
2.) Mr. Moonlight,
3.) Carnival of Light,
4.) Dig It,
5.) Why Don't We Do It In The Road?
6.) You'll Be Mine,
7.) Suzy Parker,
8.) Commonwealth,
9.) Los Paranoias,
10.) Revolution 9
7 - Você tem um álbum favorito do quarteto?
R = Meu álbum favorito é o 'Abbey Road' de 1969, cuja foto de capa eles estão atravessando a rua;
8 - Quais os planos para este ano para o programa?
R = Planos? Tentar continuar no ar por mais algum tempo.....
Caro Fernando, que você possa continua a frente de seu programa por pelo menos mais 26 anos! Sucesso!
No dia 12 de janeiro de 2013 um grupo de modelos de diversas cidades reuniu-se no Salão de Convenções do Hotel Bevile para participar de uma seletiva de novos talentos para a agência internacional Just Models, do brasileiro radicado na Malásia, Rodrigo Milagres. A agência detém hoje em seu cast os modelos cataguasenses Antônio Silveira, sucesso na Ásia e que deverá participar da próxima edição da São Paulo Fashion Week, e Willian Nunes recentemente contratado.
Na ocasião, Rodrigo Milagres explicou aos interessados em ter uma carreira no exterior as exigências do mercado e sua forma de trabalhar. Demonstrando rara sinceridade, falou que estava ali para escolher profissionais que seus clientes buscam e que não cobra nada de seus modelos até assinarem o primeiro contrato, descontando depois os eventuais gastos quando receberem seus cachês.
A seletiva trouxe um excelente resultado para Rodrigo Milagres que pensou em escolher na cidade no máximo quatro profissionais. Após toda uma tarde de entrevistas, fotografias, tirando medidas dos postulantes às vagas, o dono da Just Models finalmente divulgou os nomes dos escolhidos para trabalharem com ele. No entanto, explicou Antônio Silveira, nenhum deles irá para a Malásia imediatamente. “Todos farão fotos, serão instruídos a alcançarem as medidas exigidas pelo mercado asiático, entre outras orientações. Somente após todo este procedimento é que serão apresentados aos clientes e começam a viajar”, explicou o modelo.
Os escolhidos por Rodrigo Milagres são: Diogo Souza Oliveira (Rio de Janeiro), Fernando de Moura de Souza (Astolfo Dutra), e os cataguasenses João Vitor Henrique Dutra, Lucas Rodrigues Lobo, Júlio Guerra Tavares, Júlia Ferreira Sene, Lara Guedes da Costa, Lorena de Oliveira Rodrigues e Luna Cafieiro Furforo.
Aparecem nas fotos: Luna Fúrforo, Diogo Souza e Júlia Sene na capa; Nesta página estão Lorena Rodrigues, Júlio Guerra, Fernando Moura e Lara Guedes.
Foto da capa substituída às 13:21 h.